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gov - CodigoLancamento:23405,NumeroRegistro:PRJ-120/2011,Tipo:Projeto,Titulo:CINE-PET,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:PATRICIA CLAUDIA DA COSTA (Coordenador,

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

23405

NumeroRegistro

PRJ-120/2011

Tipo

Projeto

Titulo

CINE-PET

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

PATRICIA CLAUDIA DA COSTA (Coordenador, 04/05/2011 a 30/11/2011), LEÔNCIO LOPES SOARES (Bolsista - Outros, 04/05/2011 a 30/11/2011), DANILA FRANCISCA GUIMARÃES DE PAULA (Bolsista - Outros, 04/05/2011 a 30/06/2011), SAMUEL RIBEIRO DE ARAÚJO (Bolsista - Outros, 04/05/2011 a 30/11/2011), ANA CAROLINA DE STEFANO PEREIRA (Bolsista - Outros, 04/05/2011 a 30/11/2011), FERNANDA TAVARES FERREIRA (Bolsista - Outros, 04/05/2011 a 30/11/2011), ISABELLA CRISTINA DE LIMA OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 04/05/2011 a 30/11/2011), PEDRO HENRIQUE GONDIM GOMIDES (Bolsista - Outros, 04/05/2011 a 30/11/2011), BRUNA DE PAULA MACHADO (Bolsista - Outros, 04/05/2011 a 30/06/2011)

DataInicio

2011-05-04

DataTermino

2012-11-30

LinhaExtensao

Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo)

Objetivo

Despertar o interesse pelo cinema, por meio de ciclos temáticos mensais de filmes.

PalavrasChave

cinema, cultura, arte

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Exibição de ciclos temáticos mensais de filmes, organizadas e promovidas pelo Grupo PET-Educação. Cada filme será exibido em três sessões: às 9h, às 15h e ás 20h30, sempre às quartas-feiras. Na última quarta-feira do mês, haverá um momento de cine-debate, em horário a ser definido.

LocalidadeAtendida

Estudantes, professores e funcionários da UFV/CAF. Comunidade do entorno.

PessoasAtendidas

1200

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23405


gov - CodigoLancamento:23481,NumeroRegistro:PRJ-099/2011,Tipo:Projeto,Titulo:CASA NO MATAGAO : OFICINAS - OBRAS DE CONSTRUÇÕES ECOLÓGICAS...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Tecnologia e Pro

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

23481

NumeroRegistro

PRJ-099/2011

Tipo

Projeto

Titulo

CASA NO MATAGAO : OFICINAS - OBRAS DE CONSTRUÇÕES ECOLÓGICAS...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

ROBERTO DE ALMEIDA GOULART LOPES (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011), ISABELA LADEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), ANA TERRA BRAVIM DOS SANTOS (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), KEVIN TANURE SANTOS CORREIA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), FÁBIO DE OLIVEIRA MOREIRA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), RODRIGO ALMEIDA SANTOS (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), HEITOR MANCINI TEIXEIRA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), NINA ABIGAIL CALIGIORNE CRUZ (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), FELIPE JACOB PIRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), KYVIA GREGÓRIO CAON (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), BERNARDO NASCIMBENI DE BRITO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), NINA CELLI RAMOS (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), VICTOR BICALHO PONTEDEIRO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), LILIANE CORRÊA BERTOLDI (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), JULIANA TREVISAN DUCATTI (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARCO MINORU NAKAMATO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2011-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento tecnológico

Objetivo

A criação de espaços de formação para re-construir o espaço de referência em agroecologia e permacultura no Campus , baseada em técnicas de bio-construcão e a partir da participação de docentes, universitários e a comunidade, criando um mosaico propositivo de técnicas e alternativas sustentáveis.

PalavrasChave

biocontrução, sustentabilidade, agroecologia

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Realização de módulos teóricos sobre temas diversos que vão desde ao preparo do terreno, planejamento do espaço físico e a discussão sobre as técnicas que serão aplicadas, .Construção de vivências e oficinas para troca de experiências entre os participantes do projeto, . Resgate e valorização do conhecimento tradicional de técnicas de construção já consolidadas nas comunidades rurais da região, . Sistematização dos dados levantados ao longo do projeto e produção de materiais didáticos que servirão para a popularização das técnicas aplicadas, utilizando-os como subsídios para elaboração de políticas públicas em construções ecológicas, . Criar uma área como ponto de referência para os grupos de agroecologia utilizando de técnicas que servirão como demonstrativos de construções ecológicas, consolidando dentro na Universidade Federal de Viçosa, uma área experimental no emprego destas técnicas, . O projeto pretende alcançar a sustentabilidade em todas as etapas da obra, de forma a integrar todas as etapas e conseguir alcançar o máximo de aproveitamento energético, como na escolha de matéria prima e técnicas mais adequadas a necessidade do projeto, diminuindo seu impacto ambiental, reduzindo seus gastos energéticos.

LocalidadeAtendida

Comunidades relacionadas ao Programa de extensão universitária TEIA. Grupos de agroecologia da UFV e

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

35

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23481


gov - CodigoLancamento:23683,NumeroRegistro:PRJ-101/2011,Tipo:Projeto,Titulo:PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Multidis

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

23683

NumeroRegistro

PRJ-101/2011

Tipo

Projeto

Titulo

PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

MARCILEIDE NAIANE BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), FABIANA LOPES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), NATANAEL GROSSI MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), JANETE REGINA DE OLIVEIRA (Coordenador, 04/01/2010 a 31/12/2013), MICHELE TIDISCO PADOVANI (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), HIGOR MOZART GERALDO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), LEILIANE SOUZA BHERING (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), CAROLINA ALVARENGA DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), CÁTIA MEIRE RESENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), HELENO SZERWINSK MENDONÇA ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2013), FERNANDA MACHADO FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), RAFAEL STOCCO TRECE (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), ANA CRISTINA DE SOUZA MARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), NAYHARA FREITAS MARTINS GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), WILLIAM LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), WEMERSON DIASCANIO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), BRUNA CRISTINA FLAUSINO SANTIAGO (Estagiário, 04/01/2010 a 31/12/2013)

DataInicio

2010-04-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

Identificar, organizar, produzir e socializar diferentes possibilidades teórico-metodológicas para a Educação Básica relativa ao ensino e aprendizagem de Geografia

PalavrasChave

Ensino de Geografia, Metodologias, Ensino e aprendizagem

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Identificação da organização dos tempos, espaços e dinâmicas próprios do ambiente escolar. %u2022Conhecimento da dinâmica da sala de aula e do trabalho do professor. %u2022Identificação das demandas dos estudantes relativas ao processo de ensino e aprendizagem em Geografia. %u2022Construção de procedimentos, instrumentos ou metodologias (individuais ou coletivos) que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. %u2022Desenvolvimento de metodologias de ensino que partam do cotidiano do aluno. Utilizando exemplos, recursos e materiais de baixo custo e fácil acesso. %u2022Realização de oficinas para os estudantes da Educação Básica, estudantes de graduação e professores da Rede Pública de Ensino. %u2022Participação em reuniões de pais, professores, conselhos de classe (caso seja permitido). %u2022Produção de arquivo físico e eletrônico das experiências das metodologias de ensino pesquisadas e desenvolvidas. %u2022Participação em eventos acadêmicos, científicos e de extensão.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

500

PessoasAtendidasPorMes

35

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23683


gov - CodigoLancamento:24442,NumeroRegistro:PRJ-157/2011,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO HABITAT : ?CONSULTÓRIO MÓVEL DE ARQUITETURA EM VIÇOS...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Meio Ambiente,Ar

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24442

NumeroRegistro

PRJ-157/2011

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO HABITAT : ?CONSULTÓRIO MÓVEL DE ARQUITETURA EM VIÇOS...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

ALINE WERNECK BARBOSA DE CARVALHO (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011), JANAINA MATOSO SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), VICTOR HUGO RIBEIRO PIMENTA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), RENATA NEVES RAMOS (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), NATÁLIA KARNAUCHOVAS (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), VICTOR HUGO RIBEIRO PIMENTA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2011-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento urbano

Objetivo

Objetivo Geral O Projeto Habitat visa prestar consultoria para elaboração de projeto arquitetônico, orçamento e acompanhamento da obra para atender às famílias que necessitarem construir, reformar ou ampliar suas moradias, bem como legalizar o projeto arquitetônico junto ao CREA e à Prefeitura Municipal de Viçosa. Pretende-se atuar prioritariamente nos bairros Nova Viçosa e Posses, dando continuidade às ações desenvolvidas anteriormente nestes bairros, estendendoentretanto sua atuação a outros bairros ocupados por população de baixa renda, quando solicitado. Propõe-se, sobretudo, solucionar os problemas ambientais enfrentados pelas famílias residentes, oriundos da má qualidade das construções que, na grande maioria das vezes, são feitas pelo próprio morador e sem qualquer tipo de orientação técnica, bem como adequá-las à legislação urbanística municipal em vigor. Os projetos e a orientação técnica para construção não serão cobrados. Objetivos Específicos: O Consultório Móvel de Arquitetura tem como objetivos específicos: - Orientar as famílias da comunidade com assessoria técnica no que se refere às ações necessárias à melhoria das habitações, - Elaborar o projeto arquitetônico e dar orientação técnica para as mudanças necessárias nas habitações, tais como reforma, ampliação ou nova construção, - Elaborar, além do orçamento total, orçamentos parciais prevendo os custos necessários para a construção de cada etapa do projeto proposto, acompanhando assim o processo de autoconstrução incremental típico dos bairros de baixa renda, - Promover a divulgação do projeto nos bairros Nova Viçosa e Posses, com a participação e envolvimento da comunidade, - Atender demandas isoladas oriundas de solicitações de famílias residentes em outros bairros, - Realizar levantamento de imóvel já construído, para legalização junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CREA, - Realizar a legalização dos projetos arquitetônicos elaborados, junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CREA. - Fazer moção junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CREA, a fim de tornar as taxas referentes a regularização do projeto nestes órgãos compatíveis com a renda das famílias atendidas. - Realizar o acompanhamento da obra durante a execução, para sanar as possíveis dúvidas do executor da obra,

PalavrasChave

habitat, assistência técnica gratuita para cosntrução e projeto, habitabilidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As atividades a serem desenvolvidas pela estudante bolsista compreenderão: - visita às famílias interessadas, para levantamento das necessidades referentes às modificações pretendidas, - preenchimento de uma ficha-cadastro de cada família, registrando os dados gerais e socioeconômicos dos moradores, a situação legal dos terrenos, as condições de habitação e as mudanças pretendidas pelo morador, - realização do levantamento fotográfico e do levantamento arquitetônico necessários. A partir desta primeira etapa, a estudante realizará o trabalho de escritório que consistirá em: - desenho do levantamento arquitetônico realizado, utilizando o software AutoCAD, - elaboração do estudo preliminar da reforma, construção ou acréscimo solicitado, - plotagem do estudo preliminar para apresentá-lo à família, visando a discussão e definição final das ações a serem empreendidas, - a partir da aprovação pela família, elaboração do projeto arquitetônico para aprovação e construção, - elaboração de orçamento expedito total e parcial, - acompanhamento e monitoramento da execução das reformas, modificações e construções propostas, - orientação às famílias sobre a documentação necessária para regularização do projeto junto aos órgãos competentes, - encaminhamento do projeto arquitetônico para o CREA e para a Prefeitura Municipal de Viçosa (IPLAM) para aprovação. Como apoio a estas ações deverão ainda ser realizadas as seguintes atividades: - divulgação da implantação do Consultório Móvel de Arquitetura nos bairros, informando a comunidade sobre a sua finalidade, o local e os horários de atendimento. Para atingir a população de forma mais abrangente, esta divulgação será feita verbalmente nas igrejas e nas escolas. - estabelecimento de parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa e de contatos com o Escritório Regional do CREA, visando à aprovação dos projetos arquitetônicos, de forma a adequar as taxas referentes à regularização condizentes com a renda das famílias atendidas.

LocalidadeAtendida

Nova Viçosa, Posses e outros bairros de baixa renda

PessoasAtendidas

48

PessoasAtendidasPorMes

4

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24442


gov - CodigoLancamento:25866,NumeroRegistro:PRJ-026/2012,Tipo:Projeto,Titulo:HORTA DE QUINTAL NA PROMOÇÃO DA MELHORIA NUTRICIONAL E AMBIE...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Meio A

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

25866

NumeroRegistro

PRJ-026/2012

Tipo

Projeto

Titulo

HORTA DE QUINTAL NA PROMOÇÃO DA MELHORIA NUTRICIONAL E AMBIE...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

SÍLVIA OLIVEIRA LOPES (Bolsista - Outros, 01/01/2012 a 31/12/2012), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-01-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Promover educação nutricional e ambiental utilizando a horta como possibilidade para integração de temas sobre saúde, nutrição e meio ambiente nos mais diversos setores da sociedade, por meio de parceria com participação das Empresas Juniores (EJs) de Nutrição (EMPNUT) e Agronomia (AgroPlan UFV), compreendendo recreação, educação nutricional e conscientização ambiental para sociedade, centradas na responsabilidade social.

PalavrasChave

Promoção da saúde, Horta de quintal, Instituições filantrópicas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Atividades a serem desenvolvidas Educação Nutricional - As atividades compreenderão palestras interativas, dinâmicas, discussões, demonstrações, jogos e peças teatrais. Serão considerados as dimensões e estilos de aprendizagem do público assistido e a seleção do meio de comunicação e técnicas de ensino mais adequados para a compreensão do assunto abordado. Será adotada uma abordagem construtivista em que o educador passa de transmissor do conhecimento para facilitador da aprendizagem. Os participantes serão estimulados a terem iniciativa para questionar, descobrir e compreender a realidade em que estão inseridos e sua relação com a temática da alimentação saudável (JÓFILI, 2002). As atividades de educação nutricional serão semanais, com duração de aproximadamente 30 minutos. - Aulas de preparo de alimentos em todas as instituições, as quais serão programadas com antecedência com os manipuladores de alimentos que ajudarão na higienização e corte dos alimentos. Os assistidos também ajudarão no preparo dos alimentos e serão estimuladas a conhecê-los e a experimentá-los. Os materiais educativos serão planejados semanalmente. - Atividades lúdicas com elaboração de jogos da memória, quebra-cabeças, teatro, histórias, dinâmicas e fantoches, todos relacionados à alimentação saudável com valorização da composição valor nutricional das frutas e hortaliças cultivadas na própria horta. - Utilização da Pirâmide Alimentar como instrumento na educação nutricional e, além disso, ocorrerá a construção da ?Pirâmide Adaptada à Comunidade? pelos assistidos de acordo com o hábito alimentar dos mesmos. Manutenção das hortas nas instituições - As atividades desenvolvidas compreenderão: o envio de sementes de hortaliças, flores, condimentares e medicinais, além de utensílios para o manejo da horta, suprindo as possíveis deficiências das instituições, acompanhamento da horta escolar por profissionais habilitados (estudantes dos cursos de Agronomia e Nutrição). - A AgroPlan-UFV atenderá as Instituições assistidas por meio visitas semanais realizadas pelos estagiários do projeto, que acompanhará as práticas e manejos necessários na condução e produção de hortaliças, plantas medicinais e frutas. A assessoria técnica e operacional oferecida pela Empresa será fundamentada no planejamento das culturas exploradas, a época de semeio adequada, a demanda de insumos e implementos que serão utilizados na área de plantio e produção, os tratos culturais relacionados à cultura, desde adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas que possam surgir nas culturas implantadas, esclarecendo as possíveis dúvidas e questionamentos que possam surgir durante a execução das atividades, tanto pelos profissionais quanto pelos demais integrantes do Projeto (crianças, idosos, professores, funcionários, etc). Elaboração de receitas de baixo custo com hortaliças e frutas cultivadas na hora, adequados do ponto de vista nutricional, para as refeições servidas. - O bolsista juntamente com os estagiários voluntários testarão novas receitas que se adequem à realidade das instituições no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade Federal de Viçosa, - Avaliação sensorial das receitas pelos assistidos para verificar aceitação, - A partir das receitas aprovadas será elaborado cardápio mais saudável e mais atrativo, - Elaboração de um livro de receitas que será disponibilizado nas instituições. %u2022Capacitação para Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Higiene dos Alimentos. - Será realizado acompanhamento das atividades de recepção, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição das refeições em dias escolhidos aleatoriamente e será realizado um check list adaptado da RDC n° 275 de outubro de 2002, para avaliar a adequação, principalmente, quanto às boas práticas de fabricação de alimentos (BRASIL, 2002). Feita esta etapa inicial de diagnóstico serão desenvolvidas ações de ajustes das técnicas usadas nos locais de produção das refeições. - Serão realizados também encontros de capacitação das cozinheiras que abordarão temas como: controle de qualidade no preparo de refeições. As dinâmicas que serão desenvolvidas serão: - Dinâmicas de grupo: discussões acerca de medidas de higiene, elaboração de preparações seguindo as boas práticas de fabricação. - Dinâmicas individuais: acompanhamento durante a execução das tarefas acima para explicação mais detalhada de cada passo. %u2022Avaliação das atividades Para medida do aprendizado será realizada uma avaliação informal, por meio de observação direta, no início e no final do projeto para avaliação da eficácia das metodologias empregadas e também avaliação formal através da aplicação de questionário.

LocalidadeAtendida

Casa do Acolhimento Esperança do Amanhecer, APAE rural e Casa do Caminho

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25866


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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
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