CodigoLancamento |
1382 |
NumeroRegistro |
PRJ-164/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM RIO PARANAÍ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
FLÁVIA REGINA PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), DIEGO ALVARENGA BOTREL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), RAIANE RIBEIRO MACHADO GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), FERNANDA MACHADO FREITAS (Coordenador, 01/10/2010 a 12/01/2011), FABRICIA QUEIROZ MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), DENISE DE PAIVA CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), THAMARA LÚCIA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), ICARO JUNIOR DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), GILSON DAVID LACERDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), CHRISTIANE LARA RODRIGUES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 12/01/2011), FERNANDA MACHADO FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2010 a 12/01/2011), CHRISTIANE LARA RODRIGUES FERREIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-01-01 |
DataTermino |
2011-12-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Desenvolver processos que assegurem a assimilação da Educação Alimentar como fator viabilizador de saúde e consequentemente qualidade de vida e desenvolvimento regional. |
PalavrasChave |
Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento de Pessoas, Educaçäo Alimentar |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
Palestras com professores das escolas da cidade de Rio Paranaíba visando provocar reflexões sobre a importância da Educação Alimentar como propulsora de qualidade de vida, Observação participativa do processamento dos alimentos em estabelecimentos que os produzam para número de peso familiar, Capacitar profissionais da área de alimentos para o uso de alimentos saudáveis e mais nutritivos, Desenvolver cartilha a ser entregue em todas as residências da região com orientações sobre Educação Alimentar. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
5000 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1382 |
CodigoLancamento |
22283 |
NumeroRegistro |
PRJ-020/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS DAS CLASSES OPRIMIDAS |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
ANGÉLICA MARTINS DA SILVA (Bolsista PIBEX, 02/02/2011 a 31/12/2011), TAYLLA CRISTINA DE PAULA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 31/12/2011), EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 02/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-02 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
Objetivo Geral - Formação de alunos de uma escola da periferia, de forma a fortalecer a concepção de que possuem a capacidade de mudar sua condição de oprimidos perante a sociedade. Objetivos Específicos- - Programar uma conscientização ao aluno sobre o poder de mudar de sua condição de oprimido - favorecer uma visão critica de alunos carentes, - diminuir a barreira simbólica entre universidade e comunidade. |
PalavrasChave |
Educação, Cidadania, Opressão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Atividades de pré-formação na Educação Crítica e Cidadã. Fabricação de livros sobre Educação Crítica. Sarau com os Pais e Alunos. Visitas ao Campus da UFV. Avaliação das atividades desenvolvidas. Elaboração de relatórios e de demais produções. Orientar as atividades propostas. |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Alice Loureiro - Viçosa - MG |
PessoasAtendidas |
25 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22283 |
CodigoLancamento |
22422 |
NumeroRegistro |
PRJ-040/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TOPONÍMIAS ETNOGRÁFICAS: DESCONSTRUINDO AS MARCAS INVISÍVEIS... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LEONARDO CIVALE (Coordenador, 01/01/2011 a 31/12/2013), EDSON SOARES FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2013), ANA CAROLINA SANTOS E SILVA (Bolsista PIBEX, 01/01/2011 a 31/12/2013), CARLA DE SOUZA ROCHA (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013), VICTOR CARNEIRO (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013), DIEGO INGRAN LOPES (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2011-01-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Esse trabalho pretende investigar e identificar os geônimos, referentes a Zona da Mata Mineira, mais especificamente de Viçosa e Teixeiras, atualizando-os com as características observadas no presente. Ressaltando ainda a importância dos geônimos no contexto brasileiro, em específico a Minas Gerais. Com o intuito de compreender a identidade desses lugares relacionando com a organização do espaço geográfico em seus aspectos históricos, econômicos, culturais e naturais. Busca-se também analisar a influência portuguesa, indígena e africana na configuração do território da Zona da Mata Mineira, ao longo do tempo. 1. Transcrever os vocábulos dos registros cartográficos da Zona da Mata Mineira Norte, cujo objetivo é identificar os verbetes e compreendê-los de acordo com as características observadas no presente. Nesta perspectiva, a releitura dos termos busca analisar a importância e as relações de produção do espaço, com ambiente de lutas. 2. Levantar, através da narrativa de moradores locais afro-descendentes (nativos e históricos), as categorias de articulação conceitual que apontam para as estruturas discursivas que delimitam significados de territorialidade, pertencimento e identidade coletiva. 3. Identificar formas de relações cotidianas de vizinhança entre moradores afro-descendentes, nativos e históricos, que estabelecem, reafirmam e renovam vínculos comunitários de solidariedade, comprometimento e de reação ao conflito étnico. 4. Mapear possíveis demandas vividas pelo segmento étnico acima referido no que diz respeito às necessidades de políticas públicas que interfiram nos processos de mudanças sócio-culturais, políticas e econômicas, tendo como parâmetro a valorização da ”memória social” como um ”corpo de conhecimentos” que racionaliza sobre alternativas importantes e viáveis de inclusão social e cultural de grupos afro-descendentes, de maneira que integrem às políticas públicas no espaço da cidade 5. Socializar publicamente o processo e os produtos da pesquisa em formato de livro, para distribuição gratuita em instituições escolares da região, promovendo ciclo de debates, tendo como mote o tema ”Inclusão e Memória Social, Territórios e Identidade Étnica”. |
PalavrasChave |
Toponímia, Memória, Zona da Mata Mineira |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O grupo se reunirá quinzenalmente para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas, trocas de experiências das atividades já realizadas e discussões a respeito dos textos de formação. Além disto, a visita e intervenções (oficinas, palestras, e organização de evento) na comunidade escolar ocorrerão uma vez a cada 30 dias, a fim da apresentação da temática abordada aos docentes e discentes. Acredita-se que este intervalo seja adequado, uma vez que, o projeto não visa atrapalhar a dinâmica inerente da escola. Neste sentido este intervalo é suficiente para se avaliar e programas as atividades a serem implementadas na escola. Agendamento e planejamento dos encontros com a comunidade escolar, com intuito de abordar os temas geradores para uma formação continuada: a) Oficinas aos discentes: Maio: Os topônimos e a Geohistória da Zona da Mata Mineira. Agosto: Diáspora africana e suas marcas na Zona da Mata Mineira. Novembro: Preparação, elaboração e publicização de um mini-dicionário etnográfico b) Ciclo de debates: Outubro: Quilombos: Territórios marginais ou Territorialidades invisíveis? |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha (Teixeiras) e a Escola Estadual Alice Loureiro (Viçosa) |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22422 |
CodigoLancamento |
22464 |
NumeroRegistro |
PRJ-080/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O PRINCIPIO EDUCATIVO DO TRABALHO NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCI... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS (Coordenador, 10/02/2011 a 10/12/2011), VANESSA ROSADO FERREIRA (Bolsista PIBEX, 10/02/2011 a 30/06/2011), JESSICA DE FREITAS LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/02/2011 a 10/12/2011), YOLANDA MAULAZ ELTETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/02/2011 a 10/12/2011), VANESSA DA LUZ VIEIRA (Bolsista PIBEX, 01/07/2011 a 10/12/2011), DIEGO GONZAGA DUARTE DA SILVA (Bolsista PROEXT, 10/02/2011 a 10/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-10 |
DataTermino |
2011-12-10 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Proporcionar apreensão e a sistematização do trabalho como uma prática educativa |
PalavrasChave |
Principio educativo do trabalho, Pedagogia da alternância, Atogestão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Seminários de formação dos bolsistas, Seminário de nivelamento com os sujeitos da EFA Paulo Freire, Cursos de formação dOs funadamentos da relaçao Trabalho e Educação Desenvolvimento de atividades e materias pedagógicos com vistas à integrar teoria e prática na pedagogia da alternânicia |
LocalidadeAtendida |
Acaiaca-Minas Gerais- Comunidade da EFA Paulo Freire |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22464 |
CodigoLancamento |
22612 |
NumeroRegistro |
PRJ-019/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARTE, CULTURA E LAZER: CAPOEIRA ALTERNATIVA RELEVANDO O SABE... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Bolsista - Outros, 01/02/2011 a 15/12/2011), MARIO ALINO BARDUNI BORGES (Coordenador, 01/02/2011 a 15/12/2011), TALITA TIENGO MARONO (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LAKSME NARAYANA OLIVEIRA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), BÁRBARA BATISTA PORTO (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LINA ARRUDA MENEZES (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LUCAS RAFAEL BIGARDI (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), PROSPERO BRUM PAOLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), ALBA PEDREIRA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), MARISTELA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), LUCIANO ESTEVES PELUZIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), EUNICE BITENCOURT BOHNENBERGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2025-12-15 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Divulgar, valorizar e tornar a prática da Capoeira acessível à comunidade viçosense, universitária e do COLUNI, re-significando-a, a fim de compreender sua história e ancestralidade, valorizando-a como manifestação cultural brasileira, desta forma relevando o saber e contribuindo para a educação no COLUNI. |
PalavrasChave |
Capoeira, Arte e Cultura, Lazer |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Treinos técnicos, físicos, ritímicos e musicais, cursos complemntares, debates teóricos, apresentação de filmes, cerimônia de graduação (Batizado). |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Viçosense, Universitária e do COLUNI |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22612 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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