CodigoLancamento |
1271 |
NumeroRegistro |
PRJ-041/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO HABITAT : “CONSULTÓRIO MÓVEL DE ARQUITETURA EM VIÇOS... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ALINE WERNECK BARBOSA DE CARVALHO (Coordenador, 01/03/2010 a 28/02/2011), GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 28/02/2011), ALINE WERNECK BARBOSA DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 28/02/2011), RACCHEL SANTIAGO CHAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 28/02/2011), FERNANDA COTA TRINDADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 28/02/2011), CARLA VITOR PAIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 28/02/2011), JANAINA MATOSO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 28/02/2011) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2011-02-28 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
O projeto tem como principal obejtivo prestar consultoria de arquitetura, para atender às famílias que necessitarem de reformas e/ou ampliações em suas residências, bem como legalizar junto ao CREA e à Prefeitura Municipal de Viçosa os projetos arquitetônicos elaborados pela equipe em 2009 para os Bairros de Nova Viçosa e Posses. Propõe-se, sobretudo, a solucionar os problemas ambientais enfrentados pelas famílias residentes, oriundos da má qualidade das construções que, na grande maioria das vezes, são feitas pelo próprio morador e sem qualquer tipo de orientação técnica. Pretende-se colocar uma linha telefônica disponível em horários estratégicos, para comunicação entre os estudantes e os moradores interessados em agendar as datas e horários das visitas. Os projetos e a orientação técnica para construção não serão cobrados. O Consultório Móvel de Arquitetura tem como objetivos específicos: -Orientar as famílias da comunidade com assessoria técnica no que se refere às ações necessárias à melhoria das habitações, -Elaborar o projeto arquitetônico e dar orientação técnica para as mudanças necessárias nas habitações, tais como reformas, ampliação ou nova construção, -Elaborar orçamentos para as construções, modificações e reformas pretendidas, se solicitado pelo morador ou algum órgão, -Promover a divulgação do projeto nos bairros Nova Viçosa e Posses, com a participação e envolvimento da comunidade, -Atender demandas isoladas oriundas de solicitações de famílias residentes em outros bairros, -Realizar levantamento de imóvel já construído, para legalização junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CREA, -Realizar a legalização dos projetos arquitetônicos elaborados, junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CREA. |
PalavrasChave |
Habitação, Habitabilidade, Arquitetura Pública |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Propõe-se que o este projeto funcione prestando consultoria e orientação técnica para as famílias que não possuem recursos financeiros para pagar por este tipo de serviço profissional ou para regularizar sua situação junto ao CREA e à Prefeitura. A prestação de assessoria técnica às famílias interessadas e cadastradas no projeto incluirá orientações sobre técnicas construtivas, correção de problemas como umidade, escoamento de água pluvial, falta de conforto térmico, acústico e lumínico, etc., elaboração de orçamentos expeditos das modificações pretendidas, elaboração de projetos arquitetônicos de reforma, acréscimos, modificações ou novas construções de moradias, levantamento para fins de legalização de imóveis construídos junto à Prefeitura Municipal de Viçosa, bem como outros tipos de assistência técnica necessários à melhoria da habitação em geral. Propõe-se disponibilizar um número de telefone celular e um número fixo, para que os moradores interessados no atendimento procurem os estudantes para marcar uma visita e dar início ao atendimento. As atividades a serem desenvolvidas pela estudante bolsista compreenderão: -visita às famílias interessadas, para levantamento das necessidades referentes às modificações pretendidas, -preenchimento de uma ficha-cadastro de cada família, registrando os dados gerais dos moradores e as mudanças pretendidas pelo morador, -preenchimento de uma ficha de avaliação das condições de habitação, -realização do levantamento fotográfico e do levantamento arquitetônico necessários. A partir desta primeira etapa, a estudante realizará o trabalho de escritório que consistirá em: -desenho do levantamento arquitetônico realizado, utilizando o software AutoCAD, -elaboração do estudo preliminar da reforma, construção ou acréscimo solicitado, -plotagem do estudo preliminar para apresentá-lo à família, visando a discussão e definição final das ações a serem empreendidas, -a partir da aprovação pela família, elaboração do projeto arquitetônico para aprovação e construção, -elaboração de orçamento expedito (quando solicitado), -acompanhamento e monitoramento da execução das reformas, modificações e construções propostas, -orientação às famílias sobre a documentação necessária para regularização do projeto junto aso órgãos competentes, - encaminhamento do projeto arquitetônico para o CREA e para a Prefeitura Municipal de Viçosa (IPLAM) para aprovação. Como apoio a estas ações deverão ainda ser realizadas as seguintes atividades: -divulgação da implantação do Consultório Móvel de Arquitetura nos bairros, informando a comunidade sobre a sua finalidade, o local e os horários de atendimento. Para atingir a população de forma mais abrangente, esta divulgação será feita verbalmente nas igrejas e nas escolas. Também serão colocados cartazes nos bares e nos locais de freqüentação coletiva, -estabelecimento de parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa e de contatos com o Escritório Regional do CREA, visando à aprovação dos projetos arquitetônicos. |
LocalidadeAtendida |
Bairros de baixa renda de Viçosa |
PessoasAtendidas |
144 |
PessoasAtendidasPorMes |
12 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1271 |
CodigoLancamento |
1364 |
NumeroRegistro |
PRJ-137/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DIAGNÓSTICO DA VARIÁVEL AMBIENTAL NOS CURSOS OFERECIDOS NA S... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
HYGOR ARISTIDES VICTOR ROSSONI (Coordenador, 30/06/2010 a 30/10/2010), HYGOR ARISTIDES VICTOR ROSSONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010), PATRICIA CLAUDIA DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010), VINÍCIUS RESENDE FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010), SÔNIA REGINA ANTUNES DE SOUZA PIMENTEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010), RAYANE JUNIA RICARDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010) |
DataInicio |
2010-06-30 |
DataTermino |
2010-10-30 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
O principal objetivo do presente trabalho é o de avaliar a importância e a inserção da variável ambiental nos cursos realizados no passado, presente e no futuro da Semana do Produtor Rural da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Florestal. Os objetivos específicos são: i) realizar um levantamento por meio de questionários dirigidos ao público alvo da Semana do Produtor Rural, buscando analisar aspectos referentes à sustentabilidade ambiental nos cursos ministrados no passado e no presente. ii) identificar e qualificar o nível de percepção ambiental de professores que atuaram como ministrantes dos cursos nos últimos 5 anos do evento. iii) contribuir com a consolidação e elaboração de ferramentas para a inserção da variável ambiental em cursos a serem ofertados nas próximas Semanas do Produtor Rural, iv) estabelecer no ambiente universitário a gestão participativa coerente com a sustentabilidade, envolvendo os aspectos sociais, econômicos e ambientais. |
PalavrasChave |
Sustentabilidade ambiental, Semana do Produtor Rural, Educação Ambiental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A linguagem utilizada no questionário será simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Devido ao seu caráter exploratório é relativamente estruturado. Para obter os dados com os quais pretendemos trabalhar, adotaremos os seguintes procedimentos: Conteúdo do questionário e itens sobre as questões a serem pesquisadas: •formulário de itens com respostas diretas (sim-não), •respostas livres, abertas ou curtas, •formulário de múltipla escolha, •estabelecerá uma relação amistosa e que não trave um debate de idéias, •o questionário será efetuado naturalmente, evitando que a entrevista assuma um caráter de inquisição, interrogatório policial, ou ainda que a entrevista se torne um "questionário oral", •será objetivo. Planejamento de um método de registro •será criado uma espécie de lista ou mapa de registro de fenômenos, •fenômenos não esperados serão analisados. Análise de Conteúdo Os documentos como fonte de pesquisa serão primários são estes que gerarão análises para posterior criação de informações. O fichamento é uma parte importante na organização para a efetivação da pesquisa de documentos. Ele permite um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho e será utilizado. Os componentes do grupo de trabalho informam que todas as atividades desde projeto fazem parte do Projeto Final de Curso, dos discentes Vinícius Resende Ferreira e Rayane Junia Ricardo, orientados pelos professores Hygor Aristides Rossoni e Patricia Claudia da Costa. Estão previstas as seguintes atividades para a execução do projeto: 1 - Reunião de planejamento 2 - Identificação de parcerias 3 - Levantamento bibliográfico de assuntos e experiências pertinentes ao tema 4 - Elaboração e aplicação de questionário sobre percepção ambiental a ser aplicado durante a Semana do Produtor Rural 5 - Tabulação e análise estatística dos dados obtidos por meio dos questionários |
LocalidadeAtendida |
Florestal - MG |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1364 |
CodigoLancamento |
1432 |
NumeroRegistro |
PRJ-152/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO INICIAÇÃO À DANÇA PARA CRIANÇAS |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
SOLANGE PIMENTEL CALDEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2015), SOLANGE PIMENTEL CALDEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2015), MARLAINA FERNANDES RORIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2015), MARIA EUGÊNIA VITALI MANFREDINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2015), KÁTIA IMACULADA MOREIRA DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), ISABELA ALVES VIEIRA (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2012 a 31/12/2012), KÁTIA IMACULADA MOREIRA DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/03/2010 a 01/03/2015) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes integradas |
Objetivo |
O objetivo do curso é proporcionar uma preparação corporal específica em dança para crianças de 6 a 10 anos. |
PalavrasChave |
Dança, Criança, lúdico |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Aulas práticas |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e adjacência |
PessoasAtendidas |
70 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1432 |
CodigoLancamento |
21601 |
NumeroRegistro |
PRJ-024/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UCS) E SUA IMPO... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JESSYCA ALYNE LOZASSO (Bolsista PIBEX, 09/01/2010 a 19/12/2012), SILVANA DA COSTA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2010 a 19/12/2012), JAQUELINE DIAS PEREIRA (Coordenador, 09/01/2010 a 19/12/2012), RAFAEL ANTÔNIO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2010 a 19/12/2012), KAMILA SOARES SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2010 a 19/12/2012), ROSIMILA SOARES SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2010 a 19/12/2012), ANDRÉ HENRIQUE DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2010 a 19/12/2012) |
DataInicio |
2010-09-01 |
DataTermino |
2012-12-19 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Destacar os principais problemas de educação ambiental nos dias atuais bem como identificar os problemas ambientais de Rio Paranaíba, Apresentar aos alunos do ensino fundamental e médio de Rio Paranaíba os principais biomas brasileiros, Destacar a importância das áreas de preservação ambiental, das UCs e seu papel na conservação da biodiversidade, a fim de conscientizar os alunos do ensino fundamental e médio de Rio Paranaíba. Objetivos Específicos: Realizar palestras e atividades de Educação Ambiental nas escolas do ensino fundamental e médio de Rio Paranaíba Levar o conhecimento, de forma interativa e dinâmica, da biodiversidade brasileira para alunos do ensino fundamental e médio de Rio Paranaíba com intuito de despertar o interesse, e mostrar a importância da conservação do meio ambiente, Tornar as aulas de ciências e de biologia mais interessantes e com práticas que reflitam e despertem a conscientização dos alunos na conservação do meio ambiente. Criar um vínculo com a realidade local, através de expedições com alunos do Ensino Médio em reservas ambientais presentes em algumas propriedades rurais da região. Incentivar os proprietários agrícolas de Rio Paranaíba sobre a importância da manutenção das áreas de preservação ambiental. |
PalavrasChave |
Unidades de Conservação, Rio Paranaíba, Conscientização ambiental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realizar uma expedição em um parque ecológico com a equipe do projeto para se ter uma vivência in loco, sobre sua importância na conservação da biodiversidade e verificar todo o seu funcionamento, para, posteriormente, montar palestras sobre biomas brasileiros, conservação da biodiversidade e atividades de educação ambiental destacando a importância das UCs para alunos de ensino fundamental e médio de Rio Paranaíba. Destacar a importância das áreas de reserva legal em cada propriedade agrícola da região. Propor também uma comparação entre os biomas de Mata Atlântica e Cerrado. Realizar expedições às áreas de preservação ambiental de 2 fazendas de Rio Paranaíba com alguns alunos do Ensino Médio de Rio Paranaíba para vivenciar a realidade da região. |
LocalidadeAtendida |
Rio Parabaíba |
PessoasAtendidas |
1500 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21601 |
CodigoLancamento |
21838 |
NumeroRegistro |
PRG-002/2010 |
Tipo |
Programa |
Titulo |
ACERVOS DE MINAS GERAIS: MAPEAMENTO, CONSERVAÇÃO PREVENTIVA ... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JONAS MARCAL DE QUEIROZ (Coordenador, 01/01/2010 a 31/12/2010), FABIO FARIA MENDES (Orientador, 01/01/2010 a 31/12/2010), ALCIONE DE PAIVA OLIVEIRA (Orientador, 01/01/2010 a 31/12/2010), CARLOS FREDERICO DE BRITO D´ANDREA (Orientador, 01/01/2010 a 31/12/2010), ALVARO DE ARAUJO ANTUNES (Orientador, 01/01/2010 a 31/12/2010), GUSTAVO SOARES SABIONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2010), GLAUBER MIRANDA FLORINDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2010), ELIANE APARECIDA DUARTE BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2010), MATEUS REZENDE DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2010), NATÁLIA FRAGA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2010), RENATA DE PAULA DRUMOND (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-01-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
O objeto do programa é identificar e avaliar o estado de conservação, organização e acesso público de acervos documentais existentes em Minas Gerais, constituindo um banco de dados para ser disponibilizado ao público através da rede mundial de computadores. Pretende, ainda, informar o ministério público e demais agências responsáveis pela proteção ao patrimônio sobre o estado em que se encontram tais acervos, sensibilizar os atores locais e instituições que possuem acervos documentais em seu poder sobre a importância de serem adotadas medidas preventivas de conservação, organização e acesso público. Nesse sentido, é meta do programa formar agentes multiplicadores de ações de preservação do patrimônio histórico-cultural corporificado nos acervos documentais. Serão capacitar discentes do curso de História, Comunicação Social e Informática, através de atividades curriculares práticas e extra-curriculares concebidas no âmbito do programa, no trato com questões relacionadas à educação patrimonial, conservação, organização e acesso público a acervos histórico culturais. Por fim, é objetivo do programa desenvolver, em parceria com agentes locais, projetos de educação patrimonial, conservação, organização e acesso público à memória histórica, articular as ações do programa com outros projetos em andamento e por iniciar-se cujos objetivos sejam convergentes. |
PalavrasChave |
Patrimônio, História, Cultura |
ProjetosVinculados |
PRJ-103/2009, PRJ-118/2010, PRJ-104/2009 |
AtividadesProjeto |
|
LocalidadeAtendida |
|
PessoasAtendidas |
|
PessoasAtendidasPorMes |
|
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=21838 |
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