CodigoLancamento |
28873 |
NumeroRegistro |
PRJ-266/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DA IDENTIDADE BRASILEIRA: A CONTRIBUI... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ROSANA APARECIDA PIMENTA (Coordenador, 15/05/2012 a 31/12/2012), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 01/05/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Objetivo Geral Conduzir aos estudantes de ensino básico e envolvidos com o projeto à apropriação do conhecimento, por meio do recurso capoeira e manifestações populares de modo a transformar sua realidade social e reconstruir identidade de forma critica e transformadora. Objetivos Específicos - Implementar um programa pedagógico interdisciplinar e extraclasse de reformulação do processo da formação da identidade nacional e a contribuição do negro e da origem africana, - Contribuir para a construção do conhecimento e re-significação de valores culturais inerentes à questões sociais atuais. - Promover a apropriação do conhecimento por parte dos envolvidos, de forma que eles próprios conduzam, coletivamente, suas ações educativas. - Socializar e democratizar os saberes adquiridos e formalizados na academia para além dos muros da UFV e vivenciar uma atuação pedagógica relevante para o aprimoramento do saber científico. - Suprir as atuações interdisciplinares, culturais e práticas dos processos pedagógicos nas escolas. - Diagnosticar ações e manifestações das camadas sociais colocadas, historicamente, a marginalidade, de forma a repensar valores e conceitos de identidade, cidadania e cultura, relevando os saberes e as contribuições dessas camadas para a formação da sociedade brasileira, reelaborando o seu papel social. - Superar as deficiências referente às metodologias de ensino, às praticas pedagógicas e aos processos de aprendizagem. - Relevar a importância do papel social dos representantes das culturas afro-descendentes e contribuir para reelaborar conceitos e visões estereotipadas que as vezes degradam, injustamente, a integridade de cidadãos, num esforço de valorização das manifestações da cultura popular brasileira. - Evitar a apropriação de valores estereotipados e mal formulados, de maneira a minimizar qualquer tipo de rótulo desclassificatório e preconceituoso que venha degradar a integridade do individuo, imperando, desta forma, a igualdade e o respeito entre os cidadãos. - Estabelecer políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação. |
PalavrasChave |
Educação, Formação Sociocultural, Contribuição Africana |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realização de uma oficina com os alunos do COLUNI sobre formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Realização de uma oficina com os alunos da Escola Família Agrícola Puris de Araponga sobre a formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Realização de mais duas oficinas em dois colégios da rede básica de educação de Viçosa sobre a formação sociocultural da identidade nacional e praticas de manifestações populares, - Conduzir a participação de diferentes grupos de manifestações populares afros descendentes da comunidade viçosense nas oficinas nas escolas, - Organizar um grupo de estudo quinzenal, a fim de discutir, refletir e ampliar o conhecimento acerca das manifestações populares e da cultura afro descendente, - Promover cursos, aulas, palestras no campus com professores e mestres tradicionais das manifestações populares de origem africana, - Planejar e organizar aulas praticas de Capoeira, Maculelê, Maracatu, Samba de Roda, Coco, dentre outros, nas escolas envolvidas, - Promover a apropriação por parte dos envolvidos de maneira que eles possam dar continuidade neste tipo de trabalho e aprofundem seus conhecimentos acerca das questões sociais e de políticas que envolvam temas da cultura e identidade afro descendentes, - Divulgar as atividades do projeto por meio de cartazes, apresentações e redes sociais da internet, - Realizar viagens para eventos, encontros ou congressos que discutem as questões raciais e de desigualdade, - Articular com outros projetos de extensão que trabalham com a mesma temática, - Realizar apresentações e oficinas em eventos acadêmicos e espaços populares da região de Viçosa. - Realizar uma reunião semanal entre a coordenação do projeto para discutir o andamento do trabalho, - Promover uma exposição de fotos em espaços públicos da cidade e UFV. - Apresentar o projeto em eventos acadêmicos. |
LocalidadeAtendida |
COLUNI, Escola da Família Agrícola Puris de Araponga |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
150 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28873 |
CodigoLancamento |
29235 |
NumeroRegistro |
PRJ-254/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA FINS DE RECUPERAÇÃO DA CAPELA SA... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RENATA NEVES RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), VICTOR HUGO RIBEIRO PIMENTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), ROGERIO FUSCALDI LELIS (Coordenador, 01/06/2012 a 01/06/2013), JOSE MARIA FRANCO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), LEONARDO AUGUSTO MARTINS GALLINARI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), RENATA SOARES FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013), RENATA MARIA DE MORI RESENDE DE ARAUJO POSSI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 01/06/2013) |
DataInicio |
2012-06-01 |
DataTermino |
2013-06-01 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Levantamento cadastral da edificação destinada à Capela de Santa Filomena, existente na cidade de São Miguel do Anta, e desenvolvimento dos projetos necessários à sua restauração. |
PalavrasChave |
Restauração, Patrimônio cultural, Capela Santa Filomena |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Levantamento Cadastral Pesquisa Histórica Elaboração do projeto arquitetônico Elaboração dos projetos de engenharia Elaboração de cronograma de obra Elaboração de orçamento Elaboração de material destinado a divulgação |
LocalidadeAtendida |
São Miguel do Anta |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29235 |
CodigoLancamento |
69032 |
NumeroRegistro |
PRJ-133/2020 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SANEAMENTO SUSTENTÁVEL PARA UMA VIDA MELHOR NO MEIO RURAL |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ANA AUGUSTA PASSOS REZENDE (Coordenador, 01/03/2020 a 30/11/2020), LETÍCIA GÔNGORA ALVES ROCHA (Bolsista PIBEX, 01/03/2020 a 30/11/2020), ALEX CARDOSO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020) |
DataInicio |
2020-03-01 |
DataTermino |
2021-11-30 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
O presente projeto pretende dar continuidade na capacitação para implementação, além da operação e monitoramento, de sistemas ecológicos de esgotamento sanitário e acompanhamento da qualidade da água de consumo e irrigação nas comunidades da Zona Mata de Minas Gerais, com a participação das famílias em um processo metodológico da pesquisa-ação, acompanhando e capacitando os atores e autores envolvidos. |
PalavrasChave |
saneamento rural, sistemas ecológicos de tratamento de esgoto, sistemas individuais de esgotamento sanitário |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1ª Etapa: -Reunião da equipe para planejamento das atividades e integração de novos membros ao grupo de trabalho, - Encontro com as comunidades envolvidas e parceiros para esclarecimentos quanto à perspectiva de continuidade do projeto, - Mobilização das famílias para participação nas ações propostas, fortalecendo as lideranças comunitárias, já identificadas, - Preparação dos extensionista para ministrar oficinas com ênfase nas dimensões participativas, ideológicas e culturais. 2 ª Etapa: - Levantamento das expectativas das famílias em relação a construção dos sistemas de esgotamento sanitário através de reuniões e depoimentos, - Repasse de informações sobre o projeto construtivo, materiais necessários e recursos financeiros para as famílias e redefinição do mesmo, caso necessário, -Aceitação da obra (beneficiário) e início das construções, - Realização de oficinas práticas em forma de mutirão para construção de novos sistemas de tratamento de esgoto doméstico. 3 ª Etapa: - Monitoramento e avaliação dos sistemas de saneamento implantados, - Coleta, análise e avaliação da qualidade das águas de consumo e irrigação das propriedades, - Avaliação do grau de satisfação dos beneficiários em relação ao projeto, - Avaliação dos resultados obtidos com a implantação do projeto com base nos indicadores estabelecidos, utilizando como ferramentas: listas de presença, questionários, formulários, relatórios e registros áudios-visuais, obtendo dessa forma respaldo e garantia de registro preciso para as ações desenvolvidas, - Apresentação e divulgação dos resultados em eventos do SIA (Simpósio de Integração Acadêmica) e correlatos, além de publicações e elaboração de materiais didáticos. |
LocalidadeAtendida |
microrregião de Viçosa |
PessoasAtendidas |
150 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=69032 |
CodigoLancamento |
69050 |
NumeroRegistro |
PRJ-009/2020 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
"GRUPO CHARLA": BUSCANDO NOVOS HORIZONTES EM ESPANHOL |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ALEANDRO ANTONIO MARTINS VIEIRA (Bolsista PIBEX, 01/03/2020 a 30/11/2020), BEATRIZ KYANNE PEREIRA DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), FRANCIELE NATALI DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), KARLA JANUZZI LANDY (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), MARCELA DOS REIS VIEIRA (Comissão Coordenadora, 01/03/2020 a 30/11/2020), JOZIANE FERRAZ DE ASSIS (Coordenador, 01/03/2020 a 30/11/2020) |
DataInicio |
2020-03-01 |
DataTermino |
2020-11-30 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
Promover a interação entre falantes de espanhol que vivem em Viçosa e participantes de projetos de extensão, pesquisa e ensino da área de espanhol da UFV, tanto para conhecimento mútuo sobre a realidade de seus países e sua maneira de viver, quanto para desenvolver as habilidades orais da língua espanhola. |
PalavrasChave |
Língua espanhola, conversação, formação de professores |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A ação extensionista proposta neste projeto é a oferta de atividades programadas de ensino de espanhol – encontros de conversação, rodas de conversa e dinâmicas de grupo – na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, no COLUNI e no Departamento de Letras da UFV, atendendo a necessidade verificada de interação entre estudantes de espanhol e falantes da língua, ampliando as possibilidades de diálogo cultural e de apresentação da diversidade linguística presente na UFV. Esta ação atende também a demanda dos alunos da graduação em Letras Português-Espanhol de relacionar teoria e prática e conhecer a realidade social na qual estão inseridos. |
LocalidadeAtendida |
Escola Mun. M. Edmundo Lins, Escola Mun. Cel. Antônio da Silva Bernardes, COLUNI, DLA, CELES |
PessoasAtendidas |
370 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=69050 |
CodigoLancamento |
69081 |
NumeroRegistro |
PRJ-038/2020 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MEIO AMBIENTE E LUDICIDADE: CONSTRUINDO CONCEITOS POR MEIO D... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
DÉBORA SILVA RODRIGUES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/03/2021), PAULA EDUARDA ARNALDO DANTAS LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), LAVÍNIA DE SOUSA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), LARISSA VACCARINI AVILA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/03/2021), ANA CLARA RAMOS CORREA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/03/2021), JULIANA GONCALVES DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), POLIANY DE ARAUJO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), SABRINA DOS SANTOS DE FREITAS (Bolsista PIBEX, 01/03/2020 a 31/03/2021), MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO (Comissão Coordenadora, 01/03/2020 a 31/03/2021), KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/03/2020 a 31/03/2021), MARCIEL MOREIRA BOTELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/03/2021), HIAGO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/03/2021), VITÓRIA FLÁVIA CARDOSO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), LETÍCIA TAVARES BRANDÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/03/2021), JÚLIA CORRÊA CAMILO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), VICTORIA DA SILVA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), LUIZA DE CARVALHO ANTONIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 30/11/2020), THAIS OZORIO DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2020 a 31/03/2021), CLARICE LOURDES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/03/2021), SÔNIA RAMOS FONSECA BARROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2020 a 31/03/2021), FERNANDA MIQUELÃO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2020 a 31/03/2021) |
DataInicio |
2020-03-01 |
DataTermino |
2021-03-31 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Contribuir para a construção de conhecimentos a respeito do meio ambiente por meio da atividade lúdica, de modo a auxiliar na formação de crianças e professores de instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade de Viçosa e região. |
PalavrasChave |
Educação, Meio Ambiente, Lúdico |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Contato para levantamento de demanda junto às escolas de Viçosa e região -Revisão e atualização do mapa conceitual (tema central, conceitos e subconceitos e atividades a desenvolver no ano). -Desenvolvimento de atividades, em instituições e eventos, que sejam desafiadoras, construtivas, que criem possibilidades e proporcionem prazer, em conformidade com a definição de lúdico proposta por diversos autores, destacando Macedo (2005) -Pesquisas e consultas bibliográficas que possam subsidiar a atuação da equipe sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades, bem como temas mais específicos, como fauna e água -Planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades. O formulário de planejamento contém: Local, Faixa etária, Linguagem, Material, Objetivos, Números de crianças e adultos, Procedimentos, Tempo. O formulário de avaliação contém: Data, Sala/Faixa etária, Participantes, Nome da atividade, Objetivos, Número de crianças envolvidas, Registro da atividade, Os objetivos foram alcançados? Por que? -Questionários para avaliação de demandas. -Reuniões para planejamento, avaliação e discussões sobre atendimentos realizados, sistematização do atendimento a demandas, intercâmbio de ideias e diálogo -Oficinas para construção e manutenção do acervo de jogos, histórias e demais materiais, bem como para capacitação da equipe -Reuniões mensais do grupo de estudos -Oficinas de capacitação de professores e estudantes de Viçosa e região, conforme demanda -Divulgação das atividades por meio de jornais, revistas, folder, cartazes, eventos e atualização da página no facebook:https://www.facebook.com/Meio-Ambiente-e-Ludicidade-1681520402082638/timeline/ e pelo instagran @meioambienteeludicidade, -Manter, sempre que necessário, contato com CCH, Prefeitura de Viçosa, PCD, PEC, DED/UNIEDHS, SOVIPA, Projeto Aurita UFV, Projetos de extensão, buscando fortalecer o contato -Integrar o núcleo de Educação da Sovipa -Buscar estudantes e profissionais das áreas de Veterinária, Pedagogia e Biologia, além de demais interessados, para oficinas ou integrar a equipe, melhorando teoria e prática |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
150 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=69081 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |