CodigoLancamento |
26123 |
NumeroRegistro |
PRJ-034/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CARACTERIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES EM BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
THAMARA LÚCIA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), LUCELIA CRISTINA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), MILENE THEREZINHA DAS DORES (Coordenador, 01/03/2012 a 31/12/2012), LENÍZY CRISTINA REIS ROCHA (Bolsista PIBEX, 01/03/2012 a 31/12/2012), EMILIANE ANDRADE ARAÚJO NAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), FABIO MARTINS CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), MARCELO RODRIGUES DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012), RENATA ABADIA REIS ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Avaliar as condições higiênico-sanitárias de obtenção de leite cru nas propriedades rurais que fazem uso do tanque de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba, além de orientar estes produtores quanto à importância de um controle de qualidade eficiente, baseado nos requisitos de boas práticas agropecuárias. |
PalavrasChave |
Tanque de resfriamento, Leite cru, Controle de qualidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1)Avaliar as condições higiênico-sanitárias de obtenção de leite cru das propriedades rurais que fazer uso do tanque de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba. 2)Avaliar as condições higiênico-sanitárias de armazenamento do leite nos tanques de expansão comunitário no município de Rio Paranaíba. 3)Analisar os dados obtidos nos objetivos específicos 1 e 2 e salientar as maiores dificuldades e os pontos de deficiência no processo de obtenção de leite com qualidade. 4)Prestar orientação técnica, a grupos de produtores ou individualmente, por meio de reuniões, palestras, preparação de materiais didáticos, além de cursos de capacitação a grupos de produtores de leite conforme demanda a ser observada durante a execução do projeto. 5) Elaborar um Guia de Boas Práticas Agropecuárias, baseado nas principais dificuldades enfrentadas pelos produtores assistidos, que estará à disposição deles após o termino da ação de extensão universitária. |
LocalidadeAtendida |
Municipio de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
97 |
PessoasAtendidasPorMes |
8 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26123 |
CodigoLancamento |
26265 |
NumeroRegistro |
PRJ-043/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MATEMÁTICA E DANÇA: CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO-AP... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
NARA CÓRDOVA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), FATIMA WACHOWICZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), TONIMAR DE SOUZA CÂNDIDO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
- Proporcionar a um grupo de alunos do ensino médio da Escola José Albino Leal do município de Pedra do Anta e a estudantes calouros do curso de Licenciatura em Matemática da UFV experiências de aprendizagem diversificadas e ricas que envolvam conteúdos de Matemática e um contato com técnicas de Dança. - Oferecer a oportunidade de acesso ao conhecimento científico em que os conteúdos de Matemática sejam tratados de modo contextualizado, estabelecendo relações interdisciplinares, sempre que possível. - Resgatar valores sociais como o respeito mútuo e disciplina através da prática da dança, desenvolver o conhecimento corporal e suas potencialidades, buscando trabalhar habilidades físicas, mentais e emocionais. |
PalavrasChave |
Matemática, Dança, interdisciplinaridade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realizar reuniões semanais entre coordenadora do projeto e bolsistas. - Organizar e promover o Encontros de Matemática e Dança. - Preparar materiais lúdicos e roteiros de estudo que envolvam conteúdos de matemática para serem trabalhados de modo contextualizado. - Realizar pesquisas de referências bibliográficas. - Organizar e promover visita de bailarinos convidados para participações especiais de dança. - Divulgar os resultados obtidos em Seminários e Congressos de Educação e Cultura |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual José Albino Leal ( Pedra do Anta -MG) e estudantes da UFV |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26265 |
CodigoLancamento |
24440 |
NumeroRegistro |
PRJ-181/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAG... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Coordenador, 08/01/2011 a 31/12/2012), YORAH BOSSE (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), CLAUSIUS DUQUE GONÇALVES REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), TÂNIA CARLOS GENEROSO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), SILVIO DOMINGOS CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2012 a 31/12/2012), SILVIO DOMINGOS CARDOSO (Bolsista PIBEX, 06/01/2012 a 31/12/2012), CLEBSON CARDOSO ALVES DE SA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2011-08-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Tecnologia da informação |
Objetivo |
Apresentar a informática como ferramenta de apoio no processo educacional de pessoas com deficiência intelectual. O projeto será desenvolvido junto às APAES da região do Alto Paranaíba MG visando o desenvolvimento e a disponibilidade gratuita de um software educacional que ofereça ao deficiente um ambiente favorável à aprendizagem. |
PalavrasChave |
Inclusão digital, Sofware Educacional, Informática Educativa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Realizar visitas às APAES da região do Alto Paranaíba (Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas) visando conhecer o uso de tecnologias empregadas no processo de ensino-apredizagem do deficiente intelectual educável, 2- Selecionar um grupo de alunos, de uma das APAES, com dificuldades semelhantes de aprendizagem, 3- Estudar o processo de ensino-aprendizagem do grupo de alunos em questão através de consultas a fontes bibliográficas (livros, revistas, bibliotecas virtuais, etc), 4- Acompanhar as atividades desenvolvidas pelo professor em sala de aula visando conhecer o processo de ensino-aprendizagem desses alunos, 5- Acompanhar as atividades realizadas nos laboratórios de informática visando identificar as principais dificuldades dos alunos, 6- Projetar, desenvolver e testar um software educativo que auxilie na ensino-aprendizagem desses indivíduos, 7- Preparar o ambiente de implantação do software desenvolvido avaliando os computadores que serão usados para implantação do sistema, 8- Disponbilizar o software gratuitamente às APAES da região do Alto Paranaíba. |
LocalidadeAtendida |
Região do Alto Paranaíba (Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo de Paranaíba e Patos de Minas) |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24440 |
CodigoLancamento |
24581 |
NumeroRegistro |
PRJ-156/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: UM TRABALHO INTERDISCIPL... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
FERNANDO ANTONIO PEREIRA DA SILVA (Orientador, 01/02/2011 a 31/12/2014), DANIELA HENRIQUES EUCLIDES (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), MATEUS FONTES FIALHO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MOACIR CUSTÓDIO FERREIRA JÚNIOR (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), DANIELA HENRIQUES EUCLIDES (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2013), MEIRE CRISTINA SILVÉRIO GOMES (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA AMÉLIA MOREIRA MACHADO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MIXELE DE CÁSSIA ROSA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), LÍLIA DE FÁTIMA DA COSTA FIALHO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), JULIANA APARECIDA MENDONÇA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), PATRICIA DO CARMO TEIXEIRA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA DO CARMO FONTES (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
O projeto tem como objetivo criar de forma interativa e participativa, através de uma educação que forme e informe para o desenvolvimento de uma consciência crítica a cerca das questões ambientais, incorporando as dimensões, políticas, culturais e históricas, permitindo, assim a compreensão da natureza complexa do ambiente, incentivando os alunos envolvidos a diagnosticarem seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo. Neste sentido ele propicia a reflexão sobre o exercício da cidadania, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria de sua qualidade de vida. |
PalavrasChave |
educação ambiental, comunidade rural, meio ambiente |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Desenvolver programas que possibilitem aumentar o conhecimento dos alunos, professores e dos moradores das comunidades envolvidas, sobre a questão ambiental, %u2022Trazer aos jovens da escola a reflexão de que o ser humano faz parte da natureza, já que ?a questão ambiental parece exigir um novo paradigma onde a natureza e cultura não caiam uma fora da outra?. (GONÇALVES, 2004) %u2022Implantar oficinas na Escola abordando temas relativos à Educação Ambiental tais como: %u2022Solos e cultivo de plantas, %u2022Uso de agrotóxicos, %u2022O destino do excedente produzido, %u2022Técnicas agroecológicas, %u2022Segurança alimentar, %u2022Interações ecológicas, %u2022Permacultura, %u2022Reaproveitamento de lixo, %u2022Contaminação da água por resíduos, %u2022Assoreamento dos rios, preservação de nascente, %u2022Plantas medicinais. |
LocalidadeAtendida |
Paula Cândido |
PessoasAtendidas |
170 |
PessoasAtendidasPorMes |
170 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24581 |
CodigoLancamento |
24646 |
NumeroRegistro |
PRJ-267/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ETNOENTOMOLOGIA E LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM AGROECOSSIS... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
VINICIUS ALBANO ARAUJO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), LARA OLIVEIRA CLEMENTE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Identificar a percepção da população de Rio Paranaíba a cerca dos ´insetos´, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico, ou seja, um diálogo entre o cidadão local e o interagente do conhecimento científico a cerca dos Insecta e então amoldar com práticas de educação ambiental os conceitos de quem são os Insecta, sua importância econômica e ecológica. Objetivos Específicos: - Constatar se a população reconhece e exerce algum manejo sobre os insetos que são polinizadores ou pragas agrícolas. - Identificar os pensamentos (conhecimentos e crenças), os sentimentos e comportamentos que intermedeiam as relações dos moradores de Rio Paranaíba com a entomofauna local, - Registrar o modo como os moradores de Rio Paranaíba percebem os insetos e constrói o domínio Etnoentomológico "Inseto", - Determinar a variação cultural no conhecimento etnoentomológico, - Descrever sob o ponto de vista emicista-eticista, a história natural dos insetos individuais ou grupos de insetos que sejam culturalmente importantes, - Identificar os diferentes usos que os moradores de Rio Paranaíba fazem dos insetos, apontando os benefícios que eles podem trazer para a comunidade local, - Identificar os possíveis processos de semi-domesticação dos insetos, - Executar estratégias de educação ambiental (palestras, cursos, oficinas, cartilhas e teatros) na comunidade de Rio Paranaíba, incluindo atividades que envolvam escolas e líderes comunitários, desenvolvendo o domínio "inseto" no contexto da sua diversidade e importância atual na manutenção do equilíbrio ecológico. |
PalavrasChave |
etnoentomologia, insetos, Cerrado |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Diagnóstico com a comunidade local (moradores de áreas de agroecossistemas, crianças, adolescentes e jovens em idade escolar), retratando a percepção dos moradores em relação aos insetos, através de entrevistas dirigidas, - Diagnóstico das principais espécies de insetos da região, principalmente aquelas que envolvem perdas agrícolas, benefícios como polinização e as relacionadas à saúde pública, - Elaboração e apresentação de palestras que envolvam o tema Inseto, tendo como abordagem o impacto da diversidade da Classe Insecta e suas consequências na interação com as sociedades humanas, - Execução de jogos, gincanas e teatros em escolas, fomentando atividades que esclareçam o papel dos insetos na natureza, contextualizando de forma criativa o universo Entomológico e a necessidade de conscientização sobre a conservação e sustentabilidade, - Organizar saídas de campo dirigidas e acompanhada por especialistas em Entomologia, para praticar em campo as informações das palestras e atividades desenvolvidas. Nas saídas de campo pretende-se analisar os habitats e hábitos dos insetos e promover uma discussão sobre sua forma de vida e de interações com outras espécies, - Elaboração de uma cartilha contendo as principais espécies que ocorrem nessa região do Cerrado. Tal cartilha irá conter dados relevantes sobre o ciclo de vida dos insetos, seus hábitos e habitats, impacto na sociedade e esclarecer de forma acessível à comunidade os principais motivos de ocupação desses animais no ambiente domiciliar e peridomicilar, As ações extensionistas propostas buscam promover uma interação entre o conhecimento tradicional e o científico, demonstrando a igualdade de interesses entre a comunidade acadêmica e a local que estão aptas a compartilhar e vivenciar o espaço muito além do conceito estritamente geográfico. Dessa forma, tornam-se fundamentais ações conjuntas que serão suplementares e benéficas para ambas nas questões humano-sociais e ambientais. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaína |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24646 |
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