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gov - CodigoLancamento:26265,NumeroRegistro:PRJ-043/2012,Tipo:Projeto,Titulo:MATEMÁTICA E DANÇA: CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO-AP...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

26265

NumeroRegistro

PRJ-043/2012

Tipo

Projeto

Titulo

MATEMÁTICA E DANÇA: CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO-AP...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

NARA CÓRDOVA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), FATIMA WACHOWICZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), TONIMAR DE SOUZA CÂNDIDO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

- Proporcionar a um grupo de alunos do ensino médio da Escola José Albino Leal do município de Pedra do Anta e a estudantes calouros do curso de Licenciatura em Matemática da UFV experiências de aprendizagem diversificadas e ricas que envolvam conteúdos de Matemática e um contato com técnicas de Dança. - Oferecer a oportunidade de acesso ao conhecimento científico em que os conteúdos de Matemática sejam tratados de modo contextualizado, estabelecendo relações interdisciplinares, sempre que possível. - Resgatar valores sociais como o respeito mútuo e disciplina através da prática da dança, desenvolver o conhecimento corporal e suas potencialidades, buscando trabalhar habilidades físicas, mentais e emocionais.

PalavrasChave

Matemática, Dança, interdisciplinaridade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Realizar reuniões semanais entre coordenadora do projeto e bolsistas. - Organizar e promover o Encontros de Matemática e Dança. - Preparar materiais lúdicos e roteiros de estudo que envolvam conteúdos de matemática para serem trabalhados de modo contextualizado. - Realizar pesquisas de referências bibliográficas. - Organizar e promover visita de bailarinos convidados para participações especiais de dança. - Divulgar os resultados obtidos em Seminários e Congressos de Educação e Cultura

LocalidadeAtendida

Escola Estadual José Albino Leal ( Pedra do Anta -MG) e estudantes da UFV

PessoasAtendidas

30

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26265


gov - CodigoLancamento:24440,NumeroRegistro:PRJ-181/2011,Tipo:Projeto,Titulo:DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAG...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Tecnologia e Pro

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24440

NumeroRegistro

PRJ-181/2011

Tipo

Projeto

Titulo

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAG...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Coordenador, 08/01/2011 a 31/12/2012), YORAH BOSSE (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), CLAUSIUS DUQUE GONÇALVES REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), TÂNIA CARLOS GENEROSO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), SILVIO DOMINGOS CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2011 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 31/12/2012), FERNANDO ROCHA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2012 a 31/12/2012), SILVIO DOMINGOS CARDOSO (Bolsista PIBEX, 06/01/2012 a 31/12/2012), CLEBSON CARDOSO ALVES DE SA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2011-08-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Tecnologia da informação

Objetivo

Apresentar a informática como ferramenta de apoio no processo educacional de pessoas com deficiência intelectual. O projeto será desenvolvido junto às APAES da região do Alto Paranaíba MG visando o desenvolvimento e a disponibilidade gratuita de um software educacional que ofereça ao deficiente um ambiente favorável à aprendizagem.

PalavrasChave

Inclusão digital, Sofware Educacional, Informática Educativa

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1- Realizar visitas às APAES da região do Alto Paranaíba (Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas) visando conhecer o uso de tecnologias empregadas no processo de ensino-apredizagem do deficiente intelectual educável, 2- Selecionar um grupo de alunos, de uma das APAES, com dificuldades semelhantes de aprendizagem, 3- Estudar o processo de ensino-aprendizagem do grupo de alunos em questão através de consultas a fontes bibliográficas (livros, revistas, bibliotecas virtuais, etc), 4- Acompanhar as atividades desenvolvidas pelo professor em sala de aula visando conhecer o processo de ensino-aprendizagem desses alunos, 5- Acompanhar as atividades realizadas nos laboratórios de informática visando identificar as principais dificuldades dos alunos, 6- Projetar, desenvolver e testar um software educativo que auxilie na ensino-aprendizagem desses indivíduos, 7- Preparar o ambiente de implantação do software desenvolvido avaliando os computadores que serão usados para implantação do sistema, 8- Disponbilizar o software gratuitamente às APAES da região do Alto Paranaíba.

LocalidadeAtendida

Região do Alto Paranaíba (Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo de Paranaíba e Patos de Minas)

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24440


gov - CodigoLancamento:24581,NumeroRegistro:PRJ-156/2011,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: UM TRABALHO INTERDISCIPL...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mei

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24581

NumeroRegistro

PRJ-156/2011

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: UM TRABALHO INTERDISCIPL...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

FERNANDO ANTONIO PEREIRA DA SILVA (Orientador, 01/02/2011 a 31/12/2014), DANIELA HENRIQUES EUCLIDES (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), MATEUS FONTES FIALHO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MOACIR CUSTÓDIO FERREIRA JÚNIOR (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), DANIELA HENRIQUES EUCLIDES (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2013), MEIRE CRISTINA SILVÉRIO GOMES (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA AMÉLIA MOREIRA MACHADO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MIXELE DE CÁSSIA ROSA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), LÍLIA DE FÁTIMA DA COSTA FIALHO (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), JULIANA APARECIDA MENDONÇA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), PATRICIA DO CARMO TEIXEIRA (Estagiário, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA DO CARMO FONTES (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

O projeto tem como objetivo criar de forma interativa e participativa, através de uma educação que forme e informe para o desenvolvimento de uma consciência crítica a cerca das questões ambientais, incorporando as dimensões, políticas, culturais e históricas, permitindo, assim a compreensão da natureza complexa do ambiente, incentivando os alunos envolvidos a diagnosticarem seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo. Neste sentido ele propicia a reflexão sobre o exercício da cidadania, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria de sua qualidade de vida.

PalavrasChave

educação ambiental, comunidade rural, meio ambiente

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Desenvolver programas que possibilitem aumentar o conhecimento dos alunos, professores e dos moradores das comunidades envolvidas, sobre a questão ambiental, %u2022Trazer aos jovens da escola a reflexão de que o ser humano faz parte da natureza, já que ?a questão ambiental parece exigir um novo paradigma onde a natureza e cultura não caiam uma fora da outra?. (GONÇALVES, 2004) %u2022Implantar oficinas na Escola abordando temas relativos à Educação Ambiental tais como: %u2022Solos e cultivo de plantas, %u2022Uso de agrotóxicos, %u2022O destino do excedente produzido, %u2022Técnicas agroecológicas, %u2022Segurança alimentar, %u2022Interações ecológicas, %u2022Permacultura, %u2022Reaproveitamento de lixo, %u2022Contaminação da água por resíduos, %u2022Assoreamento dos rios, preservação de nascente, %u2022Plantas medicinais.

LocalidadeAtendida

Paula Cândido

PessoasAtendidas

170

PessoasAtendidasPorMes

170

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24581


gov - CodigoLancamento:24646,NumeroRegistro:PRJ-267/2015,Tipo:Projeto,Titulo:ETNOENTOMOLOGIA E LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM AGROECOSSIS...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTemat

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24646

NumeroRegistro

PRJ-267/2015

Tipo

Projeto

Titulo

ETNOENTOMOLOGIA E LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM AGROECOSSIS...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

VINICIUS ALBANO ARAUJO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), LARA OLIVEIRA CLEMENTE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Identificar a percepção da população de Rio Paranaíba a cerca dos ´insetos´, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico, ou seja, um diálogo entre o cidadão local e o interagente do conhecimento científico a cerca dos Insecta e então amoldar com práticas de educação ambiental os conceitos de quem são os Insecta, sua importância econômica e ecológica. Objetivos Específicos: - Constatar se a população reconhece e exerce algum manejo sobre os insetos que são polinizadores ou pragas agrícolas. - Identificar os pensamentos (conhecimentos e crenças), os sentimentos e comportamentos que intermedeiam as relações dos moradores de Rio Paranaíba com a entomofauna local, - Registrar o modo como os moradores de Rio Paranaíba percebem os insetos e constrói o domínio Etnoentomológico "Inseto", - Determinar a variação cultural no conhecimento etnoentomológico, - Descrever sob o ponto de vista emicista-eticista, a história natural dos insetos individuais ou grupos de insetos que sejam culturalmente importantes, - Identificar os diferentes usos que os moradores de Rio Paranaíba fazem dos insetos, apontando os benefícios que eles podem trazer para a comunidade local, - Identificar os possíveis processos de semi-domesticação dos insetos, - Executar estratégias de educação ambiental (palestras, cursos, oficinas, cartilhas e teatros) na comunidade de Rio Paranaíba, incluindo atividades que envolvam escolas e líderes comunitários, desenvolvendo o domínio "inseto" no contexto da sua diversidade e importância atual na manutenção do equilíbrio ecológico.

PalavrasChave

etnoentomologia, insetos, Cerrado

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Diagnóstico com a comunidade local (moradores de áreas de agroecossistemas, crianças, adolescentes e jovens em idade escolar), retratando a percepção dos moradores em relação aos insetos, através de entrevistas dirigidas, - Diagnóstico das principais espécies de insetos da região, principalmente aquelas que envolvem perdas agrícolas, benefícios como polinização e as relacionadas à saúde pública, - Elaboração e apresentação de palestras que envolvam o tema Inseto, tendo como abordagem o impacto da diversidade da Classe Insecta e suas consequências na interação com as sociedades humanas, - Execução de jogos, gincanas e teatros em escolas, fomentando atividades que esclareçam o papel dos insetos na natureza, contextualizando de forma criativa o universo Entomológico e a necessidade de conscientização sobre a conservação e sustentabilidade, - Organizar saídas de campo dirigidas e acompanhada por especialistas em Entomologia, para praticar em campo as informações das palestras e atividades desenvolvidas. Nas saídas de campo pretende-se analisar os habitats e hábitos dos insetos e promover uma discussão sobre sua forma de vida e de interações com outras espécies, - Elaboração de uma cartilha contendo as principais espécies que ocorrem nessa região do Cerrado. Tal cartilha irá conter dados relevantes sobre o ciclo de vida dos insetos, seus hábitos e habitats, impacto na sociedade e esclarecer de forma acessível à comunidade os principais motivos de ocupação desses animais no ambiente domiciliar e peridomicilar, As ações extensionistas propostas buscam promover uma interação entre o conhecimento tradicional e o científico, demonstrando a igualdade de interesses entre a comunidade acadêmica e a local que estão aptas a compartilhar e vivenciar o espaço muito além do conceito estritamente geográfico. Dessa forma, tornam-se fundamentais ações conjuntas que serão suplementares e benéficas para ambas nas questões humano-sociais e ambientais.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaína

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24646


gov - CodigoLancamento:27135,NumeroRegistro:PRJ-039/2012,Tipo:Projeto,Titulo:ABELHAS PARA A CONSERVAÇÃO: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONH...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematic

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27135

NumeroRegistro

PRJ-039/2012

Tipo

Projeto

Titulo

ABELHAS PARA A CONSERVAÇÃO: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONH...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

DENILCE MENESES LOPES (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2014), CAIO ENRIQUE BARBOSA CHIZZOLINI (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 01/01/2014), GERALDO NERI FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), DENILCE MENESES LOPES (Orientador, 01/01/2012 a 01/01/2014), CAMILA TIAKI ARITA (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 01/01/2014)

DataInicio

2012-01-01

DataTermino

2014-01-01

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Objetivo Geral Este projeto tem como objetivo geral incentivar os filhos de agricultores matriculados na EFA Puris a conhecer sobre biologia, conservação e manejo das abelhas sem ferrão, visando que esta venha a ser uma prática adotada pelas famílias de agricultores, em função do benefício proporcionado por este grupo de insetos nos agroecossistemas em contrapartida a conservação das espécies de abelhas sem ferrão,possibilitando uma nova opção de trabalho rentável. Objetivos Específicos - Incentivar a criação e conservação de abelhas sem ferrão, - Promover o entendimento em relação à importância das abelhas, tanto nos sistemas naturais, quanto em agroecossistemas, - Promover a construção participativa do conhecimento à cerca do manejo das abelhas sem ferrão - Capacitar os participantes a avaliar e caracterizar o hábito de forrageamento de tais abelhas, - Promover a interação dos saberes levantados sobre o assunto em abordagem prática e de pesquisa (monitoração), - Fortalecer a implementação de práticas sustentáveis para manejo de agroecossistemas.

PalavrasChave

Abelhas, Educação ambiental, Meliponini

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O sucesso em projetos de intervenção depende de uma abordagem metodológica que permita a apropriação pela comunidade de todo o processo, desde o planejamento, até a sistematização final das atividades. Isso permite que seus participantes se tornem agentes da transformação de sua própria realidade, resultando em ações coerentes com o contexto local, e por isso mesmo os resultados são mais duradouros. Ao mesmo tempo, afasta o risco levantado por Smit (1996), de se tornar uma ação puramente assistencialista, deixando para trás o princípio da interação dos saberes popular e acadêmico, tão importante na construção do conhecimento. O processo de aprendizagem que se deseja desenvolver vai além da simples extensão de um conteúdo determinado, o que pode gerar passividade e incoerência em ações impostas à comunidade. Pretende pelo contrário, ser um processo de comunicação e aprendizado mútuo, nos termos de Freire (1977), que enxerga o público não simplesmente como alvo, mas como construtor e promotor no seu próprio desenvolvimento. Assim, a abordagem construtivista adotada entende que o ato de conhecer como um processo constante de construção que deve superar a simples assimilação passiva, mas juntamente com os conhecimentos já adquiridos, tornar a aprendizagem em transformação da realidade (Coelho, 2005). Dessa forma, está sendo proposto um curso participativo de criação de abelhas sem ferrão com os estudantes da E.F.A Puris (Escola Familia Agricola de Araponga), bem como os monitores estudantes da U.F.V, que será baseado nas demandas estabelecidas pelos alunos. Duas visitas prévias já foram feitas a (EFA) para fazer um levantamento de qual seria os temas que os alunos gostariam de aprender sobre criação de meliponíneos, essa visita se deu em articulação a um projeto de iniciação cientifica em andamento, do qual se complementa a esse projeto de extensão. Este curso será mediado por estudantes da UFV onde serão abordados os seguintes tópicos: Demostração de exemplos da utilização dos produtos de Apis mellifera e meliponíneos pelo homem ao longo do tempo, bem como das acepções a respeito destes grupos de abelhas na cosmologia dos povos associados. Também serão apresentadas as espécies de meliponíneos e seus ninhos em colméias racionais alocadas no meliponário. - Caracterização taxonômica das abelhas teórica - prática - Identificação de Artrópodes Serão apresentadas características diagnósticas dos grupos de artrópodos terrestres através da manipulação de exemplares de coleção didática. Enfatizar-se-á a distinção entre vespas e abelhas, sendo também iniciada a distinção entre Apis mellifera e meliponíneos. - Biologia de meliponíneos teórica prática - Legislação referente à meliponicultura Serão mostradas as estruturas que compõem os ninhos dos meliponíneos e também a função destas. Também haverá a apresentação de aspectos da enxameação, determinação de sexo, castas em meliponíneos. Ocorrerá a proposição de trabalhos práticos a respeito dos itens anteriores a partir da manipulação de material didático. Por fim discorrer-se-á sobre a legislação pertinente à criação de meliponíneos. - Visita ao meliponário aula prática Durante a visita um meliponário acontecerá a apresentação das condições mínimas para instalação de um meliponário, especialmente em área urbana. Haverá igualmente a demonstração das estruturas de ninhos de meliponíneos e castas. - Ecologia: relação inseto-planta - Montagem de meliponário aula teórica - Transferência de ninhos de meliponíneos para colméias aula teórica - prática Acontecerá a exposição dos pré-requisitos para a instalação de um meliponário. Em seguida, considerando-se a estrutura dos ninhos, serão exibidos os procedimentos e precauções para se realizar a passagem de ninhos de meliponíneos naturalmente estabelecidos para colméias racionais. Completar-se-á a aula com o ensaio de transferência através do uso de modelo didático. - Transferência de ninhos de meliponíneos para colméias aula prática Será executada uma transferência de ninho de meliponíneo para uma colméia racional, paralelamente à realização dos procedimentos preventivos para garantir a sobrevivência da colônia. - Manejo de meliponíneos aula teórica prática Haverá apresentação de métodos para manutenção das colônias de meliponíneos em colméias racionais. Os métodos abarcarão alimentação artificial e defesa contra inimigos naturais. - Divisão de colônias aula teórica prática Apresentar-se-á os princípios para a multiplicação de colônias em meliponíneos atentando-se para os diferentes processos de determinação de castas. Completar-se-á a aula com o ensaio de divisão através do uso de modelo didático. - Divisão de colônias aula prática Será executada uma divisão de ninho de meliponíneo. Paralelamente à realização da divisão, serão feitos procedimentos preventivos para garantir a sobrevivência da colônia. - Discussão final das atividades dos alunos - aula-teórica Será proposta uma avaliação do curso e uma discussão a respeito das perspectivas futuras em relação à meliponicultura por parte dos alunos.

LocalidadeAtendida

Escola EFA puris de Araponga

PessoasAtendidas

40

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27135


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