CodigoLancamento |
1263 |
NumeroRegistro |
PRJ-001/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONHECER E GOSTAR DE SOLOS: ABORDAGEM INTEGRADA DE SOLOS E M... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
EDUARDA NOGUEIRA VIEIRA (Bolsista PROEXT, 01/12/2012 a 20/11/2013), CLEITON SÁVIO DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 31/10/2012), JULIANA NEDINA SOUZA (Bolsista PROEXT, 02/05/2013 a 13/09/2013), JULIANA NEDINA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 01/05/2013), TALITA DE CÁSSIA FRANCISCO (Bolsista PIBEX, 01/02/2010 a 30/10/2015), THAIS MARIELEN ALEIXO (Bolsista PROEXT, 01/02/2013 a 31/12/2013), ISIS OLIVEIRA CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2010), VITOR NASCIMENTO SECCHIN (Estagiário, 01/02/2010 a 31/12/2011), THIAGO LOURENÇO PADOVAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2010), VINÍCIUS MENDES CERDEIRA (Bolsista PROEXT, 01/08/2012 a 31/12/2012), ALICE SANCHES MELO (Bolsista PROEXT, 01/09/2012 a 31/12/2012), CLEOMAR MARIN ARAUJO (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), ANA CAROLINA FÉLIX LEÃO (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), RODRIGO JARDIM ALMEIDA (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), RENATO DE SOUZA LEONI ROCHA (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), ELISA GRAMACHO DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2010 a 31/12/2015), ELISA GRAMACHO DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/02/2016 a 31/12/2016), TALITA DE CÁSSIA FRANCISCO (Bolsista PROEXT, 01/11/2015 a 31/12/2015), YAGO PEREIRA DE SOUZA (Bolsista PROEXT, 01/02/2011 a 31/12/2016), YAN DUARTE TEIXEIRA BONOTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2016 a 31/12/2016), HYAGO DE OLIVEIRA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2016 a 31/12/2016), DAYANNE CREMONEZ AMÂNCIO (Estagiário, 01/02/2010 a 31/12/2010), NATANAEL JÚNIOR DUARTE SILVA (Bolsista PROEXT, 01/04/2012 a 31/08/2012), MARIANA CANDIAN PEREIRA (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 31/12/2012), LUCAS DIAS MASSARDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2016 a 31/12/2016), DÉBORA CRISTINA LUCAS DOS SANTOS (Bolsista PROEXT, 01/08/2016 a 31/12/2016), ELEIDIMAR REGINALDO (Bolsista PROEXT, 01/08/2016 a 31/12/2016), FERNANDA MÁRCIA SOUZA (Bolsista PROEXT, 01/11/2015 a 31/07/2016), RENATO MÁRCIO SOUZA VIANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), ANGÉLICA DA SILVA LOPES (Bolsista PROEXT, 08/03/2011 a 30/06/2012), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Coordenador, 01/02/2010 a 31/12/2014), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Coordenador, 01/02/2010 a 31/12/2012), LUCAS GONTIJO DE GODOY (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), ANA CRISTINA LOPES JORGE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), ERLAINE APARECIDA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2010 a 31/12/2011), LEILIANE SOUZA BHERING (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), NAYHARA FREITAS MARTINS GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), GABRIEL DE ALMEIDA COUTINHO MELO (Bolsista PROEXT, 01/08/2016 a 31/12/2016), IGOR DODICO FERNANDES SOARES (Bolsista PROEXT, 01/09/2016 a 31/12/2016), ISAC OLIVEIRA GODINHO (Bolsista PROEXT, 01/08/2016 a 31/08/2016), TAYNARA GOMES DE JESUS (Bolsista PIBEX JR, 02/02/2014 a 31/12/2016), HIDELBLANDI FARIAS DE MELO (Coordenador, 01/10/2019 a 31/12/2020) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2020-12-31 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Trabalhar temas de Solos e Meio Ambiente em escolas públicas do município de Viçosa-MG, através da (re)significação de conteúdos e aspectos relativos aos solos, de modo a ampliar nos estudantes e professores a compreensão do solo como parte essencial do meio ambiente, e da importância do seu uso e de sua ocupação sustentáveis e da necessidade de sua conservação. Na perspectiva das comunidades escolares, esse objetivo significa contribuir para a consolidação e efetivação da Educação Ambiental nas escolas e na comunidade. |
PalavrasChave |
educação em solos, educação ambiental, MUSEU DE CIÊNCIAS |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
Metas: %uF0A7Visitar, conhecer e estabelecer critérios para a seleção de quatro escolas para a realização do trabalho (entre outros, são critérios as necessidades, o interesse e o desejo de envolvimento da escola), %uF0A7Realizar um diagnóstico nas escolas selecionadas, através de visitas e encontros com estudantes, professores e coordenadores para conhecer a estrutura da escola, a realidade escolar, a comunidade em que estão inseridos e os conhecimentos e vivências da comunidade escolar. O diagnóstico vai orientar a construção das ações a serem desenvolvidas na escola, %uF0A7Realizar reuniões semanais da equipe envolvida, para preparação das atividades que serão realizadas nas escolas. Nestas reuniões serão estudados os temas, concebidos os encontros e atividades, definidas as atividades e as dinâmicas, organizados e desenvolvidos os materiais e a serem utilizadas e desenvolvida a organização geral, %uF0A7Elaborar a proposta de trabalho de cada escola em conjunto com os professores, coordenadores e diretores das escolas selecionadas, a partir de uma proposta apresentada pela equipe, %uF0A7Definir os espaços e tempos para a exposição e as atividades do Espaço Proibido não Tocar, para a capacitação de professores, para o desenvolvimento de projetos com os estudantes da escola, %uF0A7Realizar a exposição Solos: evolução e diversidade em pelo menos quatro escolas do município de Viçosa, %uF0A7Organizar e desenvolver cursos de capacitação para professores e demais interessados de modo que esses possam ser multiplicadores das atividades no meio escolar tanto no decorrer quanto após o término do projeto, %uF0A7Organizar e desenvolver pelo menos um projeto interdisciplinar em cada escola selecionada e estimular e orientar a realização de outros em articulação com outros atores e sujeitos das comunidades escolares, %uF0A7Realizar oficinas em seis módulos que serão trabalhados no ao longo de dois meses abordando temas de solos e meio ambiente nos projetos interdisciplinares, %uF0A7Elaborar roteiros, jogos, dinâmicas e experimentos que (re)signifiquem e articulem conteúdos de solos e meio ambiente para as oficinas e projetos interdisciplinares, %uF0A7Organizar e montar kits didáticos de rochas, minerais e materiais de solos para utilização nas atividades do projeto e para doação às escolas, %uF0A7Realizar pelo menos dois encontros de capacitação e dois seminários de avaliação e planejamento das atividades, %uF0A7Elaborar materiais didáticos de apoio aos professores e comunidades escolares, assim como cartilhas e informativos que possam ser entregues aos estudantes e suas famílias, aproximando assim, a comunidade das ações de extensão da universidade, %uF0A7Registrar, relatar, analisar e avaliar cada atividade realizada, subsidiando a sistematização das atividades e a reflexão teórica da equipe, %uF0A7Realizar reuniões mensais para avaliar as ações do projeto bem como o envolvimento da equipe %uF0A7Realizar uma oficina final de avaliação, com as professoras participantes no ano do projeto, estagiários e bolsistas do PES. %uF0A7Produzir e organizar acervo de imagens (vídeos e fotos) produzidas no decorrer do projeto, %uF0A7Conceber, produzir e distribuir um documentário sobre o projeto, que funcionará como ferramenta de avaliação das atividades e de divulgação das ações do projeto, %uF0A7Elaborar relatórios parciais e final de atividades. |
LocalidadeAtendida |
Município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1263 |
CodigoLancamento |
1275 |
NumeroRegistro |
PRJ-127/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM COOPERAÇÃO COM COMUNIDAD... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
GISLENE DOS SANTOS PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), JOSE HORTA VALADARES (Coordenador, 01/03/2010 a 01/03/2011), JULIO CEZAR OLIVEIRA SANT ANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), MAIDA DE FÁTIMA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), EMERSON ALCIDES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), BRUNO COSTA DA FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), DANIEL VECCHIO ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), CAMILA GONZAGA LUZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2011-03-01 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Conscientizar crianças e pré-adolescente sobre a importância da preservação da vida e do meio ambiente por meio da valorização de hábitos saudáveis. |
PalavrasChave |
Desenvolvimento Infantil, Desenvolvimento comunitário, educação |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
?Elaborar oficinas lúdicas, com temáticas educacionais, culturais e esportivas. ?Realizar trabalhos de produção artística que estimulem a criatividade. ?Aplicar metodologias cooperativistas para despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais. ?Realizar visitas em eventos científicos, artísticos e ecológicos da UFV. ?Realizar exposições e apresentações públicas dos trabalhos das crianças. ?Realizar atividades mensais com os pais das crianças inscritas. ?Buscar maior acompanhamento e coordenação profissional através de vínculos e parcerias com instituições. ?Participar de festividades e eventos do bairro. ?Buscar sensibilizar os moradores, as associações comunitárias e o Poder Público Municipal para a necessidade de viabilizar um espaço de lazer no bairro. |
LocalidadeAtendida |
Bairro Santo Antonio - Viçosa, MG |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1275 |
CodigoLancamento |
1280 |
NumeroRegistro |
PRJ-181/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
USO DE EMBALAGENS TETRA PACK COMO SOLUÇÕES ALTERNATIVAS REUT... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ANTONIO CLEBER GONCALVES TIBIRICA (Coordenador, 04/01/2010 a 31/12/2010), ANTONIO CLEBER GONCALVES TIBIRICA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2010), JOYCE CORRENA CARLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2010), PEDRO CÉSAR ALMEIDA (Bolsista PIBEX, 04/01/2010 a 31/12/2010), RUTH MARTINS REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2010), FELIPE ISAMU SAKYAMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-01-04 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Produzir manta térmica a ser aplicada como subcobertura de casas em bairros com residentes de baixo poder aquisitivo, a partir da reutilização das caixas ?longa vida?, e da capacitação de mão-de-obra local. |
PalavrasChave |
mantas térmicas, cobertura de edificações, reuso de embalagens |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Levantamento de dados e estudo da aplicação e eficiência da técnica, mediante contato do bolsista com outros projetos semelhantes já realizados ou em andamento no Brasil como o ?Longa-vida?. - Estudo da aplicação da técnica em Viçosa, a partir da determinação de propriedades de transferência, refletância e absorção de calor dos materiais