CodigoLancamento |
22283 |
NumeroRegistro |
PRJ-020/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS DAS CLASSES OPRIMIDAS |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
ANGÉLICA MARTINS DA SILVA (Bolsista PIBEX, 02/02/2011 a 31/12/2011), TAYLLA CRISTINA DE PAULA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 31/12/2011), EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 02/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-02 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
Objetivo Geral - Formação de alunos de uma escola da periferia, de forma a fortalecer a concepção de que possuem a capacidade de mudar sua condição de oprimidos perante a sociedade. Objetivos Específicos- - Programar uma conscientização ao aluno sobre o poder de mudar de sua condição de oprimido - favorecer uma visão critica de alunos carentes, - diminuir a barreira simbólica entre universidade e comunidade. |
PalavrasChave |
Educação, Cidadania, Opressão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Atividades de pré-formação na Educação Crítica e Cidadã. Fabricação de livros sobre Educação Crítica. Sarau com os Pais e Alunos. Visitas ao Campus da UFV. Avaliação das atividades desenvolvidas. Elaboração de relatórios e de demais produções. Orientar as atividades propostas. |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Alice Loureiro - Viçosa - MG |
PessoasAtendidas |
25 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22283 |
CodigoLancamento |
22422 |
NumeroRegistro |
PRJ-040/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TOPONÍMIAS ETNOGRÁFICAS: DESCONSTRUINDO AS MARCAS INVISÍVEIS... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LEONARDO CIVALE (Coordenador, 01/01/2011 a 31/12/2013), EDSON SOARES FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2013), ANA CAROLINA SANTOS E SILVA (Bolsista PIBEX, 01/01/2011 a 31/12/2013), CARLA DE SOUZA ROCHA (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013), VICTOR CARNEIRO (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013), DIEGO INGRAN LOPES (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2011-01-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Esse trabalho pretende investigar e identificar os geônimos, referentes a Zona da Mata Mineira, mais especificamente de Viçosa e Teixeiras, atualizando-os com as características observadas no presente. Ressaltando ainda a importância dos geônimos no contexto brasileiro, em específico a Minas Gerais. Com o intuito de compreender a identidade desses lugares relacionando com a organização do espaço geográfico em seus aspectos históricos, econômicos, culturais e naturais. Busca-se também analisar a influência portuguesa, indígena e africana na configuração do território da Zona da Mata Mineira, ao longo do tempo. 1. Transcrever os vocábulos dos registros cartográficos da Zona da Mata Mineira Norte, cujo objetivo é identificar os verbetes e compreendê-los de acordo com as características observadas no presente. Nesta perspectiva, a releitura dos termos busca analisar a importância e as relações de produção do espaço, com ambiente de lutas. 2. Levantar, através da narrativa de moradores locais afro-descendentes (nativos e históricos), as categorias de articulação conceitual que apontam para as estruturas discursivas que delimitam significados de territorialidade, pertencimento e identidade coletiva. 3. Identificar formas de relações cotidianas de vizinhança entre moradores afro-descendentes, nativos e históricos, que estabelecem, reafirmam e renovam vínculos comunitários de solidariedade, comprometimento e de reação ao conflito étnico. 4. Mapear possíveis demandas vividas pelo segmento étnico acima referido no que diz respeito às necessidades de políticas públicas que interfiram nos processos de mudanças sócio-culturais, políticas e econômicas, tendo como parâmetro a valorização da ”memória social” como um ”corpo de conhecimentos” que racionaliza sobre alternativas importantes e viáveis de inclusão social e cultural de grupos afro-descendentes, de maneira que integrem às políticas públicas no espaço da cidade 5. Socializar publicamente o processo e os produtos da pesquisa em formato de livro, para distribuição gratuita em instituições escolares da região, promovendo ciclo de debates, tendo como mote o tema ”Inclusão e Memória Social, Territórios e Identidade Étnica”. |
PalavrasChave |
Toponímia, Memória, Zona da Mata Mineira |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
O grupo se reunirá quinzenalmente para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas, trocas de experiências das atividades já realizadas e discussões a respeito dos textos de formação. Além disto, a visita e intervenções (oficinas, palestras, e organização de evento) na comunidade escolar ocorrerão uma vez a cada 30 dias, a fim da apresentação da temática abordada aos docentes e discentes. Acredita-se que este intervalo seja adequado, uma vez que, o projeto não visa atrapalhar a dinâmica inerente da escola. Neste sentido este intervalo é suficiente para se avaliar e programas as atividades a serem implementadas na escola. Agendamento e planejamento dos encontros com a comunidade escolar, com intuito de abordar os temas geradores para uma formação continuada: a) Oficinas aos discentes: Maio: Os topônimos e a Geohistória da Zona da Mata Mineira. Agosto: Diáspora africana e suas marcas na Zona da Mata Mineira. Novembro: Preparação, elaboração e publicização de um mini-dicionário etnográfico b) Ciclo de debates: Outubro: Quilombos: Territórios marginais ou Territorialidades invisíveis? |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha (Teixeiras) e a Escola Estadual Alice Loureiro (Viçosa) |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22422 |
CodigoLancamento |
22464 |
NumeroRegistro |
PRJ-080/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O PRINCIPIO EDUCATIVO DO TRABALHO NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCI... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS (Coordenador, 10/02/2011 a 10/12/2011), VANESSA ROSADO FERREIRA (Bolsista PIBEX, 10/02/2011 a 30/06/2011), JESSICA DE FREITAS LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/02/2011 a 10/12/2011), YOLANDA MAULAZ ELTETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/02/2011 a 10/12/2011), VANESSA DA LUZ VIEIRA (Bolsista PIBEX, 01/07/2011 a 10/12/2011), DIEGO GONZAGA DUARTE DA SILVA (Bolsista PROEXT, 10/02/2011 a 10/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-10 |
DataTermino |
2011-12-10 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Proporcionar apreensão e a sistematização do trabalho como uma prática educativa |
PalavrasChave |
Principio educativo do trabalho, Pedagogia da alternância, Atogestão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Seminários de formação dos bolsistas, Seminário de nivelamento com os sujeitos da EFA Paulo Freire, Cursos de formação dOs funadamentos da relaçao Trabalho e Educação Desenvolvimento de atividades e materias pedagógicos com vistas à integrar teoria e prática na pedagogia da alternânicia |
LocalidadeAtendida |
Acaiaca-Minas Gerais- Comunidade da EFA Paulo Freire |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22464 |
CodigoLancamento |
22612 |
NumeroRegistro |
PRJ-019/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARTE, CULTURA E LAZER: CAPOEIRA ALTERNATIVA RELEVANDO O SABE... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Bolsista - Outros, 01/02/2011 a 15/12/2011), MARIO ALINO BARDUNI BORGES (Coordenador, 01/02/2011 a 15/12/2011), TALITA TIENGO MARONO (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LAKSME NARAYANA OLIVEIRA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), BÁRBARA BATISTA PORTO (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LINA ARRUDA MENEZES (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), LUCAS RAFAEL BIGARDI (Estagiário, 01/02/2011 a 15/12/2011), PROSPERO BRUM PAOLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), ALBA PEDREIRA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), MARISTELA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), LUCIANO ESTEVES PELUZIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), EUNICE BITENCOURT BOHNENBERGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2025-12-15 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Divulgar, valorizar e tornar a prática da Capoeira acessível à comunidade viçosense, universitária e do COLUNI, re-significando-a, a fim de compreender sua história e ancestralidade, valorizando-a como manifestação cultural brasileira, desta forma relevando o saber e contribuindo para a educação no COLUNI. |
PalavrasChave |
Capoeira, Arte e Cultura, Lazer |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Treinos técnicos, físicos, ritímicos e musicais, cursos complemntares, debates teóricos, apresentação de filmes, cerimônia de graduação (Batizado). |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Viçosense, Universitária e do COLUNI |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22612 |
CodigoLancamento |
22614 |
NumeroRegistro |
PRJ-066/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO EDMU... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
HEVERTON AUGUSTO PEREIRA (Coordenador, 01/03/2011 a 31/12/2011), ADRIANO DA SILVA ANTÔNIO (Bolsista PIBEX, 01/03/2011 a 15/08/2011), GLAUCIA COUTINHO RAMOS D´ANTONINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011), EDMAR FERREIRA COTA (Bolsista PIBEX, 15/08/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Com a aplicação de palestras e debates sobre a conscientização das formas de se economizar energia para os alunos da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, é esperado que estes consigam desenvolver a capacidade de julgar a melhor forma de se utilizar energia e o meio mais econômico. Esse projeto também visa mostrar a alunos carentes a importância dos meios acadêmicos a sociedade, podendo então enriquecê-los em conhecimento e motivá-los para que futuramente eles também queiram participar desse meio. |
PalavrasChave |
Economia de energia, Fontes Alternativas, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Primeiramente criaremos um material didático que facilite a compreensão do uso da energia elétrica na sociedade e as formas de economizá-la. Depois de adquirido conhecimento sobre o tema proposto, esses alunos poderão aplicar tais conhecimentos ,contribuindo para redução do consumo de energia em suas casas e na sociedade em que vivem, estendendo assim o público atingido por esse projeto. |
LocalidadeAtendida |
Escola Municipal Ministro Edmundo Lins - Viçosa MG |
PessoasAtendidas |
650 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22614 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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