CodigoLancamento |
29010 |
NumeroRegistro |
PRJ-003/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAG... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
LEOMAR TIRADENTES (Coordenador, 10/12/2012 a 25/01/2013), SEVERINA SARAH LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2012 a 25/01/2013), LEONARDO VAZ DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2012 a 25/01/2013), HELIO PAULO PEREIRA FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2012 a 25/01/2013), GUILHERME GONÇALVES VIEIRA (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), LEILIANE SOUZA BHERING (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), JAMILTON LOPES SOARES (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), THAIS DUARTE LOPES (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), MARIO ALINO BARDUNI BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2012 a 25/01/2013), PROSPERO BRUM PAOLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2012 a 25/01/2013), KARLLA SUANNY GONÇALVES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2012 a 25/01/2013), JULIANA IRIS BERNARDO FERREIRA (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), KÁTIA GOMES DE LAIA (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), RODSON DE ANDRADE ALLOCCA (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), CLEITON SÁVIO DE OLIVEIRA (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), CLEITON SÁVIO DE OLIVEIRA (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), CLEITON SÁVIO DE OLIVEIRA (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013), RAFAEL CARDOSO TEIXEIRA (Estagiário, 10/12/2012 a 25/01/2013) |
DataInicio |
2012-12-10 |
DataTermino |
2013-01-25 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Levar os participantes a construírem conhecimentos úteis às suas vidas e motivar a aprendizagem de Geografia, através do uso da cartografia, tendo como prática a Corrida de Orientação. |
PalavrasChave |
Geografia, Cartografia, Orientação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Palestras, Minicurso e Prática da Corrida de Orientação |
LocalidadeAtendida |
Estudantes do Colégio de Aplicação CAp/COLUNI, acadêmicos dos cursos de Geografia, Educação Física e |
PessoasAtendidas |
580 |
PessoasAtendidasPorMes |
580 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29010 |
CodigoLancamento |
29151 |
NumeroRegistro |
PRJ-251/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
SABRINA OLIMPIO CALDAS DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 31/07/2013), EDSON ARLINDO SILVA (Coordenador, 01/08/2012 a 31/07/2013), FERNANDA GABRIELA GANDRA PIMENTA MAGALHÃES (Bolsista - Outros, 01/08/2012 a 31/07/2013), LUCIA HELENA GAZOLLA REIS DE SOUZA (Bolsista - Outros, 01/08/2012 a 31/07/2013), CONSTANCE CASTELO BRANCO LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 31/07/2013), BRUNO LISBÔA GONÇALVES (Bolsista - Outros, 01/08/2012 a 31/07/2013) |
DataInicio |
2012-08-01 |
DataTermino |
2013-08-01 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Contribuir para a formação complementar dos estudantes, visando a associação entre teoria e prática.Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação. Diversificar as atividades acadêmicas, com ganhos pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem, com o fim de despetar no estudantes interesse, com consequente melhoria da qualidade do aprendizado, utilizando-se esta proposta iria se fundamentar principalmente em metodologias participativas como "Método Paulo Freire", casos de ensino, simulações empresariais e oficinas temáticas profissionalizantes". |
PalavrasChave |
Práticas administrativas, Metodologias participativas de ensino, Oficinas temáticas profissionalizantes |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Produzir material de apoio para as aulas (apostilas, power point). - Aplicar exercícios teóricos visando fixação de contéudo. - Instituir grupos para as oficinas temáticas. - Discussão e desenvolvimento dos projetos e apresentação de relatórios e resultados. - Aulas de exercícios. - Plantões dúvidas. - Oficinas temáticas. - Planejamento de atividades didático-pedagógicas. - Auxílio ao professor na elaboração, aplicação e correção de exercícios e avaliações. |
LocalidadeAtendida |
Estudantes do curso de graduação em Administração vinculados ao primeiro ano do curso |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
60 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29151 |
CodigoLancamento |
29244 |
NumeroRegistro |
PRJ-253/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA DE RÁDIO RESGATE SORRISOS |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
FERNANDA MACHADO FREITAS (Coordenador, 02/01/2012 a 02/01/2013), ANA CRISTINA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/01/2013), ANDREIA APARECIDA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/01/2013), FERNANDA MARIA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/01/2013), BRUNO SILVA DE OLIVEIRA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/01/2013), ANA PAULA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/01/2013) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2013-02-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Objetivos: Objetivo Geral Promover o Programa Resgate Sorrisos através da rádio Paranaíba AM e Máximus FM, proporcionando interação entre esse meio de comunicação e a Universidade Federal de Viçosa, atrelada a temas motivacionais, elevação de autoestima, melhoria das relações sociais e maior qualidade de vida. |
PalavrasChave |
Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Regional, Educação não formal |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Promover o programa Resgate Sorrisos semanalmente na rádio da cidade - Desenvolver blog do programa, - Criação de Podcast do programa a ser disponibilizada semanalmente em blog, - Seleção e criação de vídeos sobre os temas envolvendo a comunidade, - Entrevista feita com a comunidade, para delimitação dos temas. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba e região |
PessoasAtendidas |
6000 |
PessoasAtendidasPorMes |
6000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29244 |
CodigoLancamento |
26821 |
NumeroRegistro |
PRJ-050/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JAZZ BRASIL: CRIAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E ENSINO EM ´JAZZ BRASI... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
WILLER ARAUJO BARBOSA (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012), JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), ISABELLA TINÔCO SCOLA (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 31/12/2012), ALINE SERZEDELLO VILAÇA (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), GLÁUCIA BUENO LAHMAN (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), TARSES CRISTINA DE CARVALHO TEIXEIRA (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), JULIANA RODRIGUES CANCIO (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), HANA BRENER MOCKDECE (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), JÉSSILA APARECIDA GOMES (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), LARISSA NEVES BARBIERI (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), VALÉRIA CRISTINA FARIA SILVA (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), ADRIANA NOGUEIRA DE LA ROSA (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), GRACIELE RIBEIRO GALDINO (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), RAFAELLA MARA DE FREITAS GRUPIONI (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), VINÍCIUS MONTEIRO LOPES (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), ANELISA MARTINS DE LACERDA (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Traçamos como objetivo geral, o exercício da criatividade, atingindo e interferindo positivamente a comunidade universitária, de Viçosa e região. Assim como apresentar o ensino/composição/experimentação/produção em Dança que se nutre de elementos básicos dos vários estilos de Jazz Dança dialogando e tendo como trilha sonora e elemento de inspiração os diversos estilos de Jazz Música e principalmente sua influência na música nacional. Proporcionando também um envolvente processo de composição coreográfica coletiva. Mantendo assim, um caráter educacional ao valorizar técnicas de dança, o caráter de pesquisa bibliográfica, histórica, corporal e musical. Além, de garantir o caráter experimental que recai sobre a pesquisa e composição coreográfica, assim como o desenvolvimento de uma nova maneira de se ministrar o Jazz Dança. Contemplando ensino, pesquisa, extensão, trabalho coletivo e aprimoramento artístico e acadêmico, tanto da estagiária, quanto dos participantes. |
PalavrasChave |
Jazz Música, Jazz Dança, Jazz Brasileiro |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Elaboração de estudos corporais e coreográficos. Estas práticas corporais ocorrerão no Prédio do Curso de Dança da UFV. E no espaço de ensaio da Banda Municipal Lira Sta. Rita, onde já são desenvolvidos os ensaios. - Composição de espetáculos de Dança e/ou Dança- Teatro (solos, duos e em grupo) inspirados no tema gerador, ou seja, Jazz Música e Dança. A composição é coletiva, trabalha com processos de laboratório, improvisação e manipulação de células coreográficas. - Apresentação dos produtos e processos criativos em diferentes palcos, espaços e cidades. Essas apresentações serão em eventos produzidos pelo Projeto e em eventos em que os espetáculos forem aprovados e/ou convidado. - Elaboração de artigos, monografias. Sob a orientação de Andréa Bergallo Snizek e Willer Barbosa, continuaremos a elaborar e publicar estes importantes matérias de reflexão do projeto. - Atualização constante do Blog: jazzcomjazz.blogspot.com, teremos uma estagiária responsável para que o blog se torne uma fonte de pesquisa para outros grupos, bailarinos, pesquisadores, assim como um portal de divulgação do trabalho desenvolvido no Curso, no Projeto, nas Oficinas e nos Espetáculos. - Grupo de estudos regular a cerca dos temas tratados. |
LocalidadeAtendida |
EFA´s da Região. Escola Estadual Raul de Leoni. Escola CASB. Ponte Nova. São João del Rei. |
PessoasAtendidas |
800 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26821 |
CodigoLancamento |
27123 |
NumeroRegistro |
PRJ-087/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
BULLYING NA ESCOLA: ESTE ATO PODE SER EVITADO - FASE 2 |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
PATRICIA CLAUDIA DA COSTA (Coordenador, 01/02/2012 a 30/12/2012), MARCONANY ANATANAEL MARTINS DA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 30/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-30 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
Objetivo Geral Introduzir a prática anti-bullying e desenvolver uma relação de respeito entre alunos e destes em relação aos professores e funcionários, em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pará de Minas-MG, combatendo as causas deste ato no cotidiano escolar e social de quem pratica ou sofre violência e compreender as manifestações de bullying no cotidiano escolar, além de contribuir para a superação deste problema. |
PalavrasChave |
bullying escolar, clarificação de valores, direitos humanos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Seleção da série a qual será implantado o projeto. Em uma ação conjunta entre o bolsista e a direção da escola, será discutida a quantidade de alunos, a idade e a ocorrência de casos de bullying. A partir dessas informações, será selecionada uma série como foco do projeto, de acordo com a apresentação das propostas e da importância do projeto à direção da escola. Uma síntese da proposta de ação será mostrada neste momento para que a escola reafirme a importância da conscientizar de seus alunos, já assumida no termo de parceria firmado para elaboração da presente proposta. 2. Reunião de apresentação do projeto aos alunos. Após a escolha da série na qual será implantado o projeto, será marcada a primeira reunião, para apresentação do projeto aos alunos, professores e funcionários da escola, com aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio sobre o assunto a ser tratado. Também será distribuído um pedido de autorização aos alunos para que os pais saibam o que está sendo discutido e conceder a participação do seu filho no projeto. Além disso, serão abordados os objetivos, metas e cronograma de ação do projeto e também a escolha das duas peças teatrais que serão apresentadas ao longo do projeto. 3. Introdução do método de clarificação de valores. Será utilizada uma série de exercícios ao longo do projeto para introduzir atividades de conscientização do aluno sobre suas atitudes para com os colegas. 3.1: Construir a identidade moral: -Clarificação de valores. Neste momento, importantes questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying. Esperamos poder apontar, inicialmente, algumas questões, e consideramos fundamental que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões: O que significa Bullying? O que significa ser vítima de bullying? O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying? O que significa ser testemunha de bullying? Quais tipos de bullying existem na escola? O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência? Como ajudar os colegas e a escola a superar este problema? Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola, bem como frases que retratem o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, de agressor ou testemunha. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula ou espalhados pela escola. A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação na qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas, familiares e vizinhos. - Exercícios autobiográficos Redação de autobiografia dirigida: os alunos fazem uma autobiografia sobre sua vida, tendo como informação autobiografias de outras pessoas, e depois em conjunto, ler e comentar as autobiografias. Outras possibilidades de reflexão autobiográfica: se for alunos com menos de oito anos, é importante trabalhar a reflexão sobre suas próprias histórias pessoais em grupo e com participação de todos, por meio da oralidade. 3.2: Aquisição de critérios de juízo moral. _ Discussão de dilemas morais. Diz respeito a uma situação que não oferece uma única solução clara, o que obriga o aluno a refletir, argumentar e justificar racionalmente a alternativa que lhe parece mais justa. - Exercícios de role-playing (representar/fazer o papel) São exercícios de representação, que o aluno interpreta um personagem em uma peça teatral que sofre com o bullying, possibilitando a este aluno desenvolver a capacidade de adotar perspectivas sociais diversas mediante o exercício. Haverá uma apresentação de uma peça teatral com enfoque no tema em questão, o Bullying escolar, visando com esta mostrar para pais, funcionários e professores a real situação do problema. 3.3: Desenvolvimento das capacidades de compreensão crítica. - Compreensão critica. Na compreensão crítica, vamos trabalhar as concepções que cada aluno tem sobre o tema, e expor estas concepções para turma a toda, através de textos feitos por eles, que demonstrem se já sofreram ou presenciaram ataques de bullying nas aulas, no recreio, na entrada e saída da escola, no trajeto de vir e de ir embora da escola, até mesmo em casa. Existe ainda a hipótese de ocorrência do que tem sido chamado de cyberbullying, práticas ocorridas em ambientes virtuais e que são, em muitos casos, igualmente perniciosas. - Enfoque socioafetivos. Neste tema iremos centrar a reflexão em aspectos morais de sujeitos que sofreram ataques de bullying e suas consequências na formulação de perspectivas de vida, além de trabalhar seus estados emocionais. Fazer com que os agressores reflitam sobre seus atos e, consequentemente, reconheçam seus erros e a necessidade de mudanças de atitudes. 3.4: Reconhecer e assimilar valores universalmente desejáveis e informação moralmente relevante. - Exercícios de role-model São condutas humanas que merecem ser conhecidas, e talvez imitadas, tal como se narram nos exercícios. Apresentação do personagem ou acontecimento ?o aluno (a) relata se foi personagem ou se já presenciou?. Perguntas preparatórias. Leitura e trabalho sobre o texto informativo, objeto da situação (apresentação de um texto que fale do problema, seguida de trabalhos informativos, como cartazes, frases e até poesias sobre o assunto em questão, produzidos pelos alunos). Conversar com os participantes sobre como se sentiram ao final do trabalho realizado. - Exercícios de construção conceitual. Consistem na análise, compreensão e construção de conceitos de valores morais, entendidos como universalmente desejáveis. O objetivo dos exercícios é desenvolver o sentido inerente às palavras e regular o modo como são usadas para ensinar o aluno a olhar as situações humanas do ponto de vista da moral. 3.5: Reconhecer e valorizar o pertencer às comunidades de convívio. - Habilidades sociais, resolução de conflitos e atividades informativas. Habilidades sociais têm como objetivo intervir através da educação para implantar condutas e atitudes socialmente adequadas. Resolução de conflitos são atividades que contribuem para a aprendizagem dos processos para resolver situações de conflito e apontam para a construção de instrumentos pessoais imprescindíveis para solucionar autônoma e criticamente essa situação. Atividade informativa trata-se de garantir o acesso a todo conhecimento que tenha uma relevância moral, os tipos de conhecimento informativo no âmbito dos conteúdos relativos a fatos, conceitos e teorias. 4: Elaboração de um portfólio apresentando os trabalhos feitos pelos alunos Elaboração de um portfólio, com os trabalhos feitos pelos próprios alunos, abordando o tema bullying, contando suas próprias histórias: se já sofreram, se já praticaram ou, simplesmente, só viram acontecer com o colega. Esse material será exposto para conhecimento de toda a comunidade escolar, principalmente os pais. 5: Encerramento do projeto. Ao final do projeto será realizada uma reunião com todos os alunos participantes, direção da escola, funcionários e pais de alunos, com a apresentação do portfólio com os trabalhos feitos pelos alunos ao decorrer do projeto, para servir de auxilio para outros projetos, e apresentação de uma peça teatral que vai mostrar o que os alunos aprenderam com o projeto. |
LocalidadeAtendida |
Alunos do ensino fundamental de uma escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Pará d |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27123 |
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