CodigoLancamento |
27127 |
NumeroRegistro |
PRJ-139/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
GEORREFERENCIAMENTO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: UM ... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
DELIO PORTO FASSONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), DIÊGO HENRIQUE SILVA GONZALEZ (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), DALTO DOMINGOS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LEANDRO SONODA HIRONAGA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), BRUNO MELO CAMPOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), AFONSO DE PAULA DOS SANTOS (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), FERNANDO DE PAULA CARDOSO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARCUS VINÍCIUS MIRANDA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Apoiar o projeto ?Terra crua: uma alternativa para a produção de habitação social em assentamentos de Reforma Agrária?, auxiliando no processo de planejamento sócio-ambiental de assentamento financiado pelo INCRA. Esse auxílio consiste indicar locais adequados para construção de residências e georreferenciar as obras de engenharia e os recursos naturais notáveis do assentamento Olga Benário, localizado em Visconde do Rio Branco - MG. |
PalavrasChave |
Assentamento de Reforma Agrária, Georreferenciamento, Mapeamento |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Promover o andamento do projeto ?Terra Crua: uma alternativa para a produção de habitação social em assentamentos de Reforma Agrária?. %u2022Parcelar os lotes já existentes a fim de suprir as necessidades dos assentados. %u2022Georreferenciar obras de engenharia e arquitetônicas. %u2022Georreferenciar recursos naturais notáveis. %u2022Elaborar levantamento topográfico multi-finalitário atualizado dos assentamento. %u2022Elaborar relatório sobre erros e acertos do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Assentamento Olga Benário, localizado em Visconde do Rio Branco - MG |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27127 |
CodigoLancamento |
27118 |
NumeroRegistro |
PRJ-152/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AVALIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CACHAÇA DA REGIÃO DE FLORESTAL-M... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JOSE CARLOS BAFFA JUNIOR (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2013), CARLA CRISTINA MACHADO (Bolsista PIBEX JR, 01/01/2012 a 01/01/2013) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2013-01-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivo Geral: Transferir tecnologia de processamento para pequenos produtores de cachaça da região de Florestal de forma a capacitá-los a agregar valor aos produtos permitindo que a bebida tenha uma melhor aceitação de mercado. Objetivos Específicos: 1)Qualificação de um estudante para atuação em EXTENSÃO/pesquisa na área de Processamento de Alimentos Alimentos, 2)Fortalecimento de parcerias entre as Instituições de Ensino Superior (Universidade federal de Viçosa) (IES) e produtores de cachaça da região de Florestal-MG e a EMATER-MG 3)Transferência de tecnologia para produtores de cachaça, através de visitas técnicas, workshops e cursos sobre Boas Práticas Agrícolas (BPAs) e de Boas Práticas de Fabricação (BPFs). 4)Planejamento e organização de visitas técnicas, para conhecimento e levantamento de dados, a produtores com diferentes métodos de produção de cachaça, 5)Planejamento e organização de dias de campo com os produtores de cachaça para sensibilização quanto à importância da produção de cachaça segura, de qualidade |
PalavrasChave |
Cachaça, Capacitação, Processamento |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Todas as atividades descritas a seguir serão realizadas em parceria com a EMATER-MG escritório de Florestal e com as comunidades rurais de Florestal e municípios circunvizinhos. 1.Caracterização dos produtores de cachaça No primeiro momento será realizada, por meio de visita in loco e entrevista, a identificação das famílias que trabalham com processamento cachaça, e as condições em que a bebida é produzida, assim como a verificação do interesse na melhoria da qualidade do produto beneficiado. A entrevista será realizada utilizando-se um questionário semi-estruturado, o qual permitirá a elucidação da realidade sócio-econômica das famílias que têm como renda básica a produção da bebida. 2.Sensibilização sobre a qualidade de alimentos Posteriormente serão realizados encontros, na forma de oficinas, nas comunidades e exposição sobre: qualidade e segurança da cachaça, redução de custos e perdas, exigências legais para processamento e comercialização da bebida, exigências do mercado consumidor, por meio de palestras para a sensibilização para a qualidade de alimentos e bebidas. Os encontros terão como metodologia as oficinas com dinâmica de grupo, no qual as pessoas após se confrontarem com hipotéticas situações-problemas, podem identificar a situação por elas vivenciadas e desta forma expor sua realidade de modo natural. A metodologia participativa, como a dinâmica de grupo, é aquela que permite a atuação efetiva dos participantes no processo educativo sem considerá-los meros receptores, nos quais depositam conhecimentos e informações. No enfoque participativo valoriza-se os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão, identificação e busca de soluções para os problemas identificados. 3.Seleção dos produtores que participarão do projeto De acordo com o perfil sócio-econômico e principalmente a relação entre a renda familiar total e o percentual advindo da agroindústria familiar serão selecionadas até 15 produtores para participarem do projeto. 4.Elaboração de uma cartilha de BPF para os produtores. Será produzido material didático para ser utilizado nas etapas de capacitação dos pequenos agricultores e de técnicos extensionistas nos cursos que serão ministrados pela equipe. Essa cartilha será elaborada com textos e ilustrações adequadas para facilitar a compreensão dos assuntos a serem abordados. A cartilha deve abordar temas como noções de higiene nas agroindústrias, controle de qualidade, gestão de custos e de comercialização dos produtos, legislação, layouts de unidades de processamento, entre outros. |
LocalidadeAtendida |
Região de Florestal e cidades Vizinhas |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27118 |
CodigoLancamento |
27139 |
NumeroRegistro |
PRJ-217/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESMISTIFICAÇÃO DE ROEDORES, MARSUPIAIS E MORCEGOS: AMPLIAND... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JOEL ALMEIDA NETO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), CAROLINA MARTINS GARCIA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), GISELE MENDES LESSA DEL GIUDICE (Coordenador, 01/04/2012 a 01/04/2013), CAROLINA MARTINS GARCIA (Bolsista PIBEX, 01/04/2012 a 01/04/2013), MARIA CLARA NASCIMENTO COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2012 a 01/04/2013), POLLYANNA ALVES DE BARROS (Estagiário, 01/04/2012 a 01/04/2013) |
DataInicio |
2012-04-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Objetivo Geral Apresentar aos alunos da 7ª série (oitavo ano) de 2 (duas) escolas públicas municipais de Viçosa a importância dos pequenos mamíferos na dinâmica das florestas neotropicais e desmistificar os pensamentos negativos a respeito destes. Objetivos Específicos %u2022Desenvolver atividades que possibilitem maior percepção ambiental %u2022Resgatar os conhecimentos sobre roedores, marsupiais e morcegos %u2022Conceituar o que são os pequenos mamíferos, e esclarecer a função ecológica social, e econômica deles. %u2022Apresentar a grande diversidade de pequenos mamíferos no Brasil %u2022Discutir conceitos e importância da dispersão de sementes, polinização, cadeia trófica e interação das espécies %u2022Analisar as adaptações morfológicas de cada grupo (morcegos, roedores e marsupiais) ao tipo de alimentação utilizado %u2022Apresentar algumas curiosidades desses animais: O que é um marsúpio e para que serve? Como os morcegos se alimentam e se localizam? Quais são as diferenças entre os roedores arborícolas e terrestres? Quais as diferenças entre os marsupiais brasileiros e os marsupiais encontrados no resto do mundo (ex: canguru)? Diferença entre gambás brasileiros e o cangambá (desenho Pepe le Pew- cartoon network) %u2022Divulgar os trabalhos já realizados com pequenos mamíferos %u2022Apresentar aspectos sobre o comportamento desses animais %u2022Apresentar o que a ciência aprendeu com esses animais, no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias %u2022Responder de forma educativa: Quais são as doenças que esses animais podem transmitir? Como são transmitidas? Quais os sintomas? Quais são os tratamentos? %u2022Desmistificar a visão de morcegos como vampiros e responder à perguntas do tipo: Quais são os morcegos hematófagos? Quantas espécies desse tipo existem no Brasil? Quais são os principais animais que eles utilizam como fonte de alimento? Existem muitos ataques aos humanos? %u2022Desmistificar a visão de morcegos como vampiros e responder à perguntas do tipo: Quais são os morcegos hematófagos? Quantas espécies desse tipo existem no Brasil? Quais são os principais animais que eles utilizam como fonte de alimento? Existem muitos ataques aos humanos? %u2022Propiciar condições de conscientização sobre a importância da preservação de nossa biodiversidade %u2022Problematizar a responsabilidade social dos estudantes e da comunidade frente ao meio ambiente. |
PalavrasChave |
Desmistificação, pequenos mamíferos, Ensino Fundamental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Realização de oficinas de percepção e troca de conhecimentos sobre o meio ambiente, tendo como tema base os pequenos mamífero e público alvo os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de 2(duas) Escolas Públicas do Município de Viçosa, MG, propiciando condições de conscientização sobre a importância da preservação da nossa biodiversidade, 2- Confecção de cartilhas e cartazes para serem distribuídos na comunidade e afixados na escola, contendo informações a respeito desses animais, 3- Concursos de redação sobre os tópicos desenvolvidos e realização de uma pesquisa etnobiológica pelos alunos, 4- Exposições temáticas no Museu de Zoologia João Moojen com a participação dos alunos envolvidos e pessoas da região interessadas no tema, 5- Visitas monitoradas à Mata do Paraíso, importante reduto da Mata Atlântica no município, para mostrar o ambiente natural de algum desses animais, assim como metodologias de estudos científicos. |
LocalidadeAtendida |
2(duas) Escolas Públicas do Município de Viçosa, MG |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27139 |
CodigoLancamento |
22913 |
NumeroRegistro |
PRJ-072/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MINHA CIDADE É ASSIM... MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIÇOSA/MG |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
PATRICIA VARGAS LOPES DE ARAUJO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/01/2012), RAFAEL WEIDT BRUGIOLO SABIÃO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/01/2012), NÚBIA BASTOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), THIAGO HENRIQUE MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), VÂNIA MACHADO BENTO RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), MARIA DA CONCEIÇÃO PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), ADRIANO BRAZ MAXIMIANO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), TAIANE CRISTINA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), DARLAN LUIZ SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RUTE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ALLON DE SOUZA PINHEIRO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 01/03/2015) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2015-03-01 |
LinhaExtensao |
Jovens e adultos |
Objetivo |
O Projeto de Extensão ?Minha cidade é assim... Memórias e Histórias de Viçosa/MG? tem como finalidade desenvolver alternativas didáticas para o estudo da disciplina História no EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas Escolas Municipais Coronel Arthur da Silva Bernardes CASB e Ministro Edmundo Lins, através da realização de metodologias diversificadas e dinâmicas, que possibilitem aos alunos a apreensão de conteúdos históricos de forma crítica e contextualizada, particularmente, quanto a questões relacionadas a história da cidade de Viçosa/MG, das relações de identidade que se estabelecem e se constituem no espaço urbano, da preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural, bem como da constituição das memórias coletivas e como elas subsidiam a constituição de uma memória da cidade. |
PalavrasChave |
História, Memória, Cidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1ª. ETAPA O QUE EU SEI SOBRE A CIDADE QUE MORO? - relatos orais, resgate da memória, utilização de documentação histórica 2ª. ETAPA CONHECENDO VIÇOSA - visitas pela cidade,oficina de fotografia, exposição fotográfica nas escolas. 3ª. ETAPA CONHECENDO O PASSADO, PRESERVANDO O PRESENTE - relacionar passado/presente, utilização de documentos históricos. 4ª. ETAPA CRONISTAS DA CIDADE - a elaboração de livro de memórias sobre a cidade, redigidas de forma livre pelos alunos, mas que permitam a reflexão sobre a história da cidade. |
LocalidadeAtendida |
E. M. Ministro Edmundo Lins, E. M. Coronel Arthur da Silva Bernardes - Viçosa/MG |
PessoasAtendidas |
350 |
PessoasAtendidasPorMes |
350 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22913 |
CodigoLancamento |
22929 |
NumeroRegistro |
PRJ-202/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AÇÕES INTEGRADAS, PARTICIPATIVAS E ADMINISTRATIVAS NA COLETA... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
ROLF PUSCHMANN (Coordenador, 01/02/2011 a 30/12/2011), CARLOS LANA PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/04/2011 a 30/12/2011), CÁSSIA IZABELA AQUINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), SÂMARA GLACE PIMENTEL OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 25/10/2011), RAFAEL ALVES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2011 a 30/11/2011), ALANA DE OLIVEIRA PEREIRA VILETE (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BARBARA LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BELMIRO ZAMPERLINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), SÂMARA DE OLIVEIRA FÓFANO (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 30/12/2011), ULISSES BIFANO COMINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), MARISA DE FÁTIMA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/10/2011 a 30/11/2011), JAMILLE SANDES DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/06/2011), LUCIMAR DE CARVALHO MEDEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), MARINA NEVES NOZZABIELLI LOTTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/06/2011), MAURO CESAR CARDOSO CRUZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), RODOLFO ALVES BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), TATIANE ANGELICA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), THAIS COVRE DELBONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), DIEGO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 30/11/2011), DONIZETE LOPES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/10/2011), EDUARDA ROCHA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/04/2011 a 30/11/2011), EVANDRO DELEON DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/03/2011 a 30/11/2011), GERALDO MARCOS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), JÉSSICA OLIVEIRA VIEIRA (Estagiário, 01/03/2011 a 15/12/2011), LUCIANA DE CARVALHO MEDEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-30 |
LinhaExtensao |
Resíduos sólidos |
Objetivo |
OBJETIVO GERAL: Estimular e apoiar a consolidação dos núcleos existentes e a formação de núcleos pilotos, com um gerenciamento integrado de resíduos, com autonomia interna participativa, a fim de que a coleta seletiva crie raízes tornando - se uma ação natural e espontânea, na comunidade universitária. Objetivos Específicos %uF0A7Intensificar a coleta seletiva nos núcleos existentes pelo envolvimento direto das diretorias, chefias e coordenações, %uF0A7Induzir a formação de novos núcleos para a implantação da coleta seletiva com ênfase em prédios, departamentos e setores da UFV que ainda não praticam a coleta seletiva, %uF0A7Ampliar o sistema de gerenciamentos da coleta seletiva nos eventos que acontecem na Universidade, %uF0A7Solidificar as atividades de educação ambiental com a comunidade universitária e com órgãos de ensino público como a Escola Estadual Effie Rolfs e Colégio de Aplicação Coluni, localizados no campus da UFV, %uF0A7Implantar a coleta seletiva nos alojamentos em parceria com a Comissão dos Moradores de Alojamento CMA, usando como modelo o Alojamento Velho, %uF0A7Parceria com Empresas Juniores para divulgação do Projeto entre seus membros e associados e nos prédios e respectivos departamentos de origem, %uF0A7Informar aos calouros que chegam à Universidade sobre a existência do Projeto, seu funcionamento e a importância da participação de pessoal, %uF0A7Apresentação informal do Projeto Reciclar aos estudantes visitantes da Semana de Graduação, %uF0A7Divulgação do Projeto e dos resultados alcançados por meio do Jornal da UFV, UFV em Rede e outros meios, %uF0A7Dar continuidade aos projetos das escolas, incentivando as visitas à unidade de triagem, motivando a iniciativa da reciclagem, %uF0A7Proporcionar palestras e minicursos à equipe do Projeto Reciclar durante as reuniões semanais aumentando o campo de conhecimento a respeito da coleta seletiva e meio ambiente, %uF0A7Promover visitas da equipe do Projeto Reciclar a instituições que demonstrem formas bem sucedidas de coleta seletiva, e também centros de triagem da região, %uF0A7Atualizar o banco de dados com as informações do projeto, cadastro e planejamento para expansão dos núcleos e resultados alcançados |
PalavrasChave |
COLETA SELETIVA NA UFV, RESÍDUOS SÓLIDOS, AÇÕES INTEGRADAS |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
I. Atividades de Implantação de Núcleos Pilotos A equipe do Projeto Reciclar foi recentemente dividida em Comissões para maior organização e integração entre os membros. Esta metodologia foi recém-discutida e escolhida pela equipe, para potencializar a formação de núcleos pilotos, que servirão de modelo para toda Universidade. Para 2011 a implantação desses Núcleos ocorrerá com o consentimento e envolvimento de todos os responsáveis pelo prédio, nos quais eles serão responsáveis pela coleta seletiva nos locais, e o Projeto Reciclar será o alicerce se disponibilizando prontamente as necessidades dos Núcleos Pilotos. Os prédios deverão demonstrar mais interesse pela causa, e se sentirão parte da coleta seletiva. A princípio, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBII), Biblioteca Central, Coluni, Departamento de Engenharia Florestal, Reitoria e Pró-Reitorias, estão como foco para a implantação de núcleos pilotos durante o ano de 2011. As atividades serão realizadas em conjunto com as comissões descritas a seguir: A - Gerenciamento de Núcleos B - Eventos e Visitas Dirigidas C - Divulgação e Palestras A - Comissão de Gerenciamento de Núcleos Responsável pelas etapas para a inclusão da coleta seletiva nos núcleos, envolvem Planejamento, Implantação e Monitoramento. Abaixo seguem as etapas e as atividades a serem desenvolvidas em cada uma das fases e ações: %u2022Planejamento: detectar os maiores problemas, que tipo de resíduo é produzido, a viabilidade da coleta, quais recursos serão necessários, identificar parceiros e que tipo de treinamento se deve fazer. %u2022Implantação: treinamento dos funcionários da limpeza, aceitação pelos usuários do prédio, fornecimento de coletores identificados. %u2022Monitoramento: identificar os problemas quanto à disposição nos pontos de coleta, quanto à cor dos sacos, quanto à falta de informação, e busca de soluções em equipe. B Comissão de Eventos e Visitas Dirigidas Será formada por quatro a seis estudantes, que serão encarregados de planejar, implantar e monitorar a coleta durante todo o evento. Também será responsável pelo planejamento de visitas ao Galpão de Triagem e outras visitas técnicas. %u2022Planejamento: Consistirá em analisar o local do evento com a finalidade de colocar os coletores de maneira mais eficaz, trabalho feito em parceria com a comissão de eventos, %u2022Implantação: Distribuirá os coletores nos lugares adequados, %u2022Monitoramento: Durante o evento, verificar o horário da coleta, verificar se existe algum foco de produção de resíduos que não foi planejado, auxiliar na pesagem dos resíduos, fazer relatório dos resíduos coletados. C - Comissão de Divulgação e Palestras Atuará para informar e conscientizar, por meio das seguintes atividades: %u2022Produção de painéis, cartazes, banners, faixas que serão expostos nos prédios da UFV de maior circulação, sobre a coleta seletiva, a reciclagem e a questão dos resíduos sólidos, por serem veículos de comunicação que minimizam a produção de papel, e atingem a um grande público, %u2022Palestras aos calouros no início de cada semestre, atingindo todos os cursos, %u2022Palestras nos departamentos e setores da UFV, %u2022Divulgação do Projeto Reciclar em meios de comunicação interna, como jornais, sites, Rádio e TV Universitária, %u2022Adoção de uma estratégia junto com a CMA (Comissão de Moradores de Alojamentos) e moradores para expansão e monitoramento da coleta seletiva nos alojamentos que mostrarem viabilidade, %u2022Atualizar o site do Projeto Reciclar, divulgando onde e quais atividades são realizadas. II. Atividades administrativas do Projeto Reciclar Criar um banco de dados e levantar junto de cada prédio, departamento ou setor gerador de resíduos, os seguintes dados e informações: %u2022O destino e o manuseio interno dados aos resíduos gerados, %u2022A caracterização qualitativa e quantitativa dos resíduos gerados, %u2022O tipo de acondicionamento praticado, %u2022O interesse em participar e contribuir para a coleta seletiva, %u2022As formas mais viáveis para a implantação ou ampliação da coleta seletiva em prédios, departamentos ou setores, respeitando as suas características, %u2022Relacionar todas as atividades realizadas e resultados alcançados em cada núcleo, para o seu acompanhamento e planejamento, %u2022Cadastro das atividades dos bolsistas de atividade e voluntários do Projeto Reciclar. |
LocalidadeAtendida |
COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA (UFV) |
PessoasAtendidas |
20000 |
PessoasAtendidasPorMes |
15000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22929 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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