CodigoLancamento |
35771 |
NumeroRegistro |
PRJ-221/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SURDO CIDADÃO |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
CRISTIANE CUPERTINO BOTELHO (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2015), LILIAN NEVES SANTA ROSA (Coordenador, 01/01/2016 a 31/12/2016), HADASSA ARIANE DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/01/2014 a 30/06/2014), EDUARDO ANDRADE GOMES (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2016), JAQUICELE APARECIDA DA COSTA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2015), MICHELLE NAVE VALADÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2016), KEVIN LOPES PEREIRA (Bolsista PROEXT, 01/05/2016 a 31/12/2016), CRISTIANE CUPERTINO BOTELHO (Coordenador, 01/01/2017 a 31/12/2018), LILIAN NEVES SANTA ROSA (Orientador, 01/01/2017 a 31/12/2018), KEVIN LOPES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 31/08/2017), DAVID LEANDRO INÁCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2017 a 31/12/2017), CRISTIANE CUPERTINO BOTELHO (Orientador, 01/01/2016 a 31/03/2016), LILIAN NEVES SANTA ROSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), KEVIN LOPES PEREIRA (Bolsista PIBEX, 01/09/2017 a 30/06/2018), ANA PAULA ABRANTES (Bolsista PIBEX, 07/03/2016 a 31/08/2017), ANA PAULA ABRANTES (Bolsista PROEXT, 01/01/2015 a 31/12/2015), ANA PAULA MORITO NEVES (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 31/03/2019), JAQUELINY DOS SANTOS SILVA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/12/2018), NATHÁLIA BARROS FERREIRA (Bolsista PIBEX, 01/07/2018 a 31/12/2018), NATHÁLIA BARROS FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2017 a 30/06/2018), ANA PAULA MORITO NEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/12/2018), NATHÁLIA BARROS FERREIRA (Bolsista PIBEX, 01/04/2019 a 30/11/2019), MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA (Comissão Coordenadora, 05/08/2019 a 31/12/2019), LILIAN NEVES SANTA ROSA (Coordenador, 05/08/2019 a 31/12/2019), CAROLINA MACEDO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), ANA PAULA MORITO NEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2019 a 31/12/2019), NATHÁLIA BARROS FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/03/2019), MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA (Coordenador, 01/03/2019 a 04/08/2019), JAQUELINY DOS SANTOS SILVA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 30/09/2019), LILIAN NEVES SANTA ROSA (Coordenador, 01/01/2020 a 30/04/2022), NATHÁLIA BARROS FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2020 a 31/12/2020), ANA PAULA MORITO NEVES (Bolsista PIBEX, 02/03/2020 a 30/04/2021), KEILA CECÍLIA GONCALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2021 a 30/04/2022), ANA PAULA JERÔNIMO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2021 a 30/04/2022), ANA PAULA MORITO NEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2021 a 30/04/2022) |
DataInicio |
2014-01-01 |
DataTermino |
2022-04-30 |
LinhaExtensao |
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais |
Objetivo |
O objetivo geral do projeto: Matemática e Surdez: Questão de Linguagem e Novas Técnicas de Ensino é divulgar a Língua de Sinais, Libras, e dar auxílio didático em Matemática a estudantes surdos. Contribuir assim para a melhoria do seu ensino e aprendizagem, em especial da Matemática. |
PalavrasChave |
surdo, Libras, Inclusão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Oficinas, minicursos, sessões de tutoria, palestras, apresentações artísticas (Corais em Libras) |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
1800 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35771 |
CodigoLancamento |
36187 |
NumeroRegistro |
PRJ-199/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA BACIA DO RIBEIRÃO SÃO BARTOLOMEU:... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
GUMERCINDO SOUZA LIMA (Coordenador, 01/10/2013 a 31/12/2018), OLIVIA BEATRIZ MORAES DIAS DE AGUIAR (Bolsista PIBEX, 01/10/2013 a 31/12/2018), HEITOR MANCINI TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2013 a 31/12/2018) |
DataInicio |
2013-10-01 |
DataTermino |
2018-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Elaborar e iniciar a implementação de um corredor ecológico agroflorestal em conjunto com moradores das comunidades inseridas na Bacia do Ribeirão São Bartolomeu, proporcionando conservação da natureza e produção agrícola-florestal, no sentido de fomentar a criação da APA e envolver os moradores locais como atores ativos ao longo do processo |
PalavrasChave |
Agroecologia, meio ambiente, área de proteção ambiental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Visitar 12 propriedades dos agricultores familiares envolvidos no projeto para realização de entrevistas e articulação local. 2-Realização de 22 (vinte e duas) reuniões de planejamento junto à equipe do projeto para organizar, avaliar e planejar as atividades desenvolvidas. 3-Realização de 8 (oito) reuniões para articular parcerias com ONG´s, Sindicato e comunidade envolvida. 4-Organização de 4 (quatro) intercâmbios sobre uso e conservação da sócio-biodiversidade local envolvendo agricultores, técnicos, estudantes e professores. 5-Realização de 4 (quatro) oficinas sobre Sistemas Agroflorestais, 6- Realização de 4 (quatro) mutirões para implementação e ou manejo de sistemas agroflorestais na comunidade do Palmital |
LocalidadeAtendida |
Palmital e Paraíso |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36187 |
CodigoLancamento |
36592 |
NumeroRegistro |
PRJ-261/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO SISTEMAS AGROFLORESTAIS E AGROECOLOGIA COMO FERRAMEN... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
GUILHERME PIMENTA DINIZ (Bolsista - Outros, 01/01/2013 a 31/12/2013), RAHÍ RODRIGUES DINI (Bolsista - Outros, 01/01/2013 a 01/01/2013), LEONARDO ABUD DANTAS DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 01/01/2013 a 01/01/2013), OLIVIA BEATRIZ MORAES DIAS DE AGUIAR (Bolsista - Outros, 01/01/2013 a 31/12/2013), GUIDO BRANDÃO PIANTA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2014), GÊISA RAMOS RIBEIRO (Bolsista - Outros, 01/01/2013 a 31/12/2013), MARIA IZABEL VIEIRA BOTELHO (Coordenador, 01/01/2013 a 01/01/2013), IRENE MARIA CARDOSO (Orientador, 01/01/2013 a 31/12/2013), RAFAEL CAMPOS VALENTE (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 01/01/2013), WILLER ARAUJO BARBOSA (Orientador, 01/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-01-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
Promover a reflexão acerca dos valores socioambientais de crianças, jovens e funcionários da Casa do Acolhimento a Esperança do Amanhecer através das atividades realizadas já ditas, mas também a partir da produção de alimentos de qualidade, através de práticas agroecológicas, do trabalho com a terra e de atividades de recreação e educação ambiental. |
PalavrasChave |
sistemas agroflorestais, educacao ambiental, jovens em sitação de precariedade social |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Reuniães semanais na Casa - Revitalizar o pomar da Casa do Acolhimento com técnicas agroflorestais e implantação de hortas sucessionais - Inserir os jovens e os funcionários da casa no contexto agroecológico através da amostragem de filmes e atividades de reflexão e sensibilização - Desenvolver nos envolvidos com o projeto o sentimento de que todos são importantes para a construção de atividades relacionadas a temática agroecológica como os mutirões. - Separar corretamente o lixo produzido pela casa de modo a facilitar a reciclagem - Construir um minhocário para destinar corretamente os rejeitos orgânicos e produzir húmus para as hortas - Realizar atividades de integração com a comunidade de Viçosa e da UFV com a Casa - Realizar o levantamento botânico das espécies do local e inserir novas espécies de acordo com técnicas de plantio e manejo agroflorestal. - Realizar visitas acompanhadas externas a casa à ambientes de produção de conhecimento. - Oferecer aos agregados e funcionários uma alimentação de qualidade e produzida de maneira agroecológica. - Auxiliar na independência alimentar da instituição como um todo, aproveitando as áreas agricultáveis da casa. - Construir uma composteira para a Casa. |
LocalidadeAtendida |
Casa do Acolhimento Viçosa MG |
PessoasAtendidas |
145 |
PessoasAtendidasPorMes |
145 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36592 |
CodigoLancamento |
50521 |
NumeroRegistro |
PRJ-046/2017 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NOS PRIMEIROS MIL DIAS DE VIDA: PROMOVE... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RAQUEL MARIA AMARAL ARAUJO (Coordenador, 01/03/2017 a 30/11/2018), PATRICIA FELICIANO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2018), MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2018), GIULIA GONÇALVES PENA (Bolsista PIBEX, 01/03/2017 a 30/11/2017) |
DataInicio |
2017-03-01 |
DataTermino |
2017-11-30 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Realizar ações de promoção e apoio à alimentação saudável nos primeiros mil dias de vida com gestantes e mães frequentadoras da Policlínica e do Setor de Imunização do município de Viçosa, MG. |
PalavrasChave |
Aleitamento Materno, Saúde Materna, Saúde Infantil |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES O trabalho com as gestantes e nutrizes seguirá as propostas da "Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil" no que se refere ao incentivo ao aleitamento materno nas unidades básicas de saúde no pré-natal (MS, 2004,22-23p), a de Lana e Lamounier (2009: 9-12) sobre "O que se deve abordar na sala de reuniões". As ações tanto com as gestantes como com as nutrizes serão conduzidas seguindo a mesma estratégia, definida por atividades de "sala de espera". O território da sala de espera é o lugar onde os clientes aguardam o atendimento dos profissionais de saúde (TEIXEIRA, VELOSO, 2006). É um espaço popular, onde aparecem subjetivações como expressões, vivências, espontaneidade e senso comum, e o profissional de saúde pode aproveitar esse espaço para dialogar com o público sobre temas de interesse(TEIXEIRA, VELOSO, 2006) . No Setor de Imunização as atividades de "sala de espera" ocorrerão enquanto as mães esperam pelo atendimento para o teste do pezinho ou para a vacinação da criança. As mães serão abordadas sobre a situação da alimentação atual da criança, e para isso será utilizado o formulário de investigação dos marcadores do aleitamento materno e do consumo alimentar nos dois primeiros anos de vida (BRASIL, 2015). Em seguida, as mães serão orientadas com base na situação alimentar verificada e conforme as dúvidas por elas levantadas. A estratégia educacional utilizada será o diálogo individualizado, e como recursos instrucionais serão utilizados álbum seriado e folhetos informativos com figuras e linguagem adequadas ao público-alvo já confeccionados. O álbum contempla os seguintes temas: benefícios da amamentação para a díade mãe-bebê, diferenças entre leite materno, fórmula infantil e leite de vaca, processo fisiológico da produção do leite materno, amamentação em livre demanda, capacidade gástrica do bebê, posições para a amamentação e pega, prevenção e resolução dos problemas do mamilo, ordenha manual, mitos em relação à amamentação, entre outros. Os folhetos informativos tratam do manejo da amamentação e da alimentação saudável da criança nos dois primeiros anos de vida. Para os casos em que se detectar a necessidade de intervenção nutricional serão agendadas consultas com nutricionistas da Policlínica. No Setor de Pré-Natal as atividades de "sala de espera" ocorrerão enquanto as mães esperam pelo atendimento médico. As gestantes serão abordadas quanto às suas expectativas sobre a realização da amamentação, e àquelas que manifestarem desejo de amamentar serão trabalhados temas de preparação para a amamentação. Para as gestantes que manifestarem que não desejam amamentar serão trabalhadas as opções alimentares consideradas mais adequadas na ausência da amamentação. Também serão trabalhados temas referentes à nutrição e alimentação saudável na gestação e na lactação. As reuniões coletivas com as nutrizes ou gestantes serão realizadas periodicamente a depender da demanda das mesmas. Nesta atividade, a estratégia educacional seguirá os princípios da metodologia ativa, uma vez que, apoiando-se no pensamento de Paulo Freire (1975), a educação não pode ser uma prática de depósito de conteúdos sustentada na concepção de homens como seres vazios, mas sim uma prática de problematização dos homens em suas relações com o mundo. Serão utilizados materiais instrucionais para auxiliar na condução do processo educativo que sejam compatíveis com o perfil do grupo de forma a facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado tais como cartaz, jogos, vídeos. Para a monitoração dos marcadores de consumo alimentar das crianças menores de dois anos será utilizado o formulário de avaliação das práticas alimentares de crianças menores de dois anos atualmente adotado pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS, 2015). |
LocalidadeAtendida |
Gestantes atendidas no Setor de Pré-Natal da Policlínica e mães de crianças menores de dois anos fre |
PessoasAtendidas |
350 |
PessoasAtendidasPorMes |
150 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=50521 |
CodigoLancamento |
50567 |
NumeroRegistro |
PRJ-076/2017 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CELIB: CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIB... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
ANA LUISA BORBA GEDIEL (Coordenador, 10/01/2017 a 23/12/2017), LAILA DE PAULA SERAFIM (Bolsista PIBEX, 10/01/2017 a 23/12/2017), DRIELE DE FREITAS PARMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2017 a 23/12/2017), BEATRIZ VIEIRA MAGDALENO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2017 a 23/12/2017), GIOVANA BERBERT LUCAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2017 a 23/12/2017), JANAYNA AVELAR MOTTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2017 a 23/12/2017), ANDRÉ LUIS SANTOS DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2017 a 23/12/2017), CARLA REJANE DE PAULA BARROS CAETANO (Orientador, 10/01/2017 a 23/12/2017), RICARDO SOUSA ESTEVES FILHO (Estagiário, 10/01/2017 a 23/12/2017), ISABELLE DE ARAUJO LIMA E SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2017 a 23/12/2017), SIRLARA DONATO ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2017 a 23/12/2017), SHEILA SILVA DE FARIAS XISTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2017 a 23/12/2017) |
DataInicio |
2017-01-10 |
DataTermino |
2017-12-23 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
Realizar cursos de LIBRAS para a comunidade universitária e da Zona da Mata Mineira, proporcionando o ensino e aprendizagem de uma língua que auxiliará a inclusão social das pessoas surdas e a preparação dos futuros professores e profissionais das diferentes áreas do conhecimento na atuação inclusiva, contemplando a área educacional e social. |
PalavrasChave |
LIBRAS, Ensino de segunda língua, formação inicial de professores |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
O presente projeto tem as seguintes metas a serem alcançadas: Sensibilização da comunidade viçosense para o ensino e aprendizagem e uso da LIBRAS no contexto social e escolar, Desenvolvimento dos aspectos culturais e linguísticos que envolvem as Comunidades Surdas e as Línguas de Sinais, Preparação dos graduandos para a comunicação de forma eficiente e trocas de conhecimentos com pessoas Surdas a partir da continuidade no CELIB, Formação dos acadêmicos da UFV participantes do programa para um olhar crítico-reflexivo em relação à inclusão social e escolar, Conhecimento da LIBRAS em diferentes níveis para a interação com pessoas surdas, Desenvolvimento de Oficinas de Libras, Cursos de formação de professores oferecidos aos professores da UFV e outras instituições públicas e privadas como formação inicial e continuada, Aplicação de dois questionários de avaliação aos alunos matriculados nos cursos. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
70 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=50567 |
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