CodigoLancamento |
24858 |
NumeroRegistro |
PRJ-201/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA DE GESTÃO DE PROPRIEDADES RURAIS NA REGIÃO DE RESPE... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
ALTAIR DIAS DE MOURA (Coordenador, 01/10/2011 a 01/03/2012), VIVIANI SILVA LIRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2011 a 01/03/2012), HÉLCIO FERREIRA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2011 a 01/03/2012) |
DataInicio |
2011-10-01 |
DataTermino |
2012-03-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
o objetivo da presente proposta é estabelecer um relacionamento positivo junto aos produtores atingidos pela formação do lago UHE Aimorés, através da implantação de um programa de gestão das propriedades rurais, centrado na assistência técnica por parte da Universidade Federal de Viçosa (UFV) junto a essas propriedades |
PalavrasChave |
administração rural, assistência técnica, propriedades ruais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
propostas na metodologia citada na seção anterior. Essas quatro fases são: a)Concepção e planejamento do programa b)Escolha e viabilidade das atividades produtivas c)Implantação e apoio às atividades produtivas d)Assistência técnica à produção |
LocalidadeAtendida |
resplendor - MG |
PessoasAtendidas |
22 |
PessoasAtendidasPorMes |
22 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24858 |
CodigoLancamento |
25185 |
NumeroRegistro |
PRJ-196/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO E FABRICAÇÃO DE UM PROT... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ROGÉRIO TEIXEIRA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), LUCAS DE OLIVEIRA BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), TARCISIO MAURO BATISTA FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), PEDRO HENRIQUE CHANCA LOUZADA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), ELIENE OLIVEIRA LUCAS (Coordenador, 15/11/2011 a 15/11/2012), PHILIPPE SAMPAIO FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), THONY CORNELIO DA FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), ALAN BRUNO CINTRA DE GRANDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), JÉSSICA PONTES RANGEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), MATHEUS DE FREITAS AGUIAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), FELIPE MARTINS GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), NATÁLIA SODRÉ DA SILVEIRA MOL (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 15/11/2012), LUCAS LUCIANO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), ISADORA FAUSTINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), GEOVANI FRANCISCO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), FABRICIO GOBBO FERREIRA FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), ARNALDO ALEXANDRE HYGINO DE MEDEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), MICHEL ÂNGELO DE REZENDE CORONEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), ALYSSON DIAS DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014) |
DataInicio |
2011-11-15 |
DataTermino |
2014-11-15 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento e de um protótipo de véiculo do tipo fórmula 1 para participação em competições da fórmula SAE. |
PalavrasChave |
Fórmula 1, Automobilística, Inovação tecnológica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Estudar, estabelecer e implantar uma metodologia de Processo de Desenvolvimento de Produtos, para desenvolver um protótipo de um veículo, e possibilitar a participação da Universidade Federal de Viçosa, no rol das universidades mineiras participantes do evento. %u2022Aplicar a metodologia elaborada para a fabricação do protótipo. %u2022Selecionar materiais de construção diversos e caracterizá-los por meio de ensaios específicos, de acordo com suas propriedades mecânicas, físicas, químicas e térmicas e estruturais. %u2022Desenvolver estudos sobre manufatura e acabamento de estruturas em fibra de vidro, agentes aglutinantes, adesivos e aditivos utilizados no processo, a fim de obter diferentes funcionalidades. %u2022Projetar a estrutura do veículo e aprimorar o projeto com base nos requisitos previamente definidos pela SAE. %u2022Produção de relatórios técnicos e participação efetiva em competições nacionais e internacionais. %u2022Consolidar uma equipe de trabalho na UFV, constituída por professores nas diversas áreas tecnológicas e envolver os conhecimentos científicos e tecnológicos na fabricação de um veículo do tipo fórmula 1. %u2022Desenvolvimento de estudos com emprego de softwares (Ansys) de simulação por computador, visando apoio ao projeto e construção das partes estruturais do protótipo. |
LocalidadeAtendida |
UFV - Gradução em Engenharia Mecânica, Produção e Elétrica |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25185 |
CodigoLancamento |
26513 |
NumeroRegistro |
PRJ-093/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CURSO DE EXTENSÃO BUTOH- DANÇAR O UNIVERSO |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
JEANE DOUCAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/03/2012 a 11/06/2012), SILVANA MARCHESANI (Coordenador, 12/03/2012 a 11/06/2012) |
DataInicio |
2012-03-12 |
DataTermino |
2012-06-11 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
- Oferecer curso de iniciação em dança Butoh aos interessados em geral, - Estimular a criatividade e livre expressão dos alunos, - Apresentar material diversificado de pesquisa sobre o tema Butoh: audiovisual, textos, pinturas, poemas, - Estimular a reflexão e o questionamento sobre o papel do artista na sociedade contemporânea. - Criar grupo e pesquisa em Butoh para continuidade do processo e posterior criação e montagem de trabalhos artísticos. |
PalavrasChave |
dança, transmutação do corpo, dança japonesa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Aquecimento corporal serão utilizadas diversas práticas de aquecimento corporal, conforme experiência da professora e também técnicas de Noguchi que são utilizadas por muitos praticantes de Butoh - Técnicas de posicionamento corporal - Técnicas de caminhada - Técnicas de olhar - Técnicas de modificação das energias corpóreas - Metodologia de codificação de partituras corpóreas - Improvisos: Os improvisos ocorrerão sobre temas ou estímulos dados aos alunos - Trabalho sobre tema 1: cada aluno levará uma poesia sobre a qual será elaborada a dança pessoal - Trabalho sobre tema 2: será escolhido um tema em grupo sob o qual será realizado o trabalho coletivo final. Os trabalhos resultantes tanto da dança pessoal quanto da criação coletiva serão utilizados na criação da performance final. |
LocalidadeAtendida |
Coluni |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26513 |
CodigoLancamento |
27142 |
NumeroRegistro |
PRJ-105/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INCLUSÃO DIGITAL: ESTIMULANDO A VOCAÇÃO EMPREENDEDORA |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MARIANA MAYUMI PEREIRA DE SOUZA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), LEONARDO FERREIRA ROCHA SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
O projeto visa se integrar às atividades do projeto ?Inclusão Digital: estimulando a vocação tecnológica?, que se encontra em andamento desde o ano de 2011 no CVT de Florestal/MG. Tendo-se em vista o sucesso das atividades de preparação do laboratório de informática da cidade e de desenvolvimento de cursos para a comunidade, este projeto propõe uma segunda etapa no aprimoramento do CVT de Florestal, que seria voltada para o estímulo e o apoio específicos às iniciativas empreendedoras da região. As atividades propostas incluem a promoção de grupos de estudos e palestras sobre empreendedorismo e inovação, além de cursos e consultorias para micro e pequenos empreendedores. Tais atividades seriam desenvolvidas a partir do levantamento de demandas e de parcerias com o projeto ?Inclusão Digital: estimulando a vocação tecnológica? e com a prefeitura de Florestal. |
PalavrasChave |
Inclusão digital, Empreendedorismo, Inovação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Cursos profissionalizantes gratuitamente oferecidos à comunidade de Florestal/MG, - Grupos de estudos sobre Empreendedorismo e Inovação, abertos a todos os interessados, - Palestras sobre Empreendedorismo e Inovação, abertos a todos os interessados. |
LocalidadeAtendida |
Florestal e Cachoeira de Almas |
PessoasAtendidas |
165 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27142 |
CodigoLancamento |
27149 |
NumeroRegistro |
PRJ-037/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MEL PARA TODOS: DIAGNÓSTICO E CAPACITAÇÃO DA APICULTURA EM A... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
OSMAR DOS ANJOS COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), GERALDO NERI FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2014), FERNANDO HENRIQUE VIDAL LAGE (Bolsista - Outros, 01/01/2012 a 01/01/2014) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2014-01-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivo Geral Capacitação de multiplicadores em apicultura dentro do assentamento de reforma agrária ?Olga Benário? como forma de melhorar a organização do grupo, proporcionar novas fontes de renda e aprimorar a técnica apícola, desde a produção até o beneficiamento e comercialização dos seus produtos. Objetivos Específicos 1-Acompanhar e orientar as atividades desenvolvidas pelo ?Grupo do Mel? no assentamento ?Olga Benário?. 2-Contribuir para uma melhor organização dos integrantes do grupo, de forma a estimular ainda mais o trabalho coletivo e dar condição para que os assentados possam traçar sua própria metodologia de trabalho na apicultura. 3-Diversificar os produtos apícolas dentro do assentamento, de forma a se obter uma maior rentabilidade, valorizando, potencializando e agregando mais valor à produção. 4-Melhorar o entendimento dos assentados em relação a apicultura como uma alternativa de geração de renda e de preservação do meio ambiente. 5-Melhorar a qualidade dos produtos apícolas dos assentados, através do aprimoramento do processamento e distribuição dos seus produtos no mercado local. 6-Trabalhar a questão da produtividade apícola dentro do assentamento como forma de aumentar a renda familiar. |
PalavrasChave |
Apicultura, Produção de mel, Abelhas africanizadas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Os princípios básicos da metodologia deste projeto que subsidiará a intervenção técnica são estabelecidos numa perspectiva de gerar autonomia e encurtar caminhos para a construção do conhecimento local, o que facilita o processo de planejamento produtivo com bases mais sustentáveis. Para isso o conceito de pesquisa-ação é um orientador metodológico para a construção dos conhecimentos. Pesquisaação é um método científico de estudar os problemas da comunidade de forma participativa, a partir do conhecimento empírico popular destas famílias, com o objetivo de encontrar soluções subsidiadas cientificamente e adaptadas ao contexto sócio-cultural destas famílias, obtendo informações normalmente de difícil acesso, aumentando o conhecimento (Thiollent, 2002), com intencionalidade de transformação da realidade social do problema da pesquisa (Tripp, 2005). Utilizando-se da pesquisa-ação é possível estudar dinamicamente os problemas, decisões, ações, conflitos e tomadas de consciência, através da observação e avaliação dessas ações e também pela evidenciação dos obstáculos encontrados no caminho, gerando um ganho de informação e conhecimento (Thiollent, 2002). Conhecimento este descritivo e crítico acerca da situação, com todas as suas nuanças, a partir do saber popular, complementado com as explicações científicas, fazendo com que a voz do sujeito faça parte da tessitura da metodologia de investigação, organizada pelas situações relevantes e concretas que emergem do processo, sendo, portanto pedagógico (Franco, 2005). As possibilidades de se constituir agroecossistemas sustentáveis são ampliadas na medida em que as atividades de extensão juntamente com as de pesquisa se desenvolvam numa perspectiva participativa e emancipadora junto às famílias assentadas. Neste processo, é necessário que a comunidade, aproprie-se dos conteúdos e metodologias para que possam avaliar e monitorar seus agroecossistemas de forma simples e eficiente, conhecendo-os melhor, tornando assim mais fácil a tomada de decisão em relação ao manejo destes agroecossistemas. (Sarandón, 2002, Nicholls et al, 2004, Masera et al, 1999). Os processos participativos de pesquisa e de extensão, que possibilitam o diálogo entre os saberes tradicionais e acadêmicos, potencializam a interpretação do ambiente local e geram mais rapidamente conhecimentos necessários para a viabilidade econômica e social das famílias dessas comunidades. Para realizar as metas previstas pretendemos adotar a seguinte metodologia de trabalho: %u2022Formação e capacitação de multiplicadores dentro do assentamento As ações que buscam a capacitação de novos multiplicadores da apicultura dentro do assentamento serão desenvolvidas de forma a contribuir com a melhoria e estruturação dos assentados na questão técnica da apicultura, possibilitando através do conhecimento construído durante o projeto com as oficinas, visitas de intercâmbio, acompanhamentos técnicos e reuniões, com vistas a minimizar a distância entre técnico, assentados e universidade. %u2022Sistematização e elaboração de manuais técnicos e documentos orientadores Com a elaboração de manuais técnicos na forma de cartilhas, busca-se construir junto aos assentados a formação de um banco de dados, onde possam ser sistematizadas todas as práticas executadas ao longo do projeto, servindo como um material de apoio e como retorno que a experimentação acumula para dentro do MST, uma vez que ao se apropriar do que será feito no projeto, os assentados se colocam como sujeitos histórico-determinados, colaborando com a melhoria de sua própria realidade. %u2022Realização de visitas de intercâmbio Serão realizadas três vistas técnicas, duas ao Apiário Central da Universidade Federal de Viçosa e uma ao entreposto de produtos apícolas da região. As visitas a universidade têm o intuito de proporcionar aos assentados o conhecimento acerca do funcionamento de um apiário e das práticas executadas por este, podendo contribuir com a questão técnica, no contexto dos assentados. A visita ao entreposto de mel busca possibilitar que os assentados presenciem o processo da agroindústria dos produtos apícolas, como forma de trabalhar com diversos produtos em uma mesma atividade e obter melhores resultados. %u2022Criação de um calendário da flora apícola do assentamento A criação de um calendário da flora apícola do assentamento possibilitará aos assentados, identificar as espécies vegetais existentes na região através do conhecimento popular e identificar quais são as espécies produtoras de néctar, resinas e pólen, uma vez que esses três fatores são a matéria prima de quase todos os produtos das abelhas, aumentar a florada apícola dentro do assentamento através de boas práticas de manejo da flora apícola, perceber a importância da diversidade vegetal para a apicultura e demais atividades agrícolas e ecologicamente corretas, praticar o conhecimento da apicultura migratória devido à grande extensão do assentamento levando os enxames para áreas próximas a outras floradas. %u2022Envolvimento de um maior número de famílias Existe atualmente um grupo de seis famílias que trabalha com apicultura dentro do assentamento. É importante detectar e envolver outras famílias que se interessam pela atividade dentro do assentamento, através da divulgação de reuniões, oficinas e viagens técnicas entre os assentados com material de comunicação elaborado por eles mesmos e visitas às casas das famílias. %u2022Realização de oficinas temáticas com os assentados Realizar oficinas e mutirões temáticos junto aos assentados com dinâmicas que tenham por princípio práticas que priorizem a coletividade dentro do grupo, trabalhando temas transversais dentro dessas instalações pedagógicas de forma a dialogar com os diversos saberes e estimular a participação dos assentados dentro desse processo emancipatório. %u2022Aumentar o número de enxames dentro do assentamento Aumentar o número de enxames dentro do assentamento através da técnica de divisão de enxame e captura de enxames com material já existente na propriedade, uma vez que é importante que ocorra esse aumento de enxames devido à ocorrência de abandono de colônias, pelas abelhas, no assentamento. As divisões serão realizadas à partir dos enxames já existentes e as capturas serão realizadas através de montagem, distribuição e monitoramento de caixas-isca dentro do assentamento pelos próprios assentados e posteriormente será feita uma avaliação dos resultados obtidos. %u2022Realizar reuniões mensais com os assentados As reuniões serão realizadas mensalmente em um mesmo dia, com dinâmicas, espaços de discussão aberto, leituras, diagnóstico e avaliação, como por exemplo, avaliação do que foi produzido, se o trabalho está contribuindo para a elevação do nível de consciências dos assentados e dos demais envolvidos no projeto, se a apicultura está sendo importante para dentro do assentamento, planejar as atividades práticas do mês, ver as demandas do mês, diagnosticar os pontos fracos, sistematizar o que foi elaborado no mês e fazer uma reflexão de como a metodologia abordada está contribuindo no processo. |
LocalidadeAtendida |
Grupo do mel do Assentamento ?Olga Benário? em Visconde do Rio Branco |
PessoasAtendidas |
12 |
PessoasAtendidasPorMes |
12 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27149 |
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