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gov - CodigoLancamento:26123,NumeroRegistro:PRJ-034/2012,Tipo:Projeto,Titulo:CARACTERIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES EM BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS ...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Tecnologia e Produção,Are

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

26123

NumeroRegistro

PRJ-034/2012

Tipo

Projeto

Titulo

CARACTERIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES EM BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS ...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Trabalho

Envolvidos

THAMARA LÚCIA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), LUCELIA CRISTINA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), MILENE THEREZINHA DAS DORES (Coordenador, 01/03/2012 a 31/12/2012), LENÍZY CRISTINA REIS ROCHA (Bolsista PIBEX, 01/03/2012 a 31/12/2012), EMILIANE ANDRADE ARAÚJO NAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), FABIO MARTINS CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), MARCELO RODRIGUES DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), RENATA ABADIA REIS ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-03-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento Regional

Objetivo

Avaliar as condições higiênico-sanitárias de obtenção de leite cru nas propriedades rurais que fazem uso do tanque de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba, além de orientar estes produtores quanto à importância de um controle de qualidade eficiente, baseado nos requisitos de boas práticas agropecuárias.

PalavrasChave

Tanque de resfriamento, Leite cru, Controle de qualidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1)Avaliar as condições higiênico-sanitárias de obtenção de leite cru das propriedades rurais que fazer uso do tanque de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba. 2)Avaliar as condições higiênico-sanitárias de armazenamento do leite nos tanques de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba. 3)Analisar os dados obtidos nos objetivos específicos 1 e 2 e salientar as maiores dificuldades e os pontos de deficiência no processo de obtenção de leite com qualidade. 4)Prestar orientação técnica, a grupos de produtores ou individualmente, por meio de reuniões, palestras, preparação de materiais didáticos, além de cursos de capacitação a grupos de produtores de leite conforme demanda a ser observada durante a execução do projeto. 5) Elaborar um Guia de Boas Práticas Agropecuárias, baseado nas principais dificuldades enfrentadas pelos produtores assistidos, que estará à disposição deles após o termino da ação de extensão universitária.

LocalidadeAtendida

Municipio de Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

97

PessoasAtendidasPorMes

8

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26123


gov - CodigoLancamento:26265,NumeroRegistro:PRJ-043/2012,Tipo:Projeto,Titulo:MATEMÁTICA E DANÇA: CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO-AP...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

26265

NumeroRegistro

PRJ-043/2012

Tipo

Projeto

Titulo

MATEMÁTICA E DANÇA: CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO-AP...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

NARA CÓRDOVA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), FATIMA WACHOWICZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), TONIMAR DE SOUZA CÂNDIDO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

- Proporcionar a um grupo de alunos do ensino médio da Escola José Albino Leal do município de Pedra do Anta e a estudantes calouros do curso de Licenciatura em Matemática da UFV experiências de aprendizagem diversificadas e ricas que envolvam conteúdos de Matemática e um contato com técnicas de Dança. - Oferecer a oportunidade de acesso ao conhecimento científico em que os conteúdos de Matemática sejam tratados de modo contextualizado, estabelecendo relações interdisciplinares, sempre que possível. - Resgatar valores sociais como o respeito mútuo e disciplina através da prática da dança, desenvolver o conhecimento corporal e suas potencialidades, buscando trabalhar habilidades físicas, mentais e emocionais.

PalavrasChave

Matemática, Dança, interdisciplinaridade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Realizar reuniões semanais entre coordenadora do projeto e bolsistas. - Organizar e promover o Encontros de Matemática e Dança. - Preparar materiais lúdicos e roteiros de estudo que envolvam conteúdos de matemática para serem trabalhados de modo contextualizado. - Realizar pesquisas de referências bibliográficas. - Organizar e promover visita de bailarinos convidados para participações especiais de dança. - Divulgar os resultados obtidos em Seminários e Congressos de Educação e Cultura

LocalidadeAtendida

Escola Estadual José Albino Leal ( Pedra do Anta -MG) e estudantes da UFV

PessoasAtendidas

30

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26265


gov - CodigoLancamento:24440,NumeroRegistro:PRJ-181/2011,Tipo:Projeto,Titulo:DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAG...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Tecnologia e Pro

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

24440

NumeroRegistro

PRJ-181/2011

Tipo

Projeto

Titulo

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAG...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Coordenador, 08/01/2011 a 31/12/2012), YORAH BOSSE (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), CLAUSIUS DUQUE GONÇALVES REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), TÂNIA CARLOS GENEROSO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), SILVIO DOMINGOS CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2012 a 31/12/2012), SILVIO DOMINGOS CARDOSO (Bolsista PIBEX, 06/01/2012 a 31/12/2012), CLEBSON CARDOSO ALVES DE SA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2011-08-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Tecnologia da informação

Objetivo

Apresentar a informática como ferramenta de apoio no processo educacional de pessoas com deficiência intelectual. O projeto será desenvolvido junto às APAES da região do Alto Paranaíba MG visando o desenvolvimento e a disponibilidade gratuita de um software educacional que ofereça ao deficiente um ambiente favorável à aprendizagem.

PalavrasChave

Inclusão digital, Sofware Educacional, Informática Educativa

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1- Realizar visitas às APAES da região do Alto Paranaíba (Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas) visando conhecer o uso de tecnologias empregadas no processo de ensino-apredizagem do deficiente intelectual educável, 2- Selecionar um grupo de alunos, de uma das APAES, com dificuldades semelhantes de aprendizagem, 3- Estudar o processo de ensino-aprendizagem do grupo de alunos em questão através de consultas a fontes bibliográficas (livros, revistas, bibliotecas virtuais, etc), 4- Acompanhar as atividades desenvolvidas pelo professor em sala de aula visando conhecer o processo de ensino-aprendizagem desses alunos, 5- Acompanhar as atividades realizadas nos laboratórios de informática visando identificar as principais dificuldades dos alunos, 6- Projetar, desenvolver e testar um software educativo que auxilie na ensino-aprendizagem desses indivíduos, 7- Preparar o ambiente de implantação do software desenvolvido avaliando os computadores que serão usados para implantação do sistema, 8- Disponbilizar o software gratuitamente às APAES da região do Alto Paranaíba.

LocalidadeAtendida

Região do Alto Paranaíba (Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo de Paranaíba e Patos de Minas)

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24440


gov - CodigoLancamento:24581,NumeroRegistro:PRJ-156/2011,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: UM TRABALHO INTERDISCIPL...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mei

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24581

NumeroRegistro

PRJ-156/2011

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: UM TRABALHO INTERDISCIPL...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

FERNANDO ANTONIO PEREIRA DA SILVA (Orientador, 01/02/2011 a 31/12/2014), DANIELA HENRIQUES EUCLIDES (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), MATEUS FONTES FIALHO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MOACIR CUSTÓDIO FERREIRA JÚNIOR (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), DANIELA HENRIQUES EUCLIDES (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2013), MEIRE CRISTINA SILVÉRIO GOMES (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA AMÉLIA MOREIRA MACHADO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MIXELE DE CÁSSIA ROSA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), LÍLIA DE FÁTIMA DA COSTA FIALHO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), JULIANA APARECIDA MENDONÇA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), PATRICIA DO CARMO TEIXEIRA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA DO CARMO FONTES (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

O projeto tem como objetivo criar de forma interativa e participativa, através de uma educação que forme e informe para o desenvolvimento de uma consciência crítica a cerca das questões ambientais, incorporando as dimensões, políticas, culturais e históricas, permitindo, assim a compreensão da natureza complexa do ambiente, incentivando os alunos envolvidos a diagnosticarem seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo. Neste sentido ele propicia a reflexão sobre o exercício da cidadania, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria de sua qualidade de vida.

PalavrasChave

educação ambiental, comunidade rural, meio ambiente

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Desenvolver programas que possibilitem aumentar o conhecimento dos alunos, professores e dos moradores das comunidades envolvidas, sobre a questão ambiental, %u2022Trazer aos jovens da escola a reflexão de que o ser humano faz parte da natureza, já que ?a questão ambiental parece exigir um novo paradigma onde a natureza e cultura não caiam uma fora da outra?. (GONÇALVES, 2004) %u2022Implantar oficinas na Escola abordando temas relativos à Educação Ambiental tais como: %u2022Solos e cultivo de plantas, %u2022Uso de agrotóxicos, %u2022O destino do excedente produzido, %u2022Técnicas agroecológicas, %u2022Segurança alimentar, %u2022Interações ecológicas, %u2022Permacultura, %u2022Reaproveitamento de lixo, %u2022Contaminação da água por resíduos, %u2022Assoreamento dos rios, preservação de nascente, %u2022Plantas medicinais.

LocalidadeAtendida

Paula Cândido

PessoasAtendidas

170

PessoasAtendidasPorMes

170

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24581


gov - CodigoLancamento:24646,NumeroRegistro:PRJ-267/2015,Tipo:Projeto,Titulo:ETNOENTOMOLOGIA E LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM AGROECOSSIS...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTemat

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24646

NumeroRegistro

PRJ-267/2015

Tipo

Projeto

Titulo

ETNOENTOMOLOGIA E LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM AGROECOSSIS...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

VINICIUS ALBANO ARAUJO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), LARA OLIVEIRA CLEMENTE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Identificar a percepção da população de Rio Paranaíba a cerca dos ´insetos´, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico, ou seja, um diálogo entre o cidadão local e o interagente do conhecimento científico a cerca dos Insecta e então amoldar com práticas de educação ambiental os conceitos de quem são os Insecta, sua importância econômica e ecológica. Objetivos Específicos: - Constatar se a população reconhece e exerce algum manejo sobre os insetos que são polinizadores ou pragas agrícolas. - Identificar os pensamentos (conhecimentos e crenças), os sentimentos e comportamentos que intermedeiam as relações dos moradores de Rio Paranaíba com a entomofauna local, - Registrar o modo como os moradores de Rio Paranaíba percebem os insetos e constrói o domínio Etnoentomológico "Inseto", - Determinar a variação cultural no conhecimento etnoentomológico, - Descrever sob o ponto de vista emicista-eticista, a história natural dos insetos individuais ou grupos de insetos que sejam culturalmente importantes, - Identificar os diferentes usos que os moradores de Rio Paranaíba fazem dos insetos, apontando os benefícios que eles podem trazer para a comunidade local, - Identificar os possíveis processos de semi-domesticação dos insetos, - Executar estratégias de educação ambiental (palestras, cursos, oficinas, cartilhas e teatros) na comunidade de Rio Paranaíba, incluindo atividades que envolvam escolas e líderes comunitários, desenvolvendo o domínio "inseto" no contexto da sua diversidade e importância atual na manutenção do equilíbrio ecológico.

PalavrasChave

etnoentomologia, insetos, Cerrado

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Diagnóstico com a comunidade local (moradores de áreas de agroecossistemas, crianças, adolescentes e jovens em idade escolar), retratando a percepção dos moradores em relação aos insetos, através de entrevistas dirigidas, - Diagnóstico das principais espécies de insetos da região, principalmente aquelas que envolvem perdas agrícolas, benefícios como polinização e as relacionadas à saúde pública, - Elaboração e apresentação de palestras que envolvam o tema Inseto, tendo como abordagem o impacto da diversidade da Classe Insecta e suas consequências na interação com as sociedades humanas, - Execução de jogos, gincanas e teatros em escolas, fomentando atividades que esclareçam o papel dos insetos na natureza, contextualizando de forma criativa o universo Entomológico e a necessidade de conscientização sobre a conservação e sustentabilidade, - Organizar saídas de campo dirigidas e acompanhada por especialistas em Entomologia, para praticar em campo as informações das palestras e atividades desenvolvidas. Nas saídas de campo pretende-se analisar os habitats e hábitos dos insetos e promover uma discussão sobre sua forma de vida e de interações com outras espécies, - Elaboração de uma cartilha contendo as principais espécies que ocorrem nessa região do Cerrado. Tal cartilha irá conter dados relevantes sobre o ciclo de vida dos insetos, seus hábitos e habitats, impacto na sociedade e esclarecer de forma acessível à comunidade os principais motivos de ocupação desses animais no ambiente domiciliar e peridomicilar, As ações extensionistas propostas buscam promover uma interação entre o conhecimento tradicional e o científico, demonstrando a igualdade de interesses entre a comunidade acadêmica e a local que estão aptas a compartilhar e vivenciar o espaço muito além do conceito estritamente geográfico. Dessa forma, tornam-se fundamentais ações conjuntas que serão suplementares e benéficas para ambas nas questões humano-sociais e ambientais.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaína

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24646


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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
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