CodigoLancamento |
56134 |
NumeroRegistro |
PRJ-102/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR PARA A... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
AMANDA PIAIA SILVATTI (Coordenador, 05/01/2016 a 31/12/2017), LUCIMARA MATEUS LEANDRO (Bolsista PROEXT, 05/01/2017 a 31/12/2017), CLAUDIO HENRIQUE MENDES MARTINS (Bolsista PROEXT, 05/09/2017 a 30/11/2017), BRUNO DELGADO DA SILVA (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 31/07/2017), FELIPE ALVES DOS REIS SCALDAFERRI (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 30/11/2017), FELIPE FERRAZ CASTRO (Bolsista PROEXT, 05/09/2016 a 30/11/2017), PEDRO HENRIQUE BATISTA DE BARROS (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 30/11/2017), FERNANDO OLIVEIRA SILVA (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 31/12/2016), IGOR VINICIUS DO VALE DUARTE (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 30/11/2017), MATHEUS GOMES DE CAMPOS (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 30/11/2017), MATHEUS TORRES MEDEIROS (Bolsista PROEXT, 05/01/2017 a 31/05/2017), PABLO VECCHI MOREIRA (Bolsista PROEXT, 05/08/2016 a 30/11/2017), WILLER AFONSO DA SILVA PELUSO (Bolsista PROEXT, 05/09/2017 a 30/09/2017) |
DataInicio |
2016-01-05 |
DataTermino |
2017-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Geral: - Implementar um programa que ofereça práticas esportivas de treinamento e atividades física sistematizadas e orientadas à comunidade universitária e viçosense a partir de um olhar multidisciplinar. Específico: - Ampliar o acesso da comunidade universitária e também da comunidade viçosense à práticas de esporte e atividade física sistematizadas e orientadas, - Organizar e gerir as práticas esportivas de treinamento e de atividade física sistematizada como base de preparação para prática esportiva no município de Viçosa entre universitários, docentes, docentes aposentados, funcionários e funcionários aposentados, - Contribuir para conscientização da comunidade universitária e viçosense dos benefícios da prática esportiva e atividade física sistematizada para a qualidade de vida, - Interação entre as disciplinas do departamento de educação física com as atividades práticas que serão oferecidas pelo programa, - A partir das avaliações e testes que serão realizadas tanto nas atividades físicas sistematizadas e atividades esportivas espera-se inserir os alunos no âmbito científico através da publicação dos resultados em comparações em congressos nacionais e publicação de artigos. |
PalavrasChave |
Esporte, atividade sistematizada, comunidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
a) Atividades físicas sistematizadas como base de preparação para prática esportiva, divididas em turmas para jovens e adultos/terceira idade, b) Atividades esportivas orientadas duas vezes por semana, divididas em turmas para jovens e adultos/terceira idade, c) Reuniões administrativas gerais, d) Grupos de Estudo, e) Planejamento pedagógico das atividades, f) Aplicação de testes e avaliações para pautar o planejamento das atividades, g) Capacitação dos membros, h) Participação em eventos, |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e campus universitário |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=56134 |
CodigoLancamento |
56497 |
NumeroRegistro |
PRJ-032/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JOGO EM CENA: BRINCADEIRAS POPULARES COMO ESTRATÉGIA METODOL... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES (Coordenador, 01/03/2018 a 30/11/2018), GABRIELLY DA COSTA NASCIMENTO (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2018 a 30/11/2018), EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), FÁBIO GERALDO DE FREITAS (Estagiário, 01/03/2018 a 29/03/2018) |
DataInicio |
2018-03-01 |
DataTermino |
2019-02-28 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Este projeto tem como objetivo utilizar dos jogos populares como estratégia metodológica de vivência, criação e estudo da cena em Dança, direcionado as crianças de escolas municipais e estaduais da comunidade viçosense. |
PalavrasChave |
Dança, Educação Infantil, Jogos Populares |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto desempenhará suas atividades obedecendo a um ciclo de planejar, agir, descrever e avaliar, este molda-se de acordo com as demandas requeridas, as características específicas e os resultados obtidos. Pretende-se desenvolver uma estratégia que percorra a teoria e a prática ressaltando o diálogo entre ensino-pesquisa-extensão. O caminho metodológico a ser percorrido para que se atinja os objetivos pré-definidos se configurará na organização das seguintes ações: 1) Reuniões semanais (orientadora e bolsista) para organização do cronograma, planejamento das intervenções, discussão de estratégias a serem aplicadas e avaliação do projeto com possíveis reconfigurações, 2) Levantamento das escolas municipais e/ou estaduais de Viçosa que atuem com o primeiro ciclo do ensino fundamental e que não disponham de profissionais de Dança em seu corpo docente, 3) Realização do primeiro contato (e-mail, telefone ou carta) com as instituições de ensino selecionadas, para agendar uma reunião de apresentação do projeto, 4) Com as escolas que demonstrarem interesse na adesão do projeto será feita uma reunião com a equipe da proposta e a comissão coordenadora da escola. Esse momento compreende um espaço para apresentar os objetivos, metas, abordagem e benefícios a serem alcançados com a viabilização da intervenção, além de ser um momento oportuno para conhecer as possibilidades e interesse da instituição, 5) A partir da seleção das escolas participantes, e do conhecimento das características predominantes com relação ao local que se encontra, do perfil dos discentes que a compõe e das propostas pedagógicas nela atribuída poder-se-á elaborar de forma mais específica, as estratégias de intervenção, para que o processo ocorra de forma contextualizada, 6) Efetivar no primeiro contato com os alunos a pré-avaliação do projeto. Trata-se de um diagnóstico a ser realizado por meio da análise (pessoal especializado) do desenho infantil que será criado a partir de uma pergunta norteadora "O que é dança?", busca-se com esse instrumento conhecer a vivência e compreensão dos discentes com a linguagem artística da Dança, 7) Executar no mínimo duas intervenções por semana com cada turma participante. As atividades serão baseadas nos princípios do Laban e de Isabel Marques. Haverá o desenvolvimento de ações que trabalhem com o aprimoramento da: atenção e concentração, memória, raciocínio lógico e senso crítico, criatividade e imaginação, noção espacial e consciência corporal, flexibilidade e equilíbrio, socialização e cooperação, além do autoconhecimento desses indivíduos. Através da ludicidade e principalmente de estímulos para o movimento como: brincadeiras, dinâmicas de grupo, imagens, sons e ritmos. O trabalho com os fatores e aspectos do movimento permite que cada criança crie seu próprio repertório corporal com espontaneidade e liberdade, impulsionando a criatividade por meio de motivações adequadas que proporcionam a sua autonomia. Os exercícios serão aplicados de acordo com o desenvolvimento individual de cada um considerando seus limites. 8) Manter o contato com as instituições de ensino participantes, através de reuniões mensais, para apresentar o andamento do projeto, modificações feitas, resultados alcançados e os desafios estipulados. 9) Investigação e resgate dos jogos populares das comunidades participantes. Após esse processo, será realizada atividades de desconstrução das brincadeiras, visando a formação de cenas de dança, para compor um espetáculo artístico. Portanto, ocorrerá uma busca por novas estratégias de ensino/aprendizagem e criação da cena em dança, através dos jogos tradicionais. Trabalhar-se-á com a arte da dança de maneira saudável, eficiente, atualizada, crítica e criativa, sem tornar as crianças e seus corpos objetos e sem docilizar suas ações, contribuindo positivamente para o desenvolvimento infantil. 10) Apresentação de espetáculo de Dança como produto/processo de todo o trabalho realizado. O projeto conta com uma construção coletiva de um espetáculo de dança, espera-se ter algum resultado em relação aos aspectos trabalhados paulatinamente durante o ano de trabalho e pesquisa em dança com os jogos e as crianças. 11) Reaplicação da avaliação (pós-intervenção) por meio do desenho com o intuito de verificar se houve mudanças ao que tange a compreensão das crianças sobre "O que é dança?". 12) Utilização dos resultados da pré-avaliação na elaboração de 1 (um) resumo a ser apresentado em simpósio/congresso. 13) Produção e submissão de um artigo científico como produto de todo o processo desenvolvido. 14) As instituições de ensino que não aderirem ao projeto por qualquer eventualidade, mas se interessarem pela proposta, será ofertado a essas uma oficia e performance (Clicar ou Pular?) a ser desenvolvida na escola em um evento específico. 15) A bolsista do projeto irá dispor de um Diário de Campo para que seja registrado suas percepções e reflexões. Esse também será um instrumento de registro e avaliação do andamento do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade viçosense |
PessoasAtendidas |
240 |
PessoasAtendidasPorMes |
240 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=56497 |
CodigoLancamento |
59214 |
NumeroRegistro |
PRJ-168/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENQ É EMPATIA |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RITA DE CASSIA SUPERBI DE SOUSA (Coordenador, 23/08/2018 a 30/07/2019), RAÍSSA SANTOS CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), MARIA GABRIELA QUINTAO NEUBERT FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), GABRIELA FIRMIANO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), GUILHERME GABRIEL SOUZA ARTHUSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ANA CAROLINA ALMEIDA ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), THAYNARA ROCHA MENDONÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), YASMIN SOUZA MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ANGÉLICA RIBEIRO DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), GUILLERMO VEGA SANABRIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ÉRICA PELUZIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ANDREZA CAROLINA DE JESUS FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), YASMIM CANDIDA CAETANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), PAOLA VELOSO PAGUNG (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ALEX FABRICIO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019) |
DataInicio |
2018-08-23 |
DataTermino |
2019-07-30 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Proporcionar aos alunos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa Campus Viçosa, maior contato com temas referentes a saúde mental e bem- estar universitário, envolvendo nos eventos, palestras, workshops e minicursos realizados, um ambiente no qual sejam discutidos temas atuais de relevância para a sua formação acadêmica e para a sociedade na qual estão inseridos. |
PalavrasChave |
Saúde mental, Engenharia, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Promoção de eventos periódicos relacionados à saúde mental para os alunos da Universidade Federal de Viçosa, sendo os temas previamente analisados e assumidos como importantes (pesquisa de opinião ou fonte científica), e os eventos ministrados por profissionais especializados no respectivo tema de trabalho. Nesses eventos, ocorrerá o contato e a discussão de assuntos relacionados à saúde mental no ambiente acadêmico, como: ansiedade, transtornos alimentares e vida saudável, prática de esportes e outros. Espera-se fugir do conceito clássico de eventos (slide e aula expositiva), apostando em um modelo mais moderno, prático e aplicado de partilhar conhecimento. Através de estagiários do curso de Psicologia Univiçosa, ocorrerá também o atendimento psicológico gratuito dos alunos do curso de Engenharia Química que se sentirem necessitados desse auxílio. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Universidade Federal de Viçosa |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=59214 |
CodigoLancamento |
59559 |
NumeroRegistro |
PRJ-140/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO RONDON - OPERAÇÃO PARNAÍBA |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
BRUNO RICARDO DE CASTRO LEITE JUNIOR (Coordenador, 01/09/2018 a 04/10/2018), TATIANA APARECIDA CORCINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2018 a 06/03/2019), EMERSON ALCIDES DA SILVA (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), EZEQUIEL DIAS DA SILVA (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), VANESSA LOPES DE MIRANDA (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), MAIRON NEVES DE FIGUEIREDO (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), ANA CLARA DAS CHAGAS SOUZA (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), JOÃO VITOR ANDRADE (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), THAIS DE CARVALHO MAIA (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), GABRIELA TAVARES BOSCAROL (Rondonista, 01/09/2018 a 09/11/2018), ANANDA DE SOUZA LIMA VIEIRA CARVALHO (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), IANKA MARIA DA SILVA (Rondonista, 01/09/2018 a 06/03/2019), FABIO COELHO SAMPAIO (Coordenador, 05/10/2018 a 06/03/2019), LUIZ ISMAEL PEREIRA (Comissão Coordenadora, 27/06/2018 a 05/10/2018), DÊNIS ANTÔNIO DA CUNHA (Comissão Coordenadora, 27/06/2018 a 06/03/2019), KATIA DE LOURDES FRAGA (Comissão Coordenadora, 01/12/2018 a 06/03/2019), FABIO COELHO SAMPAIO (Coordenador, 27/06/2018 a 31/08/2018), BRUNO RICARDO DE CASTRO LEITE JUNIOR (Comissão Coordenadora, 05/10/2018 a 06/03/2019), JOSUÉ CESAR COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2018 a 27/11/2018), VANDA DO CARMO LUCAS DOS SANTOS (Comissão Coordenadora, 27/06/2018 a 06/03/2019), IVANI SOLEIRA GOMES (Comissão Coordenadora, 27/06/2018 a 31/01/2019) |
DataInicio |
2018-09-01 |
DataTermino |
2019-03-06 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
A partir do diagnóstico realizado para as cidades contempladas na Operação Parnaíba do Projeto Rondon, destacam-se dois objetivos específicos: (i) Propor uma metodologia de seleção de estudantes, capacitação, logística e avaliação para o desenvolvimento de ações em uma das comunidades que serão atendidas e (ii) Propor ações para o desenvolvimento em uma comunidade contemplada na operação Paranaíba do Projeto Rondon. |
PalavrasChave |
Rondon, Parnaíba, Extensão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades apresentadas objetivam estimular a prática de extensão universitária e desenvolver nos estudantes/professores desta instituição de ensino superior (IES) o sentimento de responsabilidade social e patriotismo, proporcionando o reconhecimento de aspectos particulares e a diversidade da realidade regional, que em contraste com o conhecimento adquirido ao longo da vida acadêmica, possam estimular na comunidade selecionado, soluções apropriadas para problemas elementares do meio rural/urbano. |
LocalidadeAtendida |
Nossa Senhora dos Remédios - Piauí |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=59559 |
CodigoLancamento |
59785 |
NumeroRegistro |
PRJ-163/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CARTOGRAFIA SOCIAL E TERRITÓRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR FREN... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
BRENDA DE ARAÚJO DANTAS JORGE (Bolsista FUNARBEX, 01/10/2018 a 30/06/2019), GUSTAVO SOARES IORIO (Coordenador, 01/10/2018 a 30/06/2019) |
DataInicio |
2018-10-01 |
DataTermino |
2019-06-30 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Fortalecer a territorialidade agroecológica na cidade de Rosário da Limeira na Serra do Brigadeiro, em contraposição ao avanço da territorialidade minerária através da Cartografia Social como parte da reafirmação de uma identidade política interna, um instrumento de visibilidade externa (para fora da comunidade) e a tomada de consciência da opressão que só a práxis transformadora é capaz de oferecer. |
PalavrasChave |
cartografia social, agroecologia, agricultura familiar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realizar cinco EDP´s na cidade, dos quais: i) grupo focal, ii) trabalho de mapeamento analógico pelo(a)s agricultore(a)s em "mapa mudo", iii) trabalho de definição e confecção dos ícones para legenda cartográfica, iv) visitas coletivas às propriedades e áreas comunitárias do distrito para tomada de pontos georreferenciados, v) elaboração dos mapas no software Qgis. Realizar cinco visitas presenciais , entre os meses de outubro de 2018 a abril de 2019, intercalando com os espaços de diálogos e práticas supracitados (totalizando dez visitas), com fins de acompanhamento e supervisão da comunidade sobre o desenvolvimento do trabalho, Desenvolver pesquisas em bases secundárias (IBGE, Fundação João Pinheiro, relatórios corporativos da CBA, etc.), Sistematizar as leituras e debates no LEGEC para gerar contribuições teóricas sobre o tema, Produzir mapas de Cartografia Social de Rosário da Limeira, Organizar uma edição do Seminário e mostra de Pesquisas do LEGEC com o tema "Cartografias Sociais, Território e resistência à mineração na Serra do Brigadeiro", com a participação da Rosário da Limeira e demais comunidades envolvidas no enfrentamento à mineração na Serra do Brigadeiro, Sistematização do trabalho nos formatos: i) artigo a ser exposto à comunidade acadêmica, ii) texto jornalístico, a ser circulado na imprensa local, iii) texto informativo, a ser distribuído nas comunidades da Serra do Brigadeiro, iv) livro no formato Atlas, com coletânea de mapas e textos analíticos. |
LocalidadeAtendida |
Rosário da Limeira/MG |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=59785 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |