CodigoLancamento |
26032 |
NumeroRegistro |
PRJ-071/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM N... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
LUCIENE MUNIZ BRAGA (Orientador, 01/12/2011 a 30/12/2014), MARISA DIBBERN LOPES CORREIA (Coordenador, 01/12/2011 a 30/12/2014), PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 30/12/2013), MARA RUBIA MACIEL CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 30/12/2013), LUANA VIEIRA TOLEDO (Orientador, 01/12/2011 a 30/12/2015), ANA CAROLINA AMARAL DE SAO JOSE PERRONE (Orientador, 16/10/2012 a 20/01/2014), MARIA EDUARDA FERREIRA NOVAIS (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 30/12/2015), ELIANA AMARO DE CARVALHO CALDEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 02/02/2012), WILLIANS GUILHERME DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 30/12/2013), BÁRBARA DE SÁ MENEZES TEIXEIRA (Bolsista PIBEX, 01/12/2011 a 30/12/2013), GABRIELA REZENDE MOREIRA NEIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2013 a 31/12/2013), JHONATHAN LUCAS ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 30/12/2013), THAIZY VALÂNIA LOPES SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 30/12/2013), GIAN BATISTA CARMO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 30/12/2014) |
DataInicio |
2011-12-01 |
DataTermino |
2015-12-30 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
- Contribuir com a construção e implementação da SAE pela equipe de enfermagem do Hospital São Sebastião. - Implementar um programa de capacitação para enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem que subsidie a implementação da SAE. - Fortalecer e valorizar o cuidado de enfermagem, agregando avanços à enfermagem do Hospital São Sebastião. - Contribuir para uma assistência de enfermagem qualificada. |
PalavrasChave |
Sistematização da Assistência de Enfermagem, Enfermagem, Taxonomias |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1º momento: 1- Reunião com a equipe de enfermagem apresentação do projeto de extensão, 2- Grupos focais - conhecer a realidade da Instituição, a missão, os objetivos e a clientela atendida pelo serviço. Bem como analisar os pontos de apoio e resistência à implantação da SAE, 3- Oficinas e dinâmicas de grupo - verificar o conhecimento prévio da equipe com relação à SAE, identificar as expectativas em relação à implementação da mesma, 4 Relatórios - grupos focais, oficinas e dinâmicas de grupo realizados pela equipe de trabalho que sofrerão análise em reuniões do grupo de extensão. 2º momento: 1- Reunião com a equipe de enfermagem - elaborar o programa de capacitação de acordo com os temas propostos pelo projeto de extensão e por outros temas e/ou problemas levantados nos grupos focais, oficinas e dinâmicas de grupo, 2 Avaliar junto à equipe de enfermagem dias e horários para realização das oficinas de estudos, 3 - Coordenar as atividades das oficinas de estudo, discutindo junto à equipe do projeto de extensão as atividades a serem realizadas em cada oficina com o objetivo de trazer conhecimentos teóricos para os participantes, Nas oficinas serão norteadas pelo uso de metodologias ativas, grupos de discussão, discussão de artigos científicos relacionados aos temas e aulas expositivas sobre os seguintes temas: 1. Legislação em enfermagem para exercício profissional, 2. Concepções teóricas, 3. Justificativa, Finalidades, Vantagens e dificuldades da implantação da SAE, 4. Principais Teorias de Enfermagem e discussão sobre a aplicabilidade em cada unidade da Instituição, 5. Processo de enfermagem, Taxonomias de Enfermagem: Taxonomia NANDA-I - Diagnóstico de Enfermagem (2009/2011), 6. Taxonomia NIC Classificação das Intervenções de Enfermagem, 7. Taxonomia NOC Classificação dos Resultados de Enfermagem, 8. CIPE (Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem). 9. Anamnese, exame físico e outros que o grupo julgar necessário ou forem evidenciados no primeiro momento. 3º momento: 1 - Grupos de discussão para escolha da teoria de enfermagem a ser utilizada de acordo com as características da clientela atendida, 2 - Discutir e elaborar os instrumentos/impressos a serem utilizados na primeira etapa do PE (histórico de enfermagem), de acordo com a teoria de enfermagem escolhida. |
LocalidadeAtendida |
Equipe de enfermagem do Hospital São Sebastião - Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26032 |
CodigoLancamento |
26382 |
NumeroRegistro |
PRJ-168/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ELABORAÇÃO DE UM CATÁLOGO VIRTUAL TRIDIMENSIONAL SOBRE VERTE... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
PEDRO SEYFERTH RIBEIRO ROMANO (Coordenador, 13/02/2012 a 13/01/2013), ISADORA GERHEIM DE VASCONCELLOS MOREIRA (Bolsista PIBEX, 13/02/2012 a 12/01/2013), ORLANDO NELSON GRILLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/02/2012 a 13/01/2013), SERGIO ALEX KUGLAND DE AZEVEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/02/2012 a 13/01/2013), PEDRO SEYFERTH RIBEIRO ROMANO (Orientador, 13/02/2012 a 13/01/2013) |
DataInicio |
2012-02-13 |
DataTermino |
2013-01-13 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Financiamento: bolsa PIBEX/UFV. Os objetivos específicos são: - Reformular o conteúdo da página do MZUFV, com a inclusão do catálogo com arquivos 3D. Destaca-se que o orientador será o responsável pela atualização da página do MZUFV e que possui conhecimento de linguagem XHTML utilizando CSS (folha de estilo). Em paralelo ao desenvolvimento do presente projeto de PIBEX, o orientador estará construindo uma nova página para o MZUFV. - Apresentar os resultados em eventos de pesquisa e extensão, detalhando a metodologia aplicada e disseminando o conhecimento sobre a utilização deste tipo de ferramenta. - Realizar oficinas e cursos a fim de capacitar mais pessoas (estagiários e alunos vinculados ao MZUFV e a UFV) para utilização desse tipo de tecnologia. - Divulgar internamente na UFV essa linha de pesquisa e extensão a fim de estimular outros departamentos a desenvolverem iniciativas similares. - Expandir conhecimento gerado dentro da UFV para o público não-universitário, através de um meio de comunicação acessível. |
PalavrasChave |
Zoologia, Museu, Exposição |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1) Levantamento de espécimes: Consiste no trabalho de seleção dos exemplares provenientes das coleções e da exposição do MZUFV a serem digitalizados tridimensionalmente para o catálogo. Os critérios para tal seleção são: a avaliação técnica sobre a possibilidade de criar bons modelos 3D, a relevância científica da espécie (p. ex.: se corresponder a uma espécie rara e/ou ameaçada de extinção) e o interesse popular. 2) Treinamento do bolsista: O treinamento envolve assimilação e adequação do protocolo de digitalização 3D dos exemplares utilizando o programa 3D SOM Pro versão 3.1. 3) Digitalização 3D dos espécimes: Será realizado logo após o treinamento do bolsista e o levantamento preliminar de exemplares a que serão digitalizados. O bolsista será o principal encarregado por digitalizar os espécimes. 4) Organização das informações: Uma vez digitalizado um espécime, as informações sobre o exemplar e sua espécie serão efetuadas seguindo os metadados definidos anteriormente. Esta etapa consiste em uma atividade concomitante ao trabalho de digitalização 3D dos exemplares. 5) Criação do catálogo sobre as espécies: Corresponde à organização do resultado final das duas atividades descritas anteriormente. Trata-se do produto final a ser disponibilizado para o público alvo do projeto. 6) Atividades de divulgação: Espera-se que ao longo do projeto (e ao final do mesmo) a iniciativa seja divulgada no meio acadêmico. Assim, espera-se a participação da equipe em eventos organizados na UFV ou mesmo em palestras, seminários, simpósios ou congressos. Além disso, poderão ser realizados workshops internos para divulgação entre o pessoal (estudantes, colaboradores e funcionários) do MZUFV. |
LocalidadeAtendida |
Qualquer pessoa conectada na WWW. |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26382 |
CodigoLancamento |
26383 |
NumeroRegistro |
PRJ-055/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
A DIVULGAÇÃO DA UNIVERSIDADE COMO FOMENTO AO ACESSO DE ALUNO... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
RAFAEL GUSTAVO RIGOLON DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/02/2012 a 31/12/2012), LEANDRO LICURSI DE OLIVEIRA (Coordenador, 27/02/2012 a 31/12/2012), MARCÍLIO GOMES DA SILVA (Bolsista PIBEX, 03/08/2012 a 31/12/2012), MARCÍLIO GOMES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/02/2012 a 02/08/2012), ISABELA BERBERT DA GUIA (Bolsista PIBEX, 27/02/2012 a 02/08/2012) |
DataInicio |
2012-02-27 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Orientar e auxiliar estudantes de Ensino Médio de escolas da rede pública de Viçosa e região, de modo a mostrar um pouco da realidade da Universidade, oportunidades e desafios da vida acadêmica. Promover esclarecimentos sobre os processos seletivos de modo a aumentar o acesso às Universidades Públicas, bem como apresentar a dinâmica destes processos. Aproximar a realidade universitária da vida dos estudantes, futuros universitários. |
PalavrasChave |
apoio estudantil, vida universitária, acesso à universidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Promover palestras sobre: - Formas de ingresso na UFV (PASES e ENEM), - Vida universitária e apoios (Bolsa atividade, PIBID, PIBIC, alojamento), - Oportunidades na UFV (estágios, Empresas Juniores, Intercâmbios), Aplicar dinâmicas para esclarecimento das dúvidas, Realizar de pesquisa com os alunos para saber o grau de informação sobre a UFV. |
LocalidadeAtendida |
Alunos de ensino médio de escolas públicas da região de Viçosa |
PessoasAtendidas |
3000 |
PessoasAtendidasPorMes |
300 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26383 |
CodigoLancamento |
1433 |
NumeroRegistro |
PRJ-162/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO PEDALA FLORESTAL: O CICLISMO COMO ATIVIDADE EXTRA-CU... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
LEONARDO MATEUS TEIXEIRA DE REZENDE (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2016), PEDRO HENRIQUE VIANA CAMPOS (Bolsista PIBEX, 01/08/2015 a 31/12/2016), LUCAS ROGÉRIO DOS REIS CALDAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2010 a 31/12/2013), JENNIFER CAROLINE DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), CINTIA JAQUELINE GONÇALVES DE JESUS (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 31/12/2012), EMANUEL DE ALMEIDA LIMA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 30/11/2015), MAYSA ARAUJO DE CARVALHO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI (Coordenador, 08/01/2010 a 31/12/2016), AFONSO TIMAO SIMPLICIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2016), MATEUS BOTELHO VIEIRA (Bolsista PIBEX, 02/02/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2010-08-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Proporcionar aos alunos do município de Florestal (Minas Gerias) a vivência prática do ciclismo como atividade extra-curricular para o auxílio na formação de cidadãos mais saudáveis e responsáveis. %u2022 Formar jovens conscientes pela educação para o trânsito %u2022 Proporcionar aos jovens do município de Florestal uma atividade esportiva de Lazer %u2022 Melhorar a qualidade de vida dos jovens através da atividade física sistematizada e/ou lúdica %u2022 Tentar conscientizar a população na opção da bicicleta como meio de transporte saudável e mais ecologicamente correto %u2022 Criar oficinas de reparo de bicicletas favorecendo a formação técnico-profissionalizante dos jovens. |
PalavrasChave |
Atividade Física, Saúde, Qualidade de Vida |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Será organizada a escola de aprendizagem de ciclismo com aulas práticas 3x por semana com duração de 1h. Esta aula será realizada na pista de Bicicross do Município de Florestal e na Universidade Federal de Viçosa Campus de Florestal. Os alunos interessados em participar do programa, deverão procurar a Secretaria de Educação do município e se inscrever no mesmo. |
LocalidadeAtendida |
Florestal / MG |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
120 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1433 |
CodigoLancamento |
21384 |
NumeroRegistro |
PRJ-046/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AMANHECER DA ESPERANÇA: ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM UMA INSTIT... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), PAULA TERESINHA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2011 a 02/01/2012), PÂMELA DAS GRAÇAS MARTINS DE MELLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), JUSSARA ZANETTI (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 02/01/2012), CRISTINA DO CARMO CUPERTINO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), PAULA TERESINHA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), JUSSARA ZANETTI (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 30/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Desenvolver um projeto pedagógico visando o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral das crianças e adolescentes residentes na Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer, - Auxiliar na construção do Projeto Político Pedagógico da instituição, - Promover atividades de capacitação dos cuidadores sociais da Casa. |
PalavrasChave |
infância, adolescência, educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades irão depender das necessidades levantadas a partir do Plano Individual de Atendimento, portanto estas não podem ser previamente definidas, mas, num primeiro momento, pode-se adiantar que levarão em conta: as disciplinas escolares com maior grau de dificuldade, atividades lúdicas, jogos, atividades culturais, produção de artesanato, de histórias, de pesquisas, conforme a idade e demanda em cada caso. Estas serão desenvolvidas levando em consideração o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social e, embora esteja previsto o acompanhamento individual, podem-se realizar atividades coletivas. As atividades devem ser divididas da seguinte forma, durante a semana: Acompanhamento individual a crianças e adolescentes, incluindo o Preenchimento do Plano Individual de Atendimento10 horas Atividades coletivas com as crianças e adolescentes2 horas Acompanhamento aos cuidadores sociais para capacitação e elaboração do Projeto Político Pedagógico3 horas Leitura e produção de material pedagógico5 horas Obviamente, este horário pode variar conforme a semana. Como atualmente são 15 crianças e adolescentes, pensou-se em um atendimento de 40 minutos para cada um, por semana. Mas tudo irá depender das necessidades encontradas durante o desenvolvimento do Projeto. É muito interessante, se for possível, realizar duplas, trios ou pequenos grupos para estas atividades. Talvez mais importante que as atividades desenvolvidas, seja o vínculo de confiança, atenção e apoio que se pretende criar com as crianças e adolescentes atendidos. Trata-se de um grupo que vivenciou grandes perdas afetivas, que pode apresentar muita dificuldade de relacionamento, convívio, justamente pela situação crítica em que se encontram. Daí a importância deste contato que deve evitar todo tipo de rotulação, estigmatização e primar pelo afeto, pelo cuidado, pela atenção e carinho. |
LocalidadeAtendida |
Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer |
PessoasAtendidas |
26 |
PessoasAtendidasPorMes |
26 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21384 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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