CodigoLancamento |
1415 |
NumeroRegistro |
PRJ-171/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAI... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
FERNANDA MACHADO FREITAS (Coordenador, 01/08/2013 a 01/08/2014), FABRICIA QUEIROZ MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 01/08/2014), DIEGO ALVARENGA BOTREL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 01/08/2014), RAIANE RIBEIRO MACHADO GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 01/08/2014), FERNANDA MACHADO FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 01/08/2014), FLÁVIA REGINA PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 01/08/2014), JANAYNA FLÁVIO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 01/08/2014), VIRGINIA SOUZA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 01/08/2014), GEANE WASHINGTON MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 01/08/2014) |
DataInicio |
2013-08-01 |
DataTermino |
2014-08-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Diagnóstico através de monitoramento dos locais de produção de alimentos em escolas de Carmo do Paranaíba e detectar situações que coloquem em risco a qualidade destes e, por conseguinte, a saúde dos alunos e crianças, visando proposição de solução para os problemas encontrados. |
PalavrasChave |
Desenvolvimento Regional, Condições Ambientais, Segurança Alimentar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Observação participativa dos processos de manipulação e produção dos alimentos em cantinas de escolas do município de Carmo do Paranaíba, Diagnóstico através de check-list visando a identificação das situações de risco, Elaboração de plano de capacitação sobre Segurança Alimentar, Desenvolvimento de Manual de Boas Práticas de Fabricação. |
LocalidadeAtendida |
Carmo do Paranaíba |
PessoasAtendidas |
3000 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1415 |
CodigoLancamento |
1418 |
NumeroRegistro |
PRJ-210/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
POPULARTE – CULTURA E EDUCAÇÃO CONSTRUINDO DIÁLOGOS |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
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Envolvidos |
CARLOS VASCONCELOS FARIAS (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2011), ANGELA MARIA GARCIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2011), MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2011), CARLOS VASCONCELOS FARIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
O projeto que propomos tem como objetivo geral: - conhecer as demandas dos grupos para a preservação das manifestações de cultura popular que tomam sob sua responsabilidade, enfatizando as práticas educativas que implementam visando a sua continuidade. Como objetivos específicos, pretendemos: a)construir um acervo documental sobre grupos de cultura popular da microrregião de Viçosa, b)registrar subsídios sobre a história de grupos de cultura popular, c)explicitar as práticas educativas que os mesmos implementam voltadas para a sua preservação, d)fazer o levantamento das condições atuais sob as quais realizam as atividades culturais sob sua responsabilidade, e)coletar subsídios, juntos aos grupos, para subsidiar políticas públicas para a cultura e educação. |
PalavrasChave |
cultura, educação, patrimônio imaterial |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
Para o ano de 2010, o foco do projeto será as manifestações de cultura popular que, a partir das observações assistemáticas até então realizadas, atualmente apresentam recorrência em cidades e distritos da microrregião de Viçosa. São elas: charola, congado e folia de reis. Tal recorte justifica-se: a) pelas investidas de agentes externos ao congado (governamentais e não-governamentais) que têm intervido na organização das festividades de N.S. do Rosário, alterando a organização baseada nos princípios dos grupos de congos, concorrendo para a secundarização das tradições que tais grupos buscam preservar, b) na pressuposição de que os mestres das Folias de Reis e das Charolas não têm conseguido a adesão de novos componentes, especialmente de crianças, adolescentes e jovens. As atividades previstas para o desenvolvimento deste projeto durante o ano de 2010 são: a)estabelecer contatos com grupos e mestres da cultura popular para coleta de informações cadastrais, b)entrevistar mestres e componentes dos grupos de cultura popular, enfocando as tradições dos mesmos (memórias e identidades dos grupos), c)organizar (catalogação e mapeamento) as informações coletadas junto aos grupos e aos mestres da cultura popular, d)tratar (transcrições e edições) as gravações (som e/ou imagens) realizadas, e)observar, durante entrevistas, ensaios e apresentações, as condições sob as quais são atualizadas as manifestações culturais incorporadas ao projeto em 2010, f)realizar audiências públicas, preferivelmente no campus da UFV, das manifestações culturais definidas para serem enfocadas em 2010, com depoimentos dos mestres e apresentação dos grupos, g)gravar as audiências públicas, h)editar os registros das audiências públicas em DVD, para ser disponibilizado ao público em geral e, em especial, para as unidades escolares e agências governamentais que atuam nos locais onde tais grupos são encontrados, i)elaborar relatórios parciais e final. |
LocalidadeAtendida |
Microrregiões de Viçosa e de Ubá |
PessoasAtendidas |
16554 |
PessoasAtendidasPorMes |
1200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1418 |
CodigoLancamento |
1430 |
NumeroRegistro |
PRJ-153/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
COMUNICAÇÃO POPULAR: DO DIÁLOGO COM AS FAMÍLIAS À PRODUÇÃO A... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
AUGUSTO DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), SORAYA MARIA FERREIRA VIEIRA (Coordenador, 01/03/2010 a 01/03/2011), LÍVIA MOREIRA DE ALCANTARA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), ELDER GOMES BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2011-03-01 |
LinhaExtensao |
Mídias |
Objetivo |
Objetivo Geral: Participar junto às famílias do diálogo conduzido pelo projeto Terra Crua, relativo às decisões sobre a concepção e construção das moradias no assentamento Olga Benário (MST), atuando como interlocutor e possibilitando a documentação audiovisual do processo por parte dos assentados. Objetivos Específicos: ·1Participar das atividades conduzidas pelo projeto Terra Crua, ·2Fortalecer a interlocução entre técnicos do projeto Terra Crua e assentados, ·3Promover a comunicação comunitária entre os núcleos de base que constituem o assentamento, ·4Capacitar os interessados em fotografia e vídeo, ·5Capacitar os interessados em edição de fotografia, vídeo, materiais de divulgação e informativos, ·6Possibilitar a participação dos assentados na documentação do processo de construção das habitações conduzido pelo grupo “Terra Crua”, ·7Gerar um vídeo documentário que possibilite a discussão/reflexão do problema da habitação rural por parte dos assentados, ·8Desenvolver novas metodologias participativas. ·9Desenvolvimento da memória visual do assentamento Olga Benário através do vídeo documentário ·10Apresentar uma proposta de política pública habitacional para o ICRA. |
PalavrasChave |
comunicação, audiovisual, movimentos sociais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1Participar das reuniões semanais de planejamento do projeto Terra Crua e das reuniões quinzenais dos três núcleos de base – Lênin, Santa Helena e União – do assentamento Olga Benário, ·2Implantar a comunicação comunitária via documentação e apresentação, entre os núcleos de base, das atividades de percepção ambiental, projeto arquitetônico e construção das moradias desenvolvidas pelo projeto Terra Crua, ·3Filmar entrevistas com as famílias dando ênfase à participação dos atores sociais e a experiência dos assentados em relação ao tema da habitação, ·4Realizar três oficinas introdutórias de capacitação – para um representante de cada núcleo de base – para as atividades de documentação escrita e audiovisual e edição de vídeos, fotografias, cartazes e cartilhas, ·5Editar, junto aos assentados três cartilhas e o número necessário de cartazes – com base nos registros escrito e fotográfico – para a divulgação e descrição das atividades de percepção ambiental, projeto arquitetônico e construção das moradias, realizadas no assentamento, ·6Editar um vídeo-documentário descritivo dos processos de diálogos entre o projeto “Terra Crua” e as famílias (realizado durante o ano de 2008 e 2009), contendo a projetação arquitetônica participativa e a construção de moradias. |
LocalidadeAtendida |
Assentamento Olga Benário (MST) |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1430 |
CodigoLancamento |
26576 |
NumeroRegistro |
PRJ-261/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PR... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
GRASIELA GOMIDE DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/06/2012 a 31/07/2013), CLAUDIA ROGERIA BISI ROSENTAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/06/2012 a 31/07/2013), LETICIA MARIA ALVARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/06/2012 a 31/07/2013), ROSANA PONTES COGNALATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/06/2012 a 31/07/2012), ANGÉLICA SILVESTRE LOUBACK (Estagiário, 01/09/2012 a 31/07/2013), POTY COLAÇO FONSECA (Coordenador, 11/06/2012 a 31/07/2013), CARMEN LUCIA GOMIDE COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/06/2012 a 31/07/2013), LAIRTON COSTA ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/06/2012 a 31/07/2013), DEBORA LYS DE ALMEIDA SACRAMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/06/2012 a 31/07/2013), KELLY ROMENIA AMARO (Estagiário, 01/09/2012 a 31/07/2013) |
DataInicio |
2012-06-11 |
DataTermino |
2013-07-31 |
LinhaExtensao |
Uso de drogas e dependência química |
Objetivo |
Implantar um Centro Regional de Referência na Universidade Federal de Viçosa para Formação Permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares. |
PalavrasChave |
crack e outras drogas, capacitação, dependência química |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
O Centro Regional de Referência / UFV irá ofertar 04 cursos de capacitação, conforme as especificações apresentadas a seguir: Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas Público-alvo: Médicos atuantes no programa de Saúde da Família PSF e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família NASF Carga horária: 120 horas Número de vagas: 60 Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas Público-alvo: Profissionais atuantes nos Hospitais Gerais Carga horária: 60 horas Número de vagas: 60 Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua Carga horária: 60 horas Número de vagas: 60 / turma (120) Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas Público-alvo: Profissionais das Redes SUS e SUAS Carga horária: 60 horas Número de vagas: 60 |
LocalidadeAtendida |
36 municípios da região de Viçosa |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
300 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26576 |
CodigoLancamento |
26622 |
NumeroRegistro |
PRJ-092/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PISCICULTURA: UMA ALTERNATIVA DE RENDA E DE INCLUSÃO SOCIAL ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
ANA LUCIA SALARO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), JOSE CARLOS OLIVEIRA JUNIOR (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), JENER ALEXANDRE SAMPAIO ZUANON (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), MARCELO DUARTE PONTES (Bolsista - Outros, 01/02/2012 a 31/12/2012), MÁRCIO YOSHIYUKI KANASHIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RENATO BARBOSA FERRAZ (Bolsista Fapemig, 01/02/2012 a 31/12/2012), WILLIAM CHAVES (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Estabelecer um modelo adequado e sustentável para produção de peixes carnívoros, trairão (Hoplias lacerdae) nas pequenas propriedades rurais como alternativa de renda e inclusão social na agricultura familiar |
PalavrasChave |
agricultura familiar, peixes carnivoros, piscicultura convencional |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
Indicadores: Primeiramente será feita uma pesquisa junto à Prefeitura e a Emater do município de Matipó, com o intuito de identificar possíveis interessados em participar do projeto, assim como divulgação do projeto para as propriedades vizinhas à propriedade modelo. Em seguida serão realizados sete Dias de Campo para a realização das seguintes atividades: 1* Dia de Campo - Conversa com os produtores sobre sua realidade, anseios e principais dificuldades. - Será realizado um diagnostico participativo com os produtores. -Identificação das suas perspectivas quanto ao projeto. -Planejamento das próximas atividades do projeto. 2* Dia de Campo -Avaliação da infra-estrutura da propriedade modelo. -Coleta e interpretação dos dados de análise da água. -Escolha do açude onde serão estocados os animais. -Planejamento das próximas atividades do projeto. 3* Dia de Campo -Povoamento dos tanques escavados com alevinos de trairão treinados á aceitar ração comercial, fornecidos pelo Setor de Piscicultura/ DBA da UFV . -Discussão da melhor densidade de estocagem e do manejo a ser adotado pelos agricultores ao longo do ciclo produtivo. 4* Dia de Campo -Será realizada a biometria dos animais (medição e pesagem) e calculados os índices zootécnicos (ganho de peso, comprimento, conversão alimentar e taxa de sobrevivência). -Será discutido com os participantes como são feitos os cálculos desses índices e sua importância no processo de criação. 5* Dia de Campo -Será realizada uma nova biometria dos animais para que seu desenvolvimento possa ser acompanhado. -Um novo calculo dos índices zootécnicos será feito. 6* Dia de Campo -Nesse dia será feita a despesca, onde faremos a ultima biometria para calcularmos o desempenho final dos peixes. -Os animais serão comercializados. 7* Dia de Campo -Será feita a analise de viabilidade econômica da criação de trairões em tanques escavados, e seu impacto na renda da família rural. -Como última atividade do projeto será realizada um ciclo de debates para a avaliação da importância do mesmo, enfatizando-se todas as etapas desenvolvidas no decorrer do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Matipó |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26622 |
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