CodigoLancamento |
60467 |
NumeroRegistro |
PRJ-165/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REPÓRTER JOVEM MIRIM |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
RICARDO DUARTE GOMES DA SILVA (Coordenador, 11/08/2019 a 11/12/2020), MATEUS LIMA DA SILVA (Ministrante, 11/08/2019 a 11/03/2020) |
DataInicio |
2019-03-11 |
DataTermino |
2020-03-11 |
LinhaExtensao |
Jornalismo |
Objetivo |
A proposta do projeto de extensão "Jornalista Mirim" é a de estimular e motivar o exercício de práticas jornalísticas por jovens do ensino médio de Viçosa, a fim de que os estudantes participantes se apropriem de tecnologias e se tornem atores ativos na produção jornalística e de cultura, e no exercício da cidadania. A partir da socialização de práticas da universidade e reflexões sobre a mídia local, regional e nacional, pretende-se montar equipes de estudantes, periódicas, capazes de produzir notícias e reportagens que englobem seu contexto, seu dia a dia. A iniciativa terá um espaço próprio no site da Agência de Notícias do curso de Jornalismo da UFV, além de mídias sociais próprias. O intuito de estruturar canais midiáticos da Internet é possibilitar a interação entre produtores e leitores de notícia, a fim de que esses receptores também sugiram temas a serem discutidos, façam críticas e comentários além de compartilharem, aumentando o alcance. Por sua interatividade, a Internet é o meio propício para a difusão desse conteúdo, pois se trata da mídia na qual mais se dissemina o jornalismo cidadão ou jornalismo colaborativo aquele que envolve a participação ativa de leigos (sem formação jornalística) nos processos de investigação, produção e disseminação de notícias. Faz-se necessário discutir e contribuir com a formação de leigos para a área da Comunicação Social tanto pelo problema de circulação de notícias falsas quanto pela carência de veículos de comunicação colaborativos em Viçosa. A cidade possui um jornal impresso, canal de TV e rádios, entre outros veículos, mas a produção jornalística é escassa e controlada por grupos editoriais específicos, insuficientes para dar voz ao cidadão. Nesse sentido, pretende-se trabalhar, primeiramente, com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Effie Rolfs, interessados em Comunicação Social, a fim de atendermos aos anseios em termos de produção jornalística de suas comunidades. Faremos oficinas periódicas para socializar o conhecimento sobre o fazer jornalístico, juntamente com reflexões sobre o exercício da profissão e sua importância para a sociedade. Nesse processo, a utilização de metodologias participativas é essencial, pois o intuito é que todas as etapas da notícia da pauta à divulgação sejam realizadas pelos estudantes participantes (do ensino médio) do projeto. Em outra via, o aprendizado para a equipe componente do projeto será enorme, indo do conhecimento de realidades locais distintas aos temas que suscitam interesse da população, constituindo-se como valoroso processo de formação extracurricular. As atividades incluem, além dessas oficinas e reflexões, oficinas práticas sobre redação jornalística, fotografia e jornalismo para internet. Caso os participantes tenham interesse na continuidade, oficinas envolvendo outras áreas do jornalismo (como diagramação, rádio e vídeo), com a geração de novos produtos, poderão ser oferecidas. Tratam-se, portanto, de atividades que estimulam a formação cidadã, mas também o interesse pela área e qualificação. Os resultados esperados são a criação de um portal de notícias voltado àquelas produzidas durante o projeto, além de redes sociais para a disseminação e diálogo com os diferentes públicos meios abertos, nos quais buscaremos criar um ciclo: ali serão recebidas novas ideias de reportagens, comentários, críticas, contatos em geral. Outro resultado esperado é a contribuição para a formação de cidadãos capazes de refletir criticamente sobre os meios de comunicação, e que entendam sua capacidade e importância de serem comunicadores. |
PalavrasChave |
