CodigoLancamento |
28309 |
NumeroRegistro |
PRJ-205/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTRUTURAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA AUXÍLIO DO DE... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
LEONARDO ADJUTO TEIXEIRA (Bolsista - Outros, 02/03/2012 a 31/07/2013), MATEUS FELIPE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), ELAINE RIBEIRO DE FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Coordenador, 03/01/2012 a 31/07/2013), MARCELO ROBERTO ZORZAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), SAMELA DAIERE SOARES MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2013-07-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Estruturar uma metodologia de ensino, baseada em exercícios contextualizados, para auxiliar os alunos da disciplina de Estrutura de Dados no desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de abstração. |
PalavrasChave |
Metodologia de ensino, Estratégia de Ensino, Estrutura de Dados |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Levantamento bibliográfico sobre metodologias e estratégias de ensino voltadas para a redução do alto índice de reprovação e evasão nas disciplinas de programação - Selecionar metodologia ou estratégia de ensino a ser utilizada no projeto. - Pesquisar temas para serem usados no desenvolvimento dos exercícios contextualizados (exemplo: problemas que envolvam a realidade do aluno em um ambiente empresarial , situações do dia-a-dia, etc), - Desenvolver exercícios contextualizados para os conceitos apresentados na disciplina de Estruturas de Dados, - Fazer um levantamento de possíveis perguntas que podem ser aplicadas a cada exercício de forma a auxiliar o aluno a identificar e extrair todas as informações essenciais para a construção de uma solução válida, - Pesquisar na literatura ferramentas computacionais que auxiliem no processo de abstração e raciocínio lógico, - Apresentar a modelagem de um sistema computacional, que será usada pelos alunos para resolução de exercícios extraclasse, incluindo as seguintes etapas: levantamento e análise de requisitos, prototipação e projeto. A fase de levantamento e análise de requisitos consiste na compreensão do problema, identificando quais serão as condições necessárias para solucioná-lo. Já a fase de prototipação e projeto representa o esboço da aplicação, representando basicamente a interface e como seria a inserção de dados e recuperação de informações no sistema. |
LocalidadeAtendida |
Alunos que cursam a disciplina de Estruturas de Dados |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28309 |
CodigoLancamento |
28336 |
NumeroRegistro |
PRJ-227/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARTE NA COPMUNIDADE |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
MARISTELA LIMA (Coordenador, 03/03/2012 a 03/02/2013), JÉSSILA APARECIDA GOMES (Bolsista PROCULTURA, 03/03/2012 a 03/02/2013) |
DataInicio |
2012-03-03 |
DataTermino |
2013-02-03 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Ensino do movimento Hip Hop e suas manifestações artisticas: Grafite, Break e Rap como arte transformadora. |
PalavrasChave |
Movimento Hip Hop, Break, Grafite,, Cultura, Educação, Socialização, Cidadania |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Aulas semanais, aos sábados de 9:00 às 14:00h de Dança (Braek), -Aquecimento e noções de conciência corporal, -Atividades de desenho e sensibilidade musical, -Apresentação de videos sobre o movimento Hip Hop. |
LocalidadeAtendida |
Bairro pau de Cedro, Viçosa, àrea rural |
PessoasAtendidas |
35 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28336 |
CodigoLancamento |
23404 |
NumeroRegistro |
PRJ-119/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SAÚDE REPRODUTIVA E SEXUAL DE JOVENS E ADOLESCENTES DO MUNIC... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Coordenador, 05/02/2011 a 31/12/2012), EDUARDO FRANÇA CASTRO (Orientador, 02/05/2011 a 31/12/2012), JULIANA JACOMINI OLIVEIRA (Estagiário, 02/05/2011 a 02/02/2012), FERNANDA TAVARES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2012), JAIZA ELLEN BORGES CORDEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2011), CHAIENE CAROLINE DE MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2012), FLAVIA MOREIRA BARROCA DE BARROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/02/2011 a 31/12/2012), SIMONE DA CONCEICAO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/02/2011 a 31/12/2012), LUCIANA DE MATTOS GODINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/02/2011 a 31/12/2012), LILIAN MORAIS DOS SANTOS LEÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 31/12/2012), DANIELE DO ROSARIO CARVALHO SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 31/12/2012), FERNANDA REZENDE DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 31/12/2012), LEÔNCIO LOPES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/02/2012 a 31/12/2012), EDNA MARIA LOPES CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2011-05-02 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
O presente projeto visa cumprir os seguintes objetivos: - Aumentar o conhecimento e a conscientização de jovens e adolescentes do município de Florestal e da UFV Campus Florestal sobre direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e sua prevenção, feminização da Aids, Planejamento familiar e incentivo ao acompanhamento ginecológico. - Contribuir para a capacitação dos professores, em temas sobre saúde sexual e reprodutiva de jovens e adolescentes, da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Florestal, - Proporcionar aos graduandos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas o desenvolvimento de atividades inovadoras e, ou, alternativas para a abordagem de temas sobre saúde sexual e reprodutiva. |
PalavrasChave |
Saúde Reprodutiva, Sexualidade Feminina, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Estabelecimento de parcerias junto às direções das escolas públicas e secretaria municipal de saúde do município de Florestal, para o desenvolvimento das atividades do projeto, 2. Formação de um grupo de atuação interdisciplinar contendo profissionais da área de saúde (médica, enfermeira, assistente social e psicólogas) e de ensino (docentes da UFV Campus de Florestal e da rede estadual de ensino), bem como estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, 3. Aplicação de questionários direcionados a jovens e adolescentes do município de Florestal e da UFV Campus Florestal, no intuito de verificar conhecimentos básicos sobre: saúde reprodutiva e sexual, saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, aborto, métodos preventivos de DST e da AIDS, planejamento familiar, exploração sexual e tráfico de pessoas. 4. Desenvolvimento de dinâmicas (mesa redonda, discussões, jogos, júri simulado, tempestade de idéias, verdade e conseqüência dentre outras) abordando temas relacionados com a temática abordada no item anterior. As dinâmicas serão desenvolvidas com temas seqüenciais, sob orientação de 2 membros do grupo de pesquisa para orientar a discussão, realizando papel de facilitadores para a geração do conhecimento. Será realizado previamente um planejamento metodológico, envolvendo título do tema, tempo de discussão, papel dos orientadores e métodos de avaliação das atividades. 5. Organização de palestras, folders informativos, cartilha educativa, atividades práticas, jogos, e materiais alternativos abordando sexualidade e saúde reprodutiva, 6. Exposições de vídeos sobre saúde reprodutiva e sexual, com posteriores discussões, 7. Palestras proferidas por profissionais da saúde, abordando doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e saúde sexual e reprodutiva (métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, direitos sexuais e reprodutivos), 8. Incentivo à adoção de comportamento sexual seguro, 9. Apresentações dos resultados do projeto em Semanas Acadêmicas, Seminários, Simpósios e, ou, Congressos, 10. Publicação de resumos e artigos em revistas especializadas na área. A Avaliação das ações do projeto será realizada de maneira contínua, por meio de uso de indicadores: Indicadores quantitativos: i. Materiais paradidáticos, ii. Número de estudantes atendidos, iii. Número de estagiários da UFV-Campus Florestal envolvidos, iv. Número de professores da Educação Básica atendidos, v. Número de oficinas oferecidas, vi. Número de palestras oferecidas, vii. Número de sessões de video oferecidas, viii. Publicações. Indicadores qualitativos: i. Satisfação da comunidade atendida, ii. Envolvimento dos participantes nas diversas atividades. Haverão reuniões mensais, da coordenação do programa com toda equipe envolvida no projeto, para acompanhamento das atividades desenvolvidas, elaboração de materiais didáticos e projeção das próximas ações. |
LocalidadeAtendida |
Alunos na faixa etária de 15-19 anos, da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende e da CEDAF |
PessoasAtendidas |
995 |
PessoasAtendidasPorMes |
52 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23404 |
CodigoLancamento |
23568 |
NumeroRegistro |
PRJ-125/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE UNIDADES DE AÇÚCAR M... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
JOSE ANTONIO MARQUES PEREIRA (Coordenador, 01/11/2010 a 01/11/2012), SAULO NUNES (Bolsista PIBEX, 01/11/2010 a 01/12/2011), LEON LUNA DE CASTRO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 01/12/2012), PAULA VIEIRA DE FREITAS (Bolsista PIBEX, 01/11/2010 a 01/12/2015) |
DataInicio |
2010-11-01 |
DataTermino |
2015-12-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
O objetivo geral do projeto de extensão é a assistência técnica aos fabricantes de açúcar mascavo para a adequação de instalações industriais para ficarem em conformidade com a legislação sanitária vigente estabelecida pelo Instituto Mineiro de Agropecuárias - IMA. |
PalavrasChave |
açúcar-mascavo, fabricação de açúcar, cana-de-açúcar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Levantamento das estruturas atuais dos engenhos, 2-Estudo e elaboração das adaptações a serem realizadas em cada unidade produtora, de forma a atender os requisitos do IMA para certificação de suas produção, abrangendo as normas legais vigentes para produção de alimentos, 3-Elaborar e acompanhar um plano de execução das mudanças estruturais, 4-Realizar a coleta e análise periódica de amostras de água de cada unidade, 5-Realizar a coleta e análise periódica do produto final da associação, e de cada produtor associado, quando for necessário, 6-Elaborar cursos e palestras de capacitação dos produtores referentes às normas de legislação vigente, que incluiu os processos de Boas Práticas de Fabricação (ANVISA), 7-Verificar periodicamente os produtores se estão aplicando os conceitos de Boas Práticas de Fabricação em suas produções, a fim de programar e promover cursos de reciclagem, quando necessário, |
LocalidadeAtendida |
Comunidade da Memória e Aldeia, Município de Visconde do Rio Branco, MG |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
24 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23568 |
CodigoLancamento |
24026 |
NumeroRegistro |
PRJ-100/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
BULLYING NA ESCOLA: ESTE ATO PODE SER EVITADO |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
PATRICIA CLAUDIA DA COSTA (Coordenador, 03/01/2011 a 30/12/2011), MARCONANY ANATANAEL MARTINS DA SILVA (Bolsista PIBEX, 03/01/2011 a 30/12/2011) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2011-12-30 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
Objetivo Geral Introduzir a prática anti-bullying e desenvolver uma relação de respeito entre alunos e destes em relação aos professores e funcionários, na Escola Estadual Francisco de Assis Viana em Pará de Minas-MG, combatendo as causas deste ato na vida escolar e social de quem pratica ou sofre violência e compreender as manifestações de bullying no cotidiano escolar, além de contribuir para a superação deste problema. Objetivos Específicos %u2022Verificar se os alunos se respeitam como seres iguais nas aulas e se há boa convivência no recreio e nos momentos entrada e saída na escola, %u2022Compreender quais motivos gerou as práticas de bullying, %u2022Oferecer ajuda a quem sofreu bullying para superação dos efeitos destes atos, %u2022Combater os atos de bullying por meio de atividades com enfoque na clarificação de valores, desenvolvida com alunos, professores e funcionários da escola. %u2022Estimular a intervenção dos professores em situações atuais e futuras que envolvam a prática de bullying. %u2022Produzir e distribuir material informativo sobre bullying na escola. |
PalavrasChave |
bullying escolar, clarificação de valores, direitos humanos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Esse projeto será realizado na cidade de Pará de Minas (MG), na Escola Estadual Francisco De Assis Viana. 1.Seleção da série a qual será implantado o projeto. Em uma ação conjunta entre o bolsista e a direção da escola, será discutida a quantidade de alunos, a idade e a ocorrência de casos de bullying. A partir dessas informações, será selecionada uma série como foco do projeto, de acordo com a apresentação das propostas e da importância do projeto à direção da escola. Uma síntese da proposta de ação será mostrada neste momento para que a escola reafirme a importância da conscientizar de seus alunos, já assumida no termo de parceria firmado para elaboração da presente proposta. 2.Reunião de apresentação do projeto aos alunos. Após a escolha da série na qual será implantado o projeto, será marcada a primeira reunião, que será realizada na Escola Estadual Francisco de Assis Viana em Pará de Minas (MG), para apresentação do projeto aos alunos, professores e funcionários da escola, com aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio sobre o assunto a ser tratado. Também será distribuído um pedido de autorização aos alunos para que os pais saibam o que está sendo discutido e conceder a participação do seu filho no projeto. Além disso, serão abordados os objetivos, metas e cronograma de ação do projeto e também a escolha das duas peças teatrais que serão apresentadas ao longo do projeto. 3.Introdução do método de clarificação de valores. Será utilizada uma série de exercícios ao longo do projeto para introduzir atividades de conscientização do aluno sobre suas atitudes para com os colegas. 3.1: Construir a identidade moral: %u2022Clarificação de valores. Neste momento, importantes questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying. Esperamos poder apontar, inicialmente, algumas questões, e consideramos fundamental que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões: O que significa Bullying? O que significa ser vítima de bullying? O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying? O que significa ser testemunha de bullying? Quais tipos de bullying existem na escola? O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência? Como ajudar os colegas e a escola a superar este problema? Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola, bem como frases que retratem o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, de agressor ou testemunha. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula ou espalhados pela escola. A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação na qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas, familiares e vizinhos %u2022Exercícios autobiográficos Redação de autobiografia dirigida: os alunos fazem uma autobiografia sobre sua vida, tendo como informação autobiografias de outras pessoas, e depois em conjunto, ler e comentar as autobiografias. Outras possibilidades de reflexão autobiográfica: se for alunos com menos de oito anos, é importante trabalhar a reflexão sobre suas próprias histórias pessoais em grupo e com participação de todos, por meio da oralidade. 3.2: Aquisição de critérios de juízo moral. %u2022Discussão de dilemas morais. Diz respeito a uma situação que não oferece uma única solução clara, o que obriga o aluno a refletir, argumentar e justificar racionalmente a alternativa que lhe parece mais justa. %u2022Exercícios de role-playing (representar/fazer o papel) São exercícios de representação, que o aluno interpreta um personagem em uma peça teatral que sofre com o bullying, possibilitando a este aluno desenvolver a capacidade de adotar perspectivas sociais diversas mediante o exercício. Haverá uma apresentação de uma peça teatral com enfoque no tema em questão, o Bullying escolar, visando com esta mostrar para pais, funcionários e professores a real situação do problema. 3.3: Desenvolvimento das capacidades de compreensão critica. %u2022Compreensão critica. Na compreensão critica, vamos trabalhar as concepções que cada aluno tem sobre o tema, e expor estas concepções para turma a toda, através de textos feitos por eles, que demonstrem se já sofreram ou presenciaram ataques de bullying nas aulas, no recreio, na entrada e saída da escola, no trajeto de vir e de ir embora da escola, até mesmo em casa. Existe ainda a hipótese de ocorrência do que tem sido chamado de cyberbullying, práticas ocorridas em ambientes virtuais e que são, em muitos casos, igualmente perniciosas. %u2022Enfoque socioafetivos. Neste tema iremos centrar a reflexão em aspectos morais de sujeitos que sofreram ataques de bullying e suas consequências na formulação de perspectivas de vida, além de trabalhar seus estados emocionais. Fazer com que os agressores reflitam sobre seus atos e, consequentemente, reconheçam seus erros e a necessidade de mudanças de atitudes. 3.4: Reconhecer e assimilar valores universalmente desejáveis e informação moralmente relevante. %u2022Exercícios de role-model São condutas humanas que merecem ser conhecidas, e talvez imitadas, tal como se narram nos exercícios. Apresentação do personagem ou acontecimento ?o aluno (a) relata se foi personagem ou se já presenciou?. Perguntas preparatórias. Leitura e trabalho sobre o texto informativo, objeto da situação (apresentação de um texto que fale do problema, seguida de trabalhos informativos, como cartazes, frases e até poesias sobre o assunto em questão, produzidos pelos alunos). Conversar com os participantes sobre como se sentiram ao final do trabalho realizado. %u2022Exercícios de construção conceitual. Consistem na análise, compreensão e construção de conceitos de valores morais, entendidos como universalmente desejáveis. O objetivo dos exercícios é desenvolver o sentido inerente às palavras e regular o modo como são usadas para ensinar o aluno a olhar as situações humanas do ponto de vista da moral. 3.5: Reconhecer e valorizar o pertencer às comunidades de convívio. %u2022Habilidades sociais, resolução de conflitos e atividades informativas. Habilidades sociais têm como objetivo intervir através da educação para implantar condutas e atitudes socialmente adequadas. Resolução de conflitos são atividades que contribuem para a aprendizagem dos processos para resolver situações de conflito e apontam para a construção de instrumentos pessoais imprescindíveis para solucionar autônoma e criticamente essa situação. Atividade informativa trata-se de garantir o acesso a todo conhecimento que tenha uma relevância moral, os tipos de conhecimento informativo no âmbito dos conteúdos relativos a fatos, conceitos e teorias. 4: Elaboração de um portfólio apresentando os trabalhos feitos pelos alunos Elaboração de um portfólio, com os trabalhos feitos pelos próprios alunos, abordando o tema bullying, contando suas próprias histórias: se já sofreram, se já praticaram ou, simplesmente, só viram acontecer com o colega. Esse material será exposto para conhecimento de toda a comunidade escolar, principalmente os pais. 5: Encerramento do projeto. Ao final do projeto será realizada uma reunião com todos os alunos participantes, direção da escola, funcionários e pais de alunos, com a apresentação do portfólio com os trabalhos feitos pelos alunos ao decorrer do projeto, para servir de auxilio para outros projetos, e apresentação de uma peça teatral que vai mostrar o que os alunos aprenderam com o projeto. |
LocalidadeAtendida |
Alunos do ensino fundamental, da Escola Estadual Francisco de Assis Viana em Pará de Minas (MG), com |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24026 |
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |