CodigoLancamento |
26795 |
NumeroRegistro |
PRJ-011/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONSTRUÇAO DE MODELOS DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO VISANDO A PR... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
HELIO GARCIA LEITE (Coordenador, 02/05/2012 a 02/05/2014) |
DataInicio |
2012-05-02 |
DataTermino |
2014-05-02 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Construçao de modelos de crescimento e produção visando a prognose de multiprodutos da madeira de povoamento localizados no Mato Grosso e no Pará. |
PalavrasChave |
modelos de crescimento, produção, prognose |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Construçao de modelos de crescimento e produção visando a prognose de multiprodutos da madeira de povoamento localizados no Mato Grosso e no Pará. |
LocalidadeAtendida |
Mato Grosso e Pará |
PessoasAtendidas |
10 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26795 |
CodigoLancamento |
26800 |
NumeroRegistro |
PRJ-211/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SALA DO PÉ DIABÉTICO: PROMOÇÃO ... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
TIAGO RICARDO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2016), NÁDIA APARECIDA SOARES DIOGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2016), CAMILO AMARO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), CHRISTIANI BARBOSA FERNANDES SOUZA (Bolsista PROEXT, 01/08/2014 a 06/05/2016), RAFAEL PENHA FERRAZ (Bolsista PROEXT, 01/02/2014 a 30/12/2014), REBECA ROLIM MENEZES (Bolsista PROEXT, 01/10/2013 a 01/12/2015), FERNANDA LÔBO TAVARES (Bolsista PROEXT, 01/08/2014 a 01/08/2015), THAIS NAYARA TAVARES DE FARIA (Bolsista PROEXT, 01/08/2014 a 01/08/2015), AMANDA MARTINS LOPES (Bolsista PROEXT, 01/04/2016 a 28/11/2016), LUANA VIEIRA TOLEDO (Orientador, 01/01/2016 a 19/12/2016), AMARILES VIEGA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/08/2015 a 31/12/2016), ERICA TOLEDO DE MENDONCA (Coordenador, 01/01/2015 a 31/12/2016), BRUNO DAVID HENRIQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), JESSIKA AFONSO CASTRO (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 01/01/2013), RHAVENA BARBOSA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), LÍDIA MIRANDA BRINATI (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 30/12/2014), MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2016), SUELLEN FERNANDA DE SOUZA VIANA (Bolsista Fapemig, 01/01/2012 a 01/01/2013), FÁBIO BRAGA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), CAMILA DIAS DA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 31/12/2014), LIGIANE COPATI DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), SILVÂNIA MEDINA DE SOUZA (Bolsista PROEXT, 01/01/2016 a 28/11/2016), EDIMARA APARECIDA BUONICONTRO (Bolsista PROEXT, 01/01/2016 a 01/11/2016), GIAN BATISTA CARMO (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2014), ERICA TOLEDO DE MENDONCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2014), VANESSA DORIGUÊTTO LIMA (Bolsista PROEXT, 01/03/2015 a 30/07/2015) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Identificar a magnitude do Diabetes Mellitus e suas complicações como forma de promover intervenções e/ou acompanhamentos individualizados no Centro de Referência HIPERDIA do Município de Viçosa, Minas Gerais, |
PalavrasChave |
Feridas, Diabetes Mellitus, Assistência integral a saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Conhecer o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos indivíduos portadores de Diabetes Melittus e Hipertensão Arterial na microrregião de viçosa, MG. 2. Proporcionar atividades educativas visando o auto cuidado e a prevenção de feridas crônicas, 3. Capacitar os profissionais de saúde do município de Viçosa e Microrregião que estão envolvidos diretamente na assistência ao portador de ferida crônica e a prevenção das mesmas, 4. Ampliar os cenários de práticas de atuação dos discentes de enfermagem e outras áreas afins da Universidade Federal de Viçosa, 5. Verificar e comparar o efeito cicatrizante de diferentes curativos utilizados através de análises microscópicas dos tecidos lesionados, |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e microrregião |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26800 |
CodigoLancamento |
1436 |
NumeroRegistro |
PRJ-145/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE EJA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
MARIANA LENIR MOURA DE JESUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), MILENE DE FÁTIMA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), POLIANA FERREIRA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), VANESSA ROSADO FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 24/04/2010 a 10/06/2010), WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), EDGAR PEREIRA COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), LETÍCIA DE PAULA MESQUITA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), GISELLE ROSADO FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), ALINE APARECIDA ANGELA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), ANGÉLICA MARTINS DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), RITA ALICE DE CARVALHO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), FERNANDO JOSÉ FIALHO GALVÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), JUSCIANA DE FÁTIMA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), KÍRIA LÚCIA DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), ALINE APARECIDA ANGELA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010), LETÍCIA RESENDE SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/04/2010 a 10/06/2010) |
DataInicio |
2010-04-24 |
DataTermino |
2010-06-10 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Viabilizar formação para os alunos bolsistas do NEAD para uma atualização dos conhecimentos no ambiente de EJA |
PalavrasChave |
Educação Popular, EJA, Conscientização |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Circulos de Cultura, dinâmicas e aulas expositivas |
LocalidadeAtendida |
NEAD UFV |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1436 |
CodigoLancamento |
22416 |
NumeroRegistro |
PRJ-038/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
RECONHECER GRAFIAS E TECER LEITURAS SOBRE O MUNDO: OS ELEMEN... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
JANETE REGINA DE OLIVEIRA (Coordenador, 03/01/2011 a 30/12/2013), RAFAEL STOCCO TRECE (Bolsista PIBEX, 03/01/2011 a 30/12/2013), EDSON SOARES FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), MARCELO JOSE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), ELIANE SOARES BENFICA (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), JANICE ESTARLINO VIDAL (Bolsista PIBEX, 03/01/2013 a 30/12/2013), JULIANA FURTADO (Bolsista PROEXT, 03/01/2013 a 30/12/2013), JOÃO ANTONIO ARAUJO SANTOS (Bolsista PROEXT, 11/01/2013 a 30/12/2013), EDUARDO JOSE PEREIRA MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), CAROLINA REAL E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), DAYANNE CREMONEZ AMÂNCIO (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), ANGÉLICA LADEIRA TEIXEIRA (Bolsista PROEXT, 09/01/2011 a 30/12/2013), ROGER RICARDO PINTO (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 03/03/2013), BRUNA TAVARES MILAGRE (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013), TUWILE JORGE KIN BRAGA (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), HIGOR MOZART GERALDO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO (Orientador, 01/01/2012 a 30/12/2013), JAQUELINE RODRIGUES FERREIRA (Bolsista PROEXT, 06/01/2013 a 30/12/2013), CAMILA DE CÁSSIA TAVARES PEREIRA (Bolsista PIBEX, 11/01/2012 a 30/12/2013), EVANDRO DELEON DUARTE (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013), JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO (Orientador, 03/01/2012 a 30/12/2013), JOÃO ANTONIO ARAUJO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2013 a 30/12/2013), ANA CRISTINA LOPES JORGE (Bolsista PROEXT, 03/01/2013 a 30/12/2013), ALINE SERZEDELLO VILAÇA (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2013-12-30 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Objetivo Geral: Desenvolver atividades junto aos estudantes da escola básica, a partir do conhecimento cotidiano, para o desenvolvimento de habilidades que possibilitem a compreensão da espacialidade dos fenômenos manifestados na paisagem, resultantes do movimento de construção do espaço, tendo em vista a diversidade étnica e cultural nele grafadas. Objetivos Específicos: 1- Promover a ampliação do diálogo entre a escola básica e a universidade para além das atividades de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. 2. Contribuir para a formação dos alunos dos níveis de ensino fundamental e médio através da valorização das referências culturais cotidianas. 3. Realizar atividades que busquem o reconhecimento das grafias negras (marcas e memórias) que explicam a produção do espaço geográfico municipal de Teixeira, tais como: trabalhos de campo, leitura cartográfica, análise de fotografias, entrevistas, análises de filmes e de documentos, discussão de textos, entre outros. 4- Tecer leituras sobre o espaço produzido buscando problematizar a localização de elementos que revelem a matriz afrodescendentes impressa na paisagem (tendo como ponto de partida dados sobre a população negra no município de Teixeiras). 5. Contribuir para a compreensão crítica da construção identitária afrobrasileira no município de Teixeiras e, conseqüente valorização de uma auto-imagem positiva do negro. 6 Problematizar as manifestações culturais consideradas como afrodescendentes presentes na comunidade e na escola. 7. Realizar registros cartográficos, escritos e fotográficos como forma de sistematização das informações de toponímias das ruas, bairros e comunidades rurais do município. |
PalavrasChave |
grafias e leituras, elementos afrodescendentes, cotidiano escolar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Primeira fase: Reuniões quinzenais para planejamento de atividades a serem realizadas junto à escola e avaliação daquelas já realizadas, estudos de textos visando à formação dos envolvidos. As atividades na escola ocorrerão em acordo com a previsão a ser definida no calendário escolar. Segunda Fase: Agendamento e planejamento dos encontros com a comunidade escolar. a) atividades a serem realizadas com os docentes: %u2022Abril: Realização do II colóquio Interdisciplinar ?Paisagem e Etnicidade? %u2022Agosto: O trabalho em sala de aula, a temática negra em pauta.( oficina) b) atividades a serem realizadas com os discentes: %u2022Maio: A África em nós ( oficina) %u2022Agosto: Representação cartográfica do espaço ( produção de maquetes) %u2022Outubro: Trabalho de campo em municípios da Zona da Mata norte mineira %u2022Novembro: Mostra cultural c) Atividades em sala de aula através de: %u2022 Imagens (cartazes, fotografias, filmes). %u2022 Textos (jornais, revistas, literatura.) %u2022 Representações cartográficas (mapas, gráficos e maquetes). Aqui serão socializadas as produções dos estudantes cujo objetivo será o de problematizar a participação dos afrodescendentes no processo de construção espacial, tanto a nível local como regional. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha em Teixeiras-MG |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22416 |
CodigoLancamento |
22620 |
NumeroRegistro |
PRJ-017/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CRIAÇÃO ANIMAL NA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
PAULA DIAS BEVILACQUA (Orientador, 01/01/2011 a 31/12/2011), NINA CELLI RAMOS (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), SILVIA DANTAS COSTA FURTADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2011), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), JÚLIA BEUTEL SEMENZATO FERRER (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), FILIPE MONTEIRO ALMEIDA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), ANTONIO BENTO MANCIO (Orientador, 01/01/2011 a 31/12/2011), FLAVIA CRISTINA PINTO GARCIA (Orientador, 01/01/2011 a 31/12/2011), IRENE MARIA CARDOSO (Orientador, 01/01/2011 a 31/12/2011), CAIO CÉSAR SILVA ALVARENGA CORREIA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), LUCAS RAFAEL BIGARDI (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), LÍVIA CONSTÂNCIO SIQUEIRA (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2011), MARIA APARECIDA SCATAMBURLO MOREIRA (Coordenador, 01/01/2011 a 31/12/2011), ANDREIA PAIVA LOPES (Bolsista PIBEX, 01/01/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-01-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivo geral: -Contribuir para o conhecimento e a integração dos componentes animal e vegetal da produção em sistemas agroecológicos em propriedades de agricultura familiar na área rural dos municípios mineiros Araponga, Espera Feliz e Divino. Objetivos especificos: -estabelecer, de forma participativa, critérios de compra e aquisição de bovinos e caprinos, práticas de manejo sanitário dos animais (terapias populares) e da ordenha, manejo nutricional, contenção animal, manejo de esterco, uso de recursos florestais presentes nas pastagens, - estabelecer, de forma participativa, práticas de manejo que busquem a melhoria do bem estar animal, - dar continuidade à avaliação do perfil sanitário dos animais em propriedades do município de Araponga, - dar continuidade à avaliação da qualidade sanitária do leite produzido pelos animais em propriedades do município de Araponga, - instrumentalizar os(as) produtores(as) em técnicas de fabricação de produtos lácteos, - construir um acervo sobre as práticas sociais relativas à produção animal, por meio de um banco de dados que instrumentalize reflexões e ações propositivas de diferentes atores sócias na elaboração de políticas públicas adequadas a agricultores/as familiares inseridos em sistemas agroecológicos, - dar continuidade ao levantamento florístico e etnobotânico das espécies de plantas utilizadas nas pastagens de propriedades do município de Araponga, - promover a circularidade de experiências entre diferentes sujeitos integrantes do projeto: agricultores familiares, estudantes (UFV e EFA Puris) e pesquisadores, - fortalecer as entidades que participam da gestão do projeto, como Associação dos Agricultores Familiares de Araponga (AFA), Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Araponga, Espera Feliz e Divino e Escola Família Agrícola Puris (EFA Puris), - promover a formação diferenciada de estudantes (UFV e EFA Puris) participantes do projeto, - sensibilizar os/as docentes envolvidos/as no projeto em relação aos problemas vivenciados pela agricultura familiar, fomentando pesquisas e ações de intervenção para o seu enfrentamento, - elaborar, em processo participativo, metodologias em educação permanente de atores sociais envolvidos nessa proposta, - avaliar a metodologia aplicada e o processo de implementação da proposta, problematizando seus resultados na perspectiva dos sujeitos e instituições envolvidos. |
PalavrasChave |
agricultura familiar, sistemas agroecológicos, mobilização popular |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A presente proposta se configura como continuidade a um conjunto de ações desenvolvido na região da Zona da Mata Mineira envolvendo a transição agroecológica de agricultores/as, articulando diferentes instituições: sindicatos de trabalhadores rurais, associações de agricultores/as, CTA-ZM, UFV. Uma questão que tem sido observada nos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nessa área é a baixa integração do componente animal nos sistemas agroecológicos ou, quando há a integração, a existência de inúmeras dificuldades e problemas no trado e manejo dos animais. Dificuldades normalmente apontadas incluem o uso de alimentos alternativos na alimentação dos animais, a aquisição/compra segura de animais (sem problemas sanitários), bem-estar dos animais e manejo sanitário, produção de leite com qualidade, dentre outros. Em anos anteriores, foram desenvolvidas atividades com famílias de Araponga de forma a fomentar a integração animal nesses sistemas e resultados positivos foram observados. Como conseqüência, têm surgido demandas de outras famílias, inclusive de outros municípios, para integrarem o grupo de trabalho dessas atividades. Assim, propõem-se a continuidade do trabalho em Araponga e a ampliação desse a outros municípios, Espera Feliz e Divino, objetivando contribuir para o conhecimento e a integração dos componentes animal e vegetal da produção em sistemas agroecológicos em propriedades de agricultura familiar. |
LocalidadeAtendida |
Araponga, Espera Feliz e Divino |
PessoasAtendidas |
1489 |
PessoasAtendidasPorMes |
180 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22620 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |