CodigoLancamento |
25866 |
NumeroRegistro |
PRJ-026/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
HORTA DE QUINTAL NA PROMOÇÃO DA MELHORIA NUTRICIONAL E AMBIE... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
SÍLVIA OLIVEIRA LOPES (Bolsista - Outros, 01/01/2012 a 31/12/2012), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Promover educação nutricional e ambiental utilizando a horta como possibilidade para integração de temas sobre saúde, nutrição e meio ambiente nos mais diversos setores da sociedade, por meio de parceria com participação das Empresas Juniores (EJs) de Nutrição (EMPNUT) e Agronomia (AgroPlan UFV), compreendendo recreação, educação nutricional e conscientização ambiental para sociedade, centradas na responsabilidade social. |
PalavrasChave |
Promoção da saúde, Horta de quintal, Instituições filantrópicas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Atividades a serem desenvolvidas Educação Nutricional - As atividades compreenderão palestras interativas, dinâmicas, discussões, demonstrações, jogos e peças teatrais. Serão considerados as dimensões e estilos de aprendizagem do público assistido e a seleção do meio de comunicação e técnicas de ensino mais adequados para a compreensão do assunto abordado. Será adotada uma abordagem construtivista em que o educador passa de transmissor do conhecimento para facilitador da aprendizagem. Os participantes serão estimulados a terem iniciativa para questionar, descobrir e compreender a realidade em que estão inseridos e sua relação com a temática da alimentação saudável (JÓFILI, 2002). As atividades de educação nutricional serão semanais, com duração de aproximadamente 30 minutos. - Aulas de preparo de alimentos em todas as instituições, as quais serão programadas com antecedência com os manipuladores de alimentos que ajudarão na higienização e corte dos alimentos. Os assistidos também ajudarão no preparo dos alimentos e serão estimuladas a conhecê-los e a experimentá-los. Os materiais educativos serão planejados semanalmente. - Atividades lúdicas com elaboração de jogos da memória, quebra-cabeças, teatro, histórias, dinâmicas e fantoches, todos relacionados à alimentação saudável com valorização da composição valor nutricional das frutas e hortaliças cultivadas na própria horta. - Utilização da Pirâmide Alimentar como instrumento na educação nutricional e, além disso, ocorrerá a construção da ?Pirâmide Adaptada à Comunidade? pelos assistidos de acordo com o hábito alimentar dos mesmos. Manutenção das hortas nas instituições - As atividades desenvolvidas compreenderão: o envio de sementes de hortaliças, flores, condimentares e medicinais, além de utensílios para o manejo da horta, suprindo as possíveis deficiências das instituições, acompanhamento da horta escolar por profissionais habilitados (estudantes dos cursos de Agronomia e Nutrição). - A AgroPlan-UFV atenderá as Instituições assistidas por meio visitas semanais realizadas pelos estagiários do projeto, que acompanhará as práticas e manejos necessários na condução e produção de hortaliças, plantas medicinais e frutas. A assessoria técnica e operacional oferecida pela Empresa será fundamentada no planejamento das culturas exploradas, a época de semeio adequada, a demanda de insumos e implementos que serão utilizados na área de plantio e produção, os tratos culturais relacionados à cultura, desde adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas que possam surgir nas culturas implantadas, esclarecendo as possíveis dúvidas e questionamentos que possam surgir durante a execução das atividades, tanto pelos profissionais quanto pelos demais integrantes do Projeto (crianças, idosos, professores, funcionários, etc). Elaboração de receitas de baixo custo com hortaliças e frutas cultivadas na hora, adequados do ponto de vista nutricional, para as refeições servidas. - O bolsista juntamente com os estagiários voluntários testarão novas receitas que se adequem à realidade das instituições no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade Federal de Viçosa, - Avaliação sensorial das receitas pelos assistidos para verificar aceitação, - A partir das receitas aprovadas será elaborado cardápio mais saudável e mais atrativo, - Elaboração de um livro de receitas que será disponibilizado nas instituições. %u2022Capacitação para Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Higiene dos Alimentos. - Será realizado acompanhamento das atividades de recepção, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição das refeições em dias escolhidos aleatoriamente e será realizado um check list adaptado da RDC n° 275 de outubro de 2002, para avaliar a adequação, principalmente, quanto às boas práticas de fabricação de alimentos (BRASIL, 2002). Feita esta etapa inicial de diagnóstico serão desenvolvidas ações de ajustes das técnicas usadas nos locais de produção das refeições. - Serão realizados também encontros de capacitação das cozinheiras que abordarão temas como: controle de qualidade no preparo de refeições. As dinâmicas que serão desenvolvidas serão: - Dinâmicas de grupo: discussões acerca de medidas de higiene, elaboração de preparações seguindo as boas práticas de fabricação. - Dinâmicas individuais: acompanhamento durante a execução das tarefas acima para explicação mais detalhada de cada passo. %u2022Avaliação das atividades Para medida do aprendizado será realizada uma avaliação informal, por meio de observação direta, no início e no final do projeto para avaliação da eficácia das metodologias empregadas e também avaliação formal através da aplicação de questionário. |
LocalidadeAtendida |
Casa do Acolhimento Esperança do Amanhecer, APAE rural e Casa do Caminho |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25866 |
CodigoLancamento |
26123 |
NumeroRegistro |
PRJ-034/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CARACTERIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES EM BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
THAMARA LÚCIA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), LUCELIA CRISTINA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), MILENE THEREZINHA DAS DORES (Coordenador, 01/03/2012 a 31/12/2012), LENÍZY CRISTINA REIS ROCHA (Bolsista PIBEX, 01/03/2012 a 31/12/2012), EMILIANE ANDRADE ARAÚJO NAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), FABIO MARTINS CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), MARCELO RODRIGUES DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), RENATA ABADIA REIS ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Avaliar as condições higiênico-sanitárias de obtenção de leite cru nas propriedades rurais que fazem uso do tanque de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba, além de orientar estes produtores quanto à importância de um controle de qualidade eficiente, baseado nos requisitos de boas práticas agropecuárias. |
PalavrasChave |
Tanque de resfriamento, Leite cru, Controle de qualidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1)Avaliar as condições higiênico-sanitárias de obtenção de leite cru das propriedades rurais que fazer uso do tanque de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba. 2)Avaliar as condições higiênico-sanitárias de armazenamento do leite nos tanques de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba. 3)Analisar os dados obtidos nos objetivos específicos 1 e 2 e salientar as maiores dificuldades e os pontos de deficiência no processo de obtenção de leite com qualidade. 4)Prestar orientação técnica, a grupos de produtores ou individualmente, por meio de reuniões, palestras, preparação de materiais didáticos, além de cursos de capacitação a grupos de produtores de leite conforme demanda a ser observada durante a execução do projeto. 5) Elaborar um Guia de Boas Práticas Agropecuárias, baseado nas principais dificuldades enfrentadas pelos produtores assistidos, que estará à disposição deles após o termino da ação de extensão universitária. |
LocalidadeAtendida |
Municipio de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
97 |
PessoasAtendidasPorMes |
8 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26123 |
CodigoLancamento |
26265 |
NumeroRegistro |
PRJ-043/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MATEMÁTICA E DANÇA: CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO-AP... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
NARA CÓRDOVA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), FATIMA WACHOWICZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), TONIMAR DE SOUZA CÂNDIDO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
- Proporcionar a um grupo de alunos do ensino médio da Escola José Albino Leal do município de Pedra do Anta e a estudantes calouros do curso de Licenciatura em Matemática da UFV experiências de aprendizagem diversificadas e ricas que envolvam conteúdos de Matemática e um contato com técnicas de Dança. - Oferecer a oportunidade de acesso ao conhecimento científico em que os conteúdos de Matemática sejam tratados de modo contextualizado, estabelecendo relações interdisciplinares, sempre que possível. - Resgatar valores sociais como o respeito mútuo e disciplina através da prática da dança, desenvolver o conhecimento corporal e suas potencialidades, buscando trabalhar habilidades físicas, mentais e emocionais. |
PalavrasChave |
Matemática, Dança, interdisciplinaridade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realizar reuniões semanais entre coordenadora do projeto e bolsistas. - Organizar e promover o Encontros de Matemática e Dança. - Preparar materiais lúdicos e roteiros de estudo que envolvam conteúdos de matemática para serem trabalhados de modo contextualizado. - Realizar pesquisas de referências bibliográficas. - Organizar e promover visita de bailarinos convidados para participações especiais de dança. - Divulgar os resultados obtidos em Seminários e Congressos de Educação e Cultura |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual José Albino Leal ( Pedra do Anta -MG) e estudantes da UFV |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26265 |
CodigoLancamento |
24440 |
NumeroRegistro |
PRJ-181/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAG... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Coordenador, 08/01/2011 a 31/12/2012), YORAH BOSSE (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), CLAUSIUS DUQUE GONÇALVES REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), TÂNIA CARLOS GENEROSO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), SILVIO DOMINGOS CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2012 a 31/12/2012), SILVIO DOMINGOS CARDOSO (Bolsista PIBEX, 06/01/2012 a 31/12/2012), CLEBSON CARDOSO ALVES DE SA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2011-08-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Tecnologia da informação |
Objetivo |
Apresentar a informática como ferramenta de apoio no processo educacional de pessoas com deficiência intelectual. O projeto será desenvolvido junto às APAES da região do Alto Paranaíba MG visando o desenvolvimento e a disponibilidade gratuita de um software educacional que ofereça ao deficiente um ambiente favorável à aprendizagem. |
PalavrasChave |
Inclusão digital, Sofware Educacional, Informática Educativa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Realizar visitas às APAES da região do Alto Paranaíba (Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas) visando conhecer o uso de tecnologias empregadas no processo de ensino-apredizagem do deficiente intelectual educável, 2- Selecionar um grupo de alunos, de uma das APAES, com dificuldades semelhantes de aprendizagem, 3- Estudar o processo de ensino-aprendizagem do grupo de alunos em questão através de consultas a fontes bibliográficas (livros, revistas, bibliotecas virtuais, etc), 4- Acompanhar as atividades desenvolvidas pelo professor em sala de aula visando conhecer o processo de ensino-aprendizagem desses alunos, 5- Acompanhar as atividades realizadas nos laboratórios de informática visando identificar as principais dificuldades dos alunos, 6- Projetar, desenvolver e testar um software educativo que auxilie na ensino-aprendizagem desses indivíduos, 7- Preparar o ambiente de implantação do software desenvolvido avaliando os computadores que serão usados para implantação do sistema, 8- Disponbilizar o software gratuitamente às APAES da região do Alto Paranaíba. |
LocalidadeAtendida |
Região do Alto Paranaíba (Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo de Paranaíba e Patos de Minas) |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24440 |
CodigoLancamento |
24581 |
NumeroRegistro |
PRJ-156/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: UM TRABALHO INTERDISCIPL... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
FERNANDO ANTONIO PEREIRA DA SILVA (Orientador, 01/02/2011 a 31/12/2014), DANIELA HENRIQUES EUCLIDES (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), MATEUS FONTES FIALHO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MOACIR CUSTÓDIO FERREIRA JÚNIOR (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), DANIELA HENRIQUES EUCLIDES (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2013), MEIRE CRISTINA SILVÉRIO GOMES (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA AMÉLIA MOREIRA MACHADO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MIXELE DE CÁSSIA ROSA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), LÍLIA DE FÁTIMA DA COSTA FIALHO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), JULIANA APARECIDA MENDONÇA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), PATRICIA DO CARMO TEIXEIRA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA DO CARMO FONTES (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
O projeto tem como objetivo criar de forma interativa e participativa, através de uma educação que forme e informe para o desenvolvimento de uma consciência crítica a cerca das questões ambientais, incorporando as dimensões, políticas, culturais e históricas, permitindo, assim a compreensão da natureza complexa do ambiente, incentivando os alunos envolvidos a diagnosticarem seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo. Neste sentido ele propicia a reflexão sobre o exercício da cidadania, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria de sua qualidade de vida. |
PalavrasChave |
educação ambiental, comunidade rural, meio ambiente |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Desenvolver programas que possibilitem aumentar o conhecimento dos alunos, professores e dos moradores das comunidades envolvidas, sobre a questão ambiental, %u2022Trazer aos jovens da escola a reflexão de que o ser humano faz parte da natureza, já que ?a questão ambiental parece exigir um novo paradigma onde a natureza e cultura não caiam uma fora da outra?. (GONÇALVES, 2004) %u2022Implantar oficinas na Escola abordando temas relativos à Educação Ambiental tais como: %u2022Solos e cultivo de plantas, %u2022Uso de agrotóxicos, %u2022O destino do excedente produzido, %u2022Técnicas agroecológicas, %u2022Segurança alimentar, %u2022Interações ecológicas, %u2022Permacultura, %u2022Reaproveitamento de lixo, %u2022Contaminação da água por resíduos, %u2022Assoreamento dos rios, preservação de nascente, %u2022Plantas medicinais. |
LocalidadeAtendida |
Paula Cândido |
PessoasAtendidas |
170 |
PessoasAtendidasPorMes |
170 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24581 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |