PWG                          Fontes de Dados     Política de privacidade     Termos de Uso     Quem Somos     FAQ    

gov - CodigoLancamento:22283,NumeroRegistro:PRJ-020/2011,Tipo:Projeto,Titulo:FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS DAS CLASSES OPRIMIDAS,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Direitos Humanos e

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22283

NumeroRegistro

PRJ-020/2011

Tipo

Projeto

Titulo

FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS DAS CLASSES OPRIMIDAS

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

ANGÉLICA MARTINS DA SILVA (Bolsista PIBEX, 02/02/2011 a 31/12/2011), TAYLLA CRISTINA DE PAULA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 31/12/2011), EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 02/02/2011 a 31/12/2011)

DataInicio

2011-02-02

DataTermino

2011-12-31

LinhaExtensao

Grupos sociais vulneráveis

Objetivo

Objetivo Geral - Formação de alunos de uma escola da periferia, de forma a fortalecer a concepção de que possuem a capacidade de mudar sua condição de oprimidos perante a sociedade. Objetivos Específicos- - Programar uma conscientização ao aluno sobre o poder de mudar de sua condição de oprimido - favorecer uma visão critica de alunos carentes, - diminuir a barreira simbólica entre universidade e comunidade.

PalavrasChave

Educação, Cidadania, Opressão

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Atividades de pré-formação na Educação Crítica e Cidadã. Fabricação de livros sobre Educação Crítica. Sarau com os Pais e Alunos. Visitas ao Campus da UFV. Avaliação das atividades desenvolvidas. Elaboração de relatórios e de demais produções. Orientar as atividades propostas.

LocalidadeAtendida

Escola Estadual Alice Loureiro - Viçosa - MG

PessoasAtendidas

25

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22283


gov - CodigoLancamento:22422,NumeroRegistro:PRJ-040/2011,Tipo:Projeto,Titulo:TOPONÍMIAS ETNOGRÁFICAS: DESCONSTRUINDO AS MARCAS INVISÍVEIS...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Meio

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22422

NumeroRegistro

PRJ-040/2011

Tipo

Projeto

Titulo

TOPONÍMIAS ETNOGRÁFICAS: DESCONSTRUINDO AS MARCAS INVISÍVEIS...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

LEONARDO CIVALE (Coordenador, 01/01/2011 a 31/12/2013), EDSON SOARES FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2013), ANA CAROLINA SANTOS E SILVA (Bolsista PIBEX, 01/01/2011 a 31/12/2013), CARLA DE SOUZA ROCHA (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013), VICTOR CARNEIRO (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013), DIEGO INGRAN LOPES (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013)

DataInicio

2011-01-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Objetivo

Esse trabalho pretende investigar e identificar os geônimos, referentes a Zona da Mata Mineira, mais especificamente de Viçosa e Teixeiras, atualizando-os com as características observadas no presente. Ressaltando ainda a importância dos geônimos no contexto brasileiro, em específico a Minas Gerais. Com o intuito de compreender a identidade desses lugares relacionando com a organização do espaço geográfico em seus aspectos históricos, econômicos, culturais e naturais. Busca-se também analisar a influência portuguesa, indígena e africana na configuração do território da Zona da Mata Mineira, ao longo do tempo. 1. Transcrever os vocábulos dos registros cartográficos da Zona da Mata Mineira Norte, cujo objetivo é identificar os verbetes e compreendê-los de acordo com as características observadas no presente. Nesta perspectiva, a releitura dos termos busca analisar a importância e as relações de produção do espaço, com ambiente de lutas. 2. Levantar, através da narrativa de moradores locais afro-descendentes (nativos e históricos), as categorias de articulação conceitual que apontam para as estruturas discursivas que delimitam significados de territorialidade, pertencimento e identidade coletiva. 3. Identificar formas de relações cotidianas de vizinhança entre moradores afro-descendentes, nativos e históricos, que estabelecem, reafirmam e renovam vínculos comunitários de solidariedade, comprometimento e de reação ao conflito étnico. 4. Mapear possíveis demandas vividas pelo segmento étnico acima referido no que diz respeito às necessidades de políticas públicas que interfiram nos processos de mudanças sócio-culturais, políticas e econômicas, tendo como parâmetro a valorização da ”memória social” como um ”corpo de conhecimentos” que racionaliza sobre alternativas importantes e viáveis de inclusão social e cultural de grupos afro-descendentes, de maneira que integrem às políticas públicas no espaço da cidade 5. Socializar publicamente o processo e os produtos da pesquisa em formato de livro, para distribuição gratuita em instituições escolares da região, promovendo ciclo de debates, tendo como mote o tema ”Inclusão e Memória Social, Territórios e Identidade Étnica”.

PalavrasChave

Toponímia, Memória, Zona da Mata Mineira

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O grupo se reunirá quinzenalmente para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas, trocas de experiências das atividades já realizadas e discussões a respeito dos textos de formação. Além disto, a visita e intervenções (oficinas, palestras, e organização de evento) na comunidade escolar ocorrerão uma vez a cada 30 dias, a fim da apresentação da temática abordada aos docentes e discentes. Acredita-se que este intervalo seja adequado, uma vez que, o projeto não visa atrapalhar a dinâmica inerente da escola. Neste sentido este intervalo é suficiente para se avaliar e programas as atividades a serem implementadas na escola. Agendamento e planejamento dos encontros com a comunidade escolar, com intuito de abordar os temas geradores para uma formação continuada: a) Oficinas aos discentes: Maio: Os topônimos e a Geohistória da Zona da Mata Mineira. Agosto: Diáspora africana e suas marcas na Zona da Mata Mineira. Novembro: Preparação, elaboração e publicização de um mini-dicionário etnográfico b) Ciclo de debates: Outubro: Quilombos: Territórios marginais ou Territorialidades invisíveis?

LocalidadeAtendida

Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha (Teixeiras) e a Escola Estadual Alice Loureiro (Viçosa)

PessoasAtendidas

500

PessoasAtendidasPorMes

80

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22422


gov - CodigoLancamento:22464,NumeroRegistro:PRJ-080/2011,Tipo:Projeto,Titulo:O PRINCIPIO EDUCATIVO DO TRABALHO NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCI...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Trabalho,AreaTematica2:Edu

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22464

NumeroRegistro

PRJ-080/2011

Tipo

Projeto

Titulo

O PRINCIPIO EDUCATIVO DO TRABALHO NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCI...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Trabalho

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS (Coordenador, 10/02/2011 a 10/12/2011), VANESSA ROSADO FERREIRA (Bolsista PIBEX, 10/02/2011 a 30/06/2011), JESSICA DE FREITAS LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/02/2011 a 10/12/2011), YOLANDA MAULAZ ELTETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/02/2011 a 10/12/2011), VANESSA DA LUZ VIEIRA (Bolsista PIBEX, 01/07/2011 a 10/12/2011), DIEGO GONZAGA DUARTE DA SILVA (Bolsista PROEXT, 10/02/2011 a 10/12/2011)

DataInicio

2011-02-10

DataTermino

2011-12-10

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

Proporcionar apreensão e a sistematização do trabalho como uma prática educativa

PalavrasChave

Principio educativo do trabalho, Pedagogia da alternância, Atogestão

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Seminários de formação dos bolsistas, Seminário de nivelamento com os sujeitos da EFA Paulo Freire, Cursos de formação dOs funadamentos da relaçao Trabalho e Educação Desenvolvimento de atividades e materias pedagógicos com vistas à integrar teoria e prática na pedagogia da alternânicia

LocalidadeAtendida

Acaiaca-Minas Gerais- Comunidade da EFA Paulo Freire

PessoasAtendidas

40

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22464


gov - CodigoLancamento:22612,NumeroRegistro:PRJ-019/2012,Tipo:Projeto,Titulo:ARTE, CULTURA E LAZER: CAPOEIRA ALTERNATIVA RELEVANDO O SABE...,AreaCNPQ:,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22612

NumeroRegistro

PRJ-019/2012

Tipo

Projeto

Titulo

ARTE, CULTURA E LAZER: CAPOEIRA ALTERNATIVA RELEVANDO O SABE...

AreaCNPQ

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Bolsista - Outros, 01/02/2011 a 15/12/2011), MARIO ALINO BARDUNI BORGES (Coordenador, 01/02/2011 a 15/12/2011), TALITA TIENGO MARONO (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LAKSME NARAYANA OLIVEIRA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), BÁRBARA BATISTA PORTO (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LINA ARRUDA MENEZES (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LUCAS RAFAEL BIGARDI (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), PROSPERO BRUM PAOLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), ALBA PEDREIRA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), MARISTELA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), LUCIANO ESTEVES PELUZIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), EUNICE BITENCOURT BOHNENBERGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2025-12-15

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

Divulgar, valorizar e tornar a prática da Capoeira acessível à comunidade viçosense, universitária e do COLUNI, re-significando-a, a fim de compreender sua história e ancestralidade, valorizando-a como manifestação cultural brasileira, desta forma relevando o saber e contribuindo para a educação no COLUNI.

PalavrasChave

Capoeira, Arte e Cultura, Lazer

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Treinos técnicos, físicos, ritímicos e musicais, cursos complemntares, debates teóricos, apresentação de filmes, cerimônia de graduação (Batizado).

LocalidadeAtendida

Comunidade Viçosense, Universitária e do COLUNI

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22612


gov - CodigoLancamento:22614,NumeroRegistro:PRJ-066/2011,Tipo:Projeto,Titulo:CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO EDMU...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Educação,AreaTematica

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22614

NumeroRegistro

PRJ-066/2011

Tipo

Projeto

Titulo

CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO EDMU...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

HEVERTON AUGUSTO PEREIRA (Coordenador, 01/03/2011 a 31/12/2011), ADRIANO DA SILVA ANTÔNIO (Bolsista PIBEX, 01/03/2011 a 15/08/2011), GLAUCIA COUTINHO RAMOS D´ANTONINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011), EDMAR FERREIRA COTA (Bolsista PIBEX, 15/08/2011 a 31/12/2011)

DataInicio

2011-03-01

DataTermino

2011-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Com a aplicação de palestras e debates sobre a conscientização das formas de se economizar energia para os alunos da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, é esperado que estes consigam desenvolver a capacidade de julgar a melhor forma de se utilizar energia e o meio mais econômico. Esse projeto também visa mostrar a alunos carentes a importância dos meios acadêmicos a sociedade, podendo então enriquecê-los em conhecimento e motivá-los para que futuramente eles também queiram participar desse meio.

PalavrasChave

Economia de energia, Fontes Alternativas, Educação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Primeiramente criaremos um material didático que facilite a compreensão do uso da energia elétrica na sociedade e as formas de economizá-la. Depois de adquirido conhecimento sobre o tema proposto, esses alunos poderão aplicar tais conhecimentos ,contribuindo para redução do consumo de energia em suas casas e na sociedade em que vivem, estendendo assim o público atingido por esse projeto.

LocalidadeAtendida

Escola Municipal Ministro Edmundo Lins - Viçosa MG

PessoasAtendidas

650

PessoasAtendidasPorMes

80

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22614


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

Sobre nós

  • Fontes de Dados
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • FAQ
  • Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato