CodigoLancamento |
1330 |
NumeroRegistro |
PRJ-142/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O DESENVOLVIMENTO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS PARA O FORTA... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
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Envolvidos |
MARCIO GOMES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2010 a 02/05/2011), KAMILLA ALVES RODRIGUES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2010 a 02/05/2011), MARCELO MINA DIAS (Coordenador, 02/05/2010 a 02/05/2011), MARCELO MINA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2010 a 02/05/2011), ALAIR FERREIRA DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2010 a 02/05/2011) |
DataInicio |
2010-05-02 |
DataTermino |
2011-05-02 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Promover o desenvolvimento de arranjos produtivos locais através da intervenção nos empreendimentos como forma de integrá-los para o abastecimento dos mercados locais e regional, criando interações em escala territorial por meio da or-ganização da produção, dinamização da gestão e interação entre os empreendimentos para a comercialização da diversidade de produtos produzidos pela agricultura familiar |
PalavrasChave |
Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Arranjos Produtivos Locais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Oficinas sobre empreendimentos solidários e gestão cooperativa. Visitas para assessoria técnica ao pessoal envolvido na gestão de cooperativas, associações e grupos informais. Visitas de intercambio em municípios que estejam operando com o Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB. Oficinas sobre os procedimentos de aquisição de alimentos para a alimentação escolar Visitas para assessoria técnica na elaboração, implementação e monitoramento dos projetos no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB. Contatos, visitas e reuniões com organizações e instituições existentes na região. Encontros municipais e regionais, envolvendo agricultores familiares, organizações produtivas, entidades de assessoria e apoio e gestores de públicos para avaliação e intercambio de experiências nos APLs. Visitas para assessoria técnica na elaboração e implementação dos planos de negócios. Oficinas com agricultores e agricultoras para elaboração dos planos de negócios. Capacitação de pessoal envolvido nos empreendimentos através de cursos e estágios em empreendimentos consolidados. Assessoria na elaboração e registro das marcas, rótulos e embalagens para os produtos dos empreendimentos. |
LocalidadeAtendida |
Divino, Espera Feliz e Araponga-MG |
PessoasAtendidas |
240 |
PessoasAtendidasPorMes |
240 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1330 |
CodigoLancamento |
1336 |
NumeroRegistro |
PRJ-193/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO TERRITÓ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
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Envolvidos |
AZIZ GALVAO DA SILVA JUNIOR (Coordenador, 08/03/2010 a 08/12/2010), AZIZ GALVAO DA SILVA JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/03/2010 a 08/12/2010), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/03/2010 a 08/12/2010), FABIANA APARECIDA DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/03/2010 a 08/12/2010), VALQUIRIA CARDOSO CALDEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/03/2010 a 08/12/2010), MARCUS AURÉLIO LELIS LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/03/2010 a 08/12/2010), DANIEL VEIGA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/03/2010 a 08/12/2010), GIOVANNI WEBER SCARASCIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/03/2010 a 08/12/2010), UÊNIO LOPES DO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/03/2010 a 08/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-08 |
DataTermino |
2010-12-08 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Aumento sustentável de renda da agricultura familiar no Território Alto Suaçuí |
PalavrasChave |
Agricultura Familiar, Desenvolvimento Regional, Agronegócio |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
- Diagnóstico Econômico - Capacitação de multiplicadores (Pronaf) - Análise de cadeias de produção / mercado - Planejamento de empresas rurais (piloto) - Agregação de valor |
LocalidadeAtendida |
Território Alto Suaçuí |
PessoasAtendidas |
240 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1336 |
CodigoLancamento |
1380 |
NumeroRegistro |
PRJ-198/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
LAZER E SAÚDE: ATIVIDADES FÍSICAS JUNTO AOS RECUPERANDOS DA ... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
RANAH MANEZENCO SILVA (Coordenador, 02/09/2010 a 01/09/2011), EDILSON FERNANDES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/09/2010 a 01/09/2011), JANAINA BECARI MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/09/2010 a 01/09/2011), RAFAEL FERNANDES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/09/2010 a 01/09/2011), FERNANDO PAULO DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/09/2010 a 01/09/2011), CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/09/2010 a 01/09/2011), RANAH MANEZENCO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/09/2010 a 01/09/2011), RANAH MANEZENCO SILVA (Coordenador, 02/09/2010 a 01/09/2011), LUCIANO AUGUSTO MONTEIRO FERNANDES (Estagiário, 02/09/2010 a 01/09/2011), RODRIGO MATIAS DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/09/2010 a 01/09/2011) |
DataInicio |
2010-09-02 |
DataTermino |
2011-09-01 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
O objetivo geral é trabalhar junto aos reclusos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) visando o desenvolvimento de atividades físicas diversas, buscando a valorização do recuperando e de seu trabalho individual e em grupo, juntamento com problemas relacionados à sua saúde e, ao mesmo tempo, promover a discussão e práticas corporais. |
PalavrasChave |
Lazer, Saúde, APAC |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Aproximação com os reclusos, Levantamento do nível de conhecimento do grupo, Elaboração de material didático, Práticas esportivas diversas, Jogos (elaboração e execução), Campeonato a partir das práticas esportivas desenvolvidas, Palestras e grupos de discussão, Avaliação do desenvolvimento das atividades |
LocalidadeAtendida |
Viçsosa |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1380 |
CodigoLancamento |
1420 |
NumeroRegistro |
PRJ-211/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FEIRA DO CONHECIMENTO DE VIÇOSA 2011: FORTALECIMENTO DA INTE... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), JANETE REGINA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), IRENE MARIA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), ANGELO PALLINI FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), RENATO NEVES FEIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), JOSE LINO NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), MARIA CATARINA MEGUMI KASUYA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), MARIA DE FATIMA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), NELIO JOSE DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Coordenador, 11/01/2010 a 31/12/2012), KARLA SUEMY CLEMENTE YOTOKO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012), FLAVIA MARIA LOPES PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/01/2010 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2010-11-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Articular e aproximar escolas de ensino básico e espaços de produção de ciência da Universidade por meio da interação dos diferentes sujeitos ?pesquisadores/professores universitários, professores do ensino básico, estudantes universitários e do ensino básico- através da construção coletiva e realização da terceira edição da Feira do Conhecimento de Viçosa |
PalavrasChave |
Interação universidade escolas, Divulgação científica, Educação básica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
-Articulação de sujeitos para a realização da Feira do Conhecimento -Elaboração do formato de projetos e trabalhos para a participação na Feira do Conhecimento. Proposição de desenho e estrutura da Feira do Conhecimento -Desenvolvimento dos projetos e trabalhos na perspectiva da construção do conhecimento e da socialização do espaço e conhecimento da Universidade -Acompanhamento, registro e divulgação contínuos das atividades por rádio e televisão locais -Seleção de trabalhos, organização e definição de critérios de avaliação e premiação de trabalhos apresentados na Feira do Conhecimento -Realização da Feira do Conhecimento de Viçosa 2011 com atividades diversificadas ao longo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia -Produção de vídeo documentário sobre a Feira do Conhecimento 2011 -Avaliação, relato e sistematização das atividades e resultados do projeto -Desenvolvimento de projetos de iniciação científica Junior do contemplados com bolsas |
LocalidadeAtendida |
Município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
120 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1420 |
CodigoLancamento |
1428 |
NumeroRegistro |
PRJ-103/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
MARCELO COUTINHO PICANCO (Coordenador, 01/02/2010 a 31/12/2020), RAUL NARCISO CARVALHO GUEDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2020), JOSE EVARISTO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2020), FLAVIO LEMES FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2020), EZIO MARQUES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2020), JORGIANE DA SILVA BENEVENUTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2020), MAYARA CRISTINA LOPES (Bolsista PIBEX, 01/07/2010 a 31/12/2010), ELIZEU DE SÁ FARIAS (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), ELIZEU DE SÁ FARIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2020), JHERSYKA DA SILVA PAES (Bolsista PIBEX, 01/01/2017 a 31/12/2020), MIRIAN FILGUEIRA PIMENTEL (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2010-02-01 |
DataTermino |
2020-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivo Geral: Capacitação de técnicos, agricultores e trabalhadores rurais nas técnicas de manejo integrado de pragas, de modo a fortalecer sua capacidade em controlar tecnicamente, economicamente as pragas em suas culturas de forma ecologicamente sustentável. Objetivos Específicos: Implementar programa de manejo integrado de pragas em fruticultura voltado principalmente aos pequenos produtores de goiaba da Zona da Mata Mineira. Implementar programa de manejo integrado de pragas do café voltado principalmente aos pequenos produtores de da Zona da Mata Mineira. Implementar programa de manejo integrado de pragas de hortaliças voltado principalmente aos pequenos produtores de da Zona da Mata Mineira. Implementar programa de manejo integrado de pragas de plantas ornamentais voltado principalmente aos pequenos produtores e moradores urbanos da Zona da Mata Mineira. Implementar programa de manejo integrado de pragas domissanitárias voltado principalmente aos pequenos produtores e moradores urbanos da Zona da Mata Mineira. Implementar programa de controle alternativo de pragas voltado principalmente aos pequenos produtores e moradores urbanos da Zona da Mata Mineira. |
PalavrasChave |
Agricultura, Pragas, Controle de pragas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Metodologia: A seguir é descrita a metodologia empregada nas atividades do projeto. 1. Atividades envolvendo a equipe do projeto Serão realizadas reuniões trimestrais entre a equipe de execução do projeto (docentes, discentes e técnico). Nas reuniões serão discutidas e avaliadas as atividades e treinamentos realizados levantando os pontos positivos e negativos destas, como também serão feitas sugestões de otimização das atividades do projeto. Também será discutido com cada participante da equipe a sua atuação no projeto. Também serão preenchidos questionários pela equipe do projeto sobre o andamento do projeto. 2. Produção de artigos de divulgação técnica de programas de Manejo Integrado de Pragas Serão produzidos anualmente dois artigos de divulgação técnica de programas de Manejo Integrado de Pragas. Os dois artigos de divulgação técnica produzidos no primeiro ano serão sobre: manejo integrado das pragas da cultura da batata e manejo integrado das pragas da cultura do milho. Estes artigos conterão informações sobre: identificação dos insetos praga e de seus inimigos naturais, fatores favoráveis ao ataque dos insetos praga, uso de planos de amostragem e de índices de tomada de decisão de controle de pragas e planejamento de técnicas de controle de pragas de modo eficiente, econômico e ambientalmente sustentável. 3. Produção de boletins técnicos sobre Manejo Integrado de Pragas Serão produzidos anualmente dois boletins técnicos sobre Manejo Integrado de Pragas. Os dois boletins técnicos produzidos no primeiro ano serão sobre: manejo integrado das pragas da cultura do tomate e manejo integrado das pragas da cultura do café. Estes boletins técnicos conterão: chaves pictóricas de identificação dos insetos praga e de seus inimigos naturais, informações sobre os fatores favoráveis ao ataque dos insetos praga, uso de planos de amostragem e de índices de tomada de decisão de controle de pragas e planejamento de técnicas de controle de pragas de modo eficiente, econômico e ambientalmente sustentável. 4. Cursos de Manejo Integrado de Pragas Serão realizados anualmente cinco cursos de Manejo Integrado de Pragas. Os cursos no primeiro ano serão sobre: manejo integrado das pragas de hortaliças, manejo integrado das pragas de fruteiras, manejo integrado das pragas do cafeeiro, manejo integrado das pragas de plantas ornamentais e controle alternativo de pragas. O conteúdo destes cursos contará de: identificação dos insetos praga e de seus inimigos naturais, informações sobre os fatores favoráveis ao ataque dos insetos praga, uso de planos de amostragem e de índices de tomada de decisão de controle de pragas e planejamento de técnicas de controle de pragas de modo eficiente, econômico e ambientalmente sustentável. 5. Palestras sobre Manejo Integrado de Pragas Serão realizados anualmente quatro palestras sobre Manejo Integrado de Pragas.As palestras no primeiro ano serão sobre: manejo integrado das pragas da batata, manejo integrado das pragas do melão e manejo integrado das pragas do cafeeiro. O conteúdo destas palestras contará de: identificação dos insetos praga e de seus inimigos naturais, informações sobre os fatores favoráveis ao ataque dos insetos praga, uso de planos de amostragem e de índices de tomada de decisão de controle de pragas e planejamento de técnicas de controle de pragas de modo eficiente, econômico e ambientalmente sustentável. 6. Participação em clínicas tecnológicas Anualmente se participará de clínica tecnológica sobre Manejo Integrado de Pragas. Nestas clínicas tecnológicas se abordará sobre: identificação dos insetos praga e de seus inimigos naturais, informações sobre os fatores favoráveis ao ataque dos insetos praga, uso de planos de amostragem e de índices de tomada de decisão de controle de pragas e planejamento de técnicas de controle de pragas de modo eficiente, econômico e ambientalmente sustentável. 7. Atividades de avaliação das atividades do projeto envolvendo o público alvo do projeto Durante os eventos o público alvo (técnicos, produtores e trabalhadores rurais e donas de casa) preencherá questionários e serão entrevistados para levantamento pontos positivos e negativos das atividades bem como de sugestões para otimização das atividades do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Brasil |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1428 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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