CodigoLancamento |
48938 |
NumeroRegistro |
PRJ-003/2017 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CULTURA POPULAR: PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCO... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
MARIA DAS GRAÇAS MIRANDA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), MARIA ROSÂNIA LOPES DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE (Coordenador, 01/11/2016 a 20/12/2017), IVANETE MACEDO DE FREITAS (Bolsista PROCULTURA, 01/11/2016 a 20/12/2017), LIVIA MARA DE OLIVEIRA LARA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), ROMUALDO JOSÉ DE MACÊDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), MARCIO GOMES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), ALESSANDRA JOSÉ DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017), CARINA RIBAS MONTEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 20/12/2017) |
DataInicio |
2016-11-01 |
DataTermino |
2017-12-20 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
: resgate da cultura popular sobre Plantas Medicinais e práticas de auto condução da saúde junto a comunidade da EFA-Puris e às suas comunidades, visando a valorização e re significação dos saberes, a divulgação das práticas saudáveis de qualidade de vida e ambiental, o bem-estar da comunidade escolar e o ensino aprendizagem das Ciências da Natureza de modo contextualizado, significativo e artístico. |
PalavrasChave |
cultura popular na escola, saberes tradicionais e conhecimento científico, plantas medicinais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
-pesquisa etnoecológica, etnofarmacológica e etnobotânica, -Oficinas de formação, -Rodas de Conversa -Encontros de Partilha de Conhecimentos |
LocalidadeAtendida |
comunidades da zona rural do município de Araponga/MG |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=48938 |
CodigoLancamento |
49054 |
NumeroRegistro |
PRJ-178/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IDENTIFICAÇÃO, RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES COMEMOR... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
ANGELA CRISTINA OLIVEIRA STRINGHETA (Coordenador, 27/05/2016 a 15/12/2022), SEBASTIAO LOPES DE FARIAS SOBRINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/05/2016 a 15/12/2020), EDUARDO EUCLYDES DE LIMA E BORGES (Comissão Coordenadora, 27/05/2016 a 15/12/2020), ANTONIO CARLOS RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/05/2016 a 15/12/2020), GUSTAVO SOARES SABIONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/05/2016 a 15/12/2020), GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Comissão Coordenadora, 27/05/2016 a 15/12/2022), TETUO HARA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/05/2016 a 15/12/2020) |
DataInicio |
2016-05-27 |
DataTermino |
2022-12-15 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Iniciativa da Associação dos Ex-Alunos da UFV, em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal e de Fitotecnia. Facilitar a localização e visualização das arvores pelos ex-alunos, Permitir o acesso as informações das arvores pelo ex-aluno e comunidade em geral, Facilitar a localização das árvores nos diversos arboretos do Campus, Contribuir para o acervo patrimonial e histórico do Campus, Prover um relatório do trabalho sobre as resgate das arvores de formatura, fazendo sua divulgação entre os alunos da UFV, das diversas áreas de conhecimento, estimulando a pesquisa multidisciplinar sobre as mesmas, Contribuir para a missão e valorização da instituição no que diz respeito à conservação ambiental do Campus. |
PalavrasChave |
árvores do campus, árvores de formatura, ex-alunos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Levantamento das árvores, Identificação de especies, Localização identificação das placas de formatura, Plantio de mudas das arvores que morreram ou não localizadas, Colocação de placas não localizadas e, ou, destruídas pela ação do tempo e vandalismo. |
LocalidadeAtendida |
Campus Universitário |
PessoasAtendidas |
26000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=49054 |
CodigoLancamento |
62593 |
NumeroRegistro |
PRJ-059/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONSOLIDAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NO MU... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
KENNEDY SOUSA CÂNDIDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), MARIA ALINE DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 31/12/2019), PABLO PEREIRA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), PRISCILA HERDY PORTUGAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), NADIA DUTRA DE SOUZA (Comissão Coordenadora, 01/03/2019 a 31/12/2019), FERNANDA APARECIDA SILVA (Coordenador, 01/03/2019 a 31/07/2019), JACQUELINE SANCHO PEREIRA LOURENÇO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), ADRIANA DE PAULA ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), ANA PAULA DE FREITAS ALTOÉ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), REGIANE SOUZA MONTEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), VICTOR LUIZ ALVES MOURAO (Coordenador, 01/08/2019 a 31/12/2019), LUCIANA ALVES DA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 19/08/2019), JEANE SILVA LOURO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019) |
DataInicio |
2019-03-01 |
DataTermino |
2019-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Objetivo Geral Dar continuidade a implantação e consolidação da coleta seletiva em espaços de formação, utilizando-os como pólos de disseminação sobre a importância dessa ação no município de Viçosa-MG. Objetivos Específicos %u25CF Promover um processo de educação ambiental dentro dos espaços de formação, como as instituições educacionais e os espaços de educação formais e não formais, %u25CF Sensibilizar a comunidade dos espaços de formação sobre a importância da realização da coleta seletiva e do trabalho das catadoras, %u25CF Contribuir para que haja melhorias na coleta seletiva no município de Viçosa, %u25CF Dar visibilidade às associações de catadores da cidade: ACAMARE e ACAT, %u25CF Geração de trabalho e renda às associações das catadoras através de melhorias na coleta seletiva nesses espaços de formação e na comunidade, na qual estão inseridos, %u25CF Permitir aos estagiários do projeto a troca de conhecimentos e experiências com a comunidade dos espaços de formação através das ações extensionistas deste projeto, %u25CF Contribuir para que os espaços de formação cumpram seu papel em formar cidadãos críticos e conscientes, %u25CF Seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010 (PNRS), na qual os cidadãos são responsáveis pelos resíduos gerado, %u25CF Promover a problematização da coleta seletiva realizada em Viçosa e o trabalho das Associações de Catadoras presentes no município, %u25CF Participação em eventos externos de acordo com as necessidades e demandas, entre eles, Semana do Fazendeiro, Ciência na Praça, além de outros espaços, %u25CF Realização de visitas semanais nas associações: ACAT e ACAMARE. |
PalavrasChave |
coleta seletiva, espaço de formação, Viçosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reunião com a equipe administrativa das escolas para dar continuidade com as ações do projeto, Realização de espaços de formação com a equipe administrativa e de limpeza, estudantes e docentes das escolas sobre o projeto e como é a coleta seletiva em Viçosa, Realização de espaços de formação com os professores para que sejam sugeridas e discutidas metodologias de educação ambiental, Promoção de mostras fotográficas dentro das escolas com fotos detido o percurso do resíduo gerado no local, da escola até a comercialização pelos catadores, Visitas técnicas às associações de catadores, Elaboração de relatórios e registro fotográfico de todas as ações, Divulgação das atividades executadas no site e rede social do Projeto Interação, Redação de artigo sobre a metodologia utilizada neste projeto e os resultados obtidos para publicação, Realização de reunião semanal da equipe do projeto para discutir ações realizadas e fazer planejamento das seguintes, Apresentação dos vídeos e spots produzidos pela equipe do projeto sobre o trabalho das associações de catadores, Acompanhamento nas escolas para verificação das condições da coleta seletiva. |
LocalidadeAtendida |
Escolas, Centros Educacionais, Espaços de formação formais e não formais, museus, entre outros. |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62593 |
CodigoLancamento |
62619 |
NumeroRegistro |
PRJ-161/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS C... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS (Coordenador, 01/03/2019 a 01/11/2019), FILIPE PEIXOTO SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 01/11/2019), GABRIEL COSTA PÚBLIO (Estagiário, 01/03/2019 a 01/11/2019), ADEMIR MARTINS LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 01/11/2019), GABRIEL NETTO ARAÚJO (Estagiário, 01/03/2019 a 01/11/2019), JOÃO KLEBER DAMASCENO COUTINHO (Estagiário, 01/03/2019 a 01/11/2019), ISABELA LEÃO PONCE PASINI (Comissão Coordenadora, 01/03/2019 a 01/11/2019), JHONNY HENRIQUE MARTINS DA SILVA MUNIZ (Estagiário, 01/03/2019 a 01/11/2019), MARIA EDUARDA DAHOUI BOA VISTA (Estagiário, 01/03/2019 a 01/11/2019) |
