CodigoLancamento |
1177 |
NumeroRegistro |
PRJ-024/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONHECENDO O CERRADO UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
THIAGO OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2011), DENISE SILVA LEÃO (Estagiário, 03/01/2010 a 31/12/2010), LUCIANO BUENO DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2011), LUCIANO BUENO DOS REIS (Coordenador, 03/01/2010 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Articular diversas ações em Educação Ambiental (EA), como oficinas, palestras e debates com professores e estudantes do ensino fundamental, no município de Rio Paranaíba. |
PalavrasChave |
Educação Ambietal, Ensino Fundamental, Cerrado |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Desenvolver um plano de ação interdisciplinar em EA, nas escolas de ensino fundamental do município de Rio Paranaíba, tornando esse tema presente no dia-a-dia escolar, 2-Produzir mudas de espécies nativas do Cerrado junto com os estudantes para distribuição e plantio comunitário, no Dia da Árvore, 3-Executar palestras e debates sobre a diversidade, ameaças e uso sustentável do Cerrado com professores e alunos, 4-Permitir uma maior interação entre a UFV e a comunidade de Rio Paranaíba. 5-Realizar um concurso de redação e desenho |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1177 |
CodigoLancamento |
1189 |
NumeroRegistro |
PRJ-027/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PORTAS ABERTAS: O LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DA CIDADANIA. |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
DENILSON SANTOS DE AZEVEDO (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), LUCIMARA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), KÍRIA LÚCIA DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), CÉLIA MARTA VIEIRA DE FIGUEIREDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), GIOVANNA MARIA ABRANTES CARVAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
- Promover nos alunos, por meio da ludicidade, um melhor desenvolvimento da aprendizagem e principalmente a sua socialização com os demais indivíduos da escola e da sociedade, resgatando a cidadania levando em consideração o que estes alunos trazem consigo e valorizando suas habilidades e competências. Objetivos Específicos: - Desenvolver jogos educativos, resgatando a realidade cultural dos alunos, - Valorizar as ideias das crianças, - Estimular a criatividade, - Enfatizar a importância de cada pessoa dentro da sociedade, como parte formadora dela, - Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade, o sentimento de justiça, a afetividade e valorizar a auto-estima dos alunos. |
PalavrasChave |
lúdico, educação, cidadania |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades lúdicas desenvolvidas visam trabalhar e estimular as seguintes habilidades: expressão corporal e verbal, socialização, coordenação motora, concentração, raciocínio, criatividade, socialização (direitos e deveres, respeito próprio e mútuo, conscientização do seu papel na sociedade) e resgate da auto-estima. Para Santos (2001, p. 53): A educação pela via da ludicidade propõe-se a uma nova postura existencial, cujo paradigma é um novo sistema de aprender brincando inspirado numa concepção de educação para além da instituição. |
LocalidadeAtendida |
Escola Municipal Padre Francisco José da |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1189 |
CodigoLancamento |
1190 |
NumeroRegistro |
PRJ-110/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. PROBLEMATIZAÇ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
VERA LUCIA TRAVENCOLO MUNIZ (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), VERA LUCIA TRAVENCOLO MUNIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), JONATAS PINTO LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Construção de uma perspectiva questionadora do alunato, sobre o impacto das ações degradantes realizadas ao longo da História brasileira no que diz respeito ao meio ambiente e também sobre a idéia de utilização consciente dos recursos naturais . As escolas “alvo” com a idéia de expansão deste conhecimento através dos resultados obtidos. Fundamentalmente os alunos contemplados com a difusão do aprendizado sobre os impactos da degradação ambiental difundirão este conhecimento para a sociedade como um todo .A potencialização da capacidade dos professores das escolas escolhidas trabalharem com a questão ambiental também será por nós enfocada. |
PalavrasChave |
Educação ambiental, Cidadania, Inclusão social |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Propiciar aos professores através do intercâmbio de saber, ferramentas para trabalhar de maneira mais consciente com a questão ambiental. 2-Realizar um programa de conscientização do alunato com a questão ambiental. 3- Fornecer meios e estimular este alunato a produzir criticamente sobre a questão ambiental. 4-Sistematizar a produção realizada pelos alunos durante este projeto para então elaborar uma “cartilha” sobre educação ambiental. 5-Promover a distribuição desta cartilha às escolas de Viçosa e se possível da região. 6-Apresentar trabalhos em congressos da área para assim difundir o trabalho focado na questão ambiental-educacional. 7-Planejar a apresentação também em seminários dentro da própria Universidade Federal de Viçosa. |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Dr. Raimundo Torres |
PessoasAtendidas |
400 |
PessoasAtendidasPorMes |
400 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1190 |
CodigoLancamento |
1192 |
NumeroRegistro |
PRJ-005/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IGUALDADE NÃO É SER IGUAL! PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E RESPEIT... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
DANIELA LEANDRO REZENDE (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), FELIPE FLITES MOREIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2010 a 31/12/2010), MARIANE SILVA REGHIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
Abordar o tema da diversidade sexual, de gênero e identitária com os/as discentes/docentes de forma crítica para assim dar-lhes a oportunidade de repensar suas formas de relação com estes assuntos em suas vidas e principalmente na escola. Buscar soluções que promovam a diversidade sexual, diversidade de gênero e diversidade de identidades dentro da escola sem que tais questões sejam vistas sempre sob a ótica da tolerância e sim da igualdade e respeito. |
PalavrasChave |
Diversidade, Igualdade, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Serão debatidos subtemas durante os encontros, escolhidos ao começo de cada mês, como por exemplo: gênero e desigualdade, sexualidade e religião, identidade e bem-estar social, inclusão igualitária, etc... Os subtemas serão os mesmos para os grupos de alunos/as e professores/as e funcionários/as. Os subtemas estão sempre encaixados no eixo Gênero, Identidade e Sexualidade. Os subtemas serão tratados da seguinte forma: - Discussões com os/as participantes sobre como este subtema está ligado em sua vida escolar e pessoal. - Intervenção das discussões, através de textos científicos e debate midiático (jornais, filmes, revistas, livros, etc..) - Ao final do mês, haverá junção dos grupos de professores/as e funcionários/as e do grupo de alunos/as para discussão em conjunto. Eles então debaterão e irão expor suas diferentes formas de apreensão dos subtemas. A metodologia do vídeo-documentário virá sob forma de um roteiro de entrevista feito previamente com o intuito de identificar as opiniões, crenças, expressões, ações, etc... dos participantes acerca do tema-eixo (Gênero, Identidade e Sexualidade) e de outros temas como homofobia, heteronormatividade, entre outros. Ao final do projeto, o mesmo roteiro será utilizado para podermos identificar como o projeto possibilitou aos participantes uma mudança de perspectiva. O cronograma se divide da seguinte forma: A primeira semana de cada mês será de discussão interna entre os/as estagiários/as para decidir os subtemas a serem tratados e como tratá-los. Haverá também discussão sobre a eficácia das abordagens decididas nos encontros que já aconteceram, para assim, não repetirmos erros prévios. Haverá também um grupo de estudo para integrar os/as estagiários/as para refinamento dos subtemas antes de aplicá-los em sala. Cada estagiário/a tem autonomia para decidir sobre a abordagem dos subtemas, sob auxílio do/da estagiário/a da pedagogia. O resto do mês será reservado aos encontros com os participantes para discussão e reflexão dos subtemas juntamente aos/as estagiários/as. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1192 |
CodigoLancamento |
394 |
NumeroRegistro |
PRJ-057/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MONITORAMENTO DE VISITAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU DE ZO... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
RENATO NEVES FEIO (Coordenador, 01/01/2010 a 01/01/2011) |
DataInicio |
2010-01-01 |
DataTermino |
2011-01-01 |
LinhaExtensao |
Estilismo |
Objetivo |
O nosso principal objetivo é continuar o monitoramento e realização de visitas escolares no Museu de Zoologia João Moojen da UFV, intensificando as parcerias já estabelecidas em 2007, 2008 e 2009 com as escolas, outras instituições de Viçosa e outros projetos de extensão. Além de buscar despertar a preocupação individual e coletiva dos alunos para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. |
PalavrasChave |
educação ambiental, museu de zoologia, extensão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
-Apoio estrutural às atividades de educação ambiental implementadas pela Universidade Federal de Viçosa e outras entidades regionais, e -Curadoria de uma coleção testemunho da fauna de vertebrados brasileiros, com ênfase na Mata Atlântica, subsidiando atividades correlatas de zoologia, sistemática, anatomia comparada, evolução, distribuição geográfica e conservação dos recursos faunísticos. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
0 |
PessoasAtendidasPorMes |
220 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=394 |
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |