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gov - CodigoLancamento:27123,NumeroRegistro:PRJ-087/2012,Tipo:Projeto,Titulo:BULLYING NA ESCOLA: ESTE ATO PODE SER EVITADO - FASE 2,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Direitos Hum

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27123

NumeroRegistro

PRJ-087/2012

Tipo

Projeto

Titulo

BULLYING NA ESCOLA: ESTE ATO PODE SER EVITADO - FASE 2

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

PATRICIA CLAUDIA DA COSTA (Coordenador, 01/02/2012 a 30/12/2012), MARCONANY ANATANAEL MARTINS DA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 30/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-30

LinhaExtensao

Direitos individuais e coletivos

Objetivo

Objetivo Geral Introduzir a prática anti-bullying e desenvolver uma relação de respeito entre alunos e destes em relação aos professores e funcionários, em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pará de Minas-MG, combatendo as causas deste ato no cotidiano escolar e social de quem pratica ou sofre violência e compreender as manifestações de bullying no cotidiano escolar, além de contribuir para a superação deste problema.

PalavrasChave

bullying escolar, clarificação de valores, direitos humanos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Seleção da série a qual será implantado o projeto. Em uma ação conjunta entre o bolsista e a direção da escola, será discutida a quantidade de alunos, a idade e a ocorrência de casos de bullying. A partir dessas informações, será selecionada uma série como foco do projeto, de acordo com a apresentação das propostas e da importância do projeto à direção da escola. Uma síntese da proposta de ação será mostrada neste momento para que a escola reafirme a importância da conscientizar de seus alunos, já assumida no termo de parceria firmado para elaboração da presente proposta. 2. Reunião de apresentação do projeto aos alunos. Após a escolha da série na qual será implantado o projeto, será marcada a primeira reunião, para apresentação do projeto aos alunos, professores e funcionários da escola, com aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio sobre o assunto a ser tratado. Também será distribuído um pedido de autorização aos alunos para que os pais saibam o que está sendo discutido e conceder a participação do seu filho no projeto. Além disso, serão abordados os objetivos, metas e cronograma de ação do projeto e também a escolha das duas peças teatrais que serão apresentadas ao longo do projeto. 3. Introdução do método de clarificação de valores. Será utilizada uma série de exercícios ao longo do projeto para introduzir atividades de conscientização do aluno sobre suas atitudes para com os colegas. 3.1: Construir a identidade moral: -Clarificação de valores. Neste momento, importantes questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying. Esperamos poder apontar, inicialmente, algumas questões, e consideramos fundamental que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões: O que significa Bullying? O que significa ser vítima de bullying? O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying? O que significa ser testemunha de bullying? Quais tipos de bullying existem na escola? O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência? Como ajudar os colegas e a escola a superar este problema? Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola, bem como frases que retratem o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, de agressor ou testemunha. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula ou espalhados pela escola. A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação na qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas, familiares e vizinhos. - Exercícios autobiográficos Redação de autobiografia dirigida: os alunos fazem uma autobiografia sobre sua vida, tendo como informação autobiografias de outras pessoas, e depois em conjunto, ler e comentar as autobiografias. Outras possibilidades de reflexão autobiográfica: se for alunos com menos de oito anos, é importante trabalhar a reflexão sobre suas próprias histórias pessoais em grupo e com participação de todos, por meio da oralidade. 3.2: Aquisição de critérios de juízo moral. _ Discussão de dilemas morais. Diz respeito a uma situação que não oferece uma única solução clara, o que obriga o aluno a refletir, argumentar e justificar racionalmente a alternativa que lhe parece mais justa. - Exercícios de role-playing (representar/fazer o papel) São exercícios de representação, que o aluno interpreta um personagem em uma peça teatral que sofre com o bullying, possibilitando a este aluno desenvolver a capacidade de adotar perspectivas sociais diversas mediante o exercício. Haverá uma apresentação de uma peça teatral com enfoque no tema em questão, o Bullying escolar, visando com esta mostrar para pais, funcionários e professores a real situação do problema. 3.3: Desenvolvimento das capacidades de compreensão crítica. - Compreensão critica. Na compreensão crítica, vamos trabalhar as concepções que cada aluno tem sobre o tema, e expor estas concepções para turma a toda, através de textos feitos por eles, que demonstrem se já sofreram ou presenciaram ataques de bullying nas aulas, no recreio, na entrada e saída da escola, no trajeto de vir e de ir embora da escola, até mesmo em casa. Existe ainda a hipótese de ocorrência do que tem sido chamado de cyberbullying, práticas ocorridas em ambientes virtuais e que são, em muitos casos, igualmente perniciosas. - Enfoque socioafetivos. Neste tema iremos centrar a reflexão em aspectos morais de sujeitos que sofreram ataques de bullying e suas consequências na formulação de perspectivas de vida, além de trabalhar seus estados emocionais. Fazer com que os agressores reflitam sobre seus atos e, consequentemente, reconheçam seus erros e a necessidade de mudanças de atitudes. 3.4: Reconhecer e assimilar valores universalmente desejáveis e informação moralmente relevante. - Exercícios de role-model São condutas humanas que merecem ser conhecidas, e talvez imitadas, tal como se narram nos exercícios. Apresentação do personagem ou acontecimento ?o aluno (a) relata se foi personagem ou se já presenciou?. Perguntas preparatórias. Leitura e trabalho sobre o texto informativo, objeto da situação (apresentação de um texto que fale do problema, seguida de trabalhos informativos, como cartazes, frases e até poesias sobre o assunto em questão, produzidos pelos alunos). Conversar com os participantes sobre como se sentiram ao final do trabalho realizado. - Exercícios de construção conceitual. Consistem na análise, compreensão e construção de conceitos de valores morais, entendidos como universalmente desejáveis. O objetivo dos exercícios é desenvolver o sentido inerente às palavras e regular o modo como são usadas para ensinar o aluno a olhar as situações humanas do ponto de vista da moral. 3.5: Reconhecer e valorizar o pertencer às comunidades de convívio. - Habilidades sociais, resolução de conflitos e atividades informativas. Habilidades sociais têm como objetivo intervir através da educação para implantar condutas e atitudes socialmente adequadas. Resolução de conflitos são atividades que contribuem para a aprendizagem dos processos para resolver situações de conflito e apontam para a construção de instrumentos pessoais imprescindíveis para solucionar autônoma e criticamente essa situação. Atividade informativa trata-se de garantir o acesso a todo conhecimento que tenha uma relevância moral, os tipos de conhecimento informativo no âmbito dos conteúdos relativos a fatos, conceitos e teorias. 4: Elaboração de um portfólio apresentando os trabalhos feitos pelos alunos Elaboração de um portfólio, com os trabalhos feitos pelos próprios alunos, abordando o tema bullying, contando suas próprias histórias: se já sofreram, se já praticaram ou, simplesmente, só viram acontecer com o colega. Esse material será exposto para conhecimento de toda a comunidade escolar, principalmente os pais. 5: Encerramento do projeto. Ao final do projeto será realizada uma reunião com todos os alunos participantes, direção da escola, funcionários e pais de alunos, com a apresentação do portfólio com os trabalhos feitos pelos alunos ao decorrer do projeto, para servir de auxilio para outros projetos, e apresentação de uma peça teatral que vai mostrar o que os alunos aprenderam com o projeto.

LocalidadeAtendida

Alunos do ensino fundamental de uma escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Pará d

PessoasAtendidas

40

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27123


gov - CodigoLancamento:27174,NumeroRegistro:PRJ-155/2012,Tipo:Projeto,Titulo:CONSUMO DE ALIMENTOS DIET E LIGHT E TRANSTORNOS ALIMENTARES ...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Saúde,

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

27174

NumeroRegistro

PRJ-155/2012

Tipo

Projeto

Titulo

CONSUMO DE ALIMENTOS DIET E LIGHT E TRANSTORNOS ALIMENTARES ...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Saúde

Envolvidos

VIRGINIA SOUZA SANTOS (Coordenador, 02/02/2012 a 31/12/2012), MURIELE PEREIRA MENDES CORNÉLIO (Bolsista PIBEX, 02/02/2012 a 31/12/2012), GABRIELA TOLENTINO AZEVEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 31/12/2012), GABRIELLA GONÇALVES DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 31/12/2012), NATIELE CRISTINA SOARES ALBINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), FLÁVIA REGINA PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

O objetivo geral é promover ações educativas e educação nutricional para estimular hábitos alimentares saudáveis entre os adolescentes, conscientizando sobre o consumo de alimentos diet e light, prevenindo e tratando distúrbios alimentares. Temos o objetivo específico classificar o estado nutricional dos adolescentes, avaliar o consumo e verificar o conhecimento sobre produtos light e diet, o estado nutricional e transtornos alimentares, promover educação alimentar estimulando hábitos alimentares saudáveis, implementar um programa de educação nutricional para adolescentes de escolas públicas do Rio Paranaíba-MG, conscientizar os adolescentes sobre o que são alimentos diet e light e sobre as consequências sobre seu consumo indiscriminado, prevenir distúrbios alimentares, incentivar graduandos do curso de Nutrição a buscarem novos conhecimentos, aperfeiçoar habilidades práticas e pedagógicas dos graduandos do curso de Nutrição e auxiliar as escolas na promoção da alimentação saudável.

PalavrasChave

Adolescentes, Diet/light, Transtornos alimentares

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O trabalho consiste em duas etapas: primeira etapa será feito um diagnóstico dentre os adolescentes, em relação ao estado nutricional, consumo de alimentos diet e light e imagem corporal. Após esta etapa, iniciarão-se as intervenções, com palestras, oficinas e dinâmicas com objetivo de ensinar o que são alimentos diet e light, quais finalidades de utilização destes produtos e estratégias de reeducação alimentar para prevenção dos transtornos alimentares.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba-MG

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

19

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27174


gov - CodigoLancamento:27188,NumeroRegistro:PRJ-102/2012,Tipo:Projeto,Titulo:RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE: A INTERVENÇÃO COMO ...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematica

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27188

NumeroRegistro

PRJ-102/2012

Tipo

Projeto

Titulo

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE: A INTERVENÇÃO COMO ...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

KÁTIA GOMES DE LAIA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), JEFERSON BOECHAT SOARES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), BRUNA PAGEL GUASTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), VITÓRIA DE SENA OSÓRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), VITOR JUSTE DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ESTEVÃO LUIZ MAFIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), NADIA DUTRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), BÁRBARA ALBUQUERQUE GOMES LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ROBERTA FINAMORE DE ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), GUILHERME BONGIOVANI TAVARES DE VASCONCELOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), MARIANA OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ÉDER DE MATOS BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), CLARICE CIRILO FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), CAROLINE OLIVEIRA NEVES DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), RÔMULO FEITOSA DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), TIAGO LUIZ DE ARAUJO POLETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Expandir a coleta seletiva diferenciada no município de Viçosa-MG, e sensibilizar a comunidade sobre os seus benefícios na geração de renda e na redução de impactos ao meio ambiente, salientando a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

PalavrasChave

Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Inovação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Grupos de estudos dos integrantes Intervenções nas localidades em expansão. Continuidade das atividades de extensão nas associações (elaboração da estrutura de vendas e ações que visam o empoderamento dos trabalhadores). Reuniões com grupos e entidades públicas e privadas visando uma articulação em redes sociais. Elaborar e implementar um programa de sensibilização da importância da responsabilidade social e ambiental para todos os agentes. Palestras, visitas ?in loco? e distribuição de cartilhas nas localidades que se desenvolve o projeto e de expansão. Orientação sobre a seleção e modo de acondicionamento dos resíduos sólidos e óleo de cozinha usado disponibilizado pelos moradores. Logística que será implementada pelo SAAE visando a expansão do sistema de coleta do resíduo diferenciado. Análise e discussão dos resultados. Aplicação de questionários nas localidades atendidas e análise dos mesmos. Seminários internos

LocalidadeAtendida

comunidade Viçosense

PessoasAtendidas

19000

PessoasAtendidasPorMes

1500

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27188


gov - CodigoLancamento:30218,NumeroRegistro:PRJ-034/2013,Tipo:Projeto,Titulo:CINE-ECO: INTEGRANDO CINEMA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Meio Ambiente,Ar

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30218

NumeroRegistro

PRJ-034/2013

Tipo

Projeto

Titulo

CINE-ECO: INTEGRANDO CINEMA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

CRISTIANE RAQUEL FERREIRA CÂNDIDO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), SÔNIA MARIA LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), WILLIAN VIEIRA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), WILLIAN VIEIRA DA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), DÊNIS ANTÔNIO DA CUNHA (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2014), MARCEL VIANA PIRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), FRANCISCO XAVIER RIBEIRO DO VALE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

O presente projeto de extensão tem como principal objetivo a exibição gratuita de filmes com temáticas relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável para as comunidades atendidas pelo Instituto Vida de Desenvolvimento Humano de Viçosa, promovendo um debate entre os diversos setores envolvidos e a conscientização da população local acerca dos problemas relacionados à degradação ambiental.

PalavrasChave

Cinema, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

De modo geral, as atividades podem ser organizadas da seguinte maneira: (i) Exibição gratuita dos filmes de temática ambiental, (ii) Debates estes ocorrerão em dois momentos: inicialmente, a audiência se manifesta e comunica sua interpretação, em seguida, o debatedor-convidado se manifestará, buscando, assim, criar um ambiente de diálogo, (iii) formulação de propostas de soluções de problemas a partir da identificação qualitativa e aberta de apontamentos com os membros das comunidade, pretende-se, ao final de cada debate, compor um quadro-resumo quantitativo, no qual serão classificados e aglutinados os problemas identificados de acordo com variáveis temáticas que mais despontarem no debate.

LocalidadeAtendida

Comunidades atendidas pelo Instituto Vida de Desenvolvimento Humano de Viçosa.

PessoasAtendidas

150

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30218


gov - CodigoLancamento:30226,NumeroRegistro:PRJ-074/2013,Tipo:Projeto,Titulo:EDUCAÇÃO URBANA E PATRIMONIAL: CONSTRUINDO SOCIABILIDADE E C...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Cultura,AreaTema

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30226

NumeroRegistro

PRJ-074/2013

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO URBANA E PATRIMONIAL: CONSTRUINDO SOCIABILIDADE E C...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

GUSTAVO OLIVEIRA COSTA (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 20/11/2013), JANSEN LEMOS FARIA (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Coordenador, 01/08/2013 a 30/12/2013), GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), JOSELIA GODOY PORTUGAL (Orientador, 01/08/2013 a 20/12/2013), LUIZ FERNANDO REIS (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), SINVALINA MARIA FONTES DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), HUMBERTO AMORIM OLIVEIRA REZENDE (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), TAYRINE BARCELOS DE FREITAS GOMES (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), JOSARLETE MAGALHAES SOARES (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), CLARISSA FERREIRA ALBRECHT DA SILVEIRA (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), ZENAID NATANIELA MONIZ DOS SANTOS (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), LAIS AMATO AVELAR (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), RAFAELLA DA SILVA CRUZ (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013)

DataInicio

2013-01-08

DataTermino

2013-12-30

LinhaExtensao

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Objetivo

Objetivo geral: despertar na população de Viçosa-MG e da microrregião o interesse pelas questões urbanas, especialmente aquelas vinculadas ao Patrimônio Histórico e Cultural do estado de Minas Gerais, envolvendo as crianças e capacitando os Professores da rede pública de ensino fundamental. Objetivos Específicos: %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto as seguintes questões: elementos e agentes que compõem e constroem o espaço urbano e seu patrimônio edificado, os papéis dos poderes públicos locais, a importância da preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico e cultural do município e dos espaços públicos na cidade, os direitos e deveres deles enquanto cidadãos e a importância da participação na definição dos destinos da cidade. %u2022 Capacitar professores da rede pública de ensino fundamental para formação de agentes multiplicadores da Educação Urbana e Patrimonial. %u2022 Promover eventos efêmeros a fim de difundir questões urbanas e os bens patrimoniais de Viçosa e da microrregião.

PalavrasChave

educação patrimonial, educação urbana, cidadania

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1.Reunião com professores e diretores das escolas atendidas pelo projeto, 2.Revisão bibliográfica, 3.Preparação do conteúdo programático para desenvolvimento do primeiro eixo estrutural do projeto: Educação Urbana, 4.Preparação de peças teatrais infantis sobre os temas abordados no projeto, 5.Apresentação de peças teatrais em espaços públicos das cidades atendidas pelo projeto, 6.Atividades em sala de aula com as crianças das escolas atendidas, 7.Divulgação do curso de capacitação nas escolas das cidades envolvidas e seleção dos professores interessados, 8.Levantamento sobre a história de cada cidade atendida pelo projeto, 9.Preparação de conteúdo programático e elaboração do Guia Didático para o curso de capacitação do professores, 10.Realização do curso de capacitaçãop dos professores, 11.Preparação de material para divulgação do acervo histórico de cada uma das cidades atendidas, 12.Realização de exposições temáticas sobre Educação Urbana e Patrimonial no 13.Campus da UFV e outras áreas públicas, 14.Preparação de artigos e resumos para publicação em revistas e eventos científicos, 15.Redação de relatório final.

LocalidadeAtendida

Viçosa, Cajuri, Teixeiras, Coimbra e Paula Candido

PessoasAtendidas

3540

PessoasAtendidasPorMes

280

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30226


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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
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