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gov - CodigoLancamento:23548,NumeroRegistro:PRJ-093/2011,Tipo:Projeto,Titulo:EDUCAÇÃO DE ADULTOS/IDOSOS: UMA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Direitos

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

23548

NumeroRegistro

PRJ-093/2011

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO DE ADULTOS/IDOSOS: UMA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

ROSA CRISTINA PORCARO (Coordenador, 01/12/2011 a 01/12/2012), EDGAR PEREIRA COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 01/12/2012), ETELVINA MARIA VALENTE DOS ANJOS SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 01/12/2012)

DataInicio

2011-12-01

DataTermino

2012-12-01

LinhaExtensao

Terceira Idade

Objetivo

O presente projeto tem por objetivo contribuir para o resgate da cidadania dos adultos da comunidade viçosense e possibilitar a inclusão social, por meio da realização de ações que permitam oferecer a esta população condições de acesso à escola, às atividades em bancos, em hospitais, em postos médicos, na aquisição de documentações diversas, etc, na estimulação da criatividade através da experimentação de vivências lúdicas que permitam o aumento da auto-estima, da autoconfiança, viabilizando a estes um espaço de estudos e atualização de seus conhecimentos e aprendizado, envolvendo nesse processo a alfabetização, a educação digital e a educação para a saúde.

PalavrasChave

educação de jovens e adultos, terceira idade, formação docente

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Divulgação do Projeto em bairros de periferia / motivação dos idosos para a participação - Formação de graduandos da Pedagogia, da Ciência da Computação e da Área da Saúde para a atuação com idosos - Alfabetização dos idosos envolvidos - Educação digital dos idosos envolvidos - Educação para a saúde dos idosos envolvidos - Reuniões da equipe para planejamento, acompanhamento e avaliação do processo

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23548


gov - CodigoLancamento:23563,NumeroRegistro:PRJ-161/2011,Tipo:Projeto,Titulo:GERANDO RENDA E RESGATANDO A CULTURA: A SUSTENTABILIDADE ECO...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Trabalho,AreaTem

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

23563

NumeroRegistro

PRJ-161/2011

Tipo

Projeto

Titulo

GERANDO RENDA E RESGATANDO A CULTURA: A SUSTENTABILIDADE ECO...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Trabalho

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

NORA BEATRIZ PRESNO AMODEO (Coordenador, 01/01/2010 a 31/12/2011), ANTÔNIO AUGUSTO LOPES NETO (Bolsista - Outros, 01/01/2010 a 31/12/2011), THAMARA CORTES NOVAES (Bolsista PROEXT, 07/01/2011 a 31/12/2011), JÚLIO CÉSAR COSTA (Bolsista PROEXT, 07/01/2011 a 31/12/2011), DÉBORA PIRES TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2011 a 31/12/2011), ÉRICA MONTEIRO ANDRADE BARRETO (Bolsista - Outros, 01/01/2010 a 31/12/2011), TIAGO VANDRÉ SANTOS DE LIMA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), MARCELO MINA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2011), MARIA IZABEL VIEIRA BOTELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2011)

DataInicio

2010-01-01

DataTermino

2011-12-31

LinhaExtensao

Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares

Objetivo

Apoiar à Associação Quilombola Herdeiros de Banzo na obtenção de sua sustentabilidade (social, cultural, econômica e política) e fortalecer a autogestão e a identidade do grupo, em torno ao resgate da cultura negra, ancorados nos valores da economia solidári

PalavrasChave

economia solidária, cultura, renda

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Apoiar no desenvolvimento das atividades culturais dos núcleos Akatu-Erê e Cantoria Irmandade Bantu como difusores da cultura afro-descendente. Promover a inclusão digital dos jovens vinculados à AQHB, Potencializar a comercialização dos produtos do Núcleo Retalharte, Apoiar a gestão da AQHB dentro dos princípios da EPS. Promover positivamente a auto-estima e a emancipação social do grupo,

LocalidadeAtendida

AQHB - Ponte Nova

PessoasAtendidas

35

PessoasAtendidasPorMes

35

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23563


gov - CodigoLancamento:24281,NumeroRegistro:PRJ-162/2011,Tipo:Projeto,Titulo:SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA: PRESSUPOSTOS PAR...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mei

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24281

NumeroRegistro

PRJ-162/2011

Tipo

Projeto

Titulo

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA: PRESSUPOSTOS PAR...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

KÁTIA GOMES DE LAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), DÉBORA CRISTINA LUCAS DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), ÉDER DE MATOS BARBOSA (Bolsista - Outros, 02/02/2011 a 20/12/2011), ELISÂNGELA DE FÁTIMA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), MARIANA OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), ANITA CAMPOS MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), CAROLINE OLIVEIRA NEVES DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), CLARICE CIRILO FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), LEONARDO FAGUNDES FERNANDES (Bolsista PIBEX, 02/02/2011 a 20/12/2011), JÚLIO CAMPOS FONTES DE ALVARENGA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), FELLIPE VILELA TORGA (Bolsista - Outros, 02/02/2011 a 20/12/2011), GUILHERME BONGIOVANI TAVARES DE VASCONCELOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), YASMINE CHICRALLA ALVAREZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), ROBERTA FINAMORE DE ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), PAULO SHIKAZU TOMA (Coordenador, 02/02/2011 a 20/12/2011), VERA LUCIA TRAVENCOLO MUNIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), NADIA DUTRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), HELENA CASTELLAIN BARBOSA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011), JUCILENE SANTOS COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 20/12/2011)

DataInicio

2011-02-02

DataTermino

2011-12-20

LinhaExtensao

Resíduos sólidos

Objetivo

Analisar holisticamente as questões ambientais relativas aos resíduos sólidos no Bairro dos Cristais (Viçosa-MG), sistematizar alternativas para os problemas ambientais causados pelo lixo. Além de proporcionar melhores práticas de saneamento aos moradores por meio da sensibilização, o que acarretará a conservação da natureza e, consequentemente qualidade de vida.

PalavrasChave

coleta seletiva, meio ambiente, residuos sólidos urbanos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Proporcionar grupo de estudos sobre a temática do projeto, 2. Analisar espacialmente a funcionalidade dos pontos de entrega de rejeitos e materiais recicláveis existentes, 3. Divulgar para a comunidade, por meio de várias formas previstas na metodologia, as diferentes formas de coleta e destino do lixo, 4. Observar e analisar holisticamente fatos e situações em relação ao lixo doméstico do ponto de vista ambiental, reconhecendo as necessidades e as oportunidades de atuar. Para então, sugerir alternativas que vislumbrem um ambiente saudável e que proporcione qualidade de vida, 5. Dialogar com a comunidade a fim de compreender a realidade e buscar soluções para questões sócio-ambientais o que possibilitará a tomada de posição frente aos problemas de tal natureza, 6. Sensibilizar a comunidade sobre a importância da modificação de hábitos e atitudes em relação ao ambiente e as práticas de armazenamento e descarte dos resíduos, 7. Sensibilizar os jovens e crianças da comunidade sobre a importância da conservação ambiental tendo em vista perspectivas futuras que contemplem sinergismo positivo da relação homem /ambiente.

LocalidadeAtendida

Bairro dos Cristais

PessoasAtendidas

160

PessoasAtendidasPorMes

160

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24281


gov - CodigoLancamento:24312,NumeroRegistro:PRJ-148/2011,Tipo:Projeto,Titulo:ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM CI...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

24312

NumeroRegistro

PRJ-148/2011

Tipo

Projeto

Titulo

ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM CI...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

VAGNER RODRIGUES DE BESSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2011 a 01/08/2012), PABLO DAMASCENO BORGES (Coordenador, 01/08/2011 a 01/08/2012)

DataInicio

2011-08-01

DataTermino

2012-08-01

LinhaExtensao

Desenvolvimento Regional

Objetivo

divulgação científica através do desenvolvimento e montagem de ferramentas didáticas para compor espaço multidisciplinar, onde a partir da realização de demonstrações o conhecimento científico possa ser difundido,Desenvolver interação entre escola e Universidade através de palestras, encontros que apresente ao aluno secundarista o ambiente acadêmico, estimulando a inserção deste aluno na universidade e auxiliar em sua escolha profissional.

PalavrasChave

integração escola-universidade, multidisciplinaridade, ciências básica

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Os professores e alunos dos diversos cursos oferecidos pela UFV-CRP serão convidados para participação de encontros, onde serão apresentadas aos alunos secundaristas palestras informativas sobre cursos, convivência e vivência universitária, além de promover discussão com temas relevantes de motivação vocacional. Estas atividades serão preparadas previamente pelos alunos bolsistas.

LocalidadeAtendida

alunos secundaristas da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura em Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24312


gov - CodigoLancamento:26796,NumeroRegistro:PRJ-117/2012,Tipo:Projeto,Titulo:FOMENTO E PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES PARA COMPETIÇÕES REGIONAI...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

26796

NumeroRegistro

PRJ-117/2012

Tipo

Projeto

Titulo

FOMENTO E PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES PARA COMPETIÇÕES REGIONAI...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Envolvidos

SALLES VIANA GOMES DE MAGALHAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), NILSON FELIPE MATOS MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), GUILHERME ELER STORCK (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), JOÃO RODRIGO MENIGHIN DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), VÍNICIUS SILVA CONCEIÇÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), VÍTOR RESENDE ALCÂNTARA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), RAFAEL DE FREITAS AQUINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), JONATAS BATISTA COSTA DAS CHAGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), GABRIEL AUGUSTO FERREIRA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), MARCOS HENRIQUE FONSECA RIBEIRO (Coordenador, 01/03/2011 a 30/11/2011), VITOR BARBOSA CARLOS DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), CLAUDINEI DE OLIVEIRA JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), PEDRO HENRIQUE ANTUNES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011)

DataInicio

2011-03-01

DataTermino

2011-11-30

LinhaExtensao

Tecnologia da informação

Objetivo

Pode-se subdividir os objetivos do projeto em dois grupos. Primeiramente, aqueles relacionados à formação acadêmica e profissional dos estudantes participantes e depois aqueles relacionados aos benefícios institucionais para o DPI e a UFV. Para os alunos, visa-se exercitá-los em várias características e/ou habilidades bastantes almejadas atualmente, tanto pelo mercado de trabalho quanto pela carreira acadêmica. Ao participar de um processo como o proposto por este projeto, o aluno integrante do mesmo poderá exercitar, entre outras, as seguintes características/habilidades: · Agilidade de raciocínio: para encontrar soluções rapidamente para problemas em vários níveis de complexidade, visto que o tempo com que cada equipe resolve um problema é fator de desempate e contribui para a pontuação final da mesma em uma competição. · Capacidade para trabalhar em equipe de forma coordenada : também devido ao tempo limitado para a resolução de um volume razoável de problemas, é bastante frequente a situação onde os seus membros são obrigados a dividir tarefas ou delegá-las aos demais, a fim de que trabalhem paralelamente em um mesmo ou ainda em problemas diferentes. · Aplicação direta de conhecimentos vistos durante a graduação : os problemas que corriqueiramente se encontram nas competições abordam disciplinas variadas da grade curricular de seu curso de graduação, sem que haja qualquer pista ou dica de qual técnica ou meio de solução deve ser empregado. A preparação para as competições pode, assim, ser vista como uma forma de sedimentação e aplicação dos conteúdos vistos em sala de aula pelos integrantes da iniciativa do projeto. · Capacitação dos alunos para concorrer com alunos de ponta, em nível naciona l: tanto no que diz respeito à Maratona em si, mas também no âmbito acadêmico ou ainda no mercado de trabalho. · Aprimoramento contínuo da capacidade de programar computadores de forma correta e eficiente: uma vez que as regras da competição penalizam o envio de soluções incorretas ou que esgotam um tempo limite de execução dos programas, as equipes tem de se preocupar em não só desenvolver softwares corretos, mas também eficientes e eficazes. Tendo em vista que a programação de computadores é uma atividade central da área de computação e até mesmo de algumas especialidades de outras áreas, desenvolver ou aprimorar esta capacidade é fundamental para uma boa formação dos estudantes. · Proporcionar um ambiente favorável à discussões e experimentação de temas interdisciplinares: conforme já mencionado, durante as competições são apresentados problemas sem que haja qualquer indicativo do que deve ser utilizado para resolvê-lo e, frequentemente, a utilização de mais de uma técnica ou conhecimento é necessária. Portanto, nas atividades preparatórias as equipes terão meios e oportunidades de discutir as possíveis interações entre tais temas. Em nível institucional, pode-se ter, como objetivos almejados pelo projeto: · Integração de estudantes de diversos períodos ou etapas diferentes do curso : uma vez que o projeto estará aberto para quaisquer alunos que tenham conhecimentos básicos de programação de computadores e os mesmos poderão formar equipes e discutir com alunos mais experientes, a troca de informações e experiências será um meio de integrar os alunos de graduação através de uma atividade acadêmica e não só por meio de atividades de fundo social ou cultural, como normalmente acontece. · Promover interação com grupos e equipes de outras instituições : uma vez que o sistema computacional utilizado para gerenciar a competição e fazer a pré-correção automática das soluções enviadas pelas equipes concorrentes é um sistema on-line, tanto as equipes da UFV podem participar de competições simuladas de outras instituições, como o inverso pode acontecer. Além disso, o contato direto, nos dias de competições oficiais, com alunos e professores de outras universidades também contribui para aumentar não só a experiência dos alunos participantes, mas também a rede de contatos dos mesmos. O mesmo conceito pode ser aplicado aos professores orientadores/técnicos das equipes, que as acompanham em todo o processo, não só na parte preparatória, mas também nas competições oficiais. · Trazer mais visibilidade para o Curso de Ciência da Computação, para o Departamento de Informática e a Universidade Federal de Viçosa: através de bons resultados, em âmbito nacional, que podem ser atingidos durante a competição, além da boa impressão causada por um eventual bom desempenho de nossos alunos pode-se motivar cada vez mais alunos de outras localidades ou até mesmo regiões a cursarem os programas de pós-graduação lato e stricto sensu oferecidos pelo Departamento, além de reforçar o nome da UFV como uma Universidade de ponta, de vanguarda.

PalavrasChave

Programação de Computadores, Maratona de Programação, Treinamento de discentes

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Para que os objetivos do projeto sejam atingidos, vislumbra-se um conjunto de atividades e recursos necessários para a preparação das equipes de alunos que irão representar a UFV na próxima edição da Maratona de Programação. Primeiramente, são apresentadas as atividades a serem realizadas, seguidas de uma previsão de um cronograma geral de realização das mesmas e então os recursos necessários. Nesta seção, portanto, são apresentadas as atividades previstas para o próximo ano de 2011. · Seminários. Vislumbra-se seminários para que os professores orientadores apresentem ou ensinem conhecimentos ainda não vistos pelos estudantes, mas também seminários em que os próprios alunos apresentem temas, técnicas e soluções para os demais integrantes do projeto. Pode-se ainda, a título de enriquecimento, convidar terceiros, externos ao projeto, para expor algum tema de interesse do grupo. · Estudos dirigidos e listas de exercícios, com prazos de entrega. Com isso, espera-se criar uma rotina sistemática de estudo nos alunos, especialmente naqueles que eventualmente possam vir a ser contemplados com bolsas. · Discussões para debates de temas específicos. Neste caso, não seriam atividades com data e horário pré-agendados, como nas atividades anteriores, mas por meio de ferramentas de comunicação assíncrona, como fóruns on-line de discussões e listas de e-mails. · Promoções de competições simuladas, tanto para evolução individual de cada aluno (através das competições simuladas individuais) quanto para o aprimoramento do entrosamento de equipes (através das competições simuladas em equipes), visando melhor preparação para o ambiente que encontrarão nas etapas oficiais da Maratona. · Ainda relacionada à atividade anterior, pretende-se inscrever equipes da UFV em competições simuladas on-line, promovidas por outras instituições, de caráter aberto e gratuito. Desta forma, pode-se estabelecer parâmetros de comparação do desempenho de nossos alunos com os de outras instituições, mesmo antes das competições oficiais. · Da mesma forma, está prevista no projeto a promoção, por parte do DPI, de uma competição simulada on-line, aberta a outras instituições, a fim de proporcionar maior visibilidade às nossas equipes e tornar o projeto conhecido. · Atividades de fomento ao ingresso de novos alunos, como palestras motivacionais de professores e alunos integrantes do projeto em eventos internos ao curso, como a Semana de Informática ou outros promovidos pela Empresa Júnior do Curso de Ciência da Computação. · Por fim, estão previstas reuniões de trabalho para que o projeto seja bem administrado e seja acompanhada a orientação que os estudantes vem recebendo, bem como a avaliação de resultados obtidos ao longo da execução do projeto.

LocalidadeAtendida

Alunos do Curso de Ciência da Computação da UFV

PessoasAtendidas

15

PessoasAtendidasPorMes

15

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26796


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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

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