Técnicas Jornalísticas, Oficina de Produção de Notícia, Agência Laboratório de Notícias |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Em acordo com a Política de Extensão Universitária da UFV, ressalta-se que ocorrerá uma efetiva interação dialógica entre a instituição e a sociedade, claramente observada no resultado de produções jornalísticas sugeridas e realizadas pelos participantes do projeto que, por um lado, serão resultado da socialização de conteúdo universitário e, por outro, aprendizado extracurricular aos estudantes universitários. O projeto transcorrerá abordando conteúdos discutidos em diversas disciplinas oferecidas pelos departamentos de Comunicação Social, Ciências , Direito e Educação da UFV, detalhadas no item "Interação Ensino-Pesquisa-Extensão. Dessa forma, com o intuito de tornar o projeto mais interprofissional, buscaremos envolver, na equipe, estudantes de outras áreas, como História, Geografia, Ciências Sociais, Serviço Social, etc. Para os estudantes universitários, será uma oportunidade extracurricular de se aprofundar nos conceitos apresentados (sobretudo jornalismo colaborativo) e exercitar a fala em público, para além da sala de aula. No âmbito da pesquisa, o projeto permitirá a realização de questionários sobre as preferências de mídias dos grupos impactados (por faixa etária e localização geográfica por exemplo), subsidiando estudos quantitativos e qualitativos a respeito, e estudos de caso. O impacto social esperado constitui-se por: a geração de uma mídia independente (site) constituída somente pelas notícias e reportagens dos repórteres mirins, e redes sociais para a disseminação e proposição de novos conteúdos, a formação de comunicadores leigos comprometidos com a ética jornalística e com a democracia, o fomento de interesse de futuros comunicadores a esse campo profissional, e a conscientização da população impactada (estudantes do ensino médio, suas famílias, leitores) sobre a atuação da imprensa. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade viçosense em geral, comunidade discente das escolas públicas de Viçosa. |
PessoasAtendidas |
70 |
PessoasAtendidasPorMes |
3 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=60467 |
CodigoLancamento |
30459 |
NumeroRegistro |
PRJ-121/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AS TRILHAS DOS GIGANTES E CAMINHO DAS ÁGUAS (MATA DO PARAÍSO... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
SILVIA DAS GRACAS POMPOLO (Coordenador, 01/02/2013 a 03/06/2013), MARIA TATIANA SOARES MARTINS (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 01/01/2014), ÊNIO HENRIQUE VIANA ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 01/01/2014), JOSIELLE EVARISTO COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 01/01/2014), JERUSA MARIA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 01/01/2014), GINIA CEZAR BONTEMPO (Coordenador, 04/06/2013 a 01/01/2014) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2014-01-01 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Apoiar professores da escola Estadual Effie Rolfs e da escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernades em nível fundamental e médio, no desenvolvimento de aulas de campo na trilha do Sauá (Mata da Biologia) como forma de desenvolver a educação Ambiental nessas escolas, bem como organizar um levantamento com os potenciais da trilha de forma a garantir a continuidade da proposta. |
PalavrasChave |
Educação Ambiental, Escolas Públicas, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Apresentação e discussão junto aos gestores e professores das instituições envolvidas, Organização do plano de trabalho junto aos professores, Formação e capacitação da equipe, Levantamneto do potencial didático da trilha e adequação aos conteúdos e á linguagem escolar, Agendamento e preparação dos locais onde serão realizadas as atividades de campo, Execução das atividades propostas com as escolas, Produção do roteiro interpretativo, Avaliação contínua das atividades, Elaboração de relatórios parciais, Elaboração de relatório final, Produção e apresentação do trabalho em eventos. |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Effie Rolfs e Escola Municipal Coronel Atônio da Silva Bernades |
PessoasAtendidas |
310 |
PessoasAtendidasPorMes |
35 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30459 |
CodigoLancamento |
30600 |
NumeroRegistro |
PRJ-086/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE E DE CONTROLE DE PROCE... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
ÍTALO TULER PERRONE (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), ANTONIO FERNANDES DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), LAURA FERNANDES MELO CORREIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), RODRIGO STEPHANI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MOISÉS SIMEÃO (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013), LUCIA MARIA DOS SANTOS XAVIER (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
Qualificar pequenas empresas produtoras de queijo Minas Frescal, situadas na região da cidade de Viçosa, na utilização e implementação de ferramentas de qualidade e de controle de, de modo a contribuir para maior eficiência, controle, padronização e redução de custos operacionais dos processos e tecnologias envolvidas com a produção do queijo Minas Frescal. São objetivos específicos deste trabalho: treinar e capacitar em atividades de extensão 01 estudante do curso de Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios na difusão de conhecimentos sobre aplicação de ferramentas de qualidade e controle de processo, elaborar 01 cartilha sobre aplicação de ferramentas de qualidade e controle de processo na produção de queijo Minas Frescal direcionada a pequenas indústrias produtoras, selecionar pequenos produtores de queijos de pequenas indústrias localizadas próximas à cidade de Viçosa para realização dos treinamentos, realizar treinamentos na UFV e "in loco" nas pequenas indústrias (caso haja interesse por parte das indústrias e viabilidade de execução) visando qualificar os funcionários em aplicação de ferramentas de qualidade e controle de processo, disponibilizar material didático sobre ferramentas de qualidade e controle de processos aplicados a produção do queijo Minas Frescal baseando-se nos resultados obtidos durante a realização do projeto. |
PalavrasChave |
Treinamento, Tecnologia de Queijos, Melhoria da qualidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A metodologia a ser empregada neste trabalho pode ser dividida em: seleção das pequenas indústrias produtoras de queijo Minas Frescal, treinamento em extensão do estudante de graduação, elaboração do material didático destinado ao curso, realização dos treinamentos na UFV e "in loco" (caso haja interesse por parte das indústrias e viabilidade de execução) nas pequenas indústrias, elaboração de material didático final. -Seleção das pequenas indústrias de queijos: a equipe do projeto entrará em contato com pequenas indústrias produtoras de queijo Minas Frescal próximas à cidade de Viçosa, objetivando apresentar a importância do conhecimento e da implantação de ferramentas de qualidade e controle de processo como mecanismos para a competitividade e sustentabilidade da atividade leiteira. - Treinamento em extensão do estudante de graduação em difusão de conhecimentos sobre produção de queijo Minas Frescal, controle de qualidade e de processo, objetivando qualificar o estudante para divulgação destas tecnologias e ferramentas. - Elaboração de material didático, por meio do compartilhamento de experiências entre os extensionistas envolvidos no projeto, por meio de levantamento bibliográfico e de resultados de pesquisas nesta área. - Treinamento na UFV e "in loco" (caso haja interesse por parte das indústrias e viabilidade de execução) nas pequenas indústrias produtoras de queijos. Os funcionários indicados pelas indústrias interessadas realizarão treinamento nas instalações do Departamento de Tecnologia de Alimentos em produção de queijo Minas Frescal com aplicação de ferramentas de controle de processo e de qualidade. Durante os treinamentos objetiva-se a troca de experiências e a adequação do material didático elaborado, por meio de sua aplicação e do retorno dos funcionários das indústrias envolvidas nos treinamentos. As indústrias interessadas em receber treinamentos "in loco" receberão o treinamento em suas instalações, objetivando a adequação das tecnologias e dos conteúdos abordados a realidade das pequenas fábricas. - Elaboração de material didático final: após a troca de experiências entre os diferentes membros da equipe com os funcionários das indústrias e ao final de todos os treinamentos, serão realizadas modificações e adequações no material didático do curso, visando à obtenção de um documento construído sobre a prática do ensino e da aprendizagem, com linguagem e conteúdos adequados ao público alvo e que configure um multiplicador e difusor futuro das experiências compartilhadas neste projeto. |
LocalidadeAtendida |
Região de Viçosa - MG |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30600 |
