CodigoLancamento |
1189 |
NumeroRegistro |
PRJ-027/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PORTAS ABERTAS: O LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DA CIDADANIA. |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
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Envolvidos |
DENILSON SANTOS DE AZEVEDO (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), LUCIMARA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), KÍRIA LÚCIA DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), CÉLIA MARTA VIEIRA DE FIGUEIREDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), GIOVANNA MARIA ABRANTES CARVAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
- Promover nos alunos, por meio da ludicidade, um melhor desenvolvimento da aprendizagem e principalmente a sua socialização com os demais indivíduos da escola e da sociedade, resgatando a cidadania levando em consideração o que estes alunos trazem consigo e valorizando suas habilidades e competências. Objetivos Específicos: - Desenvolver jogos educativos, resgatando a realidade cultural dos alunos, - Valorizar as ideias das crianças, - Estimular a criatividade, - Enfatizar a importância de cada pessoa dentro da sociedade, como parte formadora dela, - Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade, o sentimento de justiça, a afetividade e valorizar a auto-estima dos alunos. |
PalavrasChave |
lúdico, educação, cidadania |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
As atividades lúdicas desenvolvidas visam trabalhar e estimular as seguintes habilidades: expressão corporal e verbal, socialização, coordenação motora, concentração, raciocínio, criatividade, socialização (direitos e deveres, respeito próprio e mútuo, conscientização do seu papel na sociedade) e resgate da auto-estima. Para Santos (2001, p. 53): A educação pela via da ludicidade propõe-se a uma nova postura existencial, cujo paradigma é um novo sistema de aprender brincando inspirado numa concepção de educação para além da instituição. |
LocalidadeAtendida |
Escola Municipal Padre Francisco José da |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1189 |
CodigoLancamento |
1190 |
NumeroRegistro |
PRJ-110/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. PROBLEMATIZAÇ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
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AreaTematica2 |
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Envolvidos |
VERA LUCIA TRAVENCOLO MUNIZ (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), VERA LUCIA TRAVENCOLO MUNIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), JONATAS PINTO LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Construção de uma perspectiva questionadora do alunato, sobre o impacto das ações degradantes realizadas ao longo da História brasileira no que diz respeito ao meio ambiente e também sobre a idéia de utilização consciente dos recursos naturais . As escolas “alvo” com a idéia de expansão deste conhecimento através dos resultados obtidos. Fundamentalmente os alunos contemplados com a difusão do aprendizado sobre os impactos da degradação ambiental difundirão este conhecimento para a sociedade como um todo .A potencialização da capacidade dos professores das escolas escolhidas trabalharem com a questão ambiental também será por nós enfocada. |
PalavrasChave |
Educação ambiental, Cidadania, Inclusão social |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
1-Propiciar aos professores através do intercâmbio de saber, ferramentas para trabalhar de maneira mais consciente com a questão ambiental. 2-Realizar um programa de conscientização do alunato com a questão ambiental. 3- Fornecer meios e estimular este alunato a produzir criticamente sobre a questão ambiental. 4-Sistematizar a produção realizada pelos alunos durante este projeto para então elaborar uma “cartilha” sobre educação ambiental. 5-Promover a distribuição desta cartilha às escolas de Viçosa e se possível da região. 6-Apresentar trabalhos em congressos da área para assim difundir o trabalho focado na questão ambiental-educacional. 7-Planejar a apresentação também em seminários dentro da própria Universidade Federal de Viçosa. |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Dr. Raimundo Torres |
PessoasAtendidas |
400 |
PessoasAtendidasPorMes |
400 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1190 |
CodigoLancamento |
1192 |
NumeroRegistro |
PRJ-005/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IGUALDADE NÃO É SER IGUAL! PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E RESPEIT... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
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AreaTematica2 |
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Envolvidos |
DANIELA LEANDRO REZENDE (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), FELIPE FLITES MOREIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2010 a 31/12/2010), MARIANE SILVA REGHIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
Abordar o tema da diversidade sexual, de gênero e identitária com os/as discentes/docentes de forma crítica para assim dar-lhes a oportunidade de repensar suas formas de relação com estes assuntos em suas vidas e principalmente na escola. Buscar soluções que promovam a diversidade sexual, diversidade de gênero e diversidade de identidades dentro da escola sem que tais questões sejam vistas sempre sob a ótica da tolerância e sim da igualdade e respeito. |
PalavrasChave |
Diversidade, Igualdade, Educação |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
Serão debatidos subtemas durante os encontros, escolhidos ao começo de cada mês, como por exemplo: gênero e desigualdade, sexualidade e religião, identidade e bem-estar social, inclusão igualitária, etc... Os subtemas serão os mesmos para os grupos de alunos/as e professores/as e funcionários/as. Os subtemas estão sempre encaixados no eixo Gênero, Identidade e Sexualidade. Os subtemas serão tratados da seguinte forma: - Discussões com os/as participantes sobre como este subtema está ligado em sua vida escolar e pessoal. - Intervenção das discussões, através de textos científicos e debate midiático (jornais, filmes, revistas, livros, etc..) - Ao final do mês, haverá junção dos grupos de professores/as e funcionários/as e do grupo de alunos/as para discussão em conjunto. Eles então debaterão e irão expor suas diferentes formas de apreensão dos subtemas. A metodologia do vídeo-documentário virá sob forma de um roteiro de entrevista feito previamente com o intuito de identificar as opiniões, crenças, expressões, ações, etc... dos participantes acerca do tema-eixo (Gênero, Identidade e Sexualidade) e de outros temas como homofobia, heteronormatividade, entre outros. Ao final do projeto, o mesmo roteiro será utilizado para podermos identificar como o projeto possibilitou aos participantes uma mudança de perspectiva. O cronograma se divide da seguinte forma: A primeira semana de cada mês será de discussão interna entre os/as estagiários/as para decidir os subtemas a serem tratados e como tratá-los. Haverá também discussão sobre a eficácia das abordagens decididas nos encontros que já aconteceram, para assim, não repetirmos erros prévios. Haverá também um grupo de estudo para integrar os/as estagiários/as para refinamento dos subtemas antes de aplicá-los em sala. Cada estagiário/a tem autonomia para decidir sobre a abordagem dos subtemas, sob auxílio do/da estagiário/a da pedagogia. O resto do mês será reservado aos encontros com os participantes para discussão e reflexão dos subtemas juntamente aos/as estagiários/as. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1192 |
CodigoLancamento |
394 |
NumeroRegistro |
PRJ-057/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MONITORAMENTO DE VISITAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU DE ZO... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
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AreaTematica2 |
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Envolvidos |
RENATO NEVES FEIO (Coordenador, 01/01/2010 a 01/01/2011) |
DataInicio |
2010-01-01 |
DataTermino |
2011-01-01 |
LinhaExtensao |
Estilismo |
Objetivo |
O nosso principal objetivo é continuar o monitoramento e realização de visitas escolares no Museu de Zoologia João Moojen da UFV, intensificando as parcerias já estabelecidas em 2007, 2008 e 2009 com as escolas, outras instituições de Viçosa e outros projetos de extensão. Além de buscar despertar a preocupação individual e coletiva dos alunos para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. |
PalavrasChave |
educação ambiental, museu de zoologia, extensão |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
-Apoio estrutural às atividades de educação ambiental implementadas pela Universidade Federal de Viçosa e outras entidades regionais, e -Curadoria de uma coleção testemunho da fauna de vertebrados brasileiros, com ênfase na Mata Atlântica, subsidiando atividades correlatas de zoologia, sistemática, anatomia comparada, evolução, distribuição geográfica e conservação dos recursos faunísticos. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
0 |
PessoasAtendidasPorMes |
220 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=394 |
CodigoLancamento |
418 |
NumeroRegistro |
PRJ-042/2005 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DIVULGAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS E DA HOMEOPATIA |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
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AreaTematica2 |
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Envolvidos |
VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Coordenador, 08/04/2005 a 31/12/2010), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2005 a 31/12/2010), ERNANE RONIE MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), RENATA RODRIGUES SOLAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2005 a 31/12/2010), VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Coordenador, 01/01/2011 a 31/12/2015), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), FERNANDO LUIZ FINGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), ANISIO GONÇALVES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), PATRICIA LACERDA RESENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), JULIANA VIEIRA AFONSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), MARINEI DE FÁTIMA BATALHA DE LANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), FERNANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), SUZANA PATRÍCIA LISBÔA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), ELEN SONIA MARIA DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), ROSANA GONÇALVES RODRIGUES DAS DORES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), DANIEL MELO DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), ERNANE RONIE MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), IZA PAULA DE CARVALHO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2005 a 31/12/2010), JULIANA VIEIRA AFONSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2005 a 31/12/2010), ROSANA GONÇALVES R.DAS DORES (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2005 a 31/12/2010), DANIEL MELO DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), FERNANDO LUIZ FINGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2015), VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2005 a 31/12/2010), MARIA DO CARMO CUPERTINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2005 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2011-01-01 |
DataTermino |
2017-12-31 |
LinhaExtensao |
Empreendedorismo |
Objetivo |
Divulgar o conhecimento científico, o conhecimento tradicional, as práticas populares e a cultura brasileira sobre plantas e homeopatia. Promover a adoção de práticas alternativas de auto-condução com vistas a qualidade de vida com as plantas e a homeopatia Estimular a organização de grupos solidários, as iniciativas agroecológica e as ações comunitárias pertinentes a plantas e a Homeopatia. Continuar as atividades dos projetos anteriores (Nº 23/00, 9/01 e 198-04). |
PalavrasChave |
Fitoterapia, Agricultura Orgânica, Saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A) Plantas Medicinais: Será dada continuidade aos eventos de extensão iniciados em 1990 na forma de encontros (Regional e Estadual) e cursos abordando tópicos de: extrativismo sustentável, resgate da cultura e tradições, identificação das plantas, propagação das plantas, plantio/colheita/processamento artesanal e atualização do conhecimento científico sobre as plantas. Os cursos serão itinerantes e realizados na forma de parceria integrando a comunidade científica com as instituições Municipais e com organizações não governamentais, priorizando os trabalhos das pastorais da saúde e do menor. As oficinas farão o treinamento prático reintroduzindo entre os cidadãos urbanos, o uso de plantas medicinais. Os encontros serão organizados em parceria com as pastorais e a voluntárias das pastorais. Os encontros divulgarão o conhecimento/a cultura destacando a auto-condução/sustentabilidade via grupos solidários e ações comunitárias. As ações presenciais serão avaliadas mediante trabalhos práticos/exercícios/atividade de grupo com apresentações orais e proposições concretas de trabalho futuro nas comunidades. B) Homeopatia: Terão continuidade os eventos de extensão na forma de seminários e cursos, nível nacional/regional. Os encontros municipais sobre produção agroecológica com Homeopatia darão prioridade a comunidade com produção familiar e agricultores assentados. Os cursos serão oferecidos mediante demanda, em parceria com pessoas ou associações (sindicatos) experientes no ensino básico de Homeopatia e no ensino das tecnologias. Os resultados das pesquisas concluídas na UFV serão repassados. Os seminários/encontros serão promovidos em parceria com cooperativas/associações/sindicatos de agricultores familiares sendo itinerantes e priorizando os produtores em transição da propriedade convencional à produção orgânica de alimentos. Serão distribuídas cartilhas sobre uso da Homeopatia na Agropecuária tendo preferencia os grupos de produtores em fase de adoção da tecnologia dos preparados homeopáticos. Serão distribuídos Jornais sobre Homeopatia em parceria. As ações presenciais serão avaliadas mediante exercícios (nos cursos), monografia (nos cursos) e formulários de sugestões/críticas. Serão exigidos trabalhos práticos com atividade grupal assim como apresentações orais e planos de trabalho destinado a futura atividade comunitária. |
LocalidadeAtendida |
MG, ES, outros estados. |
PessoasAtendidas |
1800 |
PessoasAtendidasPorMes |
|
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=418 |
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