CodigoLancamento |
22775 |
NumeroRegistro |
PRJ-108/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MATEMÁTICA E DANÇA: CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO-AP... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA (Coordenador, 03/01/2011 a 30/12/2011), DENILSON JUNIO MARQUES SOARES (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2011), NARA CÓRDOVA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), MARISTELA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2011-12-30 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Objetivo Geral: - Proporcionar a um grupo de alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres e aos estudantes calouros do curso de Licenciatura em Matemática experiências de aprendizagem diversificadas e ricas que envolvam conteúdos de Matemática e um contato com técnicas de Dança. Objetivo Específico: - Oferecer a oportunidade de acesso ao conhecimento científico em que os conteúdos de Matemática sejam tratados de modo contextualizado, estabelecendo relações interdisciplinares, sempre que possível. - Resgatar valores sociais como o respeito mútuo e disciplina através da prática da dança, desenvolver o conhecimento corporal e suas potencialidades, buscando trabalhar habilidades físicas, mentais e emocionais. |
PalavrasChave |
Matemática, Dança, Ensino-aprendizagem |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
-Realizar Encontros de Matemática e Dança com os alunos atendidos pelo projeto. Estes encontros serão realizados 2 (duas) vezes por mês e ocorrerão sempre aos sábados na UFV. Neles serão propostas atividades que trabalham com o raciocínio lógico através da dança, além de fornecer apoio didático em Matemática, auxiliando na melhoria da qualidade de ensino. - Preparar materiais lúdicos e roteiros de estudo que envolvam conteúdos de matemática para serem trabalhados de modo contextualizado. - Organizar e promover visita ao Fernando Sabino para apreciação de um espetáculo de dança. Possibilitar aos alunos vivência artístico-cultural através da prática e apreciação de dança, através de vídeo e apresentações. |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22775 |
CodigoLancamento |
22945 |
NumeroRegistro |
PRJ-077/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
RÁDIO ITINERANTE: UMA MÍDIA COMUNITÁRIA PARA A VALORIZAÇÃO D... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
KATIA DE LOURDES FRAGA (Coordenador, 01/03/2011 a 30/12/2011), IAGO DE VARGAS MIRANDA (Bolsista PIBEX, 01/03/2011 a 30/12/2011), EDUARDO LOPES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), MONIZY AMORIM DA ROCHA BRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), RAYNAN AUGUSTO NUNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), ANA PAULA LOPES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), PATRÍCIA NOVATO MEIRELES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), VERÔNICA RASZL VALVERDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), CAMILA CHRISTIAN QUINTANA LEÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), ANA CAROLINA DE ALMEIDA COUTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), CIBELIH HESPANHOL TORRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), CAÍQUE VERLI DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), LUCAS GANDRA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011), THALITA DE OLIVEIRA FERNANDES PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/12/2011) |
DataInicio |
2011-01-03 |
DataTermino |
2011-12-30 |
LinhaExtensao |
Mídias |
Objetivo |
O projeto de extensão Rádio Itinerante: uma mídia comunitária para a valorização da cultura popular e da cidadania tem como objetivo geral dar continuidade as atividades da emissora comunitária, já criada pela equipe do projeto em São José do Triunfo. Trata-se de um meio de comunicação capaz de promover uma maior interação entre os membros da comunidade de São José do Triunfo, e entre eles e outras comunidades. Por meio dos programas radiofônicos, os integrantes podem difundir as atividades desenvolvidas no bairro, suas tradições e assuntos de interesse local, a partir das ações e debates promovidos pelos membros da comunidade, permitindo, assim, fomentar reflexões acerca da questão da cultura popular local e da cidadania. Dessa forma, esse canal de comunicação possibilita aos moradores de São José do Triunfo realizar discussões e incrementar suas atividades a partir da programação produzida por eles e para eles. |
PalavrasChave |
Rádio, Comunicação Comunitária, Cultura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
* oficinas de produção de programas (incluindo atividades de pauta, produção, reportagem, entrevista, apresentação de programas, etc) * discussões temáticas * Veiculação dos programas em espaços públicos |
LocalidadeAtendida |
São José do Triunfo |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22945 |
CodigoLancamento |
22989 |
NumeroRegistro |
PRJ-114/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
BIODIVERSIDADE DA ICTIOFAUNA DO TRECHO SUPERIOR DO RIO PARAN... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
RUBENS PAZZA (Coordenador, 01/04/2011 a 31/03/2015), KARINE FREHNER KAVALCO (Orientador, 01/04/2011 a 31/03/2015), PIERRE RAFAEL PENTEADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2011 a 31/03/2015), NATHAN PEREIRA LIMA AMORIM (Estagiário, 01/04/2011 a 01/12/2011), ERIC AZEVEDO CAZETTA (Estagiário, 01/04/2011 a 01/12/2011), DÊNIS GLAUBER DA SILVA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2011 a 01/12/2011), RODRIGO DESORDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2011 a 01/12/2011), WILLIAN LOPES DA SIVA (Bolsista PIBEX, 01/04/2011 a 28/02/2013), DINAÍZA ABADIA ROCHA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2011 a 31/07/2014), CAROLINY HELENA MOREIRA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2011 a 31/07/2014), ANA LAURA LIMA MULATI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2011 a 31/07/2014) |
DataInicio |
2011-04-01 |
DataTermino |
2015-03-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
A conservação da biodiversidade envolve muitas etapas, que passam pelo conhecimento da biodiversidade, avaliação da situação do meio ambiente na qual os organismos vivem e planos conservação de áreas degradadas e manejo de espécies ameaçadas. Tais propostas de conservação e manejo, entretanto, não são eficientes sem o apoio da população, que virá com o conhecimento acerca da biodiversidade local. Neste sentido, a presente proposta tem como objetivo principal realizar um levantamento da ictiofauna do trecho superior da bacia do rio Paranaíba, um importante formador do rio Paraná, elaborar um banco de DNA para futuros estudos com estas espécies, e tornar esta informação disponível para a comunidade em geral através de material didático, cursos e palestras. |
PalavrasChave |
biodiversidade, ictiofauna, divulgação científica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Coletas de exemplares Identificação taxonômica Análise dos dados Montagem e manutenção de banco de DNA Elaboração e distribuição de material didático Elaboração e proferimento de cursos e palestras Preparação de artigos Elaboração de relatório |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba e Região |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22989 |
CodigoLancamento |
23489 |
NumeroRegistro |
PRJ-140/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E O PROCESSO DE... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ANA LUISA BORBA GEDIEL (Coordenador, 12/04/2011 a 15/12/2011), STHEFANI LOTI PAIVA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/04/2011 a 15/12/2011), HUGO LUIZ GONZAGA HONÓRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/04/2011 a 15/12/2011), PATRICIA FARIA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/04/2011 a 15/12/2011), VITOR FERREIRA DAHER (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/04/2011 a 15/12/2011), VICTOR PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/04/2011 a 15/12/2011), KARINA GARCIA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/04/2011 a 15/12/2011) |
DataInicio |
2011-04-12 |
DataTermino |
2011-12-15 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Verificar as práticas pedagógicas para o ensino-aprendizagem de Ciências Exatas a fim de entender a relação entre os professores dessa área com a diversidade de alunos dentro de uma mesma sala de aula, enfocando o contexto da inclusão de pessoas surdas. Além disso, esse projeto visa o estudo e desenvolvimento de novas metodologias de ensino que ajudem no processo de inclusão desses alunos. |
PalavrasChave |
formação de professores, metodologias de ensino, educação de Surdos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Mapear as instituições públicas e privadas de Viçosa, MG, para obtenção de dados da situação social e educacional dos Surdos nesta cidade, - Aproximação com as pessoas surdas de Viçosa para conhecer melhor essa cultura, - Oferecer cursos de formação continuada, com o apoio do CELIB (Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais), para os professores da área de Ciências Exatas, - Promover, a partir desses cursos, debates para saber a opinião dos professores sobre a inclusão social e a preparação para essa realidade, - Pesquisar, aplicar, observar e divulgar teorias, metodologias e práticas pedagógicas, criadas a partir das experiências com esses alunos e professores dentro de sala de aula, - Ministrar aulas com as metodologias criadas a fim de verificar a compreensão do conteúdo por parte dos alunos e se essa metodologia foi válida, principalmente para os alunos surdos. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Ufeviana e Viçosense |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23489 |
CodigoLancamento |
1365 |
NumeroRegistro |
PRJ-149/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O CUIDADO À SAÚDE DO ADOLESCENTE NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA: |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ANDREIA PATRICIA GOMES (Coordenador, 03/01/2010 a 30/12/2010), ERICA TOLEDO DE MENDONCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), MARA RUBIA MACIEL CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), RODRIGO SIQUEIRA BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), CRISTINA MARIA GANNS CHAVES DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), DENISE CRISTINA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), ALESSANDRO LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), FERNANDO FONSECA DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), ELIANE INTERLANDI DA COSTA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/10/2010), ANDREIA PATRICIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/12/2010 a 31/12/2010), MARCIA VALERIA COLLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde da família |
Objetivo |
Objetivo Geral Desenvolver ações para a ampliação da qualidade do cuidado à saúde dos adolescentes residentes em áreas cobertas pela Estratégia de Saúde da Família no município de Viçosa. Objetivos Específicos Desenvolver ações que ampliem o cuidado de adolescentes residentes nas comunidades adscritas à UBSF de Nova Viçosa, São José do Triunfo, Santo Antonio II e São Sebastião, Identificar nas comunidades o perfil dos adolescentes com relação às variáveis idade, sexo, escolaridade, renda familiar, escolaridade de pai e mãe, tabagismo, etilismo, uso de drogas ilícitas, vida sexual, uso de estratégias de planejamento familiar e, conhecimentos sobre DST/HIV/AIDS. Identificar nas comunidades o que os adolescentes concebem como conceito de saúde e o que identificam como maiores problemas em seu bairro. Elaborar em parceria com a comunidade, a equipe da UBSF, a Secretaria Municipal de Saúde, a Coordenação do Programa de Saúde da Família e a UFV projetos específicos à saúde do adolescente das áreas supra mencionadas, de acordo com o diagnóstico de saúde estabelecido, Desenvolver nos estudantes da Disciplina a capacidade de seguir o método científico para a realização de projetos de intervenção social. - Desenvolver nos estudantes da Disciplina conceitos essenciais ao conhecimento do Sistema de Saúde no Brasil, a saber: SUS, APS, ESF, UBSF, território, cuidado, humanização, rede assistencial, promoção à saúde, educação em saúde. - Capacitar os estudantes na elaboração e execução de projetos de intervenção, visando à melhoria da qualidade de saúde da população. |
PalavrasChave |
cuidado, adolescente, estratégia saúde da familia |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Elaborar diagnóstico de saúde dos adolescentes cadastrados nas unidades de saúde da família de Nova Viçosa, São José do Triunfo, Santo Antonio II e São Sebastião, Coletar dados institucionais do cadastro das UBSF acerca dos adolescentes da área, Coletar dados da comunidade de adolescentes acerca de fatores e determinantes do processo saúde-doença-adoecimento, Elaborar as ações e estratégias de intervenção mais pertinentes a cada unidade, considerando as peculiaridades locais, Executar ações de promoção à saúde, Apresentar os resultados preliminares das ações executadas. |
LocalidadeAtendida |
Unidades Básicas de Saúde da Família (UB |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1365 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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