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gov - CodigoLancamento:27116,NumeroRegistro:PRJ-042/2012,Tipo:Projeto,Titulo:PROCESSO DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA: PROMOVENDO A INCLUSÃO SO...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Tecnologia e Pro

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27116

NumeroRegistro

PRJ-042/2012

Tipo

Projeto

Titulo

PROCESSO DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA: PROMOVENDO A INCLUSÃO SO...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

KARLA MARIA DAMIANO TEIXEIRA (Coordenador, 01/08/2012 a 31/12/2013), NEUZA MARIA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 31/12/2013), MARCO AURELIO MARQUES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 31/12/2013), ANA LIDIA COUTINHO GALVAO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 31/12/2013), MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 31/12/2013), SUELY DE FATIMA RAMOS SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 31/12/2013)

DataInicio

2012-08-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Emprego e renda

Objetivo

Promover ações de capacitação continuada e atualização técnica a fim de agregar valor aos produtos feitos com materiais recicláveis, concorrendo para o acesso a mercados, geração de trabalho e renda e consequente fortalecimento civil das famílias dos associados da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARE) de Viçosa-MG.

PalavrasChave

Geração de trabalho e renda, Catadores de materiais recicláveis, Qualidade de vida

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Revisão de literatura Planejamento da utilização de espaço físico e simbólico, de equipamentos a serem utilizados e de materiais didático-pedagógico necessários às oficinas. Aplicação da técnica história de vida processo administrativo-financeiro Aplicação de entrevista junto aos catadores processo administrativo e gerencial da associação Aplicação da técnica história de vida relações societárias. Transcrição, tabulação e análise dos dados Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para execução dos cursos. Divulgação de resultados parciais em eventos científicos e nas comunidades Elaboração do relatório final e de resumos, resumos expandidos e artigos de divulgação científica.

LocalidadeAtendida

Catadores de materiais recicláveis associados da Acamare, Viçosa/MG

PessoasAtendidas

40

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27116


gov - CodigoLancamento:27127,NumeroRegistro:PRJ-139/2012,Tipo:Projeto,Titulo:GEORREFERENCIAMENTO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: UM ...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Tecnologia e Pro

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27127

NumeroRegistro

PRJ-139/2012

Tipo

Projeto

Titulo

GEORREFERENCIAMENTO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: UM ...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Trabalho

Envolvidos

DELIO PORTO FASSONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), DIÊGO HENRIQUE SILVA GONZALEZ (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), DALTO DOMINGOS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LEANDRO SONODA HIRONAGA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), BRUNO MELO CAMPOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), AFONSO DE PAULA DOS SANTOS (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), FERNANDO DE PAULA CARDOSO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARCUS VINÍCIUS MIRANDA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Apoiar o projeto ?Terra crua: uma alternativa para a produção de habitação social em assentamentos de Reforma Agrária?, auxiliando no processo de planejamento sócio-ambiental de assentamento financiado pelo INCRA. Esse auxílio consiste indicar locais adequados para construção de residências e georreferenciar as obras de engenharia e os recursos naturais notáveis do assentamento Olga Benário, localizado em Visconde do Rio Branco - MG.

PalavrasChave

Assentamento de Reforma Agrária, Georreferenciamento, Mapeamento

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Promover o andamento do projeto ?Terra Crua: uma alternativa para a produção de habitação social em assentamentos de Reforma Agrária?. %u2022Parcelar os lotes já existentes a fim de suprir as necessidades dos assentados. %u2022Georreferenciar obras de engenharia e arquitetônicas. %u2022Georreferenciar recursos naturais notáveis. %u2022Elaborar levantamento topográfico multi-finalitário atualizado dos assentamento. %u2022Elaborar relatório sobre erros e acertos do projeto.

LocalidadeAtendida

Assentamento Olga Benário, localizado em Visconde do Rio Branco - MG

PessoasAtendidas

120

PessoasAtendidasPorMes

15

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27127


gov - CodigoLancamento:27118,NumeroRegistro:PRJ-152/2012,Tipo:Projeto,Titulo:AVALIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CACHAÇA DA REGIÃO DE FLORESTAL-M...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Tecnologia e Produção

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27118

NumeroRegistro

PRJ-152/2012

Tipo

Projeto

Titulo

AVALIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CACHAÇA DA REGIÃO DE FLORESTAL-M...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

JOSE CARLOS BAFFA JUNIOR (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2013), CARLA CRISTINA MACHADO (Bolsista PIBEX JR, 01/01/2012 a 01/01/2013)

