CodigoLancamento |
39726 |
NumeroRegistro |
PRJ-190/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O PAPEL DA BITUCA: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
HAMILTON NOGUEIRA SALES FILHO NETTO (Bolsista FUNARBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015), MARCOS VINÍCIUS COSTA E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA SIQUEIRA (Coordenador, 01/02/2015 a 31/12/2015), LUCAS HENRIQUE FIGUEIREDO PRATES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Resíduos sólidos |
Objetivo |
Tem-se como objetivo o desenvolvimento de uma técnica de reciclagem para as bitucas de cigarro, bem como a promoção da educação ambiental através de ações de conscientização a cerca dos impactos ambientais do descarte inadequado destes resíduos e das possibilidades de geração de renda com a produção de papel e/ou papel-semente. Além de indiretamente, trabalhar em prol da qualidade de vida da população fumante, com uma campanha anti-tabagismo. |
PalavrasChave |
educação ambiental, resíduos sólidos, bituca de cigarro |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Investigação bibliográfica sobre a produção de papel, papel-semente e/ou biomanta a partir de bituca de cigarro. 2. Sistematização do Levantamento de Dados: nesta etapa, uma vez definidos os procedimentos a serem adotados, o bolsista devera detalhar a metodologia experimental papel, papel-semente e/ou biomanta a partir de bituca de cigarro. 3. Realização de coleta seletiva de bituca de cigarro, usando o coletor de bituca. 4. Realização de experimentos de produção de papel, papel-semente e/ou biomanta a partir de bituca de cigarro. 5. Realização de balanços de massa e energia, a fim de avaliar a demanda energética no processo de produção de papel, papel-semente e/ou biomanta a partir de bituca de cigarro. 6. Realização de campanha de divulgação do projeto, por meio de cartazes e ações junto a Câmara dos Vereadores e Prefeitura Municipal. 7. Análise Geral dos Resultados: Nesta etapa, o bolsista, deverá realizar um estudo crítico das práticas propostas. 8. Confecção de Relatório Final: O Relatório Final do projeto será confeccionado ao longo de todas as etapas (relatórios parciais), e deverá ser apresentado, conforme recomendações da UFV, atentando para as normas da ABNT. 9. Apresentação de trabalho em evento científico: Os resultados do projeto deverão ser socializados a comunidade acadêmica e científica, por meio da participação do bolsista em evento nacional e no SIA, com a apresentação de trabalho. Trata-se de uma atividade contínua. 10. Preparação e submissão de trabalho científico em revista técnica da área de Ensino em Engenharia/Educação. |
LocalidadeAtendida |
comunidade universitária, estudantes, comunidade em geral |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=39726 |
CodigoLancamento |
39741 |
NumeroRegistro |
PRJ-061/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
NEPARC - NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICA ARTÍSTICO-CORPORAIS: PR... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
VINÍCIUS MONTEIRO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2015 a 30/12/2015), JULIANA DE OLIVEIRA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2015 a 30/12/2015), JUSSARA BRAGA BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2015 a 30/12/2015), BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/04/2015 a 30/12/2015), JULIANA MORAES ARAÚJO (Bolsista PROEXT, 09/02/2015 a 30/12/2015), WELLINGTON CUNHA MAGALHAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2015 a 30/12/2015), GEFFERSON PEREIRA DA PAIXÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/04/2015 a 30/12/2015), CAMILA DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 05/01/2015 a 30/12/2015), MARCO TULIO PEIXOTO RODRIGUES (Orientador, 05/01/2015 a 30/12/2015), DÉBORA KAMASCHE HENRIQUE DE SOUZA (Bolsista PROEXT, 02/03/2015 a 30/12/2015), VICTOR BRANDÃO MOTTA (Bolsista PROEXT, 02/02/2015 a 30/12/2015), AGDA GABRIELLA ALVIM (Bolsista PROEXT, 05/01/2015 a 30/12/2015), ANDERSON VELOSO DOMINGOS (Bolsista PROEXT, 05/01/2015 a 30/12/2015), ANDREA BERGALLO SNIZEK (Coordenador, 05/01/2015 a 30/12/2015), DOUGLAS JOSÉ DE PAIVA QUEIROZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/04/2015 a 30/12/2015) |
DataInicio |
2015-01-05 |
DataTermino |
2015-12-30 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Objetivo Geral Promover o acesso a democratização e fruição de bens culturais por meio de espetáculos e apresentações de variadas linguagens e manifestações artísticas à escolas de espaços urbanos ou rurais de Viçosa, por meio de produção de eventos , suporte técnico e administrativo. |
PalavrasChave |
Produção artística, NEPARC, Dança |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Facilitar a apreciação da Dança, teatro ou música à escolas públicas de Viçosa e outros espaços, - Formação de público e agentes culturais, - Promover palestras e oficinas de conscientização e conhecimento da arte, - Aproximar artistas locais das escolas. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
24000 |
PessoasAtendidasPorMes |
2000 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=39741 |
CodigoLancamento |
39996 |
NumeroRegistro |
PRG-003/2015 |
Tipo |
Programa |
Titulo |
PROGRAMA NOVOS TALENTOS UFV: VIVÊNCIAS, DIÁLOGOS E INTERAÇÕE... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
WENDEL BATISTA DA SILVEIRA (Orientador, 13/09/2013 a 31/12/2015), DANIEL RODRIGUES VENTURA (Orientador, 13/09/2013 a 31/12/2015), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Coordenador, 13/09/2013 a 31/01/2017), MARA GARCIA TAVARES (Orientador, 13/09/2013 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2013-09-13 |
DataTermino |
2017-01-31 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Geral: Contribuir para a qualificação e para o fortalecimento da educação básica na região da Zona da Mata de MG através da promoção e criação de parcerias entre a educação básica e a educação superior, despertando e motivando educandos e educadores para as ciências em ambientes criativos e inovadores. Específicos: Estimular o diálogo de saberes entre estudantes e professores da educação básica e da educação superior ampliando horizontes e espaços de formação, Oferecer cursos e atividades de capacitação de professores da educação básica em conteúdos específicos, incentivando a sua formação continuada, Desenvolver cursos e oficinas para professores e alunos da educação básica, combinando teoria e prática, reflexão e ação, desafios locais e visão de mundo, Apoiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos em interação com espaços de produção e divulgação da ciência da UFV nas escolas, Capacitar tutores e comunidades escolares no uso de TICs e estimular o acesso à informação em bases de dados e portais de conteúdo, Promover vivências universitárias para professores e estudantes da educação básica através de atividades e visitas à UFV (museus, laboratórios, etc.), Preparar estudantes de graduação e pós-graduação para a tutoria, promovendo a interação entre diferentes ambientes acadêmicos, articulando ensino, pesquisa e extensão, Organizar e realizar atividades de mobilidade para professores da educação básica, Produzir e distribuir materiais impressos e digitais de apoio às atividades do projeto, Criar bibliotecas real e virtual de materiais e ações do projeto, enquanto apoio e continuidade às ações do projeto, Apresentar trabalhos e produções relativas aos aprendizados e vivências universitárias na Feira do Conhecimento de Viçosa e no Simpósio de Integração Acadêmica da UFV, Avaliar e sistematizar os impactos e resultados das atividades, Preparar relatórios de atividades e trabalhos para eventos e congressos, Realizar seminário anual de resultados do Programa. |
PalavrasChave |
Museus e espaços de ciências, ensino-aprendizagem, Relação Universidade Sociedade |
ProjetosVinculados |
PRJ-373/2014, PRJ-135/2014, PRJ-120/2014, PRJ-223/2014, PRJ-280/2014 |
AtividadesProjeto |
|
LocalidadeAtendida |
|
PessoasAtendidas |
|
PessoasAtendidasPorMes |
|
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=39996 |
CodigoLancamento |
40015 |
NumeroRegistro |
PRJ-093/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AULA NA MATA: PROPOSTA DE POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS AMBIENT... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
