CodigoLancamento |
22278 |
NumeroRegistro |
PRJ-050/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPACITAÇÃO EM TÓPICOS DE MATEMÁTICA PARA OS PROFESSORES DO ... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
FERNANDA MOURA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), JAQUES SILVEIRA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), LAERTE DIAS DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), MAYARA BEATRIZ FERREIRA DRUMOND (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), DÉBORA ALVES RIBEIRO (Bolsista PIBEX, 02/01/2011 a 31/12/2011), ELIZENA DAS GRAÇAS E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), ADY CAMBRAIA JUNIOR (Coordenador, 02/01/2011 a 31/12/2011), ALEXANDRE MIRANDA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), CAROLINE MENDES DOS PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), ROSANE SOARES MOREIRA VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), KÁTIA FERREIRA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), SIMONE MARIA DE MORAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), ERLON ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), EDSON JOSE TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011), CRISTIANE CUPERTINO BOTELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
O objetivo geral é estudar formalmente tópicos de Matemática relacionados à Geometria, Álgebra, Cálculo, Análise, Estatística, Probabilidade, Lógica, História da Matemática, Ensino da Matemática, Trigonometria e Aplicações da Matemática e, paralelamente, permitir a construção de material didático próprio ao desenvolvimento de cada um dos tópicos abordados. Os objetivos específicos são: Divulgar junto aos docentes das escolas básicas as novas tecnologias, metodologias e técnicas de ensino em Matemática. Contribuir para um aprimoramento do ensino-aprendizagem em Matemática por meio da capacitação dos docentes em tópicos importantes da Matemática. Estabelecer um mecanismo de diálogo permanente entre o DMA e a comunidade escolar. Implementar ações de inclusão digital dos docentes e discentes através do uso do LCDMA. Produzir e publicar material didático próprio direcionado aos docentes e discentes das escolas básicas. Envolver os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática em ações de extensão, valorizando a licenciatura e melhorando a auto-estima dos alunos. Estimular os professores do DMA a pesquisar, produzir e publicar material voltado aos docentes do ensino básico. |
PalavrasChave |
capacitação, matemática, professores |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
-Elaboração de material para a divulgação do projeto. -Criação do site do projeto. -Visita e cadastramento das escolas interessadas em participar do projeto. -Cadastramento e inscrição dos docentes do ensino básico interessados no projeto. -Elaboração de material a ser utilizado nos encontros de capacitação. -Realização de encontros mensais de capacitação em Tópicos de Matemática. -Avaliação final e conclusão do projeto. -Elaboração do relatório final. Realização de um minicurso mensal, onde os professores do Departamento de Matemática (DMA) fornecem condições para o aprimoramento na formação do docente, que muitas vezes não dispõe de outros recursos para desenvolver suas práticas. Os docentes participantes deste projeto desenvolverão, sob a supervisão de instrutores, atividades no Laboratório de Computação do DMA (LCDMA), bem como atividades no Laboratório de Ensino do DMA. Questionários que os participantes preencherão ao final de cada encontro. |
LocalidadeAtendida |
Escolas de ensino básico da cidade de Viçosa e das cidades vizinhas |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22278 |
CodigoLancamento |
28352 |
NumeroRegistro |
PRJ-213/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TEMAS E PROBLEMAS DO PROFMAT |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
KENNEDY MARTINS PEDROSO (Coordenador, a 18/08/2012), PAULO ROGÉRIO SANTOS ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), a 18/08/2012) |
DataInicio |
2012-07-28 |
DataTermino |
2012-08-18 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Proporcionar para professores do ensino médio da rede pública da região de Viçosa uma preparação para problemas e temas relacionados com o Mestrado Profinalizante em Rede Nacional, o Profmat. |
PalavrasChave |
Matemática Elementar, Mestrado Profissionalizante, Capacitação de Professores |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Aulas expositivas e oficina de resolução de problemas. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Rio Casca, Carangola, Simonésia, Oratórios, Dores do Turvo, Senador Firmino, Ubá, Araponga |
PessoasAtendidas |
46 |
PessoasAtendidasPorMes |
46 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28352 |
CodigoLancamento |
28676 |
NumeroRegistro |
PRJ-223/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
OFICINA DE LEITURA NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA: UMA INCLUSÃO S... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ADRIANA DA SILVA (Coordenador, 01/03/2012 a 01/03/2013), MARIANNA MICHELLE MEDINA (Bolsista PIBEX, 01/03/2012 a 01/03/2013) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2013-03-01 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
Estimular o gosto pela leitura de crianças e adolescentes dos bairros São Sebastião e União através da Biblioteca Comunitária. |
PalavrasChave |
inclusão, leitura, escrita |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Interação e comunicação com os representantes da biblioteca, acompanhamento das atividades da escola relacionadas a leitura e escrita, contação de estórias, divulgação da biblioteca e interação com moradores dos bairros. |
LocalidadeAtendida |
São Sebastião e União |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28676 |
CodigoLancamento |
28778 |
NumeroRegistro |
PRJ-234/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MANEJO E CONSERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS PELOS ESTUDANTES DA... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LUCIANE CRISTINA DE OLIVEIRA LISBOA (Coordenador, 02/01/2012 a 02/12/2012), JESSIKA MAYARA LISBOA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 02/12/2012), ELAINE MARQUES BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/12/2012), EDMILSON AMARAL DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-02 |
DataTermino |
2012-12-02 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
Ensinar os alunos da APAE de Rio Paranaíba-MG sobre a Biologia das abelhas indígenas sem ferrão e sua criação em caixas racionais. |
PalavrasChave |
Abelhas nativas, manejo, APAE |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A intervenção será feita semanalmente, dividida em exposições teóricas e práticas alternadas, totalizando 88 (oitenta e oito) horas. Ao final de cada atividade, algumas perguntas serão elaboradas e respondidas pelos estudantes. Nas exposições teóricas também haverá oficinas com materiais lúdicos, para que os estudantes possam construir abelhas utilizando EVA e tesoura e também estruturas dos ninhos como favos de cria, invólucro, etc. Depois de construir ludicamente os ninhos, os alunos terão contato com ninhos de diferentes espécies. Estes ninhos lúdicos serão utilizados outras vezes para abordar a transferência de ninhos, substituição de rainhas, divisão de ninhos, coleta de mel, dentre ouras atividades relacionadas. As práticas serão realizadas após este treinamento com colônias produzidas pelos próprios estudantes, e serão utilizadas colônias reais para as mesmas atividades. Os estudantes serão escalados para tarefas de manutenção, como por exemplo, alimentar as colônias semanalmente. Todas as alterações que forem observadas em todas as colônias deverão ser anotadas por eles, como presença de rainhas virgens, atividade de postura de ovos pelas rainhas, falta de alimento, morte da cria, água dentro do ninho, coleta de pólen, etc. Ao final das intervenções os estudantes deverão ser capazes de reconhecer algumas espécies comuns na região e realizar todo o procedimento de cuidar das abelhas e falar sobre a importância delas para o meio ambiente. Caso haja interesse em permanecer com as atividades, os alunos poderão implementar a criação de um Meliponário, ou seja, criação de abelhas indígenas sem ferrão. Esta atividade poderá trazer inúmeros benefícios para os estudantes, já que é uma atividade prazerosa, simples e gratificante. Além disto, devido à importância destas abelhas como polinizadoras e ao valor agregado a estas abelhas devido à existência de muitos colecionadores e do alto valor para o mel produzidos por elas, esta pode se tornar uma atividade rentável. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28778 |
CodigoLancamento |
29061 |
NumeroRegistro |
PRJ-241/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRIMAVERA NOS DENTES |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
SAVANA BRITO FERREIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), LUÍZA CRISTINA SILVA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), MARCELO LOURES DOS SANTOS (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012), MARCELO LOURES DOS SANTOS (Orientador, 01/01/2012 a 31/12/2012), ISMAEL HENRIQUE DA SILVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
promover a diversidade sexual e discutir as relações de gênero dentro da sociedade moderna discutir as leis atuais vigentes no país em relação a homofobia promover atividades que diminuam os casos de homofobia e preconceito dentro da Universidade Federal de Viçosa |
PalavrasChave |
diversidade, homofobia, preconceito |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
I Semana de Diversidade Sexual da UFV I semana de arte LGBT da UFV Realização periódica do CINE-LGBT na Universidade Federal de Viçosa Fórum de Políticas de Combate às Opressões |
LocalidadeAtendida |
viçosa e comunidade acadêmica da UFV |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29061 |
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