CodigoLancamento |
24646 |
NumeroRegistro |
PRJ-267/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ETNOENTOMOLOGIA E LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM AGROECOSSIS... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
VINICIUS ALBANO ARAUJO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), LARA OLIVEIRA CLEMENTE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Identificar a percepção da população de Rio Paranaíba a cerca dos ´insetos´, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico, ou seja, um diálogo entre o cidadão local e o interagente do conhecimento científico a cerca dos Insecta e então amoldar com práticas de educação ambiental os conceitos de quem são os Insecta, sua importância econômica e ecológica. Objetivos Específicos: - Constatar se a população reconhece e exerce algum manejo sobre os insetos que são polinizadores ou pragas agrícolas. - Identificar os pensamentos (conhecimentos e crenças), os sentimentos e comportamentos que intermedeiam as relações dos moradores de Rio Paranaíba com a entomofauna local, - Registrar o modo como os moradores de Rio Paranaíba percebem os insetos e constrói o domínio Etnoentomológico "Inseto", - Determinar a variação cultural no conhecimento etnoentomológico, - Descrever sob o ponto de vista emicista-eticista, a história natural dos insetos individuais ou grupos de insetos que sejam culturalmente importantes, - Identificar os diferentes usos que os moradores de Rio Paranaíba fazem dos insetos, apontando os benefícios que eles podem trazer para a comunidade local, - Identificar os possíveis processos de semi-domesticação dos insetos, - Executar estratégias de educação ambiental (palestras, cursos, oficinas, cartilhas e teatros) na comunidade de Rio Paranaíba, incluindo atividades que envolvam escolas e líderes comunitários, desenvolvendo o domínio "inseto" no contexto da sua diversidade e importância atual na manutenção do equilíbrio ecológico. |
PalavrasChave |
etnoentomologia, insetos, Cerrado |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Diagnóstico com a comunidade local (moradores de áreas de agroecossistemas, crianças, adolescentes e jovens em idade escolar), retratando a percepção dos moradores em relação aos insetos, através de entrevistas dirigidas, - Diagnóstico das principais espécies de insetos da região, principalmente aquelas que envolvem perdas agrícolas, benefícios como polinização e as relacionadas à saúde pública, - Elaboração e apresentação de palestras que envolvam o tema Inseto, tendo como abordagem o impacto da diversidade da Classe Insecta e suas consequências na interação com as sociedades humanas, - Execução de jogos, gincanas e teatros em escolas, fomentando atividades que esclareçam o papel dos insetos na natureza, contextualizando de forma criativa o universo Entomológico e a necessidade de conscientização sobre a conservação e sustentabilidade, - Organizar saídas de campo dirigidas e acompanhada por especialistas em Entomologia, para praticar em campo as informações das palestras e atividades desenvolvidas. Nas saídas de campo pretende-se analisar os habitats e hábitos dos insetos e promover uma discussão sobre sua forma de vida e de interações com outras espécies, - Elaboração de uma cartilha contendo as principais espécies que ocorrem nessa região do Cerrado. Tal cartilha irá conter dados relevantes sobre o ciclo de vida dos insetos, seus hábitos e habitats, impacto na sociedade e esclarecer de forma acessível à comunidade os principais motivos de ocupação desses animais no ambiente domiciliar e peridomicilar, As ações extensionistas propostas buscam promover uma interação entre o conhecimento tradicional e o científico, demonstrando a igualdade de interesses entre a comunidade acadêmica e a local que estão aptas a compartilhar e vivenciar o espaço muito além do conceito estritamente geográfico. Dessa forma, tornam-se fundamentais ações conjuntas que serão suplementares e benéficas para ambas nas questões humano-sociais e ambientais. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaína |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24646 |
CodigoLancamento |
27135 |
NumeroRegistro |
PRJ-039/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ABELHAS PARA A CONSERVAÇÃO: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONH... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
DENILCE MENESES LOPES (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2014), CAIO ENRIQUE BARBOSA CHIZZOLINI (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 01/01/2014), GERALDO NERI FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), DENILCE MENESES LOPES (Orientador, 01/01/2012 a 01/01/2014), CAMILA TIAKI ARITA (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 01/01/2014) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2014-01-01 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Objetivo Geral Este projeto tem como objetivo geral incentivar os filhos de agricultores matriculados na EFA Puris a conhecer sobre biologia, conservação e manejo das abelhas sem ferrão, visando que esta venha a ser uma prática adotada pelas famílias de agricultores, em função do benefício proporcionado por este grupo de insetos nos agroecossistemas em contrapartida a conservação das espécies de abelhas sem ferrão,possibilitando uma nova opção de trabalho rentável. Objetivos Específicos - Incentivar a criação e conservação de abelhas sem ferrão, - Promover o entendimento em relação à importância das abelhas, tanto nos sistemas naturais, quanto em agroecossistemas, - Promover a construção participativa do conhecimento à cerca do manejo das abelhas sem ferrão - Capacitar os participantes a avaliar e caracterizar o hábito de forrageamento de tais abelhas, - Promover a interação dos saberes levantados sobre o assunto em abordagem prática e de pesquisa (monitoração), - Fortalecer a implementação de práticas sustentáveis para manejo de agroecossistemas. |
PalavrasChave |
Abelhas, Educação ambiental, Meliponini |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O sucesso em projetos de intervenção depende de uma abordagem metodológica que permita a apropriação pela comunidade de todo o processo, desde o planejamento, até a sistematização final das atividades. Isso permite que seus participantes se tornem agentes da transformação de sua própria realidade, resultando em ações coerentes com o contexto local, e por isso mesmo os resultados são mais duradouros. Ao mesmo tempo, afasta o risco levantado por Smit (1996), de se tornar uma ação puramente assistencialista, deixando para trás o princípio da interação dos saberes popular e acadêmico, tão importante na construção do conhecimento. O processo de aprendizagem que se deseja desenvolver vai além da simples extensão de um conteúdo determinado, o que pode gerar passividade e incoerência em ações impostas à comunidade. Pretende pelo contrário, ser um processo de comunicação e aprendizado mútuo, nos termos de Freire (1977), que enxerga o público não simplesmente como alvo, mas como construtor e promotor no seu próprio desenvolvimento. Assim, a abordagem construtivista adotada entende que o ato de conhecer como um processo constante de construção que deve superar a simples assimilação passiva, mas juntamente com os conhecimentos já adquiridos, tornar a aprendizagem em transformação da realidade (Coelho, 2005). Dessa forma, está sendo proposto um curso participativo de criação de abelhas sem ferrão com os estudantes da E.F.A Puris (Escola Familia Agricola de Araponga), bem como os monitores estudantes da U.F.V, que será baseado nas demandas estabelecidas pelos alunos. Duas visitas prévias já foram feitas a (EFA) para fazer um levantamento de qual seria os temas que os alunos gostariam de aprender sobre criação de meliponíneos, essa visita se deu em articulação a um projeto de iniciação cientifica em andamento, do qual se complementa a esse projeto de extensão. Este curso será mediado por estudantes da UFV onde serão abordados os seguintes tópicos: Demostração de exemplos da utilização dos produtos de Apis mellifera e meliponíneos pelo homem ao longo do tempo, bem como das acepções a respeito destes grupos de abelhas na cosmologia dos povos associados. Também serão apresentadas as espécies de meliponíneos e seus ninhos em colméias racionais alocadas no meliponário. - Caracterização taxonômica das abelhas teórica - prática - Identificação de Artrópodes Serão apresentadas características diagnósticas dos grupos de artrópodos terrestres através da manipulação de exemplares de coleção didática. Enfatizar-se-á a distinção entre vespas e abelhas, sendo também iniciada a distinção entre Apis mellifera e meliponíneos. - Biologia de meliponíneos teórica prática - Legislação referente à meliponicultura Serão mostradas as estruturas que compõem os ninhos dos meliponíneos e também a função destas. Também haverá a apresentação de aspectos da enxameação, determinação de sexo, castas em meliponíneos. Ocorrerá a proposição de trabalhos práticos a respeito dos itens anteriores a partir da manipulação de material didático. Por fim discorrer-se-á sobre a legislação pertinente à criação de meliponíneos. - Visita ao meliponário aula prática Durante a visita um meliponário acontecerá a apresentação das condições mínimas para instalação de um meliponário, especialmente em área urbana. Haverá igualmente a demonstração das estruturas de ninhos de meliponíneos e castas. - Ecologia: relação inseto-planta - Montagem de meliponário aula teórica - Transferência de ninhos de meliponíneos para colméias aula teórica - prática Acontecerá a exposição dos pré-requisitos para a instalação de um meliponário. Em seguida, considerando-se a estrutura dos ninhos, serão exibidos os procedimentos e precauções para se realizar a passagem de ninhos de meliponíneos naturalmente estabelecidos para colméias racionais. Completar-se-á a aula com o ensaio de transferência através do uso de modelo didático. - Transferência de ninhos de meliponíneos para colméias aula prática Será executada uma transferência de ninho de meliponíneo para uma colméia racional, paralelamente à realização dos procedimentos preventivos para garantir a sobrevivência da colônia. - Manejo de meliponíneos aula teórica prática Haverá apresentação de métodos para manutenção das colônias de meliponíneos em colméias racionais. Os métodos abarcarão alimentação artificial e defesa contra inimigos naturais. - Divisão de colônias aula teórica prática Apresentar-se-á os princípios para a multiplicação de colônias em meliponíneos atentando-se para os diferentes processos de determinação de castas. Completar-se-á a aula com o ensaio de divisão através do uso de modelo didático. - Divisão de colônias aula prática Será executada uma divisão de ninho de meliponíneo. Paralelamente à realização da divisão, serão feitos procedimentos preventivos para garantir a sobrevivência da colônia. - Discussão final das atividades dos alunos - aula-teórica Será proposta uma avaliação do curso e uma discussão a respeito das perspectivas futuras em relação à meliponicultura por parte dos alunos. |
LocalidadeAtendida |
Escola EFA puris de Araponga |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27135 |
CodigoLancamento |
27442 |
NumeroRegistro |
PRJ-118/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
OS DESAFIOS DA INTERVENÇÃO: O CATADOR NO CONTEXTO DA COLETA ... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
VITOR JUSTE DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), VITÓRIA DE SENA OSÓRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), TIAGO LUIZ DE ARAUJO POLETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), JÉSSICA MIRANDA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), MARINA PARREIRA ALVES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), BRUNA PAGEL GUASTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), ESTEVÃO LUIZ MAFIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), GUILHERME BONGIOVANI TAVARES DE VASCONCELOS (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 01/01/2013), KÁTIA GOMES DE LAIA (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 01/01/2013), ROBERTA FINAMORE DE ARAÚJO (Bolsista Fapemig, 01/01/2012 a 01/01/2013), CLARICE CIRILO FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), BÁRBARA ALBUQUERQUE GOMES LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), RÔMULO FEITOSA DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), MARIANA OLIVEIRA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 01/01/2013), ÉDER DE MATOS BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), NADIA DUTRA DE SOUZA (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2013), EDUARDO MENDONÇA BARCARO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013), LUANA CRISTINA DA SILVA REIS OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2013) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2013-01-01 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Ressignificar o trabalho dos catadores de lixo como profissão de grande importância socioambiental para o próprio grupo social e para o município de Viçosa e, também, como possibilidade de superação da condição de extrema pobreza. |
PalavrasChave |
Catador de lixo, meio ambiente, coleta seletiva |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Acompanhamento da coleta seletiva nos dias em que esta ocorrerá. Aplicação do método do Diagnóstico Rápido Participativo. Apresentação em simpósios e/ou congressos. Avaliação qualitativa do projeto na visão dos moradores das localidades,trabalhadores da Usina e auto-avaliação da equipe. Captura de imagens e vídeos da Usina, dos catadores em atividade e de todo processo de coleta seletiva. Desenvolvimento de oficinas de arte educação ambiental nas escolas e nas comunidades. Edição de documentário, com as imagens e vídeos capturados. Elaboração da logística da Coleta Seletiva. Elaboração de simpósio e/ou seminário. Escolha das localidades a serem contempladas com a expansão da coleta seletiva. Início da coleta seletiva nas localidades. Publicações em jornais locais e no site da UFV,informações sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto. Realização de grupos de estudos entre os membros do projeto sobre as questões socioambientais relacionadas aos resíduos sólidos domésticos e levantamento do acervo bibliográfico relacionado. Reuniões mensais da equipe para, planejamento, avaliação do andamento do projeto e redistribuição das atividades. Treinamento do método do Diagnóstico Rápido Participativo DRP |
LocalidadeAtendida |
Grande parte da cidade de Viçosa -Mg incluindo condomínios, hotel, clube e bairros |
PessoasAtendidas |
20000 |
PessoasAtendidasPorMes |
20000 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27442 |
CodigoLancamento |
25761 |
NumeroRegistro |
PRJ-277/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONSULTORIA NO ATENDIMENTO DAS CONDICIONANTES AMBIENTAIS PAR... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ANTONIO ALVES SOARES (Coordenador, 21/04/2012 a 20/04/2015), JOSE AMBROSIO FERREIRA NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 21/04/2012 a 20/08/2012), JOSE NORBERTO MUNIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 21/04/2012 a 20/08/2012), SUELY DE FATIMA RAMOS SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 21/04/2012 a 20/08/2012) |
DataInicio |
2012-04-21 |
DataTermino |
2015-04-20 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços consultoria na área de Recursos Hídricos e Ambientais, visando o licenciamento do Sistema de Barragens de Uso Múltiplo do Projeto Jequitaí, na região norte do Estado de Minas Gerais, visando o atendimento das condicionantes da licença prévia. |
PalavrasChave |
Licenciamento Ambiental, Cadastro socioeconomico, Lecença Prévia |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- analise e orientação na elaboração dos documentos necessários para atendimento das condicionantes da licença prévia, - atualização do cadastro físico e sócio-econômico, - elaboração e implantação do Plano/Programas de Negociação para o remanejamento e reassentamento da população beneficiada. |
LocalidadeAtendida |
Jequitaí - MG |
PessoasAtendidas |
1200 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25761 |
CodigoLancamento |
25851 |
NumeroRegistro |
PRJ-025/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ALIMENTAÇÃO: CONSUMO, APROVEITAMENTO INTEGRAL E PRODUÇÃO CAS... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RAISA FERNANDES DE MELO MARQUES (Estagiário, 01/04/2015 a 31/12/2015), BRUNA RODRIGUES DA COSTA (Estagiário, 01/04/2015 a 31/12/2015), CRISTIANA TEIXEIRA SILVA (Estagiário, 01/04/2015 a 31/12/2016), DAYANNE DAS NEVES PEREIRA (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 31/12/2016), JÉSSYCA APARECIDA ROBERTO COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2015 a 31/12/2016), LUCAS RODRIGUES DE SOUZA (Estagiário, 01/04/2015 a 31/12/2016), NÚBIA ESTÊVAM DE ASSIS (Estagiário, 01/04/2015 a 31/12/2016), GENELICIO CRUSOE ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 31/12/2016), KARINA DE OLIVEIRA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2015 a 31/12/2016), LUANA FERNANDES SILVA PAES (Bolsista PIBEX, 01/09/2017 a 30/11/2017), RAQUEL APARECIDA DE SOUZA (Estagiário, 26/09/2016 a 09/12/2016), NATÁLIA LOPES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017), WILLIAM BARBOSA VALADÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017), RAQUEL APARECIDA DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/03/2017 a 30/11/2017), KARINA DE OLIVEIRA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017), MAYARA MIRELA BALBINO DE SOUZA (Bolsista - Outros, 02/01/2012 a 02/01/2013), ANDRESSA SANTOS GONÇALVES (Bolsista - Outros, 02/01/2012 a 31/12/2012), RUI RIOS FERNANDES FILHO (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 08/01/2012), ÁUREA MIRANDA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), VIVIANE SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/11/2017), IRENE MARIA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/11/2017), CLÁUDIA DE FÁTIMA SARAIVA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2014), JUNIA MARISE MATOS DE SOUSA (Coordenador, 01/02/2012 a 23/04/2013), NATÁLIA LOPES DE FREITAS (Bolsista PROEXT, 01/07/2012 a 31/12/2012), DÉBORA BRINATI VALENTIM (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA EDUARDA DA SILVA LANES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2013 a 03/02/2013), NATÁLIA LOPES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 30/06/2012), NATÁLIA LOPES DE FREITAS (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 31/12/2014), MARLI SANTOS ROSADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/11/2017), THAMYRES RODRIGUES FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 02/06/2014), ELZA MARIA VIDIGAL GUIMARAES (Coordenador, 24/04/2013 a 31/12/2013), CLAUDIA SOARES MONTEIRO DA SILVA (Coordenador, 01/02/2014 a 11/06/2014), JUNIA MARISE MATOS DE SOUSA (Coordenador, 12/06/2014 a 30/11/2017), NATÁLIA LOPES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/07/2015), NATÁLIA LOPES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2015 a 30/11/2017), LETÍCIA MARTINS FERREIRA (Estagiário, 01/04/2015 a 31/12/2015), DAYANNE DAS NEVES PEREIRA (Estagiário, 01/03/2017 a 30/11/2017), CAIQUE EDUARDO DA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 30/11/2017) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2017-11-30 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Objetivos: Objetivo Geral Sensibilizar, mobilizar e promover a capacitação de indivíduos, grupos e/ou comunidades para o consumo alimentar saudável, com o aproveitamento integral dos alimentos e alternativas de produção caseira de hortaliças e plantas medicinais na perspectiva agroecológica. Objetivos Específicos 1. Sensibilizar e mobilizar para a discussão sobre segurança alimentar, suas diversas dimensões e a sua relação direta com a manutenção da sáude, 2. Identificar as práticas usuais de higiene e manipulação dos alimentos, de forma a inserir as Boas Práticas de Fabricação (BPF) no cotidiano, 3. Discutir a importância do aproveitamento integral dos alimentos, redução do desperdício e consumo alimentar saudável, 4. Trabalhar técnicas para o reaproveitamento ou uso integral dos alimentos para incremento nutricional da alimentação diária das famílias, 5. Trabalhar técnicas para a produção de alimentos, de acordo com as Boas Práticas de Fabricação, para a comercialização e geração de renda, 6. Incentivar os hábitos alimentares culturais, a partir do cultivo de hortas e plantas medicinais, 7. Trabalhar técnicas para a produção de alimentos na perspectiva agroecológica e de acordo com as possibilidades dos envolvidos. |
PalavrasChave |
Segurança alimentar, Família, Agroecologia |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Estratégia de ação: Sensibilizar, mobilizar e capacitar, a partir da realidade das famílias, para alcançar as seguintes metas: - Consumo e produção de alimentos saudáveis (aspectos sanitários e nutricionais), - Aproveitamento integral dos alimentos (incremento nutricional e redução do desperdício), - Produção de alimentos na perspectiva agroecológica (hortaliças e plantas medicinais), - Sensibilização e mobilização para a discussão da segurança alimentar Atividades: 1. Harmonização do discurso do projeto, Articulação com o Programa TEIA e formação de parcerias 2. Identificação das demandas e dos grupos a serem priorizados e planejamento das atividades 3. Realização de palestras 4. Realização de oficinas sobre aproveitamento integral 5. Realização de oficinas sobre produção de hortaliças e plantas medicinais na perspectiva agroecológica 6. Construção e realização de seminário 7. Realização de reuniões do Grupo de Estudo 8. Confecção e divulgação de material educativo 9. Exibição e análise de filme/documentário 10. Avaliação do projeto |
LocalidadeAtendida |
Famílias, definidas em função do interesse e demandas identificadas. |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25851 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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