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gov - CodigoLancamento:63484,NumeroRegistro:PRJ-129/2019,Tipo:Projeto,Titulo:INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO: INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREV...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Edu

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

63484

NumeroRegistro

PRJ-129/2019

Tipo

Projeto

Titulo

INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO: INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREV...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

DANIEL REIS CORREIA (Bolsista CNPq, 01/09/2021 a 30/05/2022), DANIEL CAMILO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/08/2019 a 30/03/2020), MIRELE HERCULINA PIRES (Bolsista CNPq, 15/06/2019 a 30/09/2021), MARISA DIBBERN LOPES CORREIA (Comissão Coordenadora, 15/06/2019 a 30/05/2022), DANIEL REIS CORREIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/06/2021 a 31/08/2021), ISIS MILANI DE SOUSA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/06/2021 a 30/05/2022), MILLENA MAYRA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2021 a 15/03/2022), LUCIENE MUNIZ BRAGA (Coordenador, 15/05/2019 a 30/05/2022), PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/05/2019 a 30/05/2022), NATALI APARECIDA SPERIDIAO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/05/2019 a 30/03/2020), TATIANE ROSÉLI ALVES CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/05/2019 a 30/08/2019), MONIQUE FIOVARANTE VITAL SAMPAIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/05/2019 a 30/05/2022), PAULA COELHO BALBINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/05/2019 a 30/05/2022)

DataInicio

2019-06-15

DataTermino

2022-05-30

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

- Realizar intervenção educativa com os profissionais de saúde para prevenção das ISC e busca passiva dos casos de ISC no período pós-alta hospitalar

PalavrasChave

Infecção hospitalar, Infecção sítio cirúrgico, Enfermagem

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Realização de 20 intervenções educativas com os profissionais de enfermagem e médico para prevenção das ISC. - Realização de dez atividades em grupo e produção de cartazes para sensibilizar os profissionais sobre os benefícios da implementação da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica (LVSC). - Realização de reuniões quinzenais com a equipe da SCIH e membros do projeto para discutir os casos clínicos de reinternação por ISC.

LocalidadeAtendida

Hospital São João Batista

PessoasAtendidas

300

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=63484


gov - CodigoLancamento:64091,NumeroRegistro:PRJ-135/2019,Tipo:Projeto,Titulo:DIALOGANDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DE PR...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mul

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

64091

NumeroRegistro

PRJ-135/2019

Tipo

Projeto

Titulo

DIALOGANDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DE PR...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

ANDREZA LORRANE DE SOUZA (Estagiário, 03/06/2019 a 03/06/2021), JÉSSICA DE OLIVEIRA SILVA (Estagiário, 03/06/2019 a 03/06/2021), MYRIAM AUXILIADORA FLORESTA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/06/2019 a 03/06/2021), MARIA DAS GRACAS SOARES FLORESTA (Coordenador, 03/06/2019 a 03/06/2021)

DataInicio

2019-06-03

DataTermino

2021-06-03

LinhaExtensao

Formação Docente

Objetivo

Interagir com o Sistema Púbico Municipal de Educação de Teixeiras-MG no planejamento, organização e monitoramento curricular das escolas públicas de Ensino Fundamental a partir da a proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de uma inserção relacional desta, tanto como um dispositivo de reorganização da Educação e de formação do Estado Brasileiro Moderno, quanto como um produto social do Discurso, constituído e reconstituído em instâncias normativas e âmbitos de gestão para reconfigurar a Educação.

PalavrasChave

Educação, Currículo, Políticas Educacionais

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Reunião Técnica com a Equipe da Secretaria Municipal de Educação de Teixeiras-MG para o estabelecimento de ações conjuntas no âmbito do estudo e implementação da BNCC nesta rede de ensino. 2-Planejamento e realização de um Ciclo de Formação com palestras sobre as Políticas Curriculares no Brasil nos anos atuais. 3-Criação de um Grupo de Estudos, composto por estudantes do Curso de Pedagogia da UFV e integrantes da Secretaria Municipal de Educação de Teixeiras-MG, voltado para a leitura e discussão de textos relacionados ao tema. 4-Seleção dos textos a serem estudados pelo Grupo de Estudos.

LocalidadeAtendida

Teixeiras - MG

PessoasAtendidas

60

PessoasAtendidasPorMes

60

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=64091


gov - CodigoLancamento:65264,NumeroRegistro:PRJ-144/2019,Tipo:Projeto,Titulo:UFV STARTUP: DISSEMINANDO A CULTURA EMPREENDEDORA E ESTIMULA...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Tecnologia e Pro

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

65264

NumeroRegistro

PRJ-144/2019

Tipo

Projeto

Titulo

UFV STARTUP: DISSEMINANDO A CULTURA EMPREENDEDORA E ESTIMULA...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

ALAN FERREIRA DE FREITAS (Coordenador, 02/08/2018 a 10/12/2022), ALESSANDRO DE FREITAS TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2018 a 10/12/2022), ÍGOR GUADALUPE COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2018 a 10/12/2022), ALAIR FERREIRA DE FREITAS (Comissão Coordenadora, 02/08/2018 a 10/12/2022), ISRAEL SILVA VASCONCELOS (Bolsista - Outros, 02/08/2018 a 10/12/2022), MONIQUE RENON ELLER (Comissão Coordenadora, 02/08/2018 a 10/12/2022), PAULO MÁRCIO DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2018 a 10/12/2022), RAQUEL SANTOS SOARES MENEZES (Comissão Coordenadora, 02/08/2018 a 10/12/2022)

DataInicio

2018-08-02

DataTermino

2023-12-10

LinhaExtensao

Empreendedorismo

Objetivo

Objetivo Geral: Difundir a cultura da educação empreendedora na UFV e em escolas públicas por meio da realização de mentorias, execução de TCCs inovação, capacitação, realização de competições de ideias de negócios e fortalecimento das disciplinas de empreendedorismo da UFV ou correlatas

PalavrasChave

empreendedorismo, startup, educação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

A ação extensionista do projeto começa com a realização de palestras sobre desenvolvimento de negócios em escolas públicas de Viçosa para estimular os estudantes a criarem suas ideias e desenvolve-las. O mesmo acontece na UFV. Será realizado um mapeamento de disciplinas de empreendedorismo e correlatas e todos os professores serão contatados a fim de promover a aderência ao projeto. Capacitações à professores sobre educação empreendedora e metodologias ágeis de gestão serão realizadas ao longo do projeto. Rodadas de conversa com empreendedores serão oferecidas a estas disciplinas e abertas a demais interessados. Em escolas públicas também ocorrerá rodas de conversas com empreendedores. Os alunos da UFV matriculados em disciplinas de empreendedorismo ou correlatas serão convidados a submeter seu trabalho de final de disciplina à maior disputa de ideias de negócios de Viçosa o demoday do UFV STARTUP. Ao longo de todo ano e semestre será criada uma rede de empreendedores locais e de outros estados que serão mentores dos grupos de alunos que estão desenvolvendo ideias de negócios. A intenção é potencializar as disciplinas de empreendedorismo, criação maior engajamento dos alunos na criação de plano de negócios, startups ou ideias de negócios. Contudo, promover-se-á o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Viçosa

LocalidadeAtendida

UFV e escolas públicas da região

PessoasAtendidas

500

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=65264


gov - CodigoLancamento:28818,NumeroRegistro:PRJ-233/2012,Tipo:Projeto,Titulo:COLETA PREDATÓRIA DE ORQUÍDEAS NO ALTO PARANAÍBA MG: UMA AME...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

28818

NumeroRegistro

PRJ-233/2012

Tipo

Projeto

Titulo

COLETA PREDATÓRIA DE ORQUÍDEAS NO ALTO PARANAÍBA MG: UMA AME...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

MARLON CORREA PEREIRA (Coordenador, 01/03/2012 a 28/02/2013), NATALIA TARTARINE (Estagiário, 01/03/2012 a 28/02/2013), HERIKA PAULA PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 28/02/2013), MICHELE MORAIS OLIVEIRA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 28/02/2013), ANA CLAUDIA SILVA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 28/02/2013), RAYRA FERNANDA MENDES ARGENTO (Estagiário, 01/03/2012 a 28/02/2013), LARISSA LUISA BRAGA XAVIER (Estagiário, 01/03/2012 a 28/02/2013)

DataInicio

2012-03-01

DataTermino

2013-02-28

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Promover medidas de educação ambiental, juntamente com a comunidade de Rio Paranaíba - MG, para a conscientização do impacto da coleta predatória de orquídeas e da importância da conservação dessas plantas e de seus habitats naturais na região do Alto Paranaíba.

PalavrasChave

Rio Paranaíba, Conservação, Orquídeas ameaçadas de extinção

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Diagnóstico inicial entre os colecionadores de orquídea para avaliar a disseminação do hábito de coletar orquídeas nativas, as motivações da coleta predatória, se eles têm consciência da ilegalidade da coleta predatória, identificar as espécies da coleção que sejam nativas da região e determinar locais de coleta das orquídeas identificadas, 2. Visitar as áreas dos locais de coleta das orquídeas presentes nas coleções para determinar se ainda há populações das mesmas na natureza, 3. Elaborar uma lista das espécies nativas da região do Alto Paranaíba a partir das espécies identificadas nas coleções e determinar o estado atual dessas orquídeas com visitas nos locais de coleta, 4. Realizar palestras, oficinas e minicursos com crianças e adultos da comunidade de Rio Paranaíba priorizando a ecologia das orquídeas, sua importância nos ambientes naturais, a ilegalidade da coleta predatória, aspectos importantes no cultivo de orquídeas e outras temáticas apontadas como importantes durante a análise do diagnóstico inicial, 5. Avaliar através de questionário aplicado aos participantes das palestras, oficinas e minicursos se houve mudanças em relação à coleta predatória e a necessidade de preservar as orquídeas e seus habitats naturais.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba - MG, Alunos do ensino fundamental de escolas públicas, Grupo de Terceira Idade

PessoasAtendidas

500

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28818


gov - CodigoLancamento:28873,NumeroRegistro:PRJ-266/2012,Tipo:Projeto,Titulo:FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DA IDENTIDADE BRASILEIRA: A CONTRIBUI...,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Educação,AreaTem

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

28873

NumeroRegistro

PRJ-266/2012

Tipo

Projeto

Titulo

FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DA IDENTIDADE BRASILEIRA: A CONTRIBUI...

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

ROSANA APARECIDA PIMENTA (Coordenador, 15/05/2012 a 31/12/2012), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 01/05/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance)

Objetivo

Objetivo Geral Conduzir aos estudantes de ensino básico e envolvidos com o projeto à apropriação do conhecimento, por meio do recurso capoeira e manifestações populares de modo a transformar sua realidade social e reconstruir identidade de forma critica e transformadora. Objetivos Específicos - Implementar um programa pedagógico interdisciplinar e extraclasse de reformulação do processo da formação da identidade nacional e a contribuição do negro e da origem africana, - Contribuir para a construção do conhecimento e re-significação de valores culturais inerentes à questões sociais atuais. - Promover a apropriação do conhecimento por parte dos envolvidos, de forma que eles próprios conduzam, coletivamente, suas ações educativas. - Socializar e democratizar os saberes adquiridos e formalizados na academia para além dos muros da UFV e vivenciar uma atuação pedagógica relevante para o aprimoramento do saber científico. - Suprir as atuações interdisciplinares, culturais e práticas dos processos pedagógicos nas escolas. - Diagnosticar ações e manifestações das camadas sociais colocadas, historicamente, a marginalidade, de forma a repensar valores e conceitos de identidade, cidadania e cultura, relevando os saberes e as contribuições dessas camadas para a formação da sociedade brasileira, reelaborando o seu papel social. - Superar as deficiências referente às metodologias de ensino, às praticas pedagógicas e aos processos de aprendizagem. - Relevar a importância do papel social dos representantes das culturas afro-descendentes e contribuir para reelaborar conceitos e visões estereotipadas que as vezes degradam, injustamente, a integridade de cidadãos, num esforço de valorização das manifestações da cultura popular brasileira. - Evitar a apropriação de valores estereotipados e mal formulados, de maneira a minimizar qualquer tipo de rótulo desclassificatório e preconceituoso que venha degradar a integridade do individuo, imperando, desta forma, a igualdade e o respeito entre os cidadãos. - Estabelecer políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação.

PalavrasChave

Educação, Formação Sociocultural, Contribuição Africana

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Realização de uma oficina com os alunos do COLUNI sobre formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Realização de uma oficina com os alunos da Escola Família Agrícola Puris de Araponga sobre a formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Realização de mais duas oficinas em dois colégios da rede básica de educação de Viçosa sobre a formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Conduzir a participação de diferentes grupos de manifestações populares afros descendentes da comunidade viçosense nas oficinas nas escolas, - Organizar um grupo de estudo quinzenal, a fim de discutir, refletir e ampliar o conhecimento acerca das manifestações populares e da cultura afro descendente, - Promover cursos, aulas, palestras no campus com professores e mestres tradicionais das manifestações populares de origem africana, - Planejar e organizar aulas praticas de Capoeira, Maculelê, Maracatu, Samba de Roda, Coco, dentre outros, nas escolas envolvidas, - Promover a apropriação por parte dos envolvidos de maneira que eles possam dar continuidade neste tipo de trabalho e aprofundem seus conhecimentos acerca das questões sociais e de políticas que envolvam temas da cultura e identidade afro descendentes, - Divulgar as atividades do projeto por meio de cartazes, apresentações e redes sociais da internet, - Realizar viagens para eventos, encontros ou congressos que discutem as questões raciais e de desigualdade, - Articular com outros projetos de extensão que trabalham com a mesma temática, - Realizar apresentações e oficinas em eventos acadêmicos e espaços populares da região de Viçosa. - Realizar uma reunião semanal entre a coordenação do projeto para discutir o andamento do trabalho, - Promover uma exposição de fotos em espaços públicos da cidade e UFV. - Apresentar o projeto em eventos acadêmicos.

LocalidadeAtendida

COLUNI, Escola da Família Agrícola Puris de Araponga

PessoasAtendidas

1000

PessoasAtendidasPorMes

150

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28873


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