CodigoLancamento |
24026 |
NumeroRegistro |
PRJ-100/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
BULLYING NA ESCOLA: ESTE ATO PODE SER EVITADO |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
PATRICIA CLAUDIA DA COSTA (Coordenador, 03/01/2011 a 30/12/2011), MARCONANY ANATANAEL MARTINS DA SILVA (Bolsista PIBEX, 03/01/2011 a 30/12/2011) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2011-12-30 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
Objetivo Geral Introduzir a prática anti-bullying e desenvolver uma relação de respeito entre alunos e destes em relação aos professores e funcionários, na Escola Estadual Francisco de Assis Viana em Pará de Minas-MG, combatendo as causas deste ato na vida escolar e social de quem pratica ou sofre violência e compreender as manifestações de bullying no cotidiano escolar, além de contribuir para a superação deste problema. Objetivos Específicos %u2022Verificar se os alunos se respeitam como seres iguais nas aulas e se há boa convivência no recreio e nos momentos entrada e saída na escola, %u2022Compreender quais motivos gerou as práticas de bullying, %u2022Oferecer ajuda a quem sofreu bullying para superação dos efeitos destes atos, %u2022Combater os atos de bullying por meio de atividades com enfoque na clarificação de valores, desenvolvida com alunos, professores e funcionários da escola. %u2022Estimular a intervenção dos professores em situações atuais e futuras que envolvam a prática de bullying. %u2022Produzir e distribuir material informativo sobre bullying na escola. |
PalavrasChave |
bullying escolar, clarificação de valores, direitos humanos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Esse projeto será realizado na cidade de Pará de Minas (MG), na Escola Estadual Francisco De Assis Viana. 1.Seleção da série a qual será implantado o projeto. Em uma ação conjunta entre o bolsista e a direção da escola, será discutida a quantidade de alunos, a idade e a ocorrência de casos de bullying. A partir dessas informações, será selecionada uma série como foco do projeto, de acordo com a apresentação das propostas e da importância do projeto à direção da escola. Uma síntese da proposta de ação será mostrada neste momento para que a escola reafirme a importância da conscientizar de seus alunos, já assumida no termo de parceria firmado para elaboração da presente proposta. 2.Reunião de apresentação do projeto aos alunos. Após a escolha da série na qual será implantado o projeto, será marcada a primeira reunião, que será realizada na Escola Estadual Francisco de Assis Viana em Pará de Minas (MG), para apresentação do projeto aos alunos, professores e funcionários da escola, com aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio sobre o assunto a ser tratado. Também será distribuído um pedido de autorização aos alunos para que os pais saibam o que está sendo discutido e conceder a participação do seu filho no projeto. Além disso, serão abordados os objetivos, metas e cronograma de ação do projeto e também a escolha das duas peças teatrais que serão apresentadas ao longo do projeto. 3.Introdução do método de clarificação de valores. Será utilizada uma série de exercícios ao longo do projeto para introduzir atividades de conscientização do aluno sobre suas atitudes para com os colegas. 3.1: Construir a identidade moral: %u2022Clarificação de valores. Neste momento, importantes questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying. Esperamos poder apontar, inicialmente, algumas questões, e consideramos fundamental que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões: O que significa Bullying? O que significa ser vítima de bullying? O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying? O que significa ser testemunha de bullying? Quais tipos de bullying existem na escola? O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência? Como ajudar os colegas e a escola a superar este problema? Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola, bem como frases que retratem o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, de agressor ou testemunha. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula ou espalhados pela escola. A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação na qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas, familiares e vizinhos %u2022Exercícios autobiográficos Redação de autobiografia dirigida: os alunos fazem uma autobiografia sobre sua vida, tendo como informação autobiografias de outras pessoas, e depois em conjunto, ler e comentar as autobiografias. Outras possibilidades de reflexão autobiográfica: se for alunos com menos de oito anos, é importante trabalhar a reflexão sobre suas próprias histórias pessoais em grupo e com participação de todos, por meio da oralidade. 3.2: Aquisição de critérios de juízo moral. %u2022Discussão de dilemas morais. Diz respeito a uma situação que não oferece uma única solução clara, o que obriga o aluno a refletir, argumentar e justificar racionalmente a alternativa que lhe parece mais justa. %u2022Exercícios de role-playing (representar/fazer o papel) São exercícios de representação, que o aluno interpreta um personagem em uma peça teatral que sofre com o bullying, possibilitando a este aluno desenvolver a capacidade de adotar perspectivas sociais diversas mediante o exercício. Haverá uma apresentação de uma peça teatral com enfoque no tema em questão, o Bullying escolar, visando com esta mostrar para pais, funcionários e professores a real situação do problema. 3.3: Desenvolvimento das capacidades de compreensão critica. %u2022Compreensão critica. Na compreensão critica, vamos trabalhar as concepções que cada aluno tem sobre o tema, e expor estas concepções para turma a toda, através de textos feitos por eles, que demonstrem se já sofreram ou presenciaram ataques de bullying nas aulas, no recreio, na entrada e saída da escola, no trajeto de vir e de ir embora da escola, até mesmo em casa. Existe ainda a hipótese de ocorrência do que tem sido chamado de cyberbullying, práticas ocorridas em ambientes virtuais e que são, em muitos casos, igualmente perniciosas. %u2022Enfoque socioafetivos. Neste tema iremos centrar a reflexão em aspectos morais de sujeitos que sofreram ataques de bullying e suas consequências na formulação de perspectivas de vida, além de trabalhar seus estados emocionais. Fazer com que os agressores reflitam sobre seus atos e, consequentemente, reconheçam seus erros e a necessidade de mudanças de atitudes. 3.4: Reconhecer e assimilar valores universalmente desejáveis e informação moralmente relevante. %u2022Exercícios de role-model São condutas humanas que merecem ser conhecidas, e talvez imitadas, tal como se narram nos exercícios. Apresentação do personagem ou acontecimento ?o aluno (a) relata se foi personagem ou se já presenciou?. Perguntas preparatórias. Leitura e trabalho sobre o texto informativo, objeto da situação (apresentação de um texto que fale do problema, seguida de trabalhos informativos, como cartazes, frases e até poesias sobre o assunto em questão, produzidos pelos alunos). Conversar com os participantes sobre como se sentiram ao final do trabalho realizado. %u2022Exercícios de construção conceitual. Consistem na análise, compreensão e construção de conceitos de valores morais, entendidos como universalmente desejáveis. O objetivo dos exercícios é desenvolver o sentido inerente às palavras e regular o modo como são usadas para ensinar o aluno a olhar as situações humanas do ponto de vista da moral. 3.5: Reconhecer e valorizar o pertencer às comunidades de convívio. %u2022Habilidades sociais, resolução de conflitos e atividades informativas. Habilidades sociais têm como objetivo intervir através da educação para implantar condutas e atitudes socialmente adequadas. Resolução de conflitos são atividades que contribuem para a aprendizagem dos processos para resolver situações de conflito e apontam para a construção de instrumentos pessoais imprescindíveis para solucionar autônoma e criticamente essa situação. Atividade informativa trata-se de garantir o acesso a todo conhecimento que tenha uma relevância moral, os tipos de conhecimento informativo no âmbito dos conteúdos relativos a fatos, conceitos e teorias. 4: Elaboração de um portfólio apresentando os trabalhos feitos pelos alunos Elaboração de um portfólio, com os trabalhos feitos pelos próprios alunos, abordando o tema bullying, contando suas próprias histórias: se já sofreram, se já praticaram ou, simplesmente, só viram acontecer com o colega. Esse material será exposto para conhecimento de toda a comunidade escolar, principalmente os pais. 5: Encerramento do projeto. Ao final do projeto será realizada uma reunião com todos os alunos participantes, direção da escola, funcionários e pais de alunos, com a apresentação do portfólio com os trabalhos feitos pelos alunos ao decorrer do projeto, para servir de auxilio para outros projetos, e apresentação de uma peça teatral que vai mostrar o que os alunos aprenderam com o projeto. |
LocalidadeAtendida |
Alunos do ensino fundamental, da Escola Estadual Francisco de Assis Viana em Pará de Minas (MG), com |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24026 |
CodigoLancamento |
25683 |
NumeroRegistro |
PRJ-220/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PLANEJAMENTO OPERACIONAL E ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DA PECUÁ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
VIVIANI SILVA LIRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 31/05/2012), HÉLCIO FERREIRA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2011 a 31/05/2012), ALTAIR DIAS DE MOURA (Coordenador, 01/12/2011 a 31/05/2012) |
DataInicio |
2011-12-01 |
DataTermino |
2012-05-31 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
Desenvolvimento do planejamento operacional da pecuária de leite na Aldeia Krenak e acompanhamento da gestão da pecuária com emissão de relatórios de desempenho da pecuária leiteira das famílias participantes |
PalavrasChave |
Terra Indígena Krenak, Pecuária de Leite, Gestão Leiteira |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- desenvolvimento do planejamento operacional referente a recursos produtivos :currais, animais e pastos - Levantamento de dados períodicos sobre a atividade leiteira - Tabulação e análise dos dados da pecuária leiteira - emissão de relatórios |
LocalidadeAtendida |
Terra Indígena Krenak - Resplendor - MG |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25683 |
CodigoLancamento |
26323 |
NumeroRegistro |
PRJ-041/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPOEIRA: EXPRESSÃO E ARTE NA CULTURA BRASILEIRA |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
OSVALDO COSTA MOREIRA (Coordenador, 02/01/2012 a 31/12/2013), JÂNIO JOSÉ QUIRINO DE SOUSA (Bolsista - Outros, 02/01/2012 a 31/12/2013), AFONSO TIMAO SIMPLICIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Objetivo Geral: O projeto ?Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira? é uma pratica corporal voltada para os estudantes da UFV Campus Florestal, dos cursos técnicos e superiores, que visa trabalhar elementos teórico/práticos da capoeira, como forma de promoção de bem-estar físico e social, e aquisição de saber cultural. Objetivos específicos %u2022Disseminar a prática da Capoeira entre estudantes dos cursos técnicos e superiores da UFV Campus Florestal, %u2022Utilizar a Capoeira como forma de promoção de um trabalho educacional que vise entendimento da construção histórica e do arcabouço cultural relacionado à essa prática corporal, %u2022Demonstrar para os estudantes dos cursos de Licenciatura, sobretudo os de Educação Física, que o trabalho educacional através da Capoeira é uma alternativa que possibilita ao educando inúmeras possibilidades de experimentações e de contato com manifestações próprias da sociedade brasileira. |
PalavrasChave |
Capoeira, Cultura, Arte |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Confecção de folders e cartazes para divulgação do projeto ?Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira?, 2-Criação 2 (duas) turmas, uma no período da tarde e outra no período da noite para atender a demanda dos dois níveis de ensino atendidos, 3-Realização de, pelo menos, 2 (duas) palestras sobre temas como sobre temas como a construção histórica da capoeira, a capoeira como forma de manifestação da cultura afro-brasileira, 4-Realização de um evento denominado Batizado, em parceria com outros grupos de Capoeira de cidades circunvizinhas à Florestal-MG, 5-Realização de 1 (uma) oficina de ritmos e danças afro-brasileiras, 6-Realização de, pelo menos, 1 (uma) exibição cinematográfica de filmes nacionais que retratam a Capoeira em suas diferentes manifestações, 7-Realização de 1 (uma) mostra sobre elementos culturais da Capoeira, 8-Realização de 1 (uma) reunião por semana para discutir a elaboração, execução e avaliação da aulas com monitores e bolsistas, 9-Realização de 1 relatório mensal pelo bolsista indicando parâmetros como frequência, participação e desenvolvimento de cada aluno em cada uma das turmas, 10-Produção de pelo menos 1 (uma) publicação sobre o projeto ?Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira?. |
LocalidadeAtendida |
Estudantes dos cursos técnicos e superiores da UFV Campus Florestal. |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26323 |
CodigoLancamento |
26324 |
NumeroRegistro |
PRJ-113/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
QUANTIFICAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO EM ALIMENTOS E TEMP... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MARCIO SANTOS SOARES (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2013), FERNANDA SANTIAGO CHAVES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), MARTHA ELISA FERREIRA DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), GESSICA FARIA FRANCO (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 01/01/2013), ADRIENE APARECIDA DA SILVA (Estagiário, 01/01/2012 a 01/01/2013), NAYARA DE MELO COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), REJANE NASCENTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), LILIANE EVANGELISTA VISOTTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2013-01-01 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Avaliar o grau de informação dos estudantes do Campus e representantes da cidade de Rio Paranaíba a respeito dos riscos causados à saúde devido ao consumo excessivo desse micronutriente. |
PalavrasChave |
Sódio, Preparo de amostras, Pressão arterial |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Definição do público alvo, 2-Estratégias de ação após o levantamento do problema: Primeira palestra para a divulgação do projeto, 3-Amostras de alimentos e temperos industrializados, 4-Preparo das amostras e análise do sódio, 5-Análise estatística dos dados obtidos, 6-Divulgação dos resultados. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26324 |
CodigoLancamento |
26380 |
NumeroRegistro |
PRJ-052/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ABELHAS SEM FERRÃO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PA... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
HANA BRENER MOCKDECE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), BRUNO GUSMÃO VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ANA DÁRIA LEITE VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RICARDO ILDEFONSO DE CAMPOS (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), GUSTAVO AUGUSTO DE CARVALHO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Objetivo Geral Conscientizar alunos do Ensino Fundamental de Viçosa da Escola Estadual Effie Rolfs, por meio da educação ambiental, sobre a importância ecológica das abelhas. Objetivos Específicos 1.Demonstrar aos alunos a importância das abelhas como prestadores de serviços ecossistêmicos (polinização), 2.Aplicar técnicas educativas para aumentar a conscientização sobre a importância da conservação das abelhas em geral, e dos meliponíneos, em particular, 3.Estimular a propagação desse conhecimento à comunidade, como pais e amigos, 4.Estimular a admiração e a preservação da biodiversidade, 5.Estimular a compreensão do ser humano como parte do meio ambiente, do qual ele é dependente, 6.Estimular a possível formação de biólogos e/ou defensores da conservação, 7.Estimular o uso da apicultura e/ou meliponicultura como atividade geradora de renda, 8.Levantar informações sobre a ocorrência de meliponíneos no município de Viçosa e arredores. |
PalavrasChave |
Ecologia, Conservação, Biodiversidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Redigir uma carta de apresentação com os objetivos do projeto, 2- Visitar a instituição para apresentação do projeto e contato com a realidade dos alunos, 3- Elaborar e aplicar um questionário para avaliar os conhecimentos-prévios dos alunos sobre o assunto 4- Aplicar novos questionários com perguntas progressivamente mais complexas, 5- Organizar e estudar informações sobre o assunto a ser abordado, 6 - Realizar encontros semanais para estudo, 7- Realizar atividades mensais em turmas do Ensino Fundamental de uma escola do município de Viçosa, 8- Desenvolvimento de atividades através de dinâmicas que possibilitem ao grupo problematizar sua realidade, avaliar seus conhecimentos, na busca da resolução de problemas locais ligados ao meio ambiente, 9- A compreensão dos elementos da escola sobre a complexidade das relações ecológicas ambientais, tendo como eixo norteador as abelhas nativas, 10- O resgate da relação historicamente estabelecida entre o homem e as abelhas, 11- A divulgação de estudos já realizados com as abelhas nativas, 12- A difusão da meliponicultura como um manejo ambiental responsável que ultrapassa sua função econômica, 13- Reunir semanalmente para avaliação das oficinas já realizadas, planejamento das próximas e adaptação de acordo com o andamento, 14- Promover saídas a campo e visita ao Apiário da UFV, 15 Apresentar os resultados parciais na Feira do Conhecimento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e no SIA UFV, 16- Redigir um trabalho para publicação. |
LocalidadeAtendida |
Alunos e professores da Escola Estadual Effie Rolfs e as comunidades inseridas |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26380 |
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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