DataInicio

2012-01-01

DataTermino

2013-01-01

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Objetivo Geral: Transferir tecnologia de processamento para pequenos produtores de cachaça da região de Florestal de forma a capacitá-los a agregar valor aos produtos permitindo que a bebida tenha uma melhor aceitação de mercado. Objetivos Específicos: 1)Qualificação de um estudante para atuação em EXTENSÃO/pesquisa na área de Processamento de Alimentos Alimentos, 2)Fortalecimento de parcerias entre as Instituições de Ensino Superior (Universidade federal de Viçosa) (IES) e produtores de cachaça da região de Florestal-MG e a EMATER-MG 3)Transferência de tecnologia para produtores de cachaça, através de visitas técnicas, workshops e cursos sobre Boas Práticas Agrícolas (BPAs) e de Boas Práticas de Fabricação (BPFs). 4)Planejamento e organização de visitas técnicas, para conhecimento e levantamento de dados, a produtores com diferentes métodos de produção de cachaça, 5)Planejamento e organização de dias de campo com os produtores de cachaça para sensibilização quanto à importância da produção de cachaça segura, de qualidade

PalavrasChave

Cachaça, Capacitação, Processamento

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Todas as atividades descritas a seguir serão realizadas em parceria com a EMATER-MG escritório de Florestal e com as comunidades rurais de Florestal e municípios circunvizinhos. 1.Caracterização dos produtores de cachaça No primeiro momento será realizada, por meio de visita in loco e entrevista, a identificação das famílias que trabalham com processamento cachaça, e as condições em que a bebida é produzida, assim como a verificação do interesse na melhoria da qualidade do produto beneficiado. A entrevista será realizada utilizando-se um questionário semi-estruturado, o qual permitirá a elucidação da realidade sócio-econômica das famílias que têm como renda básica a produção da bebida. 2.Sensibilização sobre a qualidade de alimentos Posteriormente serão realizados encontros, na forma de oficinas, nas comunidades e exposição sobre: qualidade e segurança da cachaça, redução de custos e perdas, exigências legais para processamento e comercialização da bebida, exigências do mercado consumidor, por meio de palestras para a sensibilização para a qualidade de alimentos e bebidas. Os encontros terão como metodologia as oficinas com dinâmica de grupo, no qual as pessoas após se confrontarem com hipotéticas situações-problemas, podem identificar a situação por elas vivenciadas e desta forma expor sua realidade de modo natural. A metodologia participativa, como a dinâmica de grupo, é aquela que permite a atuação efetiva dos participantes no processo educativo sem considerá-los meros receptores, nos quais depositam conhecimentos e informações. No enfoque participativo valoriza-se os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão, identificação e busca de soluções para os problemas identificados. 3.Seleção dos produtores que participarão do projeto De acordo com o perfil sócio-econômico e principalmente a relação entre a renda familiar total e o percentual advindo da agroindústria familiar serão selecionadas até 15 produtores para participarem do projeto. 4.Elaboração de uma cartilha de BPF para os produtores. Será produzido material didático para ser utilizado nas etapas de capacitação dos pequenos agricultores e de técnicos extensionistas nos cursos que serão ministrados pela equipe. Essa cartilha será elaborada com textos e ilustrações adequadas para facilitar a compreensão dos assuntos a serem abordados. A cartilha deve abordar temas como noções de higiene nas agroindústrias, controle de qualidade, gestão de custos e de comercialização dos produtos, legislação, layouts de unidades de processamento, entre outros.

LocalidadeAtendida

Região de Florestal e cidades Vizinhas

PessoasAtendidas

40

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27118


gov - CodigoLancamento:27139,NumeroRegistro:PRJ-217/2013,Tipo:Projeto,Titulo:DESMISTIFICAÇÃO DE ROEDORES, MARSUPIAIS E MORCEGOS: AMPLIAND...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTemat

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27139

NumeroRegistro

PRJ-217/2013

Tipo

Projeto

Titulo

DESMISTIFICAÇÃO DE ROEDORES, MARSUPIAIS E MORCEGOS: AMPLIAND...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

JOEL ALMEIDA NETO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), CAROLINA MARTINS GARCIA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), GISELE MENDES LESSA DEL GIUDICE (Coordenador, 01/04/2012 a 01/04/2013), CAROLINA MARTINS GARCIA (Bolsista PIBEX, 01/04/2012 a 01/04/2013), MARIA CLARA NASCIMENTO COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2012 a 01/04/2013), POLLYANNA ALVES DE BARROS (Estagiário, 01/04/2012 a 01/04/2013)

