CodigoLancamento |
24303 |
NumeroRegistro |
PRJ-146/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INTERVENÇÃO COMO INOVAÇÃO: O CASO DA CIDADE DE VIÇOSA- MG |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
KÁTIA GOMES DE LAIA (Estagiário, 15/07/2010 a 15/07/2012), LEONARDO FAGUNDES FERNANDES (Bolsista PIBEX, 15/07/2010 a 15/07/2012), RAISSA DUARTE (Bolsista - Outros, 15/07/2010 a 15/07/2012), VERA LUCIA TRAVENCOLO MUNIZ (Orientador, 15/07/2010 a 15/07/2012), MARIANA OLIVEIRA SILVA (Estagiário, 15/07/2010 a 15/07/2012), JÚLIO CAMPOS FONTES DE ALVARENGA (Estagiário, 15/07/2010 a 15/07/2012), NADIA DUTRA DE SOUZA (Coordenador, 26/07/2010 a 25/11/2012), ROBERTA FINAMORE DE ARAÚJO (Bolsista Fapemig, 15/07/2010 a 15/07/2012), ANITA CAMPOS MARTINS (Bolsista PROEXT, 15/07/2010 a 15/07/2012), CAROLINE OLIVEIRA NEVES DE LIMA (Estagiário, 15/07/2010 a 15/07/2012), CLARICE CIRILO FONSECA (Estagiário, 15/07/2010 a 15/07/2012), DÉBORA CRISTINA LUCAS DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 15/07/2010 a 15/07/2012), ÉDER DE MATOS BARBOSA (Estagiário, 15/07/2010 a 15/07/2012), ELISÂNGELA DE FÁTIMA TEIXEIRA (Estagiário, 15/07/2010 a 15/07/2012), FELLIPE VILELA TORGA (Bolsista PROEXT, 15/07/2010 a 15/07/2012), GUILHERME BONGIOVANI TAVARES DE VASCONCELOS (Bolsista PROEXT, 15/07/2010 a 15/07/2012), HELENA CASTELLAIN BARBOSA DE CASTRO (Bolsista PIBEX, 15/07/2010 a 15/07/2012), YASMINE CHICRALLA ALVAREZ (Bolsista PIBEX, 15/07/2010 a 15/07/2012) |
DataInicio |
2010-07-15 |
DataTermino |
2012-11-25 |
LinhaExtensao |
Resíduos sólidos |
Objetivo |
O presente trabalho tem por objetivo geral desenvolver e implantar um programa de conscientização sobre a importância da responsabilidade social e ambiental, alterando comportamentos e atitudes de produtores de lixo doméstico, trabalhadores da Usina e gestores do sistema ambiental. Considera-se, portanto que mudanças de valores e condutas trazem benefícios sociais e ambientais. |
PalavrasChave |
Coleta Seletiva, Reciclagem, Responsabilidade Social |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Os moradores serão convidados para participar do projeto através de uma carta informando sobre os objetivos do mesmo e sobre a importância da participação deles no Projeto. Essa carta será entregue pelos estagiários voluntários, e bolsistas do projeto. A carta será elaborada pelos estudantes sob a supervisão dos coordenadores. %uF0B7 Será aplicado um questionário, elaborado pela equipe, para identificar o perfil dos moradores das localidades escolhidas. Os questionários têm por objetivo a coleta de dado sobre: perfil dos moradores, tipos de produtos consumidos, conhecimento sobre a coleta seletiva, interesse sobre a questão ambiental e predisposição em assimilar os valores relacionados à sustentabilidade e o envolvimento em ações coletivas com este fim. %uF0B7 Serão elaborados também pela equipe folders e cartilhas explicativas que serão entregues nas residências. O objetivo será esclarecer dúvidas, detalhar técnicas de separação de lixo, procedimentos necessários para a coleta seletiva, sua influência na sociedade e seus impactos ambientais.procurando evidenciar a redução dos danos ao meio ambiente e colaborar para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da Usina de Triagem. %uF0B7 Serão feitas entrevistas com os associados da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa ACAMARE, para traçar o perfil da situação sócio econômica dos mesmos. Nesta etapa, os estudantes, principalmente do curso de Economia, farão entrevistas com os trabalhadores Usina de Triagem de Viçosa, preenchendo um formulário para que se possa levantar a situação deste grupo de pessoas. Tais dados serão associados a outros dados divulgados visando fazer uma análise da qualidade de vida levada destes trabalhadores. |
LocalidadeAtendida |
Bairros, Condominios e area central da cidade de Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
20000 |
PessoasAtendidasPorMes |
20000 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24303 |
CodigoLancamento |
24557 |
NumeroRegistro |
PRJ-160/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
UAIE - UNIDADE DE ATENÇÃO INTEGRADORA À ESCOLA - EDUCAÇÃO AL... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020), RENATA APARECIDA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020), LUANA CUPERTINO MILAGRES (Bolsista - Outros, 09/08/2011 a 09/08/2020), BRUNA CRISTINA DOS SANTOS CRUZ (Bolsista - Outros, 09/08/2011 a 09/08/2020), ADELSON LUIZ ARAUJO TINOCO (Coordenador, 09/08/2011 a 09/08/2020), JULIANA FARIAS DE NOVAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020), FATIMA APARECIDA FERREIRA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020), JOÃO BOSCO GONÇALVES DE BARROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020), MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020), ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020), MARIA CHRISTINA BARROS DE BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020), GIANA ZARBATO LONGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/08/2011 a 09/08/2020) |
DataInicio |
2011-08-09 |
DataTermino |
2020-08-09 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Promover educação em nutrição, alimentação e saúde dos alunos do ensino fundamental e suas famílias |
PalavrasChave |
Saúde da criança, Escola integral e nova geração para saúde, educação continuada |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Avaliação do estado nutricional Manutenção de estudantes na escola em tempo integral Promoção da construção de hábitos dem vida saudáveis Promoção de treinamentos em alimentação, higiene e saúde Promoção da cidadania e inclusão social na escola e família Atuação com o fim de manter/melhorar o perfil nutricional e de saúde das crianças Realização de oficinas de saúde com as crianças e familiares |
LocalidadeAtendida |
Secretaria Municipal de Saúde de Ponte nova |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24557 |
CodigoLancamento |
24723 |
NumeroRegistro |
PRJ-127/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO RONDON: OPERAÇÃO TUIUIÚ |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Coordenador, 16/07/2011 a 01/08/2011), CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA CHAGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), CARLOS ALBERTO ESTEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), THIAGO HENRIQUE MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), HINAYAH ROJAS DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), PAULA AFONSO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), FÁBIO FERNANDES MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), DRYELLI JALES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011) |
DataInicio |
2011-07-16 |
DataTermino |
2011-08-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
Estimular ações voltadas para a integração social, contribuindo para a redução das diferenças sociais, sobretudo aquelas decorrentes da falta de acesso ao conhecimento sistematizado, bem como a formação de cidadãos mais sensíveis aos problemas sociais que os circundam. Propiciar aos acadêmicos a oportunidade de colocar em prática os saberes adquiridos em sala de aula. |
PalavrasChave |
Projeto Rondon, Integração social, Responsabilidade social |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades realizadas competem às seguintes áreas: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. |
LocalidadeAtendida |
Poconé, Mato Grosso |
PessoasAtendidas |
10000 |
PessoasAtendidasPorMes |
10000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24723 |
CodigoLancamento |
24739 |
NumeroRegistro |
PRJ-191/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROEXT 2010-DESIGUALDADE SOCIAL E INCLUSÃO PRODUTIVA: UM OLH... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ELAINE CAVALCANTE GOMES (Coordenador, 15/01/2011 a 15/12/2011), JUCILENE SANTOS COSTA (Estagiário, 15/01/2011 a 15/12/2011) |
DataInicio |
2011-01-15 |
DataTermino |
2011-12-15 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
Capacitar mulheres viçosenses em situação de vulnerabilidade social para trabalharem na área da construção civil |
PalavrasChave |
gênero, mulheres, contrução civil |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O trabalho se construirá através das seguintes etapas: Etapa 1: Levantamento e pesquisa bibliográfica - Levantamento e revisão bibliográfica sobre os temas: - inserção da mulher no mercado de trabalho: preconceitos e avanços, - caracterização do trabalho na indústria da construção civil. - Treinamento de estudante bolsista e voluntários para o domínio e aplicação das técnicas do DRP. Etapa 2: Pesquisa de campo - Seleção da amostra a ser pesquisada. - Trabalho de campo, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, fotografias e filmagens de operários em atividades. - Entrevistas com empresários da construção civil visando levantar não só problemas e demandas em relação à mão-de-obra existente em Viçosa, como também a possibilidade de utilização de mão-de-obra feminina, - Organização de grupos de operários em atividade para levantamento de problemas e demandas da categoria. - Organização de grupos de possíveis candidatas aos cursos para levantamento das atividades capazes de despertar o interesse para organização de cursos. Etapa 3 : Análise dos dados e proposta de atividades a serem desenvolvidas A partir dos dados coletados, que serão organizados em mapas, desenhos, tabelas e textos, pretendemos oferecer ações que podem facilitar e implementar um programa de qualificação da mão-de-obra feminina, não só para atuar na obra como também ser utilizada na confecção de mobiliário urbano, marcenaria e outros aspectos que permeiam a arquitetura e o urbanismo. Etapa 4: Redação do relatório parcial e proposição de curso piloto. Considerando os dados analisados, será possível apresentar um diagnóstico da situação da mão-de-obra empregada, e demandada em Viçosa, revelando opiniões, pontos de vista e sugestões dos vários atores envolvidos. A partir daí será possível estabelecer parcerias para oferecimento de cursos, desenhados a partir das demandas dos vários atores pesquisados, contribuindo para geração de renda, principalmente de mulheres em situação de maior vulnerabilidade social. Etapa 5: Implantação de curso piloto. A partir do estabelecimento de parcerias com instituições como associações de bairro, igrejas e outras de natureza semelhante, será levantada a demanda por qualificação de mão-de-obra feminina e selecionada uma amostra de mulheres interessadas em realizar um curso de treinamento para mão-de-obra na construção civil. As mulheres selecionadas serão incluídas nas turmas do Projeto Habitat Oficinas de Capacitação de Mão-de-Obra para Construção Civil, projeto de extensão universitária já oferecido para pedreiros e outros profissionais da construção civil em Viçosa, por alunos e professores dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e Engenharia Civil (DEC). As bolsistas acompanharão o desempenho das alunas, bem como o comportamento masculino em relação à participação feminina no curso. Etapa 6: Redação final e publicação. O relatório final conterá o resultado da pesquisa e do treinamento dado às mulheres, a partir do oferecimento do curso de capacitação. O resultado dessa experiência será apresentado em simpósios e seminários, e divulgado através de publicação em revistas especializadas. Etapas de Avaliação Serão realizadas reuniões de avaliação participativa, com a equipe de professoras-orientadoras e/ou pesquisadoras do NIEG, à medida que as etapas do projeto forem sendo cumpridas. |
LocalidadeAtendida |
cidade de Viçosa - MG |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24739 |
CodigoLancamento |
1386 |
NumeroRegistro |
PRJ-187/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTUDOS SOBRE O ESTRESSE E O BEM-ESTAR EM GRUPOS VULNERÁVEIS... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ITA DE OLIVEIRA E SILVA (Coordenador, 01/12/2010 a 30/12/2011) |
DataInicio |
2010-12-01 |
DataTermino |
2011-12-30 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
O presente projeto visa estudar o estresse em grupos vulneráveis, integrando os saberes de várias áreas da graduação e estimulando uma ação reflexiva dos estudantes, na prática integrada da pesquisa, do ensino e da extensão promovendo as potencialidades de exercício pleno da cidadania. Particularmente o projeto visa integrar a academia e os grupos vulneráveis da micro região de Viçosa (MG), através de agentes acadêmicos que, tendo vivenciado ou não, desenvolverão uma visão sensível aos grupos de vulneráveis, visando fortalecê-los cognitivamente, emocionalmente, fisicamente e culturalmente para enfrentarem estresse. |
PalavrasChave |
estresse, grupos vulneráveis, Viçosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O Projeto PET aqui proposto, será esquematizado em cinco fases: 1.Pesquisa, estudo e ensino: fazer uma extensa revisão bibliográfica sobre o estresse em grupos vulneráveis, identificar os problemas que causam estresse na comunidade de origem do estudante, assim como no próprio ambiente de vivencia do estudante. Elaborar e realizar questionários para avaliação de estresse e identificar os problemas de saúde mais prementes na comunidade de origem. 2.Extensão e Ensino: desenvolver a aplicar estratégias de fortalecimento da identificação dos problemas, ensinado formas de solucioná-los, sistematizando e organizando o conhecimento dessas comunidades por meio de encontros de socialização. Ensinar técnicas, posturas, hábitos e caminhos para a solução da origem do estado de estresse, como forma de instituir instrumentos de lida com os desafios cotidianos e comunitários. Estimular uma postura cidadã e sã sobre o domínio do poder de decisão de cada um, conforme as suas potencialidades e limitações. 3.Extensão: aplicar técnicas de relaxamento, de saúde e de lazer, ao mesmo tempo estimular a cognição, isto é, exercitar uma maior consciência de si e das relações com o ambiente para se apoderar de aspectos de previsibilidade, controle e canais de escape. Particularmente será incentivada a co-participação da população pobre no meio acadêmico, trazendo-os e levando a academia para o seio das unidades sociais (família, comunidades, associações, guetos e etc). 4.Avaliar o impacto das ações realizadas pelo PET através de abordagem qualitativa, quantitativa e dialética, apresentando os resultados para a unidade acadêmica, para a UFV e em eventos (científicos e de extensão). Os estudos e os resultados serão publicados em periódicos científicos e apresentados na mídia (televisiva, radiofônica, virtual e impressa). |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1386 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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