CodigoLancamento |
25185 |
NumeroRegistro |
PRJ-196/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO E FABRICAÇÃO DE UM PROT... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ROGÉRIO TEIXEIRA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), LUCAS DE OLIVEIRA BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), TARCISIO MAURO BATISTA FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), PEDRO HENRIQUE CHANCA LOUZADA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), ELIENE OLIVEIRA LUCAS (Coordenador, 15/11/2011 a 15/11/2012), PHILIPPE SAMPAIO FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), THONY CORNELIO DA FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), ALAN BRUNO CINTRA DE GRANDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), JÉSSICA PONTES RANGEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), MATHEUS DE FREITAS AGUIAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), FELIPE MARTINS GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2012), NATÁLIA SODRÉ DA SILVEIRA MOL (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 15/11/2012), LUCAS LUCIANO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), ISADORA FAUSTINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), GEOVANI FRANCISCO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), FABRICIO GOBBO FERREIRA FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), ARNALDO ALEXANDRE HYGINO DE MEDEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), MICHEL ÂNGELO DE REZENDE CORONEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014), ALYSSON DIAS DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/11/2011 a 15/11/2014) |
DataInicio |
2011-11-15 |
DataTermino |
2014-11-15 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento e de um protótipo de véiculo do tipo fórmula 1 para participação em competições da fórmula SAE. |
PalavrasChave |
Fórmula 1, Automobilística, Inovação tecnológica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Estudar, estabelecer e implantar uma metodologia de Processo de Desenvolvimento de Produtos, para desenvolver um protótipo de um veículo, e possibilitar a participação da Universidade Federal de Viçosa, no rol das universidades mineiras participantes do evento. %u2022Aplicar a metodologia elaborada para a fabricação do protótipo. %u2022Selecionar materiais de construção diversos e caracterizá-los por meio de ensaios específicos, de acordo com suas propriedades mecânicas, físicas, químicas e térmicas e estruturais. %u2022Desenvolver estudos sobre manufatura e acabamento de estruturas em fibra de vidro, agentes aglutinantes, adesivos e aditivos utilizados no processo, a fim de obter diferentes funcionalidades. %u2022Projetar a estrutura do veículo e aprimorar o projeto com base nos requisitos previamente definidos pela SAE. %u2022Produção de relatórios técnicos e participação efetiva em competições nacionais e internacionais. %u2022Consolidar uma equipe de trabalho na UFV, constituída por professores nas diversas áreas tecnológicas e envolver os conhecimentos científicos e tecnológicos na fabricação de um veículo do tipo fórmula 1. %u2022Desenvolvimento de estudos com emprego de softwares (Ansys) de simulação por computador, visando apoio ao projeto e construção das partes estruturais do protótipo. |
LocalidadeAtendida |
UFV - Gradução em Engenharia Mecânica, Produção e Elétrica |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25185 |
CodigoLancamento |
26513 |
NumeroRegistro |
PRJ-093/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CURSO DE EXTENSÃO BUTOH- DANÇAR O UNIVERSO |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
JEANE DOUCAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/03/2012 a 11/06/2012), SILVANA MARCHESANI (Coordenador, 12/03/2012 a 11/06/2012) |
DataInicio |
2012-03-12 |
DataTermino |
2012-06-11 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
- Oferecer curso de iniciação em dança Butoh aos interessados em geral, - Estimular a criatividade e livre expressão dos alunos, - Apresentar material diversificado de pesquisa sobre o tema Butoh: audiovisual, textos, pinturas, poemas, - Estimular a reflexão e o questionamento sobre o papel do artista na sociedade contemporânea. - Criar grupo e pesquisa em Butoh para continuidade do processo e posterior criação e montagem de trabalhos artísticos. |
PalavrasChave |
dança, transmutação do corpo, dança japonesa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Aquecimento corporal serão utilizadas diversas práticas de aquecimento corporal, conforme experiência da professora e também técnicas de Noguchi que são utilizadas por muitos praticantes de Butoh - Técnicas de posicionamento corporal - Técnicas de caminhada - Técnicas de olhar - Técnicas de modificação das energias corpóreas - Metodologia de codificação de partituras corpóreas - Improvisos: Os improvisos ocorrerão sobre temas ou estímulos dados aos alunos - Trabalho sobre tema 1: cada aluno levará uma poesia sobre a qual será elaborada a dança pessoal - Trabalho sobre tema 2: será escolhido um tema em grupo sob o qual será realizado o trabalho coletivo final. Os trabalhos resultantes tanto da dança pessoal quanto da criação coletiva serão utilizados na criação da performance final. |
LocalidadeAtendida |
Coluni |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26513 |
CodigoLancamento |
27142 |
NumeroRegistro |
PRJ-105/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INCLUSÃO DIGITAL: ESTIMULANDO A VOCAÇÃO EMPREENDEDORA |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MARIANA MAYUMI PEREIRA DE SOUZA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), LEONARDO FERREIRA ROCHA SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
O projeto visa se integrar às atividades do projeto ?Inclusão Digital: estimulando a vocação tecnológica?, que se encontra em andamento desde o ano de 2011 no CVT de Florestal/MG. Tendo-se em vista o sucesso das atividades de preparação do laboratório de informática da cidade e de desenvolvimento de cursos para a comunidade, este projeto propõe uma segunda etapa no aprimoramento do CVT de Florestal, que seria voltada para o estímulo e o apoio específicos às iniciativas empreendedoras da região. As atividades propostas incluem a promoção de grupos de estudos e palestras sobre empreendedorismo e inovação, além de cursos e consultorias para micro e pequenos empreendedores. Tais atividades seriam desenvolvidas a partir do levantamento de demandas e de parcerias com o projeto ?Inclusão Digital: estimulando a vocação tecnológica? e com a prefeitura de Florestal. |
PalavrasChave |
Inclusão digital, Empreendedorismo, Inovação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Cursos profissionalizantes gratuitamente oferecidos à comunidade de Florestal/MG, - Grupos de estudos sobre Empreendedorismo e Inovação, abertos a todos os interessados, - Palestras sobre Empreendedorismo e Inovação, abertos a todos os interessados. |
LocalidadeAtendida |
Florestal e Cachoeira de Almas |
PessoasAtendidas |
165 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27142 |
CodigoLancamento |
27149 |
NumeroRegistro |
PRJ-037/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MEL PARA TODOS: DIAGNÓSTICO E CAPACITAÇÃO DA APICULTURA EM A... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
OSMAR DOS ANJOS COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), GERALDO NERI FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2014), FERNANDO HENRIQUE VIDAL LAGE (Bolsista - Outros, 01/01/2012 a 01/01/2014) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2014-01-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivo Geral Capacitação de multiplicadores em apicultura dentro do assentamento de reforma agrária ?Olga Benário? como forma de melhorar a organização do grupo, proporcionar novas fontes de renda e aprimorar a técnica apícola, desde a produção até o beneficiamento e comercialização dos seus produtos. Objetivos Específicos 1-Acompanhar e orientar as atividades desenvolvidas pelo ?Grupo do Mel? no assentamento ?Olga Benário?. 2-Contribuir para uma melhor organização dos integrantes do grupo, de forma a estimular ainda mais o trabalho coletivo e dar condição para que os assentados possam traçar sua própria metodologia de trabalho na apicultura. 3-Diversificar os produtos apícolas dentro do assentamento, de forma a se obter uma maior rentabilidade, valorizando, potencializando e agregando mais valor à produção. 4-Melhorar o entendimento dos assentados em relação a apicultura como uma alternativa de geração de renda e de preservação do meio ambiente. 5-Melhorar a qualidade dos produtos apícolas dos assentados, através do aprimoramento do processamento e distribuição dos seus produtos no mercado local. 6-Trabalhar a questão da produtividade apícola dentro do assentamento como forma de aumentar a renda familiar. |
PalavrasChave |
Apicultura, Produção de mel, Abelhas africanizadas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Os princípios básicos da metodologia deste projeto que subsidiará a intervenção técnica são estabelecidos numa perspectiva de gerar autonomia e encurtar caminhos para a construção do conhecimento local, o que facilita o processo de planejamento produtivo com bases mais sustentáveis. Para isso o conceito de pesquisa-ação é um orientador metodológico para a construção dos conhecimentos. Pesquisaação é um método científico de estudar os problemas da comunidade de forma participativa, a partir do conhecimento empírico popular destas famílias, com o objetivo de encontrar soluções subsidiadas cientificamente e adaptadas ao contexto sócio-cultural destas famílias, obtendo informações normalmente de difícil acesso, aumentando o conhecimento (Thiollent, 2002), com intencionalidade de transformação da realidade social do problema da pesquisa (Tripp, 2005). Utilizando-se da pesquisa-ação é possível estudar dinamicamente os problemas, decisões, ações, conflitos e tomadas de consciência, através da observação e avaliação dessas ações e também pela evidenciação dos obstáculos encontrados no caminho, gerando um ganho de informação e conhecimento (Thiollent, 2002). Conhecimento este descritivo e crítico acerca da situação, com todas as suas nuanças, a partir do saber popular, complementado com as explicações científicas, fazendo com que a voz do sujeito faça parte da tessitura da metodologia de investigação, organizada pelas situações relevantes e concretas que emergem do processo, sendo, portanto pedagógico (Franco, 2005). As possibilidades de se constituir agroecossistemas sustentáveis são ampliadas na medida em que as atividades de extensão juntamente com as de pesquisa se desenvolvam numa perspectiva participativa e emancipadora junto às famílias assentadas. Neste processo, é necessário que a comunidade, aproprie-se dos conteúdos e metodologias para que possam avaliar e monitorar seus agroecossistemas de forma simples e eficiente, conhecendo-os melhor, tornando assim mais fácil a tomada de decisão em relação ao manejo destes agroecossistemas. (Sarandón, 2002, Nicholls et al, 2004, Masera et al, 1999). Os processos participativos de pesquisa e de extensão, que possibilitam o diálogo entre os saberes tradicionais e acadêmicos, potencializam a interpretação do ambiente local e geram mais rapidamente conhecimentos necessários para a viabilidade econômica e social das famílias dessas comunidades. Para realizar as metas previstas pretendemos adotar a seguinte metodologia de trabalho: %u2022Formação e capacitação de multiplicadores dentro do assentamento As ações que buscam a capacitação de novos multiplicadores da apicultura dentro do assentamento serão desenvolvidas de forma a contribuir com a melhoria e estruturação dos assentados na questão técnica da apicultura, possibilitando através do conhecimento construído durante o projeto com as oficinas, visitas de intercâmbio, acompanhamentos técnicos e reuniões, com vistas a minimizar a distância entre técnico, assentados e universidade. %u2022Sistematização e elaboração de manuais técnicos e documentos orientadores Com a elaboração de manuais técnicos na forma de cartilhas, busca-se construir junto aos assentados a formação de um banco de dados, onde possam ser sistematizadas todas as práticas executadas ao longo do projeto, servindo como um material de apoio e como retorno que a experimentação acumula para dentro do MST, uma vez que ao se apropriar do que será feito no projeto, os assentados se colocam como sujeitos histórico-determinados, colaborando com a melhoria de sua própria realidade. %u2022Realização de visitas de intercâmbio Serão realizadas três vistas técnicas, duas ao Apiário Central da Universidade Federal de Viçosa e uma ao entreposto de produtos apícolas da região. As visitas a universidade têm o intuito de proporcionar aos assentados o conhecimento acerca do funcionamento de um apiário e das práticas executadas por este, podendo contribuir com a questão técnica, no contexto dos assentados. A visita ao entreposto de mel busca possibilitar que os assentados presenciem o processo da agroindústria dos produtos apícolas, como forma de trabalhar com diversos produtos em uma mesma atividade e obter melhores resultados. %u2022Criação de um calendário da flora apícola do assentamento A criação de um calendário da flora apícola do assentamento possibilitará aos assentados, identificar as espécies vegetais existentes na região através do conhecimento popular e identificar quais são as espécies produtoras de néctar, resinas e pólen, uma vez que esses três fatores são a matéria prima de quase todos os produtos das abelhas, aumentar a florada apícola dentro do assentamento através de boas práticas de manejo da flora apícola, perceber a importância da diversidade vegetal para a apicultura e demais atividades agrícolas e ecologicamente corretas, praticar o conhecimento da apicultura migratória devido à grande extensão do assentamento levando os enxames para áreas próximas a outras floradas. %u2022Envolvimento de um maior número de famílias Existe atualmente um grupo de seis famílias que trabalha com apicultura dentro do assentamento. É importante detectar e envolver outras famílias que se interessam pela atividade dentro do assentamento, através da divulgação de reuniões, oficinas e viagens técnicas entre os assentados com material de comunicação elaborado por eles mesmos e visitas às casas das famílias. %u2022Realização de oficinas temáticas com os assentados Realizar oficinas e mutirões temáticos junto aos assentados com dinâmicas que tenham por princípio práticas que priorizem a coletividade dentro do grupo, trabalhando temas transversais dentro dessas instalações pedagógicas de forma a dialogar com os diversos saberes e estimular a participação dos assentados dentro desse processo emancipatório. %u2022Aumentar o número de enxames dentro do assentamento Aumentar o número de enxames dentro do assentamento através da técnica de divisão de enxame e captura de enxames com material já existente na propriedade, uma vez que é importante que ocorra esse aumento de enxames devido à ocorrência de abandono de colônias, pelas abelhas, no assentamento. As divisões serão realizadas à partir dos enxames já existentes e as capturas serão realizadas através de montagem, distribuição e monitoramento de caixas-isca dentro do assentamento pelos próprios assentados e posteriormente será feita uma avaliação dos resultados obtidos. %u2022Realizar reuniões mensais com os assentados As reuniões serão realizadas mensalmente em um mesmo dia, com dinâmicas, espaços de discussão aberto, leituras, diagnóstico e avaliação, como por exemplo, avaliação do que foi produzido, se o trabalho está contribuindo para a elevação do nível de consciências dos assentados e dos demais envolvidos no projeto, se a apicultura está sendo importante para dentro do assentamento, planejar as atividades práticas do mês, ver as demandas do mês, diagnosticar os pontos fracos, sistematizar o que foi elaborado no mês e fazer uma reflexão de como a metodologia abordada está contribuindo no processo. |
LocalidadeAtendida |
Grupo do mel do Assentamento ?Olga Benário? em Visconde do Rio Branco |
PessoasAtendidas |
12 |
PessoasAtendidasPorMes |
12 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27149 |
CodigoLancamento |
27925 |
NumeroRegistro |
PRJ-180/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REDE PROTETIVA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MU... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ALEXANDRA BARBOSA ABREU E SILVA (Estagiário, 29/10/2019 a 01/04/2020), ANGELA CRISTINA DE ANDRADE FIGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), LORENA MARINHO SILVA AGUIAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), WAGNER LUIZ TAVARES GOMIDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/04/2020), LUCYARA PIRES DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), RAFAELA SCHAEDLER (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2011 a 01/04/2020), ANA PEREIRA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/08/2010 a 03/03/2015), SOFIA MENDES (Bolsista - Outros, 27/04/2018 a 01/03/2019), STEFANY RIBEIRO DA SILVA (Bolsista - Outros, 20/08/2018 a 01/04/2020), SOFIA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/09/2017 a 26/04/2018), VITORIA BEATRIZ FAJARDO NAKADA (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/03/2019 a 18/06/2019), DÉBORA MARINA LOPES BAPTISTA (Bolsista PROEXT, 06/01/2011 a 01/04/2020), LUIZA RIBEIRO PEREIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/05/2013), CESAR MANUEL GRANDA PEREIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), ANA LUÍZA FERNANDES TÓTOLA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), ROGÉRIO GOMES MONTEIRO JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), ANA LÍDIA FIGUEIREDO DE ARAUJO CASTRO (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), WILLIANY MARTINS DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 18/04/2018 a 12/04/2019), CASSIA ADRIANE LOPES (Estagiário, 03/05/2019 a 01/04/2020), MÔNIA APARECIDA DE ARAÚJO PAIVA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), JULIANA APARECIDA VIEIRA (Estagiário, 01/01/2011 a 01/04/2020), CAROLINA ABREU DOS SANTOS (Estagiário, 03/05/2019 a 14/06/2019), GABRIELA DE MOURA PEREIRA CÂMARA (Estagiário, 01/03/2017 a 28/10/2019), AMANDA CIBELE SOARES (Estagiário, 01/01/2011 a 01/04/2020), NAYARA DE SOUZA PEREIRA (Estagiário, 01/01/2012 a 01/04/2020), BEATRIZ ALBERGARIA ABREU (Estagiário, 27/03/2019 a 10/01/2020), BEATRIZ ROSA VELOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/07/2017 a 02/10/2017), BEATRIZ ROSA VELOSO (Bolsista - Outros, 03/10/2017 a 29/03/2019), BLENDA MARA DOMINGUES COSTA (Estagiário, 04/04/2018 a 19/12/2019), CRISTIANE MAGALHAES DE MELO (Coordenador, 01/01/2013 a 01/04/2020), ANA LAURA VIEIRA DOS SANTOS (Estagiário, 26/03/2019 a 19/07/2019), THATIANE CARDOSO PEREIRA (Estagiário, 01/01/2011 a 01/04/2020), ANNELISE GARCIA LANI (Bolsista PROEXT, 10/01/2011 a 01/04/2020), LUÍSA CAMPOS PEREIRA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/03/2019 a 28/06/2019), MELISSA PEREIRA VENTURA (Estagiário, 26/03/2019 a 05/01/2020), DANIELA APARECIDA MONTEIRO DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 20/08/2018 a 01/04/2020), EDNA APARECIDA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/09/2017 a 14/01/2018), BRUNA MIRANDA DE FREITAS (Bolsista - Outros, 18/04/2018 a 01/04/2020), DANIELA APARECIDA MONTEIRO DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 20/08/2018 a 01/04/2020), EDNA APARECIDA RODRIGUES (Bolsista - Outros, 15/01/2018 a 26/07/2018), FLÁVIA BATISTA PINTO (Bolsista - Outros, 01/04/2017 a 28/04/2017), ANA TAISSA CLAUDIANO TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2019 a 01/04/2020), PAULA DIAS BEVILACQUA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), GISELE CRISTINA GONÇALVES (Bolsista - Outros, 04/04/2017 a 28/04/2017), KÁLLYTHA STEFANY DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/03/2019 a 01/04/2020), JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), DANIELA LEANDRO REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), KARINA MAGALHÃES MACEDO (Bolsista - Outros, 11/09/2017 a 01/04/2020), LORENA PEREIRA DOS SANTOS (Estagiário, 27/03/2019 a 23/08/2019), ANA LUISA BORBA GEDIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 01/04/2020), ANA FLÁVIA SOARES DINIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020) |
DataInicio |
2010-01-01 |
DataTermino |
2020-04-01 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
1. Consolidar o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher tendo como foco promoção e articulação da rede protetiva de combate à violência, acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência, 2- Fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher como instância de discussão e proposição de políticas públicas, de caráter democrático e participativo Objetivos específico Consolidar e promover a rede protetiva através da articulação das informações e ações dos diferentes atores que fazem o enfrentamento à violência contra a mulher, direta ou indiretamente na abrangência territorial da Comarca da Defensoria Pública de Viçosa. %uF0A7Estabelecer uma relação de confiança e credibilidade da mulher em situação de violência com o serviço, ouvir o seu relato de forma qualificada, respeitosa e não julgadora, %uF0A7Informar à mulher em situação de violência sobre seus direitos, %uF0A7Elaborar uma anamnese preliminar da situação da mulher atendida e de suas necessidades específicas, %uF0A7Apresentar opções de atendimento e encaminhamento, além de discuti-las com a mulher atendida, %uF0A7Elaborar em conjunto com a mulher atendida um plano de atendimento, explicar os próximos procedimentos e encaminhamentos para a implementação deste plano personalizado de atendimento, %uF0A7Esclarecer qualquer dúvida remanescente. |
PalavrasChave |
gênero, direitos humanos, intersetorialidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Estratégias e avaliação Estratégia 1: Realização de três reuniões com os parceiros de Viçosa (representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Defensores Públicos, NIEG, CRAS, CREAS, Promotor Público, Delegados e Agentes das Delegacias, Policiais Militares, Conselho Tutelar, Orientador dos estudantes do Curso de Psicologia, Orientador dos estudantes do Curso de Direito, Orientador dos estudantes do Curso de Serviço Social, Orientador dos estudantes do Curso de Pedagogia, Orientador dos estudantes do Curso de Comunicação Social, Orientador dos estudantes do Curso de Ciências Sociais, Enfermeiros dos PSF, Grupo AA), para estabelecer prioridades, dividir responsabilidades, organizar a dinâmica de circulação de informação e estudantes e outros encaminhamentos para a rede de proteção às mulheres vitimadas na Comarca da Defensoria da Viçosa, Avaliação: participação dos parceiros, capacidade de envolvimento das instituições. Sistemática da Avaliação: presença dos participantes nas reuniões, diálogo e análise no grupo para definição de funções, atividades e distribuição de participantes Indicadores: registro da presença dos representantes, relatoria da sistematização das funções atividades em todas as instituições envolvidas e da plena distribuição dos estudantes na rede Estratégia 2: Realização de 5 encontros para articulação com Secretarias Municipais, Conselhos, Centros de Referencia, Delegacia, para o agendamento de visitas e/ou reuniões visando encaminhamento nas parcerias para organização da rede de proteção às mulheres vítimas de violência, municípios da Comarca da Defensoria da Viçosa, Avaliação: capacidade de localizar e articular parceiros em cada um dos cinco municípios da Comarca. Sistemática da Avaliação: diálogo e análise da Coordenação do Programa sobre os encontros realizados. Indicadores: relatório sobre número de encontros realizados em cada município, relatório sobre o número de agendamentos realizados para organização da segunda fase. Estratégia 3: Realização de cinco reuniões com os parceiros dos outros municípios da Comarca da Defensoria da Viçosa para estabelecer prioridades, dividir responsabilidades, organizar a dinâmica de circulação de informação e estudantes e outros encaminhamentos para a rede de proteção às mulheres vitimadas na comarca de Viçosa. Avaliação: participação dos parceiros em cada um dos cinco municípios, capacidade de envolvimento das instituições de cada um dos cinco municípios. Sistemática da Avaliação: presença dos participantes nas reuniões, diálogo e análise no grupo para definição de funções, atividades e distribuição de participantes Estratégia 4: Realização de duas reuniões com os parceiros para distribuição estudantes extensionistas nos espaços de atendimento às mulheres vítimas de violência, organizar a rotina de orientação e de supervisão. Avaliação: participação dos parceiros, capacidade de envolvimento das instituições. Sistemática da Avaliação: presença dos participantes nas reuniões, diálogo e análise no grupo para definição da rotina de atividades nos espaços de atendimento ás mulheres vítimas de violência orientação e de supervisão de estudantes, Indicadores: registro da presença dos representantes, relatório da sistematização da rotina de atividades nos espaços de atendimento ás mulheres vítimas de violência e orientação e de supervisão de estudantes Estratégia 5: Realização do acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência no CREAS, Delegacia, Defensoria, Casa de Mulheres na Comarca de Viçosa durante 35 semanas. Avaliação: participação dos estudantes e parceiros, acolhimentos e encaminhamentos de mulheres vítimas de violência realizados, agilidade e efetividade da rede. Sistemática de Avaliação: registro de participação de estudantes e parceiros durante o período de 35 semanas, registro acolhimentos e encaminhamentos de mulheres vítimas de violência realizados, análise dos estudantes e parceiros com a Coordenação do Programa sobre a agilidade e efetividade da rede, Indicadores: registro de presença de estudantes e parceiros durante o período de 35 semanas, relatório do registro acolhimentos e encaminhamentos de mulheres vítimas de violência realizados, relatoria sobre a análise dos estudantes e parceiros com a Coordenação do Programa sobre a agilidade e efetividade da rede. Estratégia 6: Realização de três reuniões com a equipe interna para avaliação do trabalho desenvolvido Avaliação: participação dos membros da Coordenação do programa, análise e encaminhamentos dados pela equipe. Sistemática de avaliação: registro da participação dos membros da Coordenação do programa, análise dialogada no grupo, Indicadores: registro da participação dos membros da Coordenação do programa, relatório das análises e encaminhamento reuniões. Estratégia 7:. Organização de dois encontros para revisão/avaliação da proposta original Avaliação: participação de todos envolvidos no programa (professores, estudantes, parceiros), análise dialogada das relatorias e relatórios realizados, capacidade de identificação de ´gargalos´ do programa, capacidade de proposição de adequações, capacidade de encaminhamentos, Sistemática de avaliação: registro da participação de todos envolvidos no programa (professores, estudantes, parceiros), apresentações de relatorias, debates dialogados, relatoria das análises, adequações e encaminhamentos. Estatégia 8: Sistematizar a experiência de trabalho com a produção de relatório final do trabalho a ser encaminhado para organização e planejamento do trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Rede Protetiva para o ano de 2012. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Cajuri,Canaã, Coimbra, Paula Candido, São Miguel do Anta, Ervália |
PessoasAtendidas |
865 |
PessoasAtendidasPorMes |
865 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27925 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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