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gov - CodigoLancamento:24723,NumeroRegistro:PRJ-127/2012,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO RONDON: OPERAÇÃO TUIUIÚ,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Multidisciplinar,AreaTematica2:Meio Ambiente,Env

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

24723

NumeroRegistro

PRJ-127/2012

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO RONDON: OPERAÇÃO TUIUIÚ

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Multidisciplinar

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Coordenador, 16/07/2011 a 01/08/2011), CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA CHAGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), CARLOS ALBERTO ESTEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), THIAGO HENRIQUE MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), HINAYAH ROJAS DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), PAULA AFONSO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), FÁBIO FERNANDES MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), DRYELLI JALES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011), LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2011 a 01/08/2011)

DataInicio

2011-07-16

DataTermino

2011-08-01

LinhaExtensao

Desenvolvimento urbano

Objetivo

Estimular ações voltadas para a integração social, contribuindo para a redução das diferenças sociais, sobretudo aquelas decorrentes da falta de acesso ao conhecimento sistematizado, bem como a formação de cidadãos mais sensíveis aos problemas sociais que os circundam. Propiciar aos acadêmicos a oportunidade de colocar em prática os saberes adquiridos em sala de aula.

PalavrasChave

Projeto Rondon, Integração social, Responsabilidade social

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As atividades realizadas competem às seguintes áreas: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.

LocalidadeAtendida

Poconé, Mato Grosso

PessoasAtendidas

10000

PessoasAtendidasPorMes

10000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24723


gov - CodigoLancamento:24739,NumeroRegistro:PRJ-191/2011,Tipo:Projeto,Titulo:PROEXT 2010-DESIGUALDADE SOCIAL E INCLUSÃO PRODUTIVA: UM OLH...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Trabalho,AreaTematica2:Edu

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24739

NumeroRegistro

PRJ-191/2011

Tipo

Projeto

Titulo

PROEXT 2010-DESIGUALDADE SOCIAL E INCLUSÃO PRODUTIVA: UM OLH...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Trabalho

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ELAINE CAVALCANTE GOMES (Coordenador, 15/01/2011 a 15/12/2011), JUCILENE SANTOS COSTA (Estagiário, 15/01/2011 a 15/12/2011)

DataInicio

2011-01-15

DataTermino

2011-12-15

LinhaExtensao

Grupos sociais vulneráveis

Objetivo

Capacitar mulheres viçosenses em situação de vulnerabilidade social para trabalharem na área da construção civil

PalavrasChave

gênero, mulheres, contrução civil

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O trabalho se construirá através das seguintes etapas: Etapa 1: Levantamento e pesquisa bibliográfica - Levantamento e revisão bibliográfica sobre os temas: - inserção da mulher no mercado de trabalho: preconceitos e avanços, - caracterização do trabalho na indústria da construção civil. - Treinamento de estudante bolsista e voluntários para o domínio e aplicação das técnicas do DRP. Etapa 2: Pesquisa de campo - Seleção da amostra a ser pesquisada. - Trabalho de campo, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, fotografias e filmagens de operários em atividades. - Entrevistas com empresários da construção civil visando levantar não só problemas e demandas em relação à mão-de-obra existente em Viçosa, como também a possibilidade de utilização de mão-de-obra feminina, - Organização de grupos de operários em atividade para levantamento de problemas e demandas da categoria. - Organização de grupos de possíveis candidatas aos cursos para levantamento das atividades capazes de despertar o interesse para organização de cursos. Etapa 3 : Análise dos dados e proposta de atividades a serem desenvolvidas A partir dos dados coletados, que serão organizados em mapas, desenhos, tabelas e textos, pretendemos oferecer ações que podem facilitar e implementar um programa de qualificação da mão-de-obra feminina, não só para atuar na obra como também ser utilizada na confecção de mobiliário urbano, marcenaria e outros aspectos que permeiam a arquitetura e o urbanismo. Etapa 4: Redação do relatório parcial e proposição de curso piloto. Considerando os dados analisados, será possível apresentar um diagnóstico da situação da mão-de-obra empregada, e demandada em Viçosa, revelando opiniões, pontos de vista e sugestões dos vários atores envolvidos. A partir daí será possível estabelecer parcerias para oferecimento de cursos, desenhados a partir das demandas dos vários atores pesquisados, contribuindo para geração de renda, principalmente de mulheres em situação de maior vulnerabilidade social. Etapa 5: Implantação de curso piloto. A partir do estabelecimento de parcerias com instituições como associações de bairro, igrejas e outras de natureza semelhante, será levantada a demanda por qualificação de mão-de-obra feminina e selecionada uma amostra de mulheres interessadas em realizar um curso de treinamento para mão-de-obra na construção civil. As mulheres selecionadas serão incluídas nas turmas do Projeto Habitat Oficinas de Capacitação de Mão-de-Obra para Construção Civil, projeto de extensão universitária já oferecido para pedreiros e outros profissionais da construção civil em Viçosa, por alunos e professores dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e Engenharia Civil (DEC). As bolsistas acompanharão o desempenho das alunas, bem como o comportamento masculino em relação à participação feminina no curso. Etapa 6: Redação final e publicação. O relatório final conterá o resultado da pesquisa e do treinamento dado às mulheres, a partir do oferecimento do curso de capacitação. O resultado dessa experiência será apresentado em simpósios e seminários, e divulgado através de publicação em revistas especializadas. Etapas de Avaliação Serão realizadas reuniões de avaliação participativa, com a equipe de professoras-orientadoras e/ou pesquisadoras do NIEG, à medida que as etapas do projeto forem sendo cumpridas.

