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gov - CodigoLancamento:25900,NumeroRegistro:PRJ-028/2012,Tipo:Projeto,Titulo:A ORALIDADE NO PAPEL: CONHECIMENTO TRADICIONAL SOBRE PLANTAS...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cu

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

25900

NumeroRegistro

PRJ-028/2012

Tipo

Projeto

Titulo

A ORALIDADE NO PAPEL: CONHECIMENTO TRADICIONAL SOBRE PLANTAS...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

ANA CECÍLIA ROMANO DE MELLO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 15/12/2012), REINALDO DUQUE BRASIL LANDULFO TEIXEIRA (Bolsista - Outros, 01/02/2012 a 15/12/2012), LIS SOARES PEREIRA (Bolsista CNPq, 01/02/2012 a 15/12/2012), PABLO ANDRES PENTEADO AGUILAR (Bolsista CNPq, 01/02/2012 a 15/12/2012), VINÍCIUS RENNÓ BUENO DA CUNHA (Bolsista - Outros, 01/02/2012 a 15/12/2012), LUANA SANTOS DAYRELL (Bolsista CNPq, 01/02/2012 a 15/12/2012), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Coordenador, 01/02/2012 a 15/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-15

LinhaExtensao

Segurança alimentar

Objetivo

GERAL:Realizar devolução do conhecimento popular acumulado por um processo de pesquisa etnoecológica sobre plantas em uso na alimentação e as tradições alimentares em comunidades tradicionais não indígenas que habitam as regiões semi-áridas de Minas Gerais, com vistas em possibilitar às comunidades uma apropriação do que foi gerado a partir da investigação já realizada junto a seus moradores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: %u2022Sistematizar a pesquisa sobre o conhecimento sobre as plantas alimentícias tradicionais e emergenciais (seus usos, locais de coleta, efeitos colaterais, etc), sobre suas tradições alimentares, o seu histórico, território e identidade. %u2022Organizar lista de espécies vegetais utilizadas na alimentação por estas populações tradicionais e registros dos conhecimentos tradicionais associados ao uso de plantas alimentícias nativas nestas sociedades de povos tradicionais, %u2022Inventariar os recursos alimentícios emergenciais reconhecidos por estas populações, %u2022Problematizar, com cada um dos quatro grupos envolvidos durante a fase de pesquisa, os principais ambientes (ecossistemas naturais e manejados) identificados e utilizados como fonte de recursos alimentares pelas populações tradicionais mapeadas, %u2022Promover uma maior reflexão a respeito da preservação da flora nativa, aliada a sua forma de uso humano, fundindo o conhecimento tradicional popular com o sistemático acadêmico. %u2022Produzir material para uso comunitário e também para embasar o possível desenvolvimento de políticas públicas (locais ou de forma mais ampla) voltadas para a soberania alimentar destes grupos tradicionais. %u2022Fortalecer, entre jovens das comunidades pesquisadas, o valor dos conhecimentos dos mais antigos a respeito de seus próprios saberes e tradições. %u2022Produzir narrativas com o resgate da história das comunidades objetivando a valorização da memória coletiva do grupo com vistas na melhor compreensão dos elementos incluídos no processo de formação de identidade dos grupos estudados e sua relação com as plantas alimentares, %u2022Avaliar a pertinência temática e didática das cartilhas para uso principalmente nas escolas da comunidade e associações de moradores, objetivando disseminação validada do conhecimento popular que garantam a Soberania Alimentar,

PalavrasChave

Soberania alimentar, Etnobiologia, Comunidades tradicionais

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Atividades Revisão Bibliográfica Reuniões semanais de formação, com a equipe na UFV Preenchimento de ficha controle de atividade dos bolsistas Planejamento de atividades Produção de relatórios técnicos e CDs Viagem de campo para avaliação, junto à comunidades, de resultados sistematizados e do material produzido Elaboração das cartilhas 1ª impressão das cartilhas Viagem de campo para avaliação final das cartilhas elaboradas Entrega das cartilhas e oficinas nas comunidades e escolas Seminário de Etnoecologia na UFV Produção de relatórios para a DEX

LocalidadeAtendida

Norte de minas Gerais - Comunidades tradicionais (Qulilombolas, Geraizeiros, Caatingueiro e Vazante

PessoasAtendidas

800

PessoasAtendidasPorMes

80

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25900


gov - CodigoLancamento:26039,NumeroRegistro:PRJ-035/2012,Tipo:Projeto,Titulo:COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA DELIBERATIVA: FORTALECIMENTO CÍVICO...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Comunicação,AreaTematica2

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

26039

NumeroRegistro

PRJ-035/2012

Tipo

Projeto

Titulo

COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA DELIBERATIVA: FORTALECIMENTO CÍVICO...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Comunicação

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

RENNAN LANNA MARTINS MAFRA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), CREICIANO GARCIA PAIVA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), CARLA BEATRIZ MARQUES ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), MARCELO MINA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), REGIANE VALENTIM LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), JULIANA DA SILVA ROSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), GISLAINE GOMES RODRIGUES (Bolsista CNPq, 01/02/2012 a 31/12/2012), BRUNO MENEZES ANDRADE GUIMARÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), PATRICIA DIAS DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ANA CAROLINA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RAÍSSA DE OLIVEIRA MURTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Orientador, 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Objetivo Geral %u2022 Gerar fortalecimento cívico e aprimoramento da participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Viçosa/MG, a partir de processos dialógicos e participativos voltados à formação política (representação, democracia, deliberação) e temática (desenvolvimento rural sustentável) dos conselheiros e de suas comunidades / instituições. Objetivos Específicos %u2022 Produzir compreensões de que o desenvolvimento rural sustentável é algo que se alcança mediante esforços inter-relacionados entre a técnica e a experiência concreta / os usos do espaço dos sujeitos, de modo a estimular que o processo deliberativo do CMDRS considere discursos técnicos e discursos da vivência como igualmente legítimos, %u2022 Valorizar a manifestação das diferenças na arena deliberativa do CMDRS como algo sempre benéfico à política de desenvolvimento rural sustentável do município de Viçosa / MG, %u2022 Buscar a eliminação de quaisquer possíveis constrangimentos públicos vivenciados pelos diversos representantes do CMDRS, a partir da produção participativa de regras comuns e de acordos coletivos que visem garantir igualdade de participação junto ao processo deliberativo do CMDRS, %u2022 Fortalecer politicamente o papel representativo e cidadão dos conselheiros, tanto no espaço de deliberação do CMDRS, quanto nos contextos das comunidades / instituições às quais são representadas, %u2022 Atuar para a inibição de quaisquer usos da legitimidade pública presente na esfera do CMDRS para a aprovação de ações eminentemente particulares e interesseiras, de modo a fortalecer o CMDRS como um espaço democrático de produção da política pública de desenvolvimento rural sustentável de Viçosa.

PalavrasChave

Democracia deliberativa, Fortalecimento cívico, Participação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1 Realizar visitas exploratórias-dialogadas com os conselheiros do CMDRS, para conhecer seus entendimentos sobre aspectos políticos e temáticos e para captar problemas passíveis de encaminhamento imediato pelas equipes da UFV, 2 Participar das reuniões ordinárias mensais do CMDRS, com pauta proposta para estimular reflexões sobre aspectos políticos e temáticos do conselho, 3 Realizar diálogos direcionados para formação político-temática dos conselheiros no âmbito do CMDRS, 4 Realizar diálogos direcionados para formação político-temática de comunidades / instituições representadas pelos conselheiros.

LocalidadeAtendida

Conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)

PessoasAtendidas

140

PessoasAtendidasPorMes

28

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26039


gov - CodigoLancamento:24850,NumeroRegistro:PRJ-183/2011,Tipo:Projeto,Titulo:ESTUDOS, DESENVOLVIMENTOS E IMPLEMANTAÇÕES EM INVENTARIO, ME...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Multidisciplinar,AreaTema

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

24850

NumeroRegistro

PRJ-183/2011

Tipo

Projeto

Titulo

ESTUDOS, DESENVOLVIMENTOS E IMPLEMANTAÇÕES EM INVENTARIO, ME...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Multidisciplinar

AreaTematica2

Envolvidos

HELIO GARCIA LEITE (Coordenador, 20/09/2011 a 20/08/2012)

DataInicio

2011-09-20

DataTermino

2012-08-20

LinhaExtensao

Desenvolvimento tecnológico

Objetivo

Estudos, desenvolvimentos e implemantações em inventario, mensuracao e manejo de florestas da Tomé Reflorestamento

PalavrasChave

Inventario, mensuracao, Manejo florestal

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Estudos, desenvolvimentos e implemantações em inventario, mensuracao e manejo de florestas da Tomé Reflorestamento

LocalidadeAtendida

1

PessoasAtendidas

1

PessoasAtendidasPorMes

1

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24850


gov - CodigoLancamento:26458,NumeroRegistro:PRJ-070/2012,Tipo:Projeto,Titulo:ATENÇÃO NUTRICIONAL ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS PO...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educaç

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

26458

NumeroRegistro

PRJ-070/2012

Tipo

Projeto

Titulo

ATENÇÃO NUTRICIONAL ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS PO...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

DAMILA DANÚBIA DA SILVA RODRIGUES (Bolsista PIBEX, 01/12/2012 a 31/12/2012), VALCIVIA ELAINE MACEDO CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2012 a 30/07/2014), LUCIANA FERREIRA DA ROCHA SANT´ANA (Coordenador, 01/04/2012 a 30/07/2014)

DataInicio

2012-01-04

DataTermino

2014-07-30

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Objetivo Geral Desenvolver atividades educacionais no âmbito da nutrição de maneira a ontribuir para a melhoria do estado nutricional e de saúde de crianças e adolescentes assistidos por instituições filantrópicas do município de Viçosa, MG, com vistas ao adequado crescimento e desenvolvimento. Objetivos Específicos %uF0A7Traçar o perfil socioeconômico das crianças e adolescentes, %uF0A7Avaliar o crescimento pôndero-estatural das crianças e adolescentes, %uF0A7Verificar os fatores de risco associados com desvios nutricionais, %uF0A7Conhecer o hábito alimentar da população estudada, %uF0A7Promover o conhecimento e a prática em nutrição e saúde às crianças e adolescentes assistidos, bem como a seus familiares e comunidade a que pertencem, %uF0A7Buscar formas de atuação, junto a comunidade, que possam melhorar a qualidade da alimentação e da saúde das crianças e adolescentes, %uF0A7Orientar os pais quanto aos cuidados com a alimentação de seus filhos no domicílio.