CodigoLancamento |
30674 |
NumeroRegistro |
PRJ-119/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RENATO MIYADAHIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), BIANCA GAZOLLA MENDONÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), MARA CRISTINA ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), LARISSA BEATRIZ DO CARMO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), SAMUEL DE SOUZA SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), RAFAELA TEIXEIRA FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), DÉBORA LETÍCIA SOUZA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), LUCAS VILAS BOAS MAGALHAES (Coordenador, 01/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-01-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Objetivo Geral A LACM-UFV objetiva integrar atividades de ensino, pesquisa, extensão e ações em saúde, no intuito de promover o senso crítico e a autonomia dos discentes estimulando-os a serem promotores de saúde e agentes de transformação das práticas de trabalho. Objetivos Específicos - Aprimorar as competências do egresso, quanto médico generalista, através da abordagem multi e interdisciplinar dos tópicos relevantes em Clínica Médica, - Despertar e conduzir a capacidade discente de avaliar as questões em saúde sob um ponto de vista humano, ético, reflexivo, crítico, com senso de responsabilidade social e cidadania em consonância com as demandas do Sistema Único de Saúde do Brasil, - Possibilitar o conhecimento sobre a estrutura, o funcionamento e a organização de diversos cenários de prática médica, - Sensibilizar os discentes quanto à importância da busca ativa e permanentemente do conhecimento na vivência clínica do médico, - Estimular elaboração, apresentação e publicação de relatos de casos de clínicos, - Construir ferramentas para que o discente desenvolva a capacidade de aperceber o paciente em sua complexa integralidade e seja capaz de elaborar um raciocínio clínico contemplando as dimensões biopsicossociais, ambientais e culturais dos diferentes sujeitos, - Produzir informações e conhecimentos em Clínica Médica, - Promover cursos, palestras, congressos, seminários ou outras atividades de cunho científico para seus membros, comunidade acadêmica e a sociedade, - Organizar e participar de projetos de cunho social, principalmente, no que tange a educação em saúde. |
PalavrasChave |
Liga Acadêmica, Clínica Médica, Educação em Saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
DISCUSSÃO CIENTÍFICA Discussão de casos clínicos: realizado mensalmente o debate de um caso clínico proposto pelos coordenadores docentes com o objetivo de desenvolver o raciocínio clínico e a reflexão crítica do discente. Cada apresentação possui carga horária de 3h e é realizada em um dia fixo da semana. Apresentação de seminários: é realizada mensalmente uma exposição oral sobre um ou mais temas de Clínica Médica, relacionados ao caso clínico previamente discutido por um grupo de acadêmicos. O grupo de acadêmicos é responsável pela organização e apresentação do tema enquanto o coordenador docente efetua a moderação dos debates. Cada apresentação possui carga horária de 3h e é realizada em um dia fixo da semana. Atualização da página eletrônica: após a apresentação de cada seminário o grupo de acadêmicos disponibiliza sua apresentação oral na página eletrônica da LACM-UFV. ATIVIDADES EM CAMPO Realização de cursos e eventos diversos: voltados para a comunidade acadêmica e para a população em geral abrangendo tópicos relevantes em clínica médica e promoção à saúde. Atividade de intervenção de cunho social: procurar-se estabelecer parcerias com instituições de saúde e de ensino, além de setores sociais, para o desenvolvimento de uma atividade de promoção à saúde, prevenção de agravos ou de reabilitação à saúde para o esclarecimento e troca de experiências com a comunidade. Realização de atividades práticas ambulatoriais: procura-se aproximar o aluno de cenários de prática ambulatorial e hospitalar, articulando ensino-serviço por meio da integração dos acadêmicos, docentes e profissionais da rede de assistência à saúde de Viçosa ATIVIDADES DE PESQUISA Elaboração de resumos e artigos:divulgação das atividades da LACM-UFV, bem como do conhecimento científico produzido, em periódicos, congressos e simpósios. |
LocalidadeAtendida |
Município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30674 |
CodigoLancamento |
35587 |
NumeroRegistro |
PRJ-232/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LAURA COELHO DA SILVA (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), ALINE APARECIDA DE OLIVEIRA CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 31/12/2017), LEANDRO DAVID WENCESLAU (Orientador, 01/06/2012 a 31/12/2014), BEATRIZ SANTANA CAÇADOR (Orientador, 01/06/2012 a 31/12/2015), ADRIANA MARQUES DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/06/2012 a 31/12/2014), GISELE ROBERTA NASCIMENTO (Bolsista PROEXT, 01/06/2012 a 31/12/2014), VICTOR KELLES TUPY DA FONSECA (Estagiário, 28/06/2013 a 31/12/2015), HUGO HENRIQUE MORAIS DA VITÓRIA (Estagiário, 28/06/2013 a 31/12/2015), ALINE DE FREITAS SUASSUNA AUTRAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 28/06/2013 a 31/12/2014), CYNTIA FERREIRA DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 28/06/2013 a 31/12/2015), GABRIELA ARAÚJO DO NASCIMENTO SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 28/06/2013 a 31/12/2015), LUCAS EMERY VARGAS COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 28/06/2013 a 31/12/2015), LUCIANA PIMENTA DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 28/06/2013 a 31/12/2015), MATHEUS FONSECA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 28/06/2013 a 31/12/2015), NÚBIA LUANA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 28/06/2013 a 31/12/2015), SARA SILVA DE SOUZA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2013 a 31/12/2015), AMANDA MEDEIROS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2013 a 31/12/2015), ANA PAULA MENDES DOS SANTOS (Bolsista PROEXT, 10/08/2013 a 31/12/2015), VERÔNICA GUIDINE SILVA (Bolsista PROEXT, 10/08/2013 a 31/12/2016), BRUNA PARADELO CARDOSO (Bolsista PIBEX, 10/08/2013 a 31/12/2015), EMILY DE SOUZA FERREIRA (Bolsista CNPq, 10/08/2013 a 31/12/2016), LORRANE LÍDIA BENEDITO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2013 a 31/12/2015), MAÍRA BORELA NUNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2013 a 31/12/2015), MARIANA NEIVA ASSUNÇÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2013 a 31/12/2015), OLAVO JOSE XAVIER DO CARMO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2013 a 31/12/2015), THIAGO LEISTER DE MEDEIROS (Bolsista PROEXT, 01/03/2014 a 01/03/2015), ANA CAROLINA DE PAULA LIMA (Estagiário, 01/06/2012 a 31/12/2015), TAMIRIS COTA VIANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/12/2012 a 31/05/2013), ANA PAULA DA SILVA LEMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 11/11/2013), INGRID MARQUES DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 11/11/2013), MARIEL HESPANHOL TORRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 28/06/2013 a 31/12/2015), GUILHERME HENRIQUE NAVES DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 28/06/2013 a 31/12/2014), LETICIA SANTOS DIAS NORBERTO FERREIRA (Bolsista PROEXT, 28/06/2013 a 31/12/2015), RENATA LOPES DE SIQUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2015), EMILY DE SOUZA FERREIRA (Bolsista - Outros, 01/06/2017 a 31/12/2025), CLARA REGINA SANTOS BATISTELLI (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), ALICIA GARCIA GONCALVES (Estagiário, 01/03/2017 a 31/12/2025), LAYLLA MEIRELES DE SOUZA (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), THIAGO LEISTER DE MEDEIROS (Estagiário, 01/03/2016 a 31/12/2016), MARIANA VÉO NERY DE JESUS (Orientador, 01/06/2012 a 31/12/2015), ALESSANDRA MONTEZANO DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2012 a 31/12/2017), VIRGINIA VINHA ZANUNCIO (Orientador, 01/06/2012 a 31/12/2015), MIRENE PELOSO (Orientador, 01/06/2012 a 31/12/2015), ERIC VINÍCIUS RIBEIRO DA SILVA (Estagiário, 01/03/2018 a 30/06/2018), VITTORIA RAGGIO DEL CIMA (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), DAYSE CARVALHO ARAÚJO (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), BÁRBARA SILVA CABRAL (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA (Coordenador, 01/06/2012 a 31/12/2025), DEISE MOURA DE OLIVEIRA (Orientador, 01/06/2012 a 31/12/2017), SARAH DOS SANTOS CLIMACO (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), RAFAEL DALTON MACHADO (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), STÉFANY CRISTINA OLIVEIRA (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), ALICE CORINNE MARTINS ALVES (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), LETICIA STEFENONI GRIPP (Estagiário, 01/03/2018 a 05/12/2018), MATHEUS AUGUSTO SOARES DE RESENDE (Estagiário, 01/03/2016 a 31/12/2025) |
DataInicio |
2012-06-01 |
DataTermino |
2025-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde da família |
Objetivo |
Objetivos gerais: -Promover saúde, transformação e empoderamento social, -Planejar e executar estratégias de fortalecimento do autocuidado em saúde, -Integrar os cursos da área da saúde a fim de fomentar uma atuação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, que vá ao encontro dos princípios e diretrizes preconizados pelo Sistema Único de Saúde. -Estimular o trabalho em equipe desde a graduação. Objetivos específicos relacionados ao ensino: -Fornecer conhecimento teórico-prático a seus afiliados por meio do desenvolvimento de atividades internas ou atividades externas relacionadas à temática saúde coletiva, -Promover discussões e enfoques acerca do processo saúde-doença-adoecimento, a partir da perspectiva da clínica ampliada e projeto terapêutico singular. -Organizar atividades de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica em saúde coletiva. Objetivos específicos relacionados à pesquisa: -Estimular a realização de pesquisas relacionadas à saúde coletiva, -Desenvolver eventos de cunho científico, a saber, jornadas, simpósios, ciclos de debates e seminários. Objetivos específicos relacionados à extensão: -Realizar atividades que permitam devolver à comunidade o conhecimento adquirido na universidade, de forma a promover saúde e empoderar/transformar a população quanto ao fortalecimento do autocuidado. -Participação em feiras de saúde e salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde do município de Viçosa vinculadas a proposta da LASAC, -Elaboração de atividades de educação em saúde em escolas, creches e demais espaços da comunidade que demandarem intervenções, além de grupos operativos com portadores de doenças crônico-degenerativas, com o objetivo de informá-los e assisti-los, levando-os à reflexão e conscientização, -Visitas domiciliares para acompanhamento de casos levantados como demanda pelas UBS, de forma a planejar ações, em grupo, que vão ao encontro do contexto social dos atores em questão. |
PalavrasChave |
Saúde Coletiva, Liga Acadêmica, Organização Estudantil |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A LASAC possui 3 projetos vinculados, chamados "Projetos Escola Promotora de Saúde" (PEPS). O foco dos 3 projetos é um só: aprimorar o trabalho em equipe de modo a levar para a comunidade ações que fortaleçam o autocuidado em saúde. Almejamos pessoas mais fortes no que se refere ao autocuidado. PEPS-SALAS DE ESPERA (PEPS-SE): por meio de criação de vídeos informativos, o projeto pretende levar informações básicas em saúde para as pessoas que aguardam atendimento nos ambulatórios, hospitais e unidades básicas. PEPS-RÁDIO E TELEVISÃO (PESP-RTV): objetiva empregar os recursos do rádio e da televisão para levar informações em saúde para a comunidade. Por meio deste projeto conseguimos, passo a passo, trazer os profissionais de saúde de Viçosa e região para mais perto da UFV e, assim, criar uma rede em que todos compartilham um pouco do que sabem, usando os recursos do rádio e da TV. PEPS-EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE (PEPS-ECS): objetiva promover uma educação continuada dos profissionais e alunos das áreas de saúde, usando diferentes estratégias. Uma delas é promover intervenções rotineiras nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), ajudando os agentes de saúde a reconhecer sinais básicos das principais patologias de sua comunidade. Outra estratégia é realizar um trabalho junto a comunidade através de atividades de educação em saúde que levem estes individuos a reflexões que impactarão em mudanças de hábitos no tocante ao autocuidado e coresponsabilização pela sua saúde. Atualmente, o PEPS-ECS está em fase de implantação em três UBSFs do município de Viçosa: Nova Era, Nova Viçosa-Posses e Bom Jesus |
LocalidadeAtendida |
População do Municipio de Viçosa, MG. Unidades Básicas de Saúde da Família |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35587 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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