DataInicio

2012-04-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Objetivo Geral Apresentar aos alunos da 7ª série (oitavo ano) de 2 (duas) escolas públicas municipais de Viçosa a importância dos pequenos mamíferos na dinâmica das florestas neotropicais e desmistificar os pensamentos negativos a respeito destes. Objetivos Específicos %u2022Desenvolver atividades que possibilitem maior percepção ambiental %u2022Resgatar os conhecimentos sobre roedores, marsupiais e morcegos %u2022Conceituar o que são os pequenos mamíferos, e esclarecer a função ecológica social, e econômica deles. %u2022Apresentar a grande diversidade de pequenos mamíferos no Brasil %u2022Discutir conceitos e importância da dispersão de sementes, polinização, cadeia trófica e interação das espécies %u2022Analisar as adaptações morfológicas de cada grupo (morcegos, roedores e marsupiais) ao tipo de alimentação utilizado %u2022Apresentar algumas curiosidades desses animais: O que é um marsúpio e para que serve? Como os morcegos se alimentam e se localizam? Quais são as diferenças entre os roedores arborícolas e terrestres? Quais as diferenças entre os marsupiais brasileiros e os marsupiais encontrados no resto do mundo (ex: canguru)? Diferença entre gambás brasileiros e o cangambá (desenho Pepe le Pew- cartoon network) %u2022Divulgar os trabalhos já realizados com pequenos mamíferos %u2022Apresentar aspectos sobre o comportamento desses animais %u2022Apresentar o que a ciência aprendeu com esses animais, no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias %u2022Responder de forma educativa: Quais são as doenças que esses animais podem transmitir? Como são transmitidas? Quais os sintomas? Quais são os tratamentos? %u2022Desmistificar a visão de morcegos como vampiros e responder à perguntas do tipo: Quais são os morcegos hematófagos? Quantas espécies desse tipo existem no Brasil? Quais são os principais animais que eles utilizam como fonte de alimento? Existem muitos ataques aos humanos? %u2022Desmistificar a visão de morcegos como vampiros e responder à perguntas do tipo: Quais são os morcegos hematófagos? Quantas espécies desse tipo existem no Brasil? Quais são os principais animais que eles utilizam como fonte de alimento? Existem muitos ataques aos humanos? %u2022Propiciar condições de conscientização sobre a importância da preservação de nossa biodiversidade %u2022Problematizar a responsabilidade social dos estudantes e da comunidade frente ao meio ambiente.

PalavrasChave

Desmistificação, pequenos mamíferos, Ensino Fundamental

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Realização de oficinas de percepção e troca de conhecimentos sobre o meio ambiente, tendo como tema base os pequenos mamífero e público alvo os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de 2(duas) Escolas Públicas do Município de Viçosa, MG, propiciando condições de conscientização sobre a importância da preservação da nossa biodiversidade, 2- Confecção de cartilhas e cartazes para serem distribuídos na comunidade e afixados na escola, contendo informações a respeito desses animais, 3- Concursos de redação sobre os tópicos desenvolvidos e realização de uma pesquisa etnobiológica pelos alunos, 4- Exposições temáticas no Museu de Zoologia João Moojen com a participação dos alunos envolvidos e pessoas da região interessadas no tema, 5- Visitas monitoradas à Mata do Paraíso, importante reduto da Mata Atlântica no município, para mostrar o ambiente natural de algum desses animais, assim como metodologias de estudos científicos.

LocalidadeAtendida

2(duas) Escolas Públicas do Município de Viçosa, MG

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27139


gov - CodigoLancamento:22913,NumeroRegistro:PRJ-072/2011,Tipo:Projeto,Titulo:MINHA CIDADE É ASSIM... MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIÇOSA/MG,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cultura,E

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22913

NumeroRegistro

PRJ-072/2011

Tipo

Projeto

Titulo

MINHA CIDADE É ASSIM... MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIÇOSA/MG

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

PATRICIA VARGAS LOPES DE ARAUJO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/01/2012), RAFAEL WEIDT BRUGIOLO SABIÃO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/01/2012), NÚBIA BASTOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), THIAGO HENRIQUE MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), VÂNIA MACHADO BENTO RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), MARIA DA CONCEIÇÃO PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), ADRIANO BRAZ MAXIMIANO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), TAIANE CRISTINA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), DARLAN LUIZ SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RUTE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ALLON DE SOUZA PINHEIRO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 01/03/2015)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2015-03-01

LinhaExtensao

Jovens e adultos

Objetivo

O Projeto de Extensão ?Minha cidade é assim... Memórias e Histórias de Viçosa/MG? tem como finalidade desenvolver alternativas didáticas para o estudo da disciplina História no EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas Escolas Municipais Coronel Arthur da Silva Bernardes CASB e Ministro Edmundo Lins, através da realização de metodologias diversificadas e dinâmicas, que possibilitem aos alunos a apreensão de conteúdos históricos de forma crítica e contextualizada, particularmente, quanto a questões relacionadas a história da cidade de Viçosa/MG, das relações de identidade que se estabelecem e se constituem no espaço urbano, da preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural, bem como da constituição das memórias coletivas e como elas subsidiam a constituição de uma memória da cidade.

PalavrasChave

História, Memória, Cidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1ª. ETAPA O QUE EU SEI SOBRE A CIDADE QUE MORO? - relatos orais, resgate da memória, utilização de documentação histórica 2ª. ETAPA CONHECENDO VIÇOSA - visitas pela cidade,oficina de fotografia, exposição fotográfica nas escolas. 3ª. ETAPA CONHECENDO O PASSADO, PRESERVANDO O PRESENTE - relacionar passado/presente, utilização de documentos históricos. 4ª. ETAPA CRONISTAS DA CIDADE - a elaboração de livro de memórias sobre a cidade, redigidas de forma livre pelos alunos, mas que permitam a reflexão sobre a história da cidade.

LocalidadeAtendida

E. M. Ministro Edmundo Lins, E. M. Coronel Arthur da Silva Bernardes - Viçosa/MG

PessoasAtendidas

350

PessoasAtendidasPorMes

350

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22913


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