PalavrasChave

criança, adolescente, nutrição

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Visita às instituições filantrópicas em que serão realizadas as atividades proposta no presente projeto, para verificação dos registros sobre as crianças e adolescentes cadastrados. O aluno-bolsista deverá gastar até um mês para fazer este levantamento. 2. Após verificado o número de crianças atendidas, deverá ser marcada uma reunião de apresentação do projeto para elas e seus pais ou responsáveis (uma reunião por localidade). Nesta ocasião o aluno-bolsista irá se apresentar também e verificar o estado do conhecimento daquela localidade com relação à questões alimentares. Esta reunião será realizada no mesmo mês de contato. 3. Aplicação do questionário socioeconômico aos pais ou responsáveis: a aplicação deste questionário se fará durante reuniões programadas nas instituições assistidas pelo projeto. 4. Avaliação antropométrica: para aferir peso, altura e o perímetro abdominal o aluno-bolsista disporá dos instrumentos necessários e fará a medição nos momentos oportunos, de acordo com o que ficar acordado com os responsáveis pelas instituições. Esta avaliação ocorrerá duas vezes no ano em cada instituição. 5. Avaliação dietética: para aplicação do questionário de Consumo Alimentar o aluno-bolsista irá interrogar os pais ou responsáveis, quando a criança for incapaz de respondê-lo, e, diretamente à criança ou adolescente, quando possível. Este questionário será aplicado durante o período de distribuição das refeições nas instituições e em reuniões que serão realizadas com os pais ou responsável. 7. Atividades de educação nutricional: o aluno-bolsista fará mini-palestras, dinâmicas de grupo com jogos e brincadeiras, entre outros, ao longo do desenvolvimento do projeto, abordando temas de interesse em nutrição, focando a questão da alimentação saudável. Tais atividades serão desenvolvidas de forma a contemplar os 11 temas programados, de acordo com a metodologia do trabalho. Estes 11 temas serão expostos em cada comunidade assistida. Além disto, outros temas necessários identificados no decorrer do projeto serão abordados nestes encontros. 8. Reuniões de capacitação com as responsáveis pela produção e distribuição dos alimentos: reuniões marcadas para esclarecer dúvidas e capacitar os responsáveis e voluntários a exercerem o papel de multiplicadores de boas práticas de alimentação e saúde. Treinamentos de aproximadamente 2 horas. 9. Reuniões temáticas com pais e/ou responsáveis: serão realizadas reuniões durante o ano de 2012 para uniformizar as informações dadas às crianças e aos adolescentes. Reuniões de aproximadamente 50 minutos. 10. Confecção de materiais técnicos necessários ao desenvolvimento do projeto: com base na literatura, o aluno deverá confeccionar folderes e cartazes, elaborar palestras e outras dinâmicas de grupo, para passar ao público-alvo os conceitos pretendidos. 11. Todas as famílias receberão retorno dos dados antropométricos e dietéticos coletados. Para tanto, o aluno-bolsista ficará disponível, em data e horário agendados, para dar este retorno aos pais ou responsáveis através de atendimento individual.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

400

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26458


gov - CodigoLancamento:26459,NumeroRegistro:PRJ-084/2012,Tipo:Projeto,Titulo:CUIDAR DO LUGAR,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Multidisciplinar,Envolvidos:NARA LUIZA BITAL CHIAPP

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

26459

NumeroRegistro

PRJ-084/2012

Tipo

Projeto

Titulo

CUIDAR DO LUGAR

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

NARA LUIZA BITAL CHIAPPARA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 16/03/2012), JULIANA JARDIM DE OLIVEIRA E OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 16/03/2012), TARCISIO GOMIDE FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), a 16/03/2012), SEVERINA SARAH LISBOA (Coordenador, a 16/03/2012), LUIZA LUCIA E SILVA SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 16/03/2012), BARBARA ALBERTA LEHNER DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), a 16/03/2012)

DataInicio

2012-02-14

DataTermino

2012-03-16

LinhaExtensao

Temas específicos

Objetivo

Contribuir para o desenvolvimento de ações educativas voltadas para o cuidado para com o lugar, a preservação do patrimônio público e a segurança escolar.

PalavrasChave

Educação, Lugar, Patrimônio Público

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Aulas com temas que perpassam a proposta do projeto, inerentes aos conteúdos de Geografia, História, Artes e Língua Espanhola, Produção de cartazes a partir de instruções da orientação educacional e da coordenação pedagógica do COLUNI, Produção de material fotográfico pelos alunos, Realização de palestra sobre o lugar, o patrimônio público e a segurança.

LocalidadeAtendida

Estudantes e equipe escolar do COLUNI

PessoasAtendidas

170

PessoasAtendidasPorMes

170

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26459


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