DataInicio |
2019-03-01 |
DataTermino |
2019-11-01 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Realizar atividades educadoras na EFA-Puris a partir do trabalho prático com o bambu, que envolva os/as educandos/as e educadores/as, de forma integrada às disciplinas da escola, facilitando o aprendizado teórico por meio das atividades práticas, possibilitando a formação diferenciada dos educandos e outros participantes do projeto, tornando-os mais conscientes da possibilidade de usos nobres do bambu. |
PalavrasChave |
Educação, Ba, Trabalho |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Realização de 1 seminário de planejamento com a coordenação da EFA, bolsista, orientador e equipe voluntária, 2- Reuniões de planejamento quinzenais com as educadoras (na segunda parte do projeto quando os colmos já estiverem prontos), 3- Elaboração do plano pedagógico das atividades inseridas às disciplinas, 4- Desenvolvimento de projetos modelo adequados as condições regionais (varandas, galinheiro móvel, casa de vegetação, estufim), 5- Execução de 1 projeto modelo juntamente com a coordenação da EFA, 6-Confeccao de maquetes permanentes usadas como material pedagógico, 7- Realização de 10 (dez) oficinas de construção, 8- Realização de 5 (cinco) avaliações das oficinas com a equipe parceira, 9- Doação de 20 mudas de bambu para comunidades de Araponga, Viçosa e região, 10-Realização de 10 módulos (colheita, tratamento e montagem) de cursos de bioconstrução, 11- Reuniões semanais de planejamento e mutirões quinzenais com a equipe de voluntários, 12- Investigação científica sobre as técnicas de manejo, tratamento e técnicas construtivas que sejam práticas e replicáveis, |
LocalidadeAtendida |
EFA-Puris, ENEP |
PessoasAtendidas |
80 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62619 |
CodigoLancamento |
62649 |
NumeroRegistro |
PRJ-060/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO CINEMIRE: SOB UM OLHAR ANTROPOLÓGICO (3A. EDIÇÃO) |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MARIA LAURA NASCIMENTO TAVARES (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2019 a 31/12/2019), DOUGLAS MANSUR DA SILVA (Coordenador, 01/03/2019 a 31/12/2019) |
DataInicio |
2019-03-01 |
DataTermino |
2019-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo) |
Objetivo |
O projeto "CineMIRE" propõe para a comunidade escolar da rede pública de Viçosa a exibição e o debate de filmes independentes com o objetivo de estabelecer o diálogo entre a arte do cinema e temas que tange o currículo escolar da sociologia1, como, relações de trabalho, cidadania, relações raciais, gênero, diversidade cultural, desigualdades sociais, dentre outros, a partir dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) da disciplina. Além disso, propõe oficinas de fotografia para estudantes da rede pública de ensino com o intuito de estimular o olhar potencialmente estético e artístico para as relações sociais através da fotografia |
PalavrasChave |
Cinema, Etnografia, Fotografia |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades do projeto que serão desenvolvidas são exibição e debate de filmes e oficinas de fotografia. Os debates e as oficinas serão guiados por metodologias ativas que visam a comunicação, interação e reflexões coletivas sobre os temas apresentados, como, a dinâmica Mate com Prosa, Matriz de Sistematização, Análise Conjunta de Conjuntura, dentre outras. Através dessas metodologias a intensão é gerar discussões para a construção coletiva de conhecimentos, ou seja, a partir de argumentos teóricos, experiências, questionamentos das pessoas que participarão das atividades elaborar maneiras de observar e refletir sobre aspectos presentes na sociedade. Com essas metodologias é possível articular os conhecimentos acadêmicos e conhecimentos não acadêmicos em um compromisso com a reflexão e a transformação da realidade social ao executar as atividades propostas. Dessa forma, os conhecimentos produzidos afetam tanto a Universidade quanto a Comunidade. |
LocalidadeAtendida |
Estudantes das escolas públicas e Viçosa/MG |
PessoasAtendidas |
810 |
PessoasAtendidasPorMes |
90 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62649 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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