CodigoLancamento |
22287 |
NumeroRegistro |
PRJ-023/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DOS P... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Coordenador, 02/01/2011 a 12/01/2011), GRAZIELA FREITAS DOURADO (Bolsista PIBEX, 02/01/2011 a 12/01/2011), MARIANA MACHADO DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), ADRIELLEM LIDIA MARTA SOARES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), LUCAS TEIXEIRA FERRARI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), FELIPE JACOB PIRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), KYVIA GREGÓRIO CAON (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), RAPHAEL BRAGANCA ALVES FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), MARCELO LELES ROMARCO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-01 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
- Diagnosticar as demandas da EFA Puris para a regularização ambiental e a destinação dos resíduos da propriedade rural e buscar soluções e formas de mitigações, por meio da divulgação e problematização de conhecimentos, acerca das questões específicas e das questões ambientais em geral. Analisar os planos de ensino das disciplinas da EFA chegando à abordagem da legislação ambiental dentro dos temas ambientais e, sugerindo caso necessário, tópicos específicos de regularização ambiental de propriedades rurais e saneamento rural, - Planejar, participativamente, um sistema de esgotamento adequado às características socioeconômicas e ambientais da EFA, - Elaborar, participativamente, um sistema de manejo de dejetos de instalação de suínos, - Realizar oficinas de formação em legislação ambiental para agricultores, - Priorizar a interatividade - troca de experiências entre a comunidade e a equipe envolvida no projeto, buscando constatar o exigido e a realidade, o obrigatório e o possível, o compulsório e o exeqüível, _ Valorizar o conhecimento das limitações que a realidade da pequena produção familiar impõe e valorizar as potencialidades ambientais que a agricultura agroecológica oferece. |
PalavrasChave |
SANEAMENTO, EFA, DESENVOLVIMENTO RURAL |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
O trabalho será desenvolvido por etapas, sendo que algumas não são, necessariamente, sucessivas. 1ª Etapa: De forma participativa, todos os resíduos produzidos na EFA serão identificados (características, natureza, volume, sazonalidade, riscos potenciais, fontes, locais de disposição atual, distância dos cursos d´água e de lençol freático, etc.) e um mapa locacional será produzido para facilitar a busca de soluções. Para tanto, além de observação técnica in loco, será utilizada a técnica de mapeamento e caminha transversal com grupo de técnicos, monitores e estudantes das turmas mais velhas. Avaliação das alternativas possíveis para a questão do saneamento: por meio de oficinas serão realizadas sobre as alternativas tecnológicas disponíveis, considerando suas vantagens e limitações e a relação custo benefício, Especificamente e, em parceria com o Grupo SAUIPE (Saúde Integral na Permacultura) da UFV, será realizada uma oficina com as potencialidades da implementação de um filtro anaeróbio para o tratamento de águas cinzas. Esta pode ser uma alternativa ao problema da EFA, - Ao final de cada atividade coletiva será dedicado um momento aberto em que os estudantes da EFA serão estimulados a discutir o andamento do projeto. Colaboradores farão o relato das manifestações para ser sintetizado e apresentado na primeira reunião da equipe que ocorrer logo após aquela atividade, 2 ª Etapa: Produção de um estudo e mapa georeferenciado da bacia hidrográfica onde a EFA está localizada, identificando os pontos críticos para a regularização ambiental da propriedade, Análise conjunta das exigências legais e alternativas possíveis para a questão da regularização ambiental: oficinas serão realizadas apresentando tais tópicos, 3 ª Etapa: -Elaboração de um TCC do Curso de Engenharia Ambiental baseado nas experiências e vivências praticadas na EFA Puris, contemplando todas as iniciativas realizadas e problemas levantados, discutidos, planejados e, eventualmente, implantadas para a regularização ambiental desta unidade escolar que será utilizada como modelo de uma pequena propriedade rural. -Orientações e acompanhamento da implementação de proposta construídas e emergenciais. |
LocalidadeAtendida |
COMUNIDADE RURAL DE ARAPONGA |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
45 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22287 |
CodigoLancamento |
1254 |
NumeroRegistro |
PRJ-044/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INCLUSÃO DIGITAL USANDO SOFTWARE LIVRE - 2010 |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
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AreaTematica2 |
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Envolvidos |
MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2010 a 30/12/2010), MARCUS VINICIUS ALVIM ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2010 a 30/12/2010), MAURICIO GOUVEA GRUPPI (Bolsista PIBEX, 20/02/2010 a 30/12/2010), (Colaborador(a) Voluntário(a), a 30/12/2010), (Colaborador(a) Voluntário(a), a 30/12/2010), (Colaborador(a) Voluntário(a), a 30/12/2010), RICARDO DOS SANTOS FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2010 a 30/12/2010), CARLOS DE CASTRO GOULART (Colaborador(a) Voluntário(a), a 30/12/2010), CARLOS DE CASTRO GOULART (Coordenador, 20/02/2010 a 30/12/2010) |
DataInicio |
2010-02-20 |
DataTermino |
2010-12-30 |
LinhaExtensao |
Tecnologia da informação |
Objetivo |
O objetivo geral do projeto é promover a inclusão digital através de cursos gratuitos de introdução a informática baseados em software livre. |
PalavrasChave |
Inclusão Digital, Software Livre, Inclusão Social |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
- Oferecimento de cursos gratuitos de introdução à informática baseados em software livre (Linux, OpenOffice, Firefox, etc.) para a comunidade em geral, - Oferecimento de cursos para capacitação para instrutores dos cursos de introdução à informática, - Produção de vídeo-aulas para apoio aos cursos de introdução à informática, - Oferecimento de cursos de capacitação para professores das escolas municipais e estaduais para o uso dos laboratórios das escolas (que são baseados em software livre). |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1254 |
CodigoLancamento |
1269 |
NumeroRegistro |
PRJ-063/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CORES DA TERRA ? AUTO-ESTIMA, VOCÊ É QUEM PINTA! |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
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Envolvidos |
MARIA DA PENHA DE QUEIROZ ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/02/2010 a 30/12/2010), ANOR FIORINI DE CARVALHO (Coordenador, 15/02/2010 a 30/12/2010), PEDRO EUGENIO QUIRINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/02/2010 a 30/12/2010), LUCAS DA CUNHA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/02/2010 a 30/12/2010) |
DataInicio |
2010-02-15 |
DataTermino |
2010-12-30 |
LinhaExtensao |
Emprego e renda |
Objetivo |
O projeto tem como objetivo a difusão da técnica de produção de tintas a base de solo, bem como a capacitação profissional de novos pintores , de forma que o domínio dessa técnica possa lhes garantir um incremento na renda e abrir novas possibilidades de trabalho. |
PalavrasChave |
tecnologia social, tinta, solo |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
-Aperfeiçoar a metodologia de interação social para desenvolvimento de TS em comunidades urbanas e rurais do município de Viçosa e região, -Aperfeiçoar, publicar e distribuir material impresso e digital para divulgação da técnica, -Formar profissionais pintores aptos a utilizar a técnica com atuação em instituições sociais e ser uma opção de fonte de renda a partir dos serviços prestados na comunidade viçosense, (concentrar na parte da geração de trabalho e renda), -Difundir a técnica de pintura com solos para artesanatos, -Formar multiplicadores, para auxiliar na difusão da técnica, -Produzir material técnico específico para a capacitação profissionalizante de pintores, |
LocalidadeAtendida |
viçosa |
PessoasAtendidas |
570 |
PessoasAtendidasPorMes |
57 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1269 |
CodigoLancamento |
1414 |
NumeroRegistro |
PRJ-182/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM SÃO GOTARDO |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
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AreaTematica2 |
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Envolvidos |
FERNANDA MACHADO FREITAS (Coordenador, 01/08/2012 a 01/08/2013), FABRICIA QUEIROZ MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 01/08/2013), DIEGO ALVARENGA BOTREL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 01/08/2013), RAIANE RIBEIRO MACHADO GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 01/08/2013), FERNANDA MACHADO FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 01/08/2013), FLÁVIA REGINA PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 01/08/2013), JANAYNA FLÁVIO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 01/08/2013), VIRGINIA SOUZA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 01/08/2013), GEANE WASHINGTON MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 01/08/2013) |
DataInicio |
2012-08-01 |
DataTermino |
2013-08-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Desenvolver processos que assegurem a assimilação da Educação Alimentar como fator viabilizador de saúde e consequentemente qualidade de vida e desenvolvimento regional. |
PalavrasChave |
Alimentação, Higiene e Saúde, Manipulação de Alimentos |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
Palestras com professores das escolas da cidade de São Gotardo visando provocar reflexões sobre a importância da Educação Alimentar como propulsora de qualidade de vida, Observação participativa do processamento dos alimentos em estabelecimentos que os produzam para número de peso familiar, Capacitar profissionais da área de alimentos para o uso de alimentos saudáveis e mais nutritivos, Desenvolver cartilha a ser entregue em todas as residências da região com orientações sobre Educação Alimentar. |
LocalidadeAtendida |
São Gotardo |
PessoasAtendidas |
4000 |
PessoasAtendidasPorMes |
300 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1414 |
CodigoLancamento |
21449 |
NumeroRegistro |
PRG-002/2011 |
Tipo |
Programa |
Titulo |
CIÊNCIA EM AÇÃO |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MARA GARCIA TAVARES (Coordenador, 02/01/2010 a 31/12/2010), MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER (Orientador, 02/01/2010 a 31/12/2010), LUCY TIEMI TAKAHASHI (Orientador, 02/01/2010 a 31/12/2010), BULMER MEJIA GARCIA (Orientador, 02/01/2010 a 31/12/2010), JOAO MARCOS DE ARAUJO (Orientador, 02/01/2010 a 31/12/2010), JOSE LINO NETO (Orientador, 02/01/2010 a 31/12/2010), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Orientador, 02/01/2010 a 31/12/2010), MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA (Orientador, 02/01/2010 a 31/12/2010), SUKARNO OLAVO FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 31/12/2010), CESAR REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 31/12/2010), MERCIO BOTELHO FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 31/12/2010), ANTONIO POLICARPO SOUZA CARNEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 31/12/2010), MARA GARCIA TAVARES (Orientador, 02/01/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-01-02 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Contribuir para uma formação mais sólida dos alunos do Ensino Básico de escolas públicas, através do uso de aulas práticas motivadoras e inovadoras. Espera-se também, que comeste projeto, o futuro professor possa passar por experiências que auxiliem em escolhas relacionadas a metodologias a serem utilizadas em sala de aula e no relacionamento professor-aluno. |
PalavrasChave |
Ensino-aprendizagem, Ciências, Qualificação de professores |
ProjetosVinculados |
PRJ-031/2009, PRJ-015/2008, PRJ-026/2008, PRJ-123/2010, PRJ-001/2007, PRJ-001/2018 |
AtividadesProjeto |
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LocalidadeAtendida |
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PessoasAtendidas |
|
PessoasAtendidasPorMes |
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Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=21449 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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