LocalidadeAtendida

cidade de Viçosa - MG

PessoasAtendidas

20

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24739


gov - CodigoLancamento:1386,NumeroRegistro:PRJ-187/2010,Tipo:Projeto,Titulo:ESTUDOS SOBRE O ESTRESSE E O BEM-ESTAR EM GRUPOS VULNERÁVEIS...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvidos:

gov

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CodigoLancamento

1386

NumeroRegistro

PRJ-187/2010

Tipo

Projeto

Titulo

ESTUDOS SOBRE O ESTRESSE E O BEM-ESTAR EM GRUPOS VULNERÁVEIS...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

ITA DE OLIVEIRA E SILVA (Coordenador, 01/12/2010 a 30/12/2011)

DataInicio

2010-12-01

DataTermino

2011-12-30

LinhaExtensao

Grupos sociais vulneráveis

Objetivo

O presente projeto visa estudar o estresse em grupos vulneráveis, integrando os saberes de várias áreas da graduação e estimulando uma ação reflexiva dos estudantes, na prática integrada da pesquisa, do ensino e da extensão promovendo as potencialidades de exercício pleno da cidadania. Particularmente o projeto visa integrar a academia e os grupos vulneráveis da micro região de Viçosa (MG), através de agentes acadêmicos que, tendo vivenciado ou não, desenvolverão uma visão sensível aos grupos de vulneráveis, visando fortalecê-los cognitivamente, emocionalmente, fisicamente e culturalmente para enfrentarem estresse.

PalavrasChave

estresse, grupos vulneráveis, Viçosa

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O Projeto PET aqui proposto, será esquematizado em cinco fases: 1.Pesquisa, estudo e ensino: fazer uma extensa revisão bibliográfica sobre o estresse em grupos vulneráveis, identificar os problemas que causam estresse na comunidade de origem do estudante, assim como no próprio ambiente de vivencia do estudante. Elaborar e realizar questionários para avaliação de estresse e identificar os problemas de saúde mais prementes na comunidade de origem. 2.Extensão e Ensino: desenvolver a aplicar estratégias de fortalecimento da identificação dos problemas, ensinado formas de solucioná-los, sistematizando e organizando o conhecimento dessas comunidades por meio de encontros de socialização. Ensinar técnicas, posturas, hábitos e caminhos para a solução da origem do estado de estresse, como forma de instituir instrumentos de lida com os desafios cotidianos e comunitários. Estimular uma postura cidadã e sã sobre o domínio do poder de decisão de cada um, conforme as suas potencialidades e limitações. 3.Extensão: aplicar técnicas de relaxamento, de saúde e de lazer, ao mesmo tempo estimular a cognição, isto é, exercitar uma maior consciência de si e das relações com o ambiente para se apoderar de aspectos de previsibilidade, controle e canais de escape. Particularmente será incentivada a co-participação da população pobre no meio acadêmico, trazendo-os e levando a academia para o seio das unidades sociais (família, comunidades, associações, guetos e etc). 4.Avaliar o impacto das ações realizadas pelo PET através de abordagem qualitativa, quantitativa e dialética, apresentando os resultados para a unidade acadêmica, para a UFV e em eventos (científicos e de extensão). Os estudos e os resultados serão publicados em periódicos científicos e apresentados na mídia (televisiva, radiofônica, virtual e impressa).

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1386


gov - CodigoLancamento:1396,NumeroRegistro:PRJ-014/2017,Tipo:Projeto,Titulo:CINE DLA,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:JOELMA SANTANA SIQUEIRA (Coord

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

1396

NumeroRegistro

PRJ-014/2017

Tipo

Projeto

Titulo

CINE DLA

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

JOELMA SANTANA SIQUEIRA (Coordenador, 17/10/2010 a 31/01/2014), JOELMA SANTANA SIQUEIRA (Orientador, 07/03/2016 a 16/12/2016), MARIA NAZARE MOLICA DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), MARINA DE PAULO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/07/2011), JULIELY VEIGA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 01/12/2011), BRUNO EDUARDO DIAS (Bolsista PROEXT, 17/10/2010 a 01/12/2011), ANA CLAUDIA VIEIRA MENDONÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), MARCELLE MONTEIRO STORANI PACHECO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), THALITA RODY MACHADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), VIVIANE DARC SILVA ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), ÉRICA SILVA FAGUNDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), FELIPE MAGNO ELLER RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/12/2010), LUCAS DE CASTRO FONSÊCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 30/07/2011), ADRIANA SANTANA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2012), JOZIANE FERRAZ DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/01/2012), ELIANA MARIA RAMIRO BENEVENUTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2012), AMANDA GUIMARÃES FARIA (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2011 a 28/02/2013), JULIANA CRISTINA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/01/2012 a 30/04/2013), JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA (Orientador, 01/12/2012 a 31/12/2013), WESLEN PEDRO FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/05/2013 a 31/12/2013), LUCAS FERREIRA PIMENTEL (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2014 a 31/12/2014), JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), MICHEL MOMOSE MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 16/12/2016), JÚLIA PEREIRA FRAGA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2015 a 10/06/2016), MILENA CARDOSO DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2015 a 10/07/2015), LAYS ALVES MARIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2015 a 10/07/2015), JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA (Coordenador, 01/04/2015 a 16/12/2017), DIEGO JOSE SOARES DOMINIK (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/08/2015 a 16/12/2016), DIEGO JOSE SOARES DOMINIK (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2017 a 31/12/2017), SEBASTIÃO RESENDE NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/10/2010 a 31/12/2017)

DataInicio

2010-10-17

DataTermino

2017-12-31

LinhaExtensao

Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo)

Objetivo

Oferecer à comunidade acadêmica e de Viçosa sessões semanais de cinema com filmes previamente escolhidos pelo coordenador e pelos alunos estagiários com o intuito de promover entre os participantes uma experiência estética, cultural e cognitiva relevante para sua vida privada e social, na medida em que se visa promover uma desconstrução do assujeitamento provocado pela cultura dominante do entretenimento, pautada por parâmetros essencialmente morais, em detrimento de parâmetros éticos.

PalavrasChave

Cinema, Cultura, Leitura

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As atividades previstas para o coordenador e o estagiário bolsista do CINE DLA são: a) identificação de públicos-alvo específicos para sessões realizadas à la carte que não excluem a comunidade em geral b) selecionar filmes em função do público-alvo específico, c) buscar dos filmes, d) produzir de material de divulgação físico e digital, e) exibir os filmes, f) moderar debates após cada sessão, g) produzir uma resenha escrita para cada filme, resenha esta que é discutida no grupo semanalmente, propiciando a produção textual do aluno, aliada ao aprimoramento na forma de ler o cinema e, decorrentemente, o mundo.

LocalidadeAtendida

Viçosa - Comunidades variadas

PessoasAtendidas

10

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1396


gov - CodigoLancamento:1426,NumeroRegistro:PRJ-006/2011,Tipo:Projeto,Titulo:TRANSFORMANDO ENTULHO EM APRENDIZAGEM,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Meio Ambiente,Envolv

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1426

NumeroRegistro

PRJ-006/2011

Tipo

Projeto

Titulo

TRANSFORMANDO ENTULHO EM APRENDIZAGEM

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

POLIANA FLAVIA MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), BRENNO SANTOS LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), SIBELE AUGUSTA FERREIRA LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), LEANDRO JOSE DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), FRANCISCA JUNIA MACIEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), CARLA MATIUZZI POLIDORIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), DANILO AUGUSTO MENDES VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), JÚLIA BRANDÃO GONTIJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MARCO TÚLIO DA SILVA FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA GORETI DAS NEVES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), ANGÉLICA APARECIDA VIEIRA SIMÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), ADRIANA FERREIRA RIOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), CLAUDIO DOS SANTOS FERREIRA (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2011-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento de produtos

Objetivo

Objetivo Geral: Desenvolver materiais e brinquedos didáticos para serem utilizados na educação ambiental e no ensino de ciências e química, com alunos do ensino fundamental e médio do município de Florestal, empregando objetos descartados que sejam passíveis de reciclagem.

PalavrasChave

Ensino de Química, Meio Ambiente, material didático

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

(1) Levantamento e seleção de material bibliográfico de assuntos diversos relativos ao projeto, (II) Levantamento dos tópicos de maior dificuldade do ensino de ciências e química nas escolas do município, através de discussões com os professores ministrantes das disciplinas, (III) Montagem de uma oficina na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal destinada à produção dos materiais didáticos a partir de objetos recicláveis, (IV) Coleta dos objetos recicláveis como garrafas pet, papelão, papel, latas diversas, canos de pvc, isopor e etc, (V) Planejamento e confecção dos materiais e brinquedos didáticos, (VI) Capacitação dos professores do ensino fundamental e médio na utilização dos materiais e brinquedos didáticos, (VII) Aplicação dos materiais e brinquedos pelos professores em sala de aula.

LocalidadeAtendida

Florestal

PessoasAtendidas

1000

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1426


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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
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