CAMILA NASCIMENTO NEVES (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 28/12/2015), HELENICE FURTADO SANTOS (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 28/12/2015), JOEL ALMEIDA NETO (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 28/12/2015), NAYARA SOARES SMITH BRAGA (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 28/12/2015), AUGUSTO VELOZO GONÇALVES (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 28/12/2015), JOAO PAULO VIANA LEITE (Coordenador, 01/02/2015 a 28/12/2015), GUMERCINDO SOUZA LIMA (Orientador, 01/02/2015 a 28/12/2015), GINIA CEZAR BONTEMPO (Orientador, 01/02/2015 a 28/12/2015), THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ (Orientador, 01/02/2015 a 28/12/2015), UYRÁ ELIZABETH GOMES CABRAL (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 28/12/2015), ANA LUIZA ALMEIDA CARMO (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 28/12/2015) |
DataInicio |
2015-01-02 |
DataTermino |
2015-12-28 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Consolidar um programa de difusão científica na área de influência da EPTEA Mata do Paraíso, proporcionando a difusão a popularização dos conhecimentos científicos gerados na universidade e em outros centros de pesquisa a escolas dos ensinos fundamental e médio. |
PalavrasChave |
Popularização da ciência, Educação ambiental, Bioprospecção |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Produzir material didático/pedagógico para a difusão e popularização da ciência tendo como eixo norteador a Mata Atlântica, - Capacitar pessoal para atuar em escolas dos ensinos fundamental e médio com tema biodiversidade e geração de ciência e tecnologia no campo ambiental, - Consolidar o ambiente temático na EPTEA Mata do Paraíso para a interação com os visitantes, - Promover oficinas que valorizem e |
LocalidadeAtendida |
Mata Atlântica |
PessoasAtendidas |
240 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40015 |
CodigoLancamento |
40154 |
NumeroRegistro |
PRJ-125/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO DE EXTENSÃO DE KARATÊ - PROGRAMA ESPORTE E LAZER NA ... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
JAIRO LUCAS DE FARIA FERRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), TAMARA FERNANDES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), LARISSA JÉSSICA DA SILVA VILELA (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), ROGERIO FARIAS DE MELO (Coordenador, 01/02/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Objetivo Geral : Promover e disseminar a prática da modalidade esportiva Karatê entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior do município de Florestal-MG. Objetivos Específicos: Massificar a prática do Karatê, como modalidade esportiva, entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior do município de Florestal-MG, Desenvolver um trabalho educacional que vise, não somente a prática do Karatê, mas também o entendimento da construção histórica e do arcabouço cultural dessa modalidade esportiva, Oferecer o ensino do Karatê por meio de métodos educacionais que englobem os aspectos teóricos e práticos dessa modalidade esportiva, Promover, através do projeto Karatê, um espaço de prática pedagógica para os acadêmicos do curso de Educação Física da UFV Campus Florestal. |
PalavrasChave |
Karatê, Lazer, Esporte |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Confecção de folders e cartazes para divulgação do projeto Karatê, 2-Criação de uma turma no período da tarde e uma no período da manhã para atender a demanda dos diferentes níveis de ensino atendidos (fundamental, médio e superior), 3-Realização de duas oficinas sobre avaliação física, funcional e motora para o bolsista e voluntários do projeto, 4-Realização de uma reunião por semana para discutir a elaboração, execução e avaliação das aulas com o bolsista e voluntários, 5-Realização de uma reunião mensal com o bolsista do projeto para avaliação e orientação pedagógica, 6-Realização de 1 relatório por mês pelo bolsista indicando parâmetros como frequência, participação e desenvolvimento de cada aluno em cada uma das turmas, 7-Produção de pelo menos uma publicação sobre o projeto Karatê. |
LocalidadeAtendida |
Indivíduos de ambos os gêneros, com idade a partir de 10 anos da comunidade de Florestal -MG |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40154 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |