CodigoLancamento |
23683 |
NumeroRegistro |
PRJ-101/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
MARCILEIDE NAIANE BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), FABIANA LOPES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), NATANAEL GROSSI MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), JANETE REGINA DE OLIVEIRA (Coordenador, 04/01/2010 a 31/12/2013), MICHELE TIDISCO PADOVANI (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), HIGOR MOZART GERALDO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), LEILIANE SOUZA BHERING (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), CAROLINA ALVARENGA DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), CÁTIA MEIRE RESENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), HELENO SZERWINSK MENDONÇA ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2013), FERNANDA MACHADO FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), RAFAEL STOCCO TRECE (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), ANA CRISTINA DE SOUZA MARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), NAYHARA FREITAS MARTINS GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), WILLIAM LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), WEMERSON DIASCANIO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2013), BRUNA CRISTINA FLAUSINO SANTIAGO (Estagiário, 04/01/2010 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2010-04-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Identificar, organizar, produzir e socializar diferentes possibilidades teórico-metodológicas para a Educação Básica relativa ao ensino e aprendizagem de Geografia |
PalavrasChave |
Ensino de Geografia, Metodologias, Ensino e aprendizagem |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Identificação da organização dos tempos, espaços e dinâmicas próprios do ambiente escolar. %u2022Conhecimento da dinâmica da sala de aula e do trabalho do professor. %u2022Identificação das demandas dos estudantes relativas ao processo de ensino e aprendizagem em Geografia. %u2022Construção de procedimentos, instrumentos ou metodologias (individuais ou coletivos) que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. %u2022Desenvolvimento de metodologias de ensino que partam do cotidiano do aluno. Utilizando exemplos, recursos e materiais de baixo custo e fácil acesso. %u2022Realização de oficinas para os estudantes da Educação Básica, estudantes de graduação e professores da Rede Pública de Ensino. %u2022Participação em reuniões de pais, professores, conselhos de classe (caso seja permitido). %u2022Produção de arquivo físico e eletrônico das experiências das metodologias de ensino pesquisadas e desenvolvidas. %u2022Participação em eventos acadêmicos, científicos e de extensão. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
35 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23683 |
CodigoLancamento |
24442 |
NumeroRegistro |
PRJ-157/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO HABITAT : ?CONSULTÓRIO MÓVEL DE ARQUITETURA EM VIÇOS... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
ALINE WERNECK BARBOSA DE CARVALHO (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011), JANAINA MATOSO SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), VICTOR HUGO RIBEIRO PIMENTA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), RENATA NEVES RAMOS (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), NATÁLIA KARNAUCHOVAS (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), VICTOR HUGO RIBEIRO PIMENTA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
Objetivo Geral O Projeto Habitat visa prestar consultoria para elaboração de projeto arquitetônico, orçamento e acompanhamento da obra para atender às famílias que necessitarem construir, reformar ou ampliar suas moradias, bem como legalizar o projeto arquitetônico junto ao CREA e à Prefeitura Municipal de Viçosa. Pretende-se atuar prioritariamente nos bairros Nova Viçosa e Posses, dando continuidade às ações desenvolvidas anteriormente nestes bairros, estendendoentretanto sua atuação a outros bairros ocupados por população de baixa renda, quando solicitado. Propõe-se, sobretudo, solucionar os problemas ambientais enfrentados pelas famílias residentes, oriundos da má qualidade das construções que, na grande maioria das vezes, são feitas pelo próprio morador e sem qualquer tipo de orientação técnica, bem como adequá-las à legislação urbanística municipal em vigor. Os projetos e a orientação técnica para construção não serão cobrados. Objetivos Específicos: O Consultório Móvel de Arquitetura tem como objetivos específicos: - Orientar as famílias da comunidade com assessoria técnica no que se refere às ações necessárias à melhoria das habitações, - Elaborar o projeto arquitetônico e dar orientação técnica para as mudanças necessárias nas habitações, tais como reforma, ampliação ou nova construção, - Elaborar, além do orçamento total, orçamentos parciais prevendo os custos necessários para a construção de cada etapa do projeto proposto, acompanhando assim o processo de autoconstrução incremental típico dos bairros de baixa renda, - Promover a divulgação do projeto nos bairros Nova Viçosa e Posses, com a participação e envolvimento da comunidade, - Atender demandas isoladas oriundas de solicitações de famílias residentes em outros bairros, - Realizar levantamento de imóvel já construído, para legalização junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CREA, - Realizar a legalização dos projetos arquitetônicos elaborados, junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CREA. - Fazer moção junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CREA, a fim de tornar as taxas referentes a regularização do projeto nestes órgãos compatíveis com a renda das famílias atendidas. - Realizar o acompanhamento da obra durante a execução, para sanar as possíveis dúvidas do executor da obra, |
PalavrasChave |
habitat, assistência técnica gratuita para cosntrução e projeto, habitabilidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades a serem desenvolvidas pela estudante bolsista compreenderão: - visita às famílias interessadas, para levantamento das necessidades referentes às modificações pretendidas, - preenchimento de uma ficha-cadastro de cada família, registrando os dados gerais e socioeconômicos dos moradores, a situação legal dos terrenos, as condições de habitação e as mudanças pretendidas pelo morador, - realização do levantamento fotográfico e do levantamento arquitetônico necessários. A partir desta primeira etapa, a estudante realizará o trabalho de escritório que consistirá em: - desenho do levantamento arquitetônico realizado, utilizando o software AutoCAD, - elaboração do estudo preliminar da reforma, construção ou acréscimo solicitado, - plotagem do estudo preliminar para apresentá-lo à família, visando a discussão e definição final das ações a serem empreendidas, - a partir da aprovação pela família, elaboração do projeto arquitetônico para aprovação e construção, - elaboração de orçamento expedito total e parcial, - acompanhamento e monitoramento da execução das reformas, modificações e construções propostas, - orientação às famílias sobre a documentação necessária para regularização do projeto junto aos órgãos competentes, - encaminhamento do projeto arquitetônico para o CREA e para a Prefeitura Municipal de Viçosa (IPLAM) para aprovação. Como apoio a estas ações deverão ainda ser realizadas as seguintes atividades: - divulgação da implantação do Consultório Móvel de Arquitetura nos bairros, informando a comunidade sobre a sua finalidade, o local e os horários de atendimento. Para atingir a população de forma mais abrangente, esta divulgação será feita verbalmente nas igrejas e nas escolas. - estabelecimento de parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa e de contatos com o Escritório Regional do CREA, visando à aprovação dos projetos arquitetônicos, de forma a adequar as taxas referentes à regularização condizentes com a renda das famílias atendidas. |
LocalidadeAtendida |
Nova Viçosa, Posses e outros bairros de baixa renda |
PessoasAtendidas |
48 |
PessoasAtendidasPorMes |
4 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24442 |
CodigoLancamento |
25866 |
NumeroRegistro |
PRJ-026/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
HORTA DE QUINTAL NA PROMOÇÃO DA MELHORIA NUTRICIONAL E AMBIE... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
SÍLVIA OLIVEIRA LOPES (Bolsista - Outros, 01/01/2012 a 31/12/2012), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Promover educação nutricional e ambiental utilizando a horta como possibilidade para integração de temas sobre saúde, nutrição e meio ambiente nos mais diversos setores da sociedade, por meio de parceria com participação das Empresas Juniores (EJs) de Nutrição (EMPNUT) e Agronomia (AgroPlan UFV), compreendendo recreação, educação nutricional e conscientização ambiental para sociedade, centradas na responsabilidade social. |
PalavrasChave |
Promoção da saúde, Horta de quintal, Instituições filantrópicas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Atividades a serem desenvolvidas Educação Nutricional - As atividades compreenderão palestras interativas, dinâmicas, discussões, demonstrações, jogos e peças teatrais. Serão considerados as dimensões e estilos de aprendizagem do público assistido e a seleção do meio de comunicação e técnicas de ensino mais adequados para a compreensão do assunto abordado. Será adotada uma abordagem construtivista em que o educador passa de transmissor do conhecimento para facilitador da aprendizagem. Os participantes serão estimulados a terem iniciativa para questionar, descobrir e compreender a realidade em que estão inseridos e sua relação com a temática da alimentação saudável (JÓFILI, 2002). As atividades de educação nutricional serão semanais, com duração de aproximadamente 30 minutos. - Aulas de preparo de alimentos em todas as instituições, as quais serão programadas com antecedência com os manipuladores de alimentos que ajudarão na higienização e corte dos alimentos. Os assistidos também ajudarão no preparo dos alimentos e serão estimuladas a conhecê-los e a experimentá-los. Os materiais educativos serão planejados semanalmente. - Atividades lúdicas com elaboração de jogos da memória, quebra-cabeças, teatro, histórias, dinâmicas e fantoches, todos relacionados à alimentação saudável com valorização da composição valor nutricional das frutas e hortaliças cultivadas na própria horta. - Utilização da Pirâmide Alimentar como instrumento na educação nutricional e, além disso, ocorrerá a construção da ?Pirâmide Adaptada à Comunidade? pelos assistidos de acordo com o hábito alimentar dos mesmos. Manutenção das hortas nas instituições - As atividades desenvolvidas compreenderão: o envio de sementes de hortaliças, flores, condimentares e medicinais, além de utensílios para o manejo da horta, suprindo as possíveis deficiências das instituições, acompanhamento da horta escolar por profissionais habilitados (estudantes dos cursos de Agronomia e Nutrição). - A AgroPlan-UFV atenderá as Instituições assistidas por meio visitas semanais realizadas pelos estagiários do projeto, que acompanhará as práticas e manejos necessários na condução e produção de hortaliças, plantas medicinais e frutas. A assessoria técnica e operacional oferecida pela Empresa será fundamentada no planejamento das culturas exploradas, a época de semeio adequada, a demanda de insumos e implementos que serão utilizados na área de plantio e produção, os tratos culturais relacionados à cultura, desde adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas que possam surgir nas culturas implantadas, esclarecendo as possíveis dúvidas e questionamentos que possam surgir durante a execução das atividades, tanto pelos profissionais quanto pelos demais integrantes do Projeto (crianças, idosos, professores, funcionários, etc). Elaboração de receitas de baixo custo com hortaliças e frutas cultivadas na hora, adequados do ponto de vista nutricional, para as refeições servidas. - O bolsista juntamente com os estagiários voluntários testarão novas receitas que se adequem à realidade das instituições no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade Federal de Viçosa, - Avaliação sensorial das receitas pelos assistidos para verificar aceitação, - A partir das receitas aprovadas será elaborado cardápio mais saudável e mais atrativo, - Elaboração de um livro de receitas que será disponibilizado nas instituições. %u2022Capacitação para Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Higiene dos Alimentos. - Será realizado acompanhamento das atividades de recepção, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição das refeições em dias escolhidos aleatoriamente e será realizado um check list adaptado da RDC n° 275 de outubro de 2002, para avaliar a adequação, principalmente, quanto às boas práticas de fabricação de alimentos (BRASIL, 2002). Feita esta etapa inicial de diagnóstico serão desenvolvidas ações de ajustes das técnicas usadas nos locais de produção das refeições. - Serão realizados também encontros de capacitação das cozinheiras que abordarão temas como: controle de qualidade no preparo de refeições. As dinâmicas que serão desenvolvidas serão: - Dinâmicas de grupo: discussões acerca de medidas de higiene, elaboração de preparações seguindo as boas práticas de fabricação. - Dinâmicas individuais: acompanhamento durante a execução das tarefas acima para explicação mais detalhada de cada passo. %u2022Avaliação das atividades Para medida do aprendizado será realizada uma avaliação informal, por meio de observação direta, no início e no final do projeto para avaliação da eficácia das metodologias empregadas e também avaliação formal através da aplicação de questionário. |
LocalidadeAtendida |
Casa do Acolhimento Esperança do Amanhecer, APAE rural e Casa do Caminho |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25866 |
CodigoLancamento |
26123 |
NumeroRegistro |
PRJ-034/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CARACTERIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES EM BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
THAMARA LÚCIA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), LUCELIA CRISTINA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), MILENE THEREZINHA DAS DORES (Coordenador, 01/03/2012 a 31/12/2012), LENÍZY CRISTINA REIS ROCHA (Bolsista PIBEX, 01/03/2012 a 31/12/2012), EMILIANE ANDRADE ARAÚJO NAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), FABIO MARTINS CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), MARCELO RODRIGUES DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), RENATA ABADIA REIS ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Avaliar as condições higiênico-sanitárias de obtenção de leite cru nas propriedades rurais que fazem uso do tanque de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba, além de orientar estes produtores quanto à importância de um controle de qualidade eficiente, baseado nos requisitos de boas práticas agropecuárias. |
PalavrasChave |
Tanque de resfriamento, Leite cru, Controle de qualidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1)Avaliar as condições higiênico-sanitárias de obtenção de leite cru das propriedades rurais que fazer uso do tanque de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba. 2)Avaliar as condições higiênico-sanitárias de armazenamento do leite nos tanques de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba. 3)Analisar os dados obtidos nos objetivos específicos 1 e 2 e salientar as maiores dificuldades e os pontos de deficiência no processo de obtenção de leite com qualidade. 4)Prestar orientação técnica, a grupos de produtores ou individualmente, por meio de reuniões, palestras, preparação de materiais didáticos, além de cursos de capacitação a grupos de produtores de leite conforme demanda a ser observada durante a execução do projeto. 5) Elaborar um Guia de Boas Práticas Agropecuárias, baseado nas principais dificuldades enfrentadas pelos produtores assistidos, que estará à disposição deles após o termino da ação de extensão universitária. |
LocalidadeAtendida |
Municipio de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
97 |
PessoasAtendidasPorMes |
8 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26123 |
CodigoLancamento |
26265 |
NumeroRegistro |
PRJ-043/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MATEMÁTICA E DANÇA: CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO-AP... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
NARA CÓRDOVA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), FATIMA WACHOWICZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), TONIMAR DE SOUZA CÂNDIDO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
- Proporcionar a um grupo de alunos do ensino médio da Escola José Albino Leal do município de Pedra do Anta e a estudantes calouros do curso de Licenciatura em Matemática da UFV experiências de aprendizagem diversificadas e ricas que envolvam conteúdos de Matemática e um contato com técnicas de Dança. - Oferecer a oportunidade de acesso ao conhecimento científico em que os conteúdos de Matemática sejam tratados de modo contextualizado, estabelecendo relações interdisciplinares, sempre que possível. - Resgatar valores sociais como o respeito mútuo e disciplina através da prática da dança, desenvolver o conhecimento corporal e suas potencialidades, buscando trabalhar habilidades físicas, mentais e emocionais. |
PalavrasChave |
Matemática, Dança, interdisciplinaridade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realizar reuniões semanais entre coordenadora do projeto e bolsistas. - Organizar e promover o Encontros de Matemática e Dança. - Preparar materiais lúdicos e roteiros de estudo que envolvam conteúdos de matemática para serem trabalhados de modo contextualizado. - Realizar pesquisas de referências bibliográficas. - Organizar e promover visita de bailarinos convidados para participações especiais de dança. - Divulgar os resultados obtidos em Seminários e Congressos de Educação e Cultura |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual José Albino Leal ( Pedra do Anta -MG) e estudantes da UFV |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26265 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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