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gov - CodigoLancamento:27118,NumeroRegistro:PRJ-152/2012,Tipo:Projeto,Titulo:AVALIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CACHAÇA DA REGIÃO DE FLORESTAL-M...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Tecnologia e Produção

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27118

NumeroRegistro

PRJ-152/2012

Tipo

Projeto

Titulo

AVALIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CACHAÇA DA REGIÃO DE FLORESTAL-M...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

JOSE CARLOS BAFFA JUNIOR (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2013), CARLA CRISTINA MACHADO (Bolsista PIBEX JR, 01/01/2012 a 01/01/2013)

DataInicio

2012-01-01

DataTermino

2013-01-01

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Objetivo Geral: Transferir tecnologia de processamento para pequenos produtores de cachaça da região de Florestal de forma a capacitá-los a agregar valor aos produtos permitindo que a bebida tenha uma melhor aceitação de mercado. Objetivos Específicos: 1)Qualificação de um estudante para atuação em EXTENSÃO/pesquisa na área de Processamento de Alimentos Alimentos, 2)Fortalecimento de parcerias entre as Instituições de Ensino Superior (Universidade federal de Viçosa) (IES) e produtores de cachaça da região de Florestal-MG e a EMATER-MG 3)Transferência de tecnologia para produtores de cachaça, através de visitas técnicas, workshops e cursos sobre Boas Práticas Agrícolas (BPAs) e de Boas Práticas de Fabricação (BPFs). 4)Planejamento e organização de visitas técnicas, para conhecimento e levantamento de dados, a produtores com diferentes métodos de produção de cachaça, 5)Planejamento e organização de dias de campo com os produtores de cachaça para sensibilização quanto à importância da produção de cachaça segura, de qualidade

PalavrasChave

Cachaça, Capacitação, Processamento

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Todas as atividades descritas a seguir serão realizadas em parceria com a EMATER-MG escritório de Florestal e com as comunidades rurais de Florestal e municípios circunvizinhos. 1.Caracterização dos produtores de cachaça No primeiro momento será realizada, por meio de visita in loco e entrevista, a identificação das famílias que trabalham com processamento cachaça, e as condições em que a bebida é produzida, assim como a verificação do interesse na melhoria da qualidade do produto beneficiado. A entrevista será realizada utilizando-se um questionário semi-estruturado, o qual permitirá a elucidação da realidade sócio-econômica das famílias que têm como renda básica a produção da bebida. 2.Sensibilização sobre a qualidade de alimentos Posteriormente serão realizados encontros, na forma de oficinas, nas comunidades e exposição sobre: qualidade e segurança da cachaça, redução de custos e perdas, exigências legais para processamento e comercialização da bebida, exigências do mercado consumidor, por meio de palestras para a sensibilização para a qualidade de alimentos e bebidas. Os encontros terão como metodologia as oficinas com dinâmica de grupo, no qual as pessoas após se confrontarem com hipotéticas situações-problemas, podem identificar a situação por elas vivenciadas e desta forma expor sua realidade de modo natural. A metodologia participativa, como a dinâmica de grupo, é aquela que permite a atuação efetiva dos participantes no processo educativo sem considerá-los meros receptores, nos quais depositam conhecimentos e informações. No enfoque participativo valoriza-se os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão, identificação e busca de soluções para os problemas identificados. 3.Seleção dos produtores que participarão do projeto De acordo com o perfil sócio-econômico e principalmente a relação entre a renda familiar total e o percentual advindo da agroindústria familiar serão selecionadas até 15 produtores para participarem do projeto. 4.Elaboração de uma cartilha de BPF para os produtores. Será produzido material didático para ser utilizado nas etapas de capacitação dos pequenos agricultores e de técnicos extensionistas nos cursos que serão ministrados pela equipe. Essa cartilha será elaborada com textos e ilustrações adequadas para facilitar a compreensão dos assuntos a serem abordados. A cartilha deve abordar temas como noções de higiene nas agroindústrias, controle de qualidade, gestão de custos e de comercialização dos produtos, legislação, layouts de unidades de processamento, entre outros.

LocalidadeAtendida

Região de Florestal e cidades Vizinhas

PessoasAtendidas

40

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27118


gov - CodigoLancamento:27139,NumeroRegistro:PRJ-217/2013,Tipo:Projeto,Titulo:DESMISTIFICAÇÃO DE ROEDORES, MARSUPIAIS E MORCEGOS: AMPLIAND...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTemat

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

27139

NumeroRegistro

PRJ-217/2013

Tipo

Projeto

Titulo

DESMISTIFICAÇÃO DE ROEDORES, MARSUPIAIS E MORCEGOS: AMPLIAND...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

JOEL ALMEIDA NETO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), CAROLINA MARTINS GARCIA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), GISELE MENDES LESSA DEL GIUDICE (Coordenador, 01/04/2012 a 01/04/2013), CAROLINA MARTINS GARCIA (Bolsista PIBEX, 01/04/2012 a 01/04/2013), MARIA CLARA NASCIMENTO COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2012 a 01/04/2013), POLLYANNA ALVES DE BARROS (Estagiário, 01/04/2012 a 01/04/2013)

DataInicio

2012-04-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Objetivo Geral Apresentar aos alunos da 7ª série (oitavo ano) de 2 (duas) escolas públicas municipais de Viçosa a importância dos pequenos mamíferos na dinâmica das florestas neotropicais e desmistificar os pensamentos negativos a respeito destes. Objetivos Específicos %u2022Desenvolver atividades que possibilitem maior percepção ambiental %u2022Resgatar os conhecimentos sobre roedores, marsupiais e morcegos %u2022Conceituar o que são os pequenos mamíferos, e esclarecer a função ecológica social, e econômica deles. %u2022Apresentar a grande diversidade de pequenos mamíferos no Brasil %u2022Discutir conceitos e importância da dispersão de sementes, polinização, cadeia trófica e interação das espécies %u2022Analisar as adaptações morfológicas de cada grupo (morcegos, roedores e marsupiais) ao tipo de alimentação utilizado %u2022Apresentar algumas curiosidades desses animais: O que é um marsúpio e para que serve? Como os morcegos se alimentam e se localizam? Quais são as diferenças entre os roedores arborícolas e terrestres? Quais as diferenças entre os marsupiais brasileiros e os marsupiais encontrados no resto do mundo (ex: canguru)? Diferença entre gambás brasileiros e o cangambá (desenho Pepe le Pew- cartoon network) %u2022Divulgar os trabalhos já realizados com pequenos mamíferos %u2022Apresentar aspectos sobre o comportamento desses animais %u2022Apresentar o que a ciência aprendeu com esses animais, no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias %u2022Responder de forma educativa: Quais são as doenças que esses animais podem transmitir? Como são transmitidas? Quais os sintomas? Quais são os tratamentos? %u2022Desmistificar a visão de morcegos como vampiros e responder à perguntas do tipo: Quais são os morcegos hematófagos? Quantas espécies desse tipo existem no Brasil? Quais são os principais animais que eles utilizam como fonte de alimento? Existem muitos ataques aos humanos? %u2022Desmistificar a visão de morcegos como vampiros e responder à perguntas do tipo: Quais são os morcegos hematófagos? Quantas espécies desse tipo existem no Brasil? Quais são os principais animais que eles utilizam como fonte de alimento? Existem muitos ataques aos humanos? %u2022Propiciar condições de conscientização sobre a importância da preservação de nossa biodiversidade %u2022Problematizar a responsabilidade social dos estudantes e da comunidade frente ao meio ambiente.

PalavrasChave

Desmistificação, pequenos mamíferos, Ensino Fundamental

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Realização de oficinas de percepção e troca de conhecimentos sobre o meio ambiente, tendo como tema base os pequenos mamífero e público alvo os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de 2(duas) Escolas Públicas do Município de Viçosa, MG, propiciando condições de conscientização sobre a importância da preservação da nossa biodiversidade, 2- Confecção de cartilhas e cartazes para serem distribuídos na comunidade e afixados na escola, contendo informações a respeito desses animais, 3- Concursos de redação sobre os tópicos desenvolvidos e realização de uma pesquisa etnobiológica pelos alunos, 4- Exposições temáticas no Museu de Zoologia João Moojen com a participação dos alunos envolvidos e pessoas da região interessadas no tema, 5- Visitas monitoradas à Mata do Paraíso, importante reduto da Mata Atlântica no município, para mostrar o ambiente natural de algum desses animais, assim como metodologias de estudos científicos.

LocalidadeAtendida

2(duas) Escolas Públicas do Município de Viçosa, MG

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27139


gov - CodigoLancamento:22913,NumeroRegistro:PRJ-072/2011,Tipo:Projeto,Titulo:MINHA CIDADE É ASSIM... MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIÇOSA/MG,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cultura,E

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22913

NumeroRegistro

PRJ-072/2011

Tipo

Projeto

Titulo

MINHA CIDADE É ASSIM... MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIÇOSA/MG

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

PATRICIA VARGAS LOPES DE ARAUJO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/01/2012), RAFAEL WEIDT BRUGIOLO SABIÃO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/01/2012), NÚBIA BASTOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), THIAGO HENRIQUE MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), VÂNIA MACHADO BENTO RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), MARIA DA CONCEIÇÃO PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2012), ADRIANO BRAZ MAXIMIANO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), TAIANE CRISTINA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), DARLAN LUIZ SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RUTE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ALLON DE SOUZA PINHEIRO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 01/03/2015)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2015-03-01

LinhaExtensao

Jovens e adultos

Objetivo

O Projeto de Extensão ?Minha cidade é assim... Memórias e Histórias de Viçosa/MG? tem como finalidade desenvolver alternativas didáticas para o estudo da disciplina História no EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas Escolas Municipais Coronel Arthur da Silva Bernardes CASB e Ministro Edmundo Lins, através da realização de metodologias diversificadas e dinâmicas, que possibilitem aos alunos a apreensão de conteúdos históricos de forma crítica e contextualizada, particularmente, quanto a questões relacionadas a história da cidade de Viçosa/MG, das relações de identidade que se estabelecem e se constituem no espaço urbano, da preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural, bem como da constituição das memórias coletivas e como elas subsidiam a constituição de uma memória da cidade.

PalavrasChave

História, Memória, Cidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1ª. ETAPA O QUE EU SEI SOBRE A CIDADE QUE MORO? - relatos orais, resgate da memória, utilização de documentação histórica 2ª. ETAPA CONHECENDO VIÇOSA - visitas pela cidade,oficina de fotografia, exposição fotográfica nas escolas. 3ª. ETAPA CONHECENDO O PASSADO, PRESERVANDO O PRESENTE - relacionar passado/presente, utilização de documentos históricos. 4ª. ETAPA CRONISTAS DA CIDADE - a elaboração de livro de memórias sobre a cidade, redigidas de forma livre pelos alunos, mas que permitam a reflexão sobre a história da cidade.

LocalidadeAtendida

E. M. Ministro Edmundo Lins, E. M. Coronel Arthur da Silva Bernardes - Viçosa/MG

PessoasAtendidas

350

PessoasAtendidasPorMes

350

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22913


gov - CodigoLancamento:22929,NumeroRegistro:PRJ-202/2011,Tipo:Projeto,Titulo:AÇÕES INTEGRADAS, PARTICIPATIVAS E ADMINISTRATIVAS NA COLETA...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Me

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22929

NumeroRegistro

PRJ-202/2011

Tipo

Projeto

Titulo

AÇÕES INTEGRADAS, PARTICIPATIVAS E ADMINISTRATIVAS NA COLETA...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

ROLF PUSCHMANN (Coordenador, 01/02/2011 a 30/12/2011), CARLOS LANA PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/04/2011 a 30/12/2011), CÁSSIA IZABELA AQUINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), SÂMARA GLACE PIMENTEL OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 25/10/2011), RAFAEL ALVES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2011 a 30/11/2011), ALANA DE OLIVEIRA PEREIRA VILETE (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BARBARA LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BELMIRO ZAMPERLINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), SÂMARA DE OLIVEIRA FÓFANO (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 30/12/2011), ULISSES BIFANO COMINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), MARISA DE FÁTIMA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/10/2011 a 30/11/2011), JAMILLE SANDES DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/06/2011), LUCIMAR DE CARVALHO MEDEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), MARINA NEVES NOZZABIELLI LOTTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/06/2011), MAURO CESAR CARDOSO CRUZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), RODOLFO ALVES BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), TATIANE ANGELICA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), THAIS COVRE DELBONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), DIEGO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 30/11/2011), DONIZETE LOPES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/10/2011), EDUARDA ROCHA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/04/2011 a 30/11/2011), EVANDRO DELEON DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/03/2011 a 30/11/2011), GERALDO MARCOS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), JÉSSICA OLIVEIRA VIEIRA (Estagiário, 01/03/2011 a 15/12/2011), LUCIANA DE CARVALHO MEDEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2011-12-30

LinhaExtensao

Resíduos sólidos

Objetivo

OBJETIVO GERAL: Estimular e apoiar a consolidação dos núcleos existentes e a formação de núcleos pilotos, com um gerenciamento integrado de resíduos, com autonomia interna participativa, a fim de que a coleta seletiva crie raízes tornando - se uma ação natural e espontânea, na comunidade universitária. Objetivos Específicos %uF0A7Intensificar a coleta seletiva nos núcleos existentes pelo envolvimento direto das diretorias, chefias e coordenações, %uF0A7Induzir a formação de novos núcleos para a implantação da coleta seletiva com ênfase em prédios, departamentos e setores da UFV que ainda não praticam a coleta seletiva, %uF0A7Ampliar o sistema de gerenciamentos da coleta seletiva nos eventos que acontecem na Universidade, %uF0A7Solidificar as atividades de educação ambiental com a comunidade universitária e com órgãos de ensino público como a Escola Estadual Effie Rolfs e Colégio de Aplicação Coluni, localizados no campus da UFV, %uF0A7Implantar a coleta seletiva nos alojamentos em parceria com a Comissão dos Moradores de Alojamento CMA, usando como modelo o Alojamento Velho, %uF0A7Parceria com Empresas Juniores para divulgação do Projeto entre seus membros e associados e nos prédios e respectivos departamentos de origem, %uF0A7Informar aos calouros que chegam à Universidade sobre a existência do Projeto, seu funcionamento e a importância da participação de pessoal, %uF0A7Apresentação informal do Projeto Reciclar aos estudantes visitantes da Semana de Graduação, %uF0A7Divulgação do Projeto e dos resultados alcançados por meio do Jornal da UFV, UFV em Rede e outros meios, %uF0A7Dar continuidade aos projetos das escolas, incentivando as visitas à unidade de triagem, motivando a iniciativa da reciclagem, %uF0A7Proporcionar palestras e minicursos à equipe do Projeto Reciclar durante as reuniões semanais aumentando o campo de conhecimento a respeito da coleta seletiva e meio ambiente, %uF0A7Promover visitas da equipe do Projeto Reciclar a instituições que demonstrem formas bem sucedidas de coleta seletiva, e também centros de triagem da região, %uF0A7Atualizar o banco de dados com as informações do projeto, cadastro e planejamento para expansão dos núcleos e resultados alcançados

PalavrasChave

COLETA SELETIVA NA UFV, RESÍDUOS SÓLIDOS, AÇÕES INTEGRADAS

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

I. Atividades de Implantação de Núcleos Pilotos A equipe do Projeto Reciclar foi recentemente dividida em Comissões para maior organização e integração entre os membros. Esta metodologia foi recém-discutida e escolhida pela equipe, para potencializar a formação de núcleos pilotos, que servirão de modelo para toda Universidade. Para 2011 a implantação desses Núcleos ocorrerá com o consentimento e envolvimento de todos os responsáveis pelo prédio, nos quais eles serão responsáveis pela coleta seletiva nos locais, e o Projeto Reciclar será o alicerce se disponibilizando prontamente as necessidades dos Núcleos Pilotos. Os prédios deverão demonstrar mais interesse pela causa, e se sentirão parte da coleta seletiva. A princípio, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBII), Biblioteca Central, Coluni, Departamento de Engenharia Florestal, Reitoria e Pró-Reitorias, estão como foco para a implantação de núcleos pilotos durante o ano de 2011. As atividades serão realizadas em conjunto com as comissões descritas a seguir: A - Gerenciamento de Núcleos B - Eventos e Visitas Dirigidas C - Divulgação e Palestras A - Comissão de Gerenciamento de Núcleos Responsável pelas etapas para a inclusão da coleta seletiva nos núcleos, envolvem Planejamento, Implantação e Monitoramento. Abaixo seguem as etapas e as atividades a serem desenvolvidas em cada uma das fases e ações: %u2022Planejamento: detectar os maiores problemas, que tipo de resíduo é produzido, a viabilidade da coleta, quais recursos serão necessários, identificar parceiros e que tipo de treinamento se deve fazer. %u2022Implantação: treinamento dos funcionários da limpeza, aceitação pelos usuários do prédio, fornecimento de coletores identificados. %u2022Monitoramento: identificar os problemas quanto à disposição nos pontos de coleta, quanto à cor dos sacos, quanto à falta de informação, e busca de soluções em equipe. B Comissão de Eventos e Visitas Dirigidas Será formada por quatro a seis estudantes, que serão encarregados de planejar, implantar e monitorar a coleta durante todo o evento. Também será responsável pelo planejamento de visitas ao Galpão de Triagem e outras visitas técnicas. %u2022Planejamento: Consistirá em analisar o local do evento com a finalidade de colocar os coletores de maneira mais eficaz, trabalho feito em parceria com a comissão de eventos, %u2022Implantação: Distribuirá os coletores nos lugares adequados, %u2022Monitoramento: Durante o evento, verificar o horário da coleta, verificar se existe algum foco de produção de resíduos que não foi planejado, auxiliar na pesagem dos resíduos, fazer relatório dos resíduos coletados. C - Comissão de Divulgação e Palestras Atuará para informar e conscientizar, por meio das seguintes atividades: %u2022Produção de painéis, cartazes, banners, faixas que serão expostos nos prédios da UFV de maior circulação, sobre a coleta seletiva, a reciclagem e a questão dos resíduos sólidos, por serem veículos de comunicação que minimizam a produção de papel, e atingem a um grande público, %u2022Palestras aos calouros no início de cada semestre, atingindo todos os cursos, %u2022Palestras nos departamentos e setores da UFV, %u2022Divulgação do Projeto Reciclar em meios de comunicação interna, como jornais, sites, Rádio e TV Universitária, %u2022Adoção de uma estratégia junto com a CMA (Comissão de Moradores de Alojamentos) e moradores para expansão e monitoramento da coleta seletiva nos alojamentos que mostrarem viabilidade, %u2022Atualizar o site do Projeto Reciclar, divulgando onde e quais atividades são realizadas. II. Atividades administrativas do Projeto Reciclar Criar um banco de dados e levantar junto de cada prédio, departamento ou setor gerador de resíduos, os seguintes dados e informações: %u2022O destino e o manuseio interno dados aos resíduos gerados, %u2022A caracterização qualitativa e quantitativa dos resíduos gerados, %u2022O tipo de acondicionamento praticado, %u2022O interesse em participar e contribuir para a coleta seletiva, %u2022As formas mais viáveis para a implantação ou ampliação da coleta seletiva em prédios, departamentos ou setores, respeitando as suas características, %u2022Relacionar todas as atividades realizadas e resultados alcançados em cada núcleo, para o seu acompanhamento e planejamento, %u2022Cadastro das atividades dos bolsistas de atividade e voluntários do Projeto Reciclar.

LocalidadeAtendida

COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA (UFV)

PessoasAtendidas

20000

PessoasAtendidasPorMes

15000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22929


gov - CodigoLancamento:27934,NumeroRegistro:PRJ-176/2012,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ATORES ENVOLVIDOS NO PACTO...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Dir

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27934

NumeroRegistro

PRJ-176/2012

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ATORES ENVOLVIDOS NO PACTO...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

DANIELA LEANDRO REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), ANGELA MARIA MIGUEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), LAIS AMATO AVELAR (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), IARA CÁSSIA DE CASTRO (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), LUCAS FERREIRA PIMENTEL (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), ALINE DOS SANTOS MOREIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA MARTINS DE MIRANDA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA MARTINS DE MIRANDA (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 31/12/2013), MARISA BARLETTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), ANA LUISA BORBA GEDIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), PAULA DIAS BEVILACQUA (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012), JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-01-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Direitos individuais e coletivos

Objetivo

Geral: Consolidar o Pacto Municipal para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher em Viçosa tendo como foco a formação e capacitação de atores/as sociais que incorporem o enfretamento da violência de gênero como ação e construção cotidianas. Específicos: Proporcionar, desde uma perspectiva de gênero, formação de atores envolvidos no Pacto Municipal para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Viçosa (CREAS, CRAS, conselheiros/as - saúde, educação, tutelar, ação social, policiais militares e civis).

PalavrasChave

igualdade de gênero, redes não especializadas, políticas públicas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Esse projeto compreenderá a construção e execução de oficinas ministradas a grupos de atores envolvidos no Pacto Municipal. Prevê-se a conformação de três grupos constituídos por profissionais do CREAS, CRAS, delegacia de polícia e conselheiros do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Ação Social. As oficinas compreenderão quatro (4) módulos temáticos assim constituídos: Módulo 1. Situando a violência contra as mulheres: 8 horas - Conceito de gênero, - Conceito de violência de gênero, - Tipos de violência contra as mulheres, - Tipos de violência doméstica contra as mulheres, - Dados e estatísticas sobre violência contra as mulheres no Brasil e no mundo, - Mitos e estereótipos quanto à violência doméstica e sexual (inclusive abuso sexual infantil), - Representação das mulheres em situação de violência: vítima ou sobrevivente? - Norma técnica %u2015prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contras mulheres e adolescentes%u2016. Módulo 2. Direitos sexuais e reprodutivos e violência contra as mulheres: 8 horas - Violência contra as mulheres e feminização da Aids, - Aborto previsto em lei, - Prostituição e violência contra as mulheres. Módulo 3. Políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres: 12 horas - Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, - Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, - Políticas relacionadas (Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Política de Enfrentamento à Feminização da Aids, Política Nacional de Saúde das Mulheres), - Norma Técnica das DEAMS, - Norma Técnica dos Centros de Referência da Mulher. Módulo 4. Enfrentamento da violência em Viçosa: 12 horas - Lei Maria da Penha, - Funcionamento e procedimentos: Casa das mulheres, Defensoria, Delegacia, CREAS, CRAS, NIEG, PSF, Conselho Tutelar, CMDM, medidas protetivas, processos judiciais de separação, casa abrigo, criança, notificação, BO, - Pacto Municipal para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Viçosa: antecedentes e operacionalização, - Produção de informação: sistemas de informação, observatórios de violência. Em todos os projetos mencionados, A metodologia e estratégia pedagógica envolvem exposições dialogadas sobre os temas, debates sobre vídeos relativos aos temas, discussão de textos relativos a ações de enfrentamento à violência contra a mulher, documentos e outros escritos, estudos de caso. Essa estratégia será priorizada de forma a estimular a participação e o diálogo entre os/as envolvidos, promovendo a reflexão individual e do grupo sobre os temas das oficinas/encontros. METAS E ESTRATÉGIAS Construção e execução de um curso de formação e capacitação de atores envolvidos no Pacto Municipal para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Viçosa, envolvendo quatro (4) módulos temáticos sobre gênero e enfrentamento da violência contra as mulheres. Estratégia: Reuniões com a equipe de execução da proposta para apropriação da estrutura dos módulos e elaboração dos métodos pedagógicos a serem utilizados. - Avaliação/indicadores: elaboração de 15 encontros, perfazendo um total de 40 horas de curso. Oferecimento de três (3) turmas de um curso de formação e capacitação de atores envolvidos no Pacto Municipal, envolvendo profissionais do CREAS, CRAS, delegacia de polícia e conselheiros do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Ação Social. - Avaliação: participação dos cursistas, compreensão e teórico e prática dos conteúdos dos módulos. - Sistemática da Avaliação: mais de 75% de frequência dos participantes, avaliações dialogadas dos ministrantes com os cursistas durante os módulos, - Indicadores: registro de mais de 75% de presença dos participantes, registro das avaliações nos relatórios dos módulos do curso, Programa de Curso, Programa dos módulos, Lista de presença, Relatório do curso.

LocalidadeAtendida

Polícia Civil, Polícia Militar, profissionais CRAS/CREAS, Conselhos Municipais

PessoasAtendidas

80

PessoasAtendidasPorMes

12

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27934


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

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