CodigoLancamento |
28818 |
NumeroRegistro |
PRJ-233/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
COLETA PREDATÓRIA DE ORQUÍDEAS NO ALTO PARANAÍBA MG: UMA AME... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
MARLON CORREA PEREIRA (Coordenador, 01/03/2012 a 28/02/2013), NATALIA TARTARINE (Estagiário, 01/03/2012 a 28/02/2013), HERIKA PAULA PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 28/02/2013), MICHELE MORAIS OLIVEIRA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 28/02/2013), ANA CLAUDIA SILVA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 28/02/2013), RAYRA FERNANDA MENDES ARGENTO (Estagiário, 01/03/2012 a 28/02/2013), LARISSA LUISA BRAGA XAVIER (Estagiário, 01/03/2012 a 28/02/2013) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2013-02-28 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Promover medidas de educação ambiental, juntamente com a comunidade de Rio Paranaíba - MG, para a conscientização do impacto da coleta predatória de orquídeas e da importância da conservação dessas plantas e de seus habitats naturais na região do Alto Paranaíba. |
PalavrasChave |
Rio Paranaíba, Conservação, Orquídeas ameaçadas de extinção |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Diagnóstico inicial entre os colecionadores de orquídea para avaliar a disseminação do hábito de coletar orquídeas nativas, as motivações da coleta predatória, se eles têm consciência da ilegalidade da coleta predatória, identificar as espécies da coleção que sejam nativas da região e determinar locais de coleta das orquídeas identificadas, 2. Visitar as áreas dos locais de coleta das orquídeas presentes nas coleções para determinar se ainda há populações das mesmas na natureza, 3. Elaborar uma lista das espécies nativas da região do Alto Paranaíba a partir das espécies identificadas nas coleções e determinar o estado atual dessas orquídeas com visitas nos locais de coleta, 4. Realizar palestras, oficinas e minicursos com crianças e adultos da comunidade de Rio Paranaíba priorizando a ecologia das orquídeas, sua importância nos ambientes naturais, a ilegalidade da coleta predatória, aspectos importantes no cultivo de orquídeas e outras temáticas apontadas como importantes durante a análise do diagnóstico inicial, 5. Avaliar através de questionário aplicado aos participantes das palestras, oficinas e minicursos se houve mudanças em relação à coleta predatória e a necessidade de preservar as orquídeas e seus habitats naturais. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba - MG, Alunos do ensino fundamental de escolas públicas, Grupo de Terceira Idade |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28818 |
CodigoLancamento |
28873 |
NumeroRegistro |
PRJ-266/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DA IDENTIDADE BRASILEIRA: A CONTRIBUI... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ROSANA APARECIDA PIMENTA (Coordenador, 15/05/2012 a 31/12/2012), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 01/05/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Objetivo Geral Conduzir aos estudantes de ensino básico e envolvidos com o projeto à apropriação do conhecimento, por meio do recurso capoeira e manifestações populares de modo a transformar sua realidade social e reconstruir identidade de forma critica e transformadora. Objetivos Específicos - Implementar um programa pedagógico interdisciplinar e extraclasse de reformulação do processo da formação da identidade nacional e a contribuição do negro e da origem africana, - Contribuir para a construção do conhecimento e re-significação de valores culturais inerentes à questões sociais atuais. - Promover a apropriação do conhecimento por parte dos envolvidos, de forma que eles próprios conduzam, coletivamente, suas ações educativas. - Socializar e democratizar os saberes adquiridos e formalizados na academia para além dos muros da UFV e vivenciar uma atuação pedagógica relevante para o aprimoramento do saber científico. - Suprir as atuações interdisciplinares, culturais e práticas dos processos pedagógicos nas escolas. - Diagnosticar ações e manifestações das camadas sociais colocadas, historicamente, a marginalidade, de forma a repensar valores e conceitos de identidade, cidadania e cultura, relevando os saberes e as contribuições dessas camadas para a formação da sociedade brasileira, reelaborando o seu papel social. - Superar as deficiências referente às metodologias de ensino, às praticas pedagógicas e aos processos de aprendizagem. - Relevar a importância do papel social dos representantes das culturas afro-descendentes e contribuir para reelaborar conceitos e visões estereotipadas que as vezes degradam, injustamente, a integridade de cidadãos, num esforço de valorização das manifestações da cultura popular brasileira. - Evitar a apropriação de valores estereotipados e mal formulados, de maneira a minimizar qualquer tipo de rótulo desclassificatório e preconceituoso que venha degradar a integridade do individuo, imperando, desta forma, a igualdade e o respeito entre os cidadãos. - Estabelecer políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação. |
PalavrasChave |
Educação, Formação Sociocultural, Contribuição Africana |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realização de uma oficina com os alunos do COLUNI sobre formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Realização de uma oficina com os alunos da Escola Família Agrícola Puris de Araponga sobre a formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Realização de mais duas oficinas em dois colégios da rede básica de educação de Viçosa sobre a formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Conduzir a participação de diferentes grupos de manifestações populares afros descendentes da comunidade viçosense nas oficinas nas escolas, - Organizar um grupo de estudo quinzenal, a fim de discutir, refletir e ampliar o conhecimento acerca das manifestações populares e da cultura afro descendente, - Promover cursos, aulas, palestras no campus com professores e mestres tradicionais das manifestações populares de origem africana, - Planejar e organizar aulas praticas de Capoeira, Maculelê, Maracatu, Samba de Roda, Coco, dentre outros, nas escolas envolvidas, - Promover a apropriação por parte dos envolvidos de maneira que eles possam dar continuidade neste tipo de trabalho e aprofundem seus conhecimentos acerca das questões sociais e de políticas que envolvam temas da cultura e identidade afro descendentes, - Divulgar as atividades do projeto por meio de cartazes, apresentações e redes sociais da internet, - Realizar viagens para eventos, encontros ou congressos que discutem as questões raciais e de desigualdade, - Articular com outros projetos de extensão que trabalham com a mesma temática, - Realizar apresentações e oficinas em eventos acadêmicos e espaços populares da região de Viçosa. - Realizar uma reunião semanal entre a coordenação do projeto para discutir o andamento do trabalho, - Promover uma exposição de fotos em espaços públicos da cidade e UFV. - Apresentar o projeto em eventos acadêmicos. |
LocalidadeAtendida |
COLUNI, Escola da Família Agrícola Puris de Araponga |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
150 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28873 |
CodigoLancamento |
29235 |
NumeroRegistro |
PRJ-254/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA FINS DE RECUPERAÇÃO DA CAPELA SA... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RENATA NEVES RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), VICTOR HUGO RIBEIRO PIMENTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), ROGERIO FUSCALDI LELIS (Coordenador, 01/06/2012 a 01/06/2013), JOSE MARIA FRANCO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), LEONARDO AUGUSTO MARTINS GALLINARI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), RENATA SOARES FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), RENATA MARIA DE MORI RESENDE DE ARAUJO POSSI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013) |
DataInicio |
2012-06-01 |
DataTermino |
2013-06-01 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Levantamento cadastral da edificação destinada à Capela de Santa Filomena, existente na cidade de São Miguel do Anta, e desenvolvimento dos projetos necessários à sua restauração. |
PalavrasChave |
Restauração, Patrimônio cultural, Capela Santa Filomena |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Levantamento Cadastral Pesquisa Histórica Elaboração do projeto arquitetônico Elaboração dos projetos de engenharia Elaboração de cronograma de obra Elaboração de orçamento Elaboração de material destinado a divulgação |
LocalidadeAtendida |
São Miguel do Anta |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29235 |
CodigoLancamento |
69032 |
NumeroRegistro |
PRJ-133/2020 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SANEAMENTO SUSTENTÁVEL PARA UMA VIDA MELHOR NO MEIO RURAL |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ANA AUGUSTA PASSOS REZENDE (Coordenador, 01/03/2020 a 30/11/2020), LETÍCIA GÔNGORA ALVES ROCHA (Bolsista PIBEX, 01/03/2020 a 30/11/2020), ALEX CARDOSO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020) |
DataInicio |
2020-03-01 |
DataTermino |
2021-11-30 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
O presente projeto pretende dar continuidade na capacitação para implementação, além da operação e monitoramento, de sistemas ecológicos de esgotamento sanitário e acompanhamento da qualidade da água de consumo e irrigação nas comunidades da Zona Mata de Minas Gerais, com a participação das famílias em um processo metodológico da pesquisa-ação, acompanhando e capacitando os atores e autores envolvidos. |
PalavrasChave |
saneamento rural, sistemas ecológicos de tratamento de esgoto, sistemas individuais de esgotamento sanitário |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1ª Etapa: -Reunião da equipe para planejamento das atividades e integração de novos membros ao grupo de trabalho, - Encontro com as comunidades envolvidas e parceiros para esclarecimentos quanto à perspectiva de continuidade do projeto, - Mobilização das famílias para participação nas ações propostas, fortalecendo as lideranças comunitárias, já identificadas, - Preparação dos extensionista para ministrar oficinas com ênfase nas dimensões participativas, ideológicas e culturais. 2 ª Etapa: - Levantamento das expectativas das famílias em relação a construção dos sistemas de esgotamento sanitário através de reuniões e depoimentos, - Repasse de informações sobre o projeto construtivo, materiais necessários e recursos financeiros para as famílias e redefinição do mesmo, caso necessário, -Aceitação da obra (beneficiário) e início das construções, - Realização de oficinas práticas em forma de mutirão para construção de novos sistemas de tratamento de esgoto doméstico. 3 ª Etapa: - Monitoramento e avaliação dos sistemas de saneamento implantados, - Coleta, análise e avaliação da qualidade das águas de consumo e irrigação das propriedades, - Avaliação do grau de satisfação dos beneficiários em relação ao projeto, - Avaliação dos resultados obtidos com a implantação do projeto com base nos indicadores estabelecidos, utilizando como ferramentas: listas de presença, questionários, formulários, relatórios e registros áudios-visuais, obtendo dessa forma respaldo e garantia de registro preciso para as ações desenvolvidas, - Apresentação e divulgação dos resultados em eventos do SIA (Simpósio de Integração Acadêmica) e correlatos, além de publicações e elaboração de materiais didáticos. |
LocalidadeAtendida |
microrregião de Viçosa |
PessoasAtendidas |
150 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=69032 |
CodigoLancamento |
69050 |
NumeroRegistro |
PRJ-009/2020 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
"GRUPO CHARLA": BUSCANDO NOVOS HORIZONTES EM ESPANHOL |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ALEANDRO ANTONIO MARTINS VIEIRA (Bolsista PIBEX, 01/03/2020 a 30/11/2020), BEATRIZ KYANNE PEREIRA DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), FRANCIELE NATALI DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), KARLA JANUZZI LANDY (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), MARCELA DOS REIS VIEIRA (Comissão Coordenadora, 01/03/2020 a 30/11/2020), JOZIANE FERRAZ DE ASSIS (Coordenador, 01/03/2020 a 30/11/2020) |
DataInicio |
2020-03-01 |
DataTermino |
2020-11-30 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
Promover a interação entre falantes de espanhol que vivem em Viçosa e participantes de projetos de extensão, pesquisa e ensino da área de espanhol da UFV, tanto para conhecimento mútuo sobre a realidade de seus países e sua maneira de viver, quanto para desenvolver as habilidades orais da língua espanhola. |
PalavrasChave |
Língua espanhola, conversação, formação de professores |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A ação extensionista proposta neste projeto é a oferta de atividades programadas de ensino de espanhol – encontros de conversação, rodas de conversa e dinâmicas de grupo – na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, no COLUNI e no Departamento de Letras da UFV, atendendo a necessidade verificada de interação entre estudantes de espanhol e falantes da língua, ampliando as possibilidades de diálogo cultural e de apresentação da diversidade linguística presente na UFV. Esta ação atende também a demanda dos alunos da graduação em Letras Português-Espanhol de relacionar teoria e prática e conhecer a realidade social na qual estão inseridos. |
LocalidadeAtendida |
Escola Mun. M. Edmundo Lins, Escola Mun. Cel. Antônio da Silva Bernardes, COLUNI, DLA, CELES |
PessoasAtendidas |
370 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=69050 |
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