CodigoLancamento |
24723 |
NumeroRegistro |
PRJ-127/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO RONDON: OPERAÇÃO TUIUIÚ |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Coordenador, 16/07/2011 a 01/08/2011), CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA CHAGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), CARLOS ALBERTO ESTEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), THIAGO HENRIQUE MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), HINAYAH ROJAS DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), PAULA AFONSO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), FÁBIO FERNANDES MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), DRYELLI JALES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011) |
DataInicio |
2011-07-16 |
DataTermino |
2011-08-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
Estimular ações voltadas para a integração social, contribuindo para a redução das diferenças sociais, sobretudo aquelas decorrentes da falta de acesso ao conhecimento sistematizado, bem como a formação de cidadãos mais sensíveis aos problemas sociais que os circundam. Propiciar aos acadêmicos a oportunidade de colocar em prática os saberes adquiridos em sala de aula. |
PalavrasChave |
Projeto Rondon, Integração social, Responsabilidade social |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades realizadas competem às seguintes áreas: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. |
LocalidadeAtendida |
Poconé, Mato Grosso |
PessoasAtendidas |
10000 |
PessoasAtendidasPorMes |
10000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24723 |
CodigoLancamento |
24739 |
NumeroRegistro |
PRJ-191/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROEXT 2010-DESIGUALDADE SOCIAL E INCLUSÃO PRODUTIVA: UM OLH... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ELAINE CAVALCANTE GOMES (Coordenador, 15/01/2011 a 15/12/2011), JUCILENE SANTOS COSTA (Estagiário, 15/01/2011 a 15/12/2011) |
DataInicio |
2011-01-15 |
DataTermino |
2011-12-15 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
Capacitar mulheres viçosenses em situação de vulnerabilidade social para trabalharem na área da construção civil |
PalavrasChave |
gênero, mulheres, contrução civil |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O trabalho se construirá através das seguintes etapas: Etapa 1: Levantamento e pesquisa bibliográfica - Levantamento e revisão bibliográfica sobre os temas: - inserção da mulher no mercado de trabalho: preconceitos e avanços, - caracterização do trabalho na indústria da construção civil. - Treinamento de estudante bolsista e voluntários para o domínio e aplicação das técnicas do DRP. Etapa 2: Pesquisa de campo - Seleção da amostra a ser pesquisada. - Trabalho de campo, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, fotografias e filmagens de operários em atividades. - Entrevistas com empresários da construção civil visando levantar não só problemas e demandas em relação à mão-de-obra existente em Viçosa, como também a possibilidade de utilização de mão-de-obra feminina, - Organização de grupos de operários em atividade para levantamento de problemas e demandas da categoria. - Organização de grupos de possíveis candidatas aos cursos para levantamento das atividades capazes de despertar o interesse para organização de cursos. Etapa 3 : Análise dos dados e proposta de atividades a serem desenvolvidas A partir dos dados coletados, que serão organizados em mapas, desenhos, tabelas e textos, pretendemos oferecer ações que podem facilitar e implementar um programa de qualificação da mão-de-obra feminina, não só para atuar na obra como também ser utilizada na confecção de mobiliário urbano, marcenaria e outros aspectos que permeiam a arquitetura e o urbanismo. Etapa 4: Redação do relatório parcial e proposição de curso piloto. Considerando os dados analisados, será possível apresentar um diagnóstico da situação da mão-de-obra empregada, e demandada em Viçosa, revelando opiniões, pontos de vista e sugestões dos vários atores envolvidos. A partir daí será possível estabelecer parcerias para oferecimento de cursos, desenhados a partir das demandas dos vários atores pesquisados, contribuindo para geração de renda, principalmente de mulheres em situação de maior vulnerabilidade social. Etapa 5: Implantação de curso piloto. A partir do estabelecimento de parcerias com instituições como associações de bairro, igrejas e outras de natureza semelhante, será levantada a demanda por qualificação de mão-de-obra feminina e selecionada uma amostra de mulheres interessadas em realizar um curso de treinamento para mão-de-obra na construção civil. As mulheres selecionadas serão incluídas nas turmas do Projeto Habitat Oficinas de Capacitação de Mão-de-Obra para Construção Civil, projeto de extensão universitária já oferecido para pedreiros e outros profissionais da construção civil em Viçosa, por alunos e professores dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e Engenharia Civil (DEC). As bolsistas acompanharão o desempenho das alunas, bem como o comportamento masculino em relação à participação feminina no curso. Etapa 6: Redação final e publicação. O relatório final conterá o resultado da pesquisa e do treinamento dado às mulheres, a partir do oferecimento do curso de capacitação. O resultado dessa experiência será apresentado em simpósios e seminários, e divulgado através de publicação em revistas especializadas. Etapas de Avaliação Serão realizadas reuniões de avaliação participativa, com a equipe de professoras-orientadoras e/ou pesquisadoras do NIEG, à medida que as etapas do projeto forem sendo cumpridas. |
LocalidadeAtendida |
cidade de Viçosa - MG |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24739 |
CodigoLancamento |
1386 |
NumeroRegistro |
PRJ-187/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTUDOS SOBRE O ESTRESSE E O BEM-ESTAR EM GRUPOS VULNERÁVEIS... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ITA DE OLIVEIRA E SILVA (Coordenador, 01/12/2010 a 30/12/2011) |
DataInicio |
2010-12-01 |
DataTermino |
2011-12-30 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
O presente projeto visa estudar o estresse em grupos vulneráveis, integrando os saberes de várias áreas da graduação e estimulando uma ação reflexiva dos estudantes, na prática integrada da pesquisa, do ensino e da extensão promovendo as potencialidades de exercício pleno da cidadania. Particularmente o projeto visa integrar a academia e os grupos vulneráveis da micro região de Viçosa (MG), através de agentes acadêmicos que, tendo vivenciado ou não, desenvolverão uma visão sensível aos grupos de vulneráveis, visando fortalecê-los cognitivamente, emocionalmente, fisicamente e culturalmente para enfrentarem estresse. |
PalavrasChave |
estresse, grupos vulneráveis, Viçosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O Projeto PET aqui proposto, será esquematizado em cinco fases: 1.Pesquisa, estudo e ensino: fazer uma extensa revisão bibliográfica sobre o estresse em grupos vulneráveis, identificar os problemas que causam estresse na comunidade de origem do estudante, assim como no próprio ambiente de vivencia do estudante. Elaborar e realizar questionários para avaliação de estresse e identificar os problemas de saúde mais prementes na comunidade de origem. 2.Extensão e Ensino: desenvolver a aplicar estratégias de fortalecimento da identificação dos problemas, ensinado formas de solucioná-los, sistematizando e organizando o conhecimento dessas comunidades por meio de encontros de socialização. Ensinar técnicas, posturas, hábitos e caminhos para a solução da origem do estado de estresse, como forma de instituir instrumentos de lida com os desafios cotidianos e comunitários. Estimular uma postura cidadã e sã sobre o domínio do poder de decisão de cada um, conforme as suas potencialidades e limitações. 3.Extensão: aplicar técnicas de relaxamento, de saúde e de lazer, ao mesmo tempo estimular a cognição, isto é, exercitar uma maior consciência de si e das relações com o ambiente para se apoderar de aspectos de previsibilidade, controle e canais de escape. Particularmente será incentivada a co-participação da população pobre no meio acadêmico, trazendo-os e levando a academia para o seio das unidades sociais (família, comunidades, associações, guetos e etc). 4.Avaliar o impacto das ações realizadas pelo PET através de abordagem qualitativa, quantitativa e dialética, apresentando os resultados para a unidade acadêmica, para a UFV e em eventos (científicos e de extensão). Os estudos e os resultados serão publicados em periódicos científicos e apresentados na mídia (televisiva, radiofônica, virtual e impressa). |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1386 |
CodigoLancamento |
1396 |
NumeroRegistro |
PRJ-014/2017 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CINE DLA |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JOELMA SANTANA SIQUEIRA (Coordenador, 17/10/2010 a 31/01/2014), JOELMA SANTANA SIQUEIRA (Orientador, 07/03/2016 a 16/12/2016), MARIA NAZARE MOLICA DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), MARINA DE PAULO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/07/2011), JULIELY VEIGA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 01/12/2011), BRUNO EDUARDO DIAS (Bolsista PROEXT, 17/10/2010 a 01/12/2011), ANA CLAUDIA VIEIRA MENDONÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), MARCELLE MONTEIRO STORANI PACHECO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), THALITA RODY MACHADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), VIVIANE DARC SILVA ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), ÉRICA SILVA FAGUNDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), FELIPE MAGNO ELLER RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), LUCAS DE CASTRO FONSÊCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/07/2011), ADRIANA SANTANA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2012), JOZIANE FERRAZ DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/01/2012), ELIANA MARIA RAMIRO BENEVENUTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2012), AMANDA GUIMARÃES FARIA (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2011 a 28/02/2013), JULIANA CRISTINA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/01/2012 a 30/04/2013), JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA (Orientador, 01/12/2012 a 31/12/2013), WESLEN PEDRO FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/05/2013 a 31/12/2013), LUCAS FERREIRA PIMENTEL (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2014 a 31/12/2014), JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), MICHEL MOMOSE MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 16/12/2016), JÚLIA PEREIRA FRAGA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2015 a 10/06/2016), MILENA CARDOSO DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2015 a 10/07/2015), LAYS ALVES MARIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2015 a 10/07/2015), JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA (Coordenador, 01/04/2015 a 16/12/2017), DIEGO JOSE SOARES DOMINIK (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/08/2015 a 16/12/2016), DIEGO JOSE SOARES DOMINIK (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2017 a 31/12/2017), SEBASTIÃO RESENDE NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 31/12/2017) |
DataInicio |
2010-10-17 |
DataTermino |
2017-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo) |
Objetivo |
Oferecer à comunidade acadêmica e de Viçosa sessões semanais de cinema com filmes previamente escolhidos pelo coordenador e pelos alunos estagiários com o intuito de promover entre os participantes uma experiência estética, cultural e cognitiva relevante para sua vida privada e social, na medida em que se visa promover uma desconstrução do assujeitamento provocado pela cultura dominante do entretenimento, pautada por parâmetros essencialmente morais, em detrimento de parâmetros éticos. |
PalavrasChave |
Cinema, Cultura, Leitura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades previstas para o coordenador e o estagiário bolsista do CINE DLA são: a) identificação de públicos-alvo específicos para sessões realizadas à la carte que não excluem a comunidade em geral b) selecionar filmes em função do público-alvo específico, c) buscar dos filmes, d) produzir de material de divulgação físico e digital, e) exibir os filmes, f) moderar debates após cada sessão, g) produzir uma resenha escrita para cada filme, resenha esta que é discutida no grupo semanalmente, propiciando a produção textual do aluno, aliada ao aprimoramento na forma de ler o cinema e, decorrentemente, o mundo. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa - Comunidades variadas |
PessoasAtendidas |
10 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1396 |
CodigoLancamento |
1426 |
NumeroRegistro |
PRJ-006/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TRANSFORMANDO ENTULHO EM APRENDIZAGEM |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
POLIANA FLAVIA MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), BRENNO SANTOS LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), SIBELE AUGUSTA FERREIRA LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), LEANDRO JOSE DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), FRANCISCA JUNIA MACIEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), CARLA MATIUZZI POLIDORIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), DANILO AUGUSTO MENDES VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), JÚLIA BRANDÃO GONTIJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MARCO TÚLIO DA SILVA FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA GORETI DAS NEVES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), ANGÉLICA APARECIDA VIEIRA SIMÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), ADRIANA FERREIRA RIOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), CLAUDIO DOS SANTOS FERREIRA (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento de produtos |
Objetivo |
Objetivo Geral: Desenvolver materiais e brinquedos didáticos para serem utilizados na educação ambiental e no ensino de ciências e química, com alunos do ensino fundamental e médio do município de Florestal, empregando objetos descartados que sejam passíveis de reciclagem. |
PalavrasChave |
Ensino de Química, Meio Ambiente, material didático |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
(1) Levantamento e seleção de material bibliográfico de assuntos diversos relativos ao projeto, (II) Levantamento dos tópicos de maior dificuldade do ensino de ciências e química nas escolas do município, através de discussões com os professores ministrantes das disciplinas, (III) Montagem de uma oficina na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal destinada à produção dos materiais didáticos a partir de objetos recicláveis, (IV) Coleta dos objetos recicláveis como garrafas pet, papelão, papel, latas diversas, canos de pvc, isopor e etc, (V) Planejamento e confecção dos materiais e brinquedos didáticos, (VI) Capacitação dos professores do ensino fundamental e médio na utilização dos materiais e brinquedos didáticos, (VII) Aplicação dos materiais e brinquedos pelos professores em sala de aula. |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1426 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |