CodigoLancamento |
22439 |
NumeroRegistro |
PRJ-022/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
OPAM: OLHAR PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
DANIELLE FRANCO NICOLAU LARA (Coordenador, 02/03/2011 a 30/12/2011), NAIARA APARECIDA DE FARIA (Bolsista PIBEX, 02/03/2011 a 30/12/2011), BRUNA DE PAULA MACHADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-03 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Melhorar o rendimento em matemática dos alunos da Escola Estadual de Florestal, despertando o prazer pelo aprender Matemática, para que os alunos obtenham uma visão crítica e científica de fatos do cotidiano. Oportunizando a contribuição para a formação dos estudantes do Curso de licenciatura em Matemática. |
PalavrasChave |
Educação, Metodologias de Ensino, Ensino/ Aprendizagem |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Visitar a escola onde será implantado o projeto, para a integração com seus alunos e respectivos professores responsáveis pelas turmas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2-Seleção dos alunos que participarão do projeto. 3-Elaboração, aplicação e correção de um teste/questionário (avaliação) inicial, para verificar as habilidades matemáticas de raciocínio lógico e resolução de problemas do dia a dia. 4-Tomar conhecimento do material didático utilizado pelos professores e conteúdos em que os alunos necessitam de um reforço. 5-Realização de aulas de reforço escolar. 6-Pesquisa de referência, de trabalhos similares e de materiais lúdicos, e preparo de materiais lúdicos e dos roteiros a ser seguidos nas oficinas a serem realizadas no Laboratório de Matemática. 7-Ministração de oficinas lúdicas. 8-Preparo de material a ser utilizado nas oficinas de informática. 9-Ministração de oficinas de Informática. 10-Avaliação do desempenho individual dos alunos de acordo com o rendimento escolar e com os resultados dos testes aplicados durante o projeto. 11-Realização do ?Dia da Matemática?na Escola Estadual de Florestal, com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da própria escola. 12-Elaboração de um artigo contendo os resultados obtidos no projeto. |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
35 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22439 |
CodigoLancamento |
22570 |
NumeroRegistro |
PRJ-107/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRÁTICAS COMUNICATIVAS NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA: O ... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
TIAGO RICARDO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), FELIPE DE OLIVEIRA LOPES CAVALCANTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), JULIA DE OLIVEIRA FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), ADRIANA KELLY SANTOS (Coordenador, 01/02/2011 a 01/02/2012), ERICA TOLEDO DE MENDONCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), RODRIGO CARVALHO PAULINO DA COSTA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 01/02/2012), RAISA MIRELLA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), LARISSA BEATRIZ DO CARMO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), IVONE DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), KARINNA MATOZINHOS DE FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2012-02-01 |
LinhaExtensao |
Saúde da família |
Objetivo |
Formação de agentes comunitários de saúde e discussão das experiências de práticas comunicativas promovidas pela equipe da ESF da UBS de Nova Viçosa, de modo oferecer ferramentas teórico-metodológicas para o desenvolvimento das atividades de acolhimento e cuidado a saúde da comunidade de sua área adstrita. |
PalavrasChave |
Agente Comunitário de Saúde, Práticas comunicativas, Acolhimento e cuidado |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Oficinas de Leitura e de Vivência de Técnicas Grupo Inicialmente serão realizadas 3 Oficinas de leitura e discussão de texto sobre processos grupais, humanização e cuidado em saúde, comunicação, educação e saúde, estratégias comunicativas em saúde. A dinâmica de leitura consistirá na apresentação das idéias centrais dos artigos contextualizando com as experiências dos ACS. Em seguida serão promovidas 2 Oficinas de Vivências sobre Técnicas de Grupo para possibilitar a reflexão crítica do uso de técnicas de grupos no contexto das práticas de saúde, discutindo seus objetivos, os limites e possibilidades de aplicação. Nesta atividade serão adotadas diferentes técnicas e dinâmicas de grupo com foco no acolhimento, pertencimento grupal, mobilização social, entre outras. Planejamento da atividade de intervenção Serão realizadas 2 Oficinas de Planejamento da Intervenção. Nesta atividade será discutida a importância do planejamento das ações bem como os objetivos e possibilidades de implantação de cada estratégia proposta. Também serão debatidos com o grupo de ACS as diferentes estratégias comunicativas uso de materiais educativos, criação de spots para rádio e carro de som, elaboração de faixas, folhetos, dramatização, grupos de ajuda mútua, de acolhimento, rodas de conversa, entre outros. Atividade de intervenção na comunidade Na etapa da intervenção o ACS incluirá em sua rotina as atividades planejadas para serem desenvolvidas na unidade de saúde ou na comunidade (escolas, creches, associação de moradores, ONG). Está previsto a realização de 4 atividades de intervenção pelas equipes de ACS. Para o acompanhamento desta atividade serão realizados 2 Oficinas de Acompanhamento da Intervenção, onde se discutirá com as equipes o processo de intervenção, sistematizando as facilidades e dificuldades entre o que foi planejado e o que foi executado. Avaliação da intervenção Será realizado um seminário para avaliação da intervenção. Neste encontro realizaremos atividades em pequenos grupos que discutiram a intervenção de acordo com os temas trabalhados pelos ACS. Avaliação do projeto Será realizado um seminário para avaliação do projeto. A avaliação contará com o preenchimento de um questionário com perguntas abertas e depois discussão em grupos de trabalho com apresentação por um relator dos principais pontos abordados. |
LocalidadeAtendida |
Unidade Básica da Estratégia da Saúde da Família de Nova Viçosa |
PessoasAtendidas |
91 |
PessoasAtendidasPorMes |
91 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22570 |
CodigoLancamento |
22670 |
NumeroRegistro |
PRJ-098/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENVELHE SER - PEDRA DO ANTA |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
MICHELLE APARECIDA GABRIELLI (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011), IVANI SOLEIRA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), SARA MARIA LOPES SALGADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIANA MORAIS POMPERMAYER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), FERNANDA TAVARES REGIS (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 15/08/2011), RAMON AUGUSTO FERREIRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), JUSSARA DE SOUZA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), SANDRA MAGDA FERREIRA MENDES (Bolsista PIBEX, 15/08/2011 a 31/12/2011), JULIANA DENY LOPES SALGADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), TATISA PETRONILHO KNUPP (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), CRISTIANA TEREZINHA DE JESUS LUCAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Terceira Idade |
Objetivo |
Objetivos: Consolidar e ampliar as ações do Grupo de idosos do CRAS, no município de Pedra do Anta/MG, com intuito de promover atividades que ampliem a participação sócio-cultural dos idosos no município. Objetivos específicos: %u2022Desenvolver atividades que visem o desenvolvimento das potencialidades dos idosos, assim como a valorização de sua contribuição efetiva na comunidade, %u2022Promover o debate acerca das principais demandas dos idosos em vulnerabilidade social atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CRAS, %u2022 Possibilitar a apropriação e desenvolvimento de novas habilidades e valores necessários para vivenciar esta nova etapa da vida, %u2022Promover atividades que possibilite uma melhoria de autonomia e consequentemente a Qualidade de Vida dos idosos. %u2022Viabilizar a participação de acadêmicos em atividades de Extensão Universitária. |
PalavrasChave |
Envelhecimento, Qualidade de vida, Lazer |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As ações do projeto se remeterão ao conceito de extensão, que prioriza a construção de saberes a partir da interlocução entre os sujeitos. O que norteará tais ações é o diálogo dos saberes acadêmico e popular, na construção de um terceiro saber. Neste sentido, as principais ações a serem desenvolvidas: %u2022Na preparação da bolsista e estagiários pretende-se realizar reuniões reflexivas, seminários a cerca da relação universidade e sociedade e das questões que envolvem processo de envelhecer. %u2022Na Comunidade: a)Reunião com a coordenação do projeto e o Centro de Referência de Assistência Social-CRAS. b)Consulta ao arquivo do grupo, c)Sistematização dos dados encontrados, d)Visita aos sujeitos do projeto, e)Reunião com o grupo, f)Diagnóstico junto ao grupo para conhecer a dinâmica de funcionamento do grupo, g)Planejar as atividades a partir da realidade encontrada no diagnóstico. |
LocalidadeAtendida |
Pedra do Anta |
PessoasAtendidas |
161 |
PessoasAtendidasPorMes |
161 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22670 |
CodigoLancamento |
22427 |
NumeroRegistro |
PRJ-057/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRÓ-CELÍACOS: ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS SÓCIO-NUTRICIONAIS |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA (Coordenador, 02/01/2011 a 31/12/2012), CRISTINA MARIA GANNS CHAVES DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2012), MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2012), LUCIANA FERREIRA DA ROCHA SANT´ANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2012), MARGARIDA MARIA SANTANA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2012), DANILO IAMARINO DA COSTA FIGO (Bolsista PIBEX, 02/01/2011 a 31/12/2012), CARINNA MARIA SOUZA RODRIGUES (Bolsista PIBEX, 10/01/2011 a 31/12/2012), TATIANE CRISTINA SERAFIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA CHAGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), DENISE MACHADO MOURÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA ROSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2012), HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2012), FLÁVIO GILBERTTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2012), DALILLA RESENDO SARAIVA (Estagiário, 02/01/2012 a 31/12/2012), ANA CLAUDIA GONÇALVES (Estagiário, 02/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Contribuir para o atendimento das demandas sócio-nutricionais de celíacos mediante a elaboração de materiais educativos, módulos metodológicos, condução do grupo de apoio regional e contribuições à Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA). |
PalavrasChave |
doença celíaca, glúten, dietética |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%uF0A7Realizar revisão bibliográfica sobre temas relativos à doença celíaca, metodologias educacionais e de dietética aplicada, %uF0A7Identificar novos profissionais para atuarem voluntariamente na equipe técnica do Projeto Pró-Celíaco. %uF0A7Realizar avaliação clínico-nutricional dos membros do grupo de apoio regional. %uF0A7Prescrever dietas considerando a avaliação citada no item anterior. %uF0A7Avaliar os conhecimentos básicos dos membros do grupo de apoio regional em relação à doença e sobre nutrição. %uF0A7Promover a adesão à dieta por meio de informação sobre a doença e capacitação dos celíacos e familiares para o preparo dos alimentos isentos de glúten. %uF0A7Dar continuidade à análise de preparações isentas de glúten consumidas nas diferentes regiões do Brasil para tornar-las mais saudáveis, disponibilizando para os celíacos. %uF0A7Promover adaptações nas preparações que os membros do grupo relatam ter mais dificuldade no preparo, tornando-as adequadas para o consumo dos celíacos e passíveis de reprodução em seus domicílios. %uF0A7Desenvolver módulos metodológicos e recursos educacionais para aplicação nas reuniões do grupo de apoio regional, disponibilizando-as paras as FENACELBRA e suas afiliadas. %uF0A7Emitir pareceres técnicos e prestar assessoria voluntária à FENACELBRA e suas afiliadas. %uF0A7Divulgar a DC em escolas, trabalhando com pais, professores e alunos. %uF0A7Divulgar a DC na APAE de Viçosa e região, uma vez que existe grande relação com a Síndrome de Down, e incentivar a realização de exames para diagnóstico. %uF0A7Criar um grupo de orientação a internautas sobre a doença celíaca e estratégias para o seu convívio objetivando a promoção da saúde dos celíacos. %uF0A7Estimular a associação na ACELBRA-MG dos celíacos do grupo de apoio. |
LocalidadeAtendida |
Município de Viçosa e demanda oriunda de postos de saúde e clínicas médicas da Cidade e adjacentes |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
16 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22427 |
CodigoLancamento |
22435 |
NumeroRegistro |
PRJ-138/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CULTIVO DE HORTALIÇAS EM HORTAS DE QUINTAIS NO MUNICÍPIO DE ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
EVERALDO ANTONIO LOPES (Coordenador, 02/01/2011 a 12/01/2011), ISABELA MARIA REIS XAVIER AMORIM SANCHEZ (Estagiário, 02/01/2011 a 12/01/2011), RAMIRO TEODORO FERREIRA (Estagiário, 02/01/2011 a 12/01/2011), VALTER DOS SANTOS NETO (Estagiário, 02/01/2011 a 12/01/2011), RODRIGO DESORDI (Estagiário, 02/01/2011 a 06/01/2011), JÉSSICA EMILIANE RODRIGUES GORRI (Estagiário, 02/01/2011 a 12/01/2011), RONALDO MATIAS REIS (Estagiário, 02/01/2011 a 12/01/2011), HELBERT MORAIS BRAZ (Estagiário, 01/02/2011 a 01/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivos gerais: Este projeto tem o propósito de incentivar e promover educação ambiental e alimentar, utilizando a horta como possibilidade para integrar temas sobre saúde, nutrição e meio ambiente nos mais diversos setores da sociedade. Objetivos específicos: a) Trabalhar de forma prazerosa aspectos ambientais e sociais, b) Criação de vínculos afetivos e solidários entre o grupo envolvido e a comunidade, c) Orientar as crianças na escolha de alimentos nutritivos e de boa qualidade, e) Elevação da auto-estima de crianças excepcionais, pois com as atividades educacionais na manutenção da horta as crianças resgatam a alegria de se viver e sentem incluídas na sociedade como um todo, f) Realização de atividades relacionadas à prática de responsabilidade social/empresarial, tão exigida atualmente pela sociedade, g) Aplicar o conhecimento adquirido no curso de agronomia para finalidades sociais, h) Aprendizado dos alunos membros do projeto e contato com o público alvo, i) Buscar uma atuação integrada com outras organizações, de outros ramos da sociedade, fortalecendo parcerias no desenvolvimento dos projetos sociais, visando otimizar oportunidades e recursos, j) Apontar os pontos críticos na implantação e manutenção da horta no ambiente escolar, |
PalavrasChave |
horticultura, olericultura, produção de alimentos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Pesquisa de campo e análise das instituições. - Seleção de voluntários. - Busca por parcerias para aquisição dos equipamentos e insumos necessários na implantação e condução da horta. - Limpeza da área, montagem dos canteiros, produção de mudas, transplantio das mudas, tratos culturais e colheita das hortaliças. - Encontros teóricos e práticos com a comunidade envolvida. - Análise de novas instituições. - Seleção de voluntários. - Instalação das novas hortas, com os tratos culturais necessários. - Avaliação geral do projeto. |
LocalidadeAtendida |
13 unidades escolares/instituições no município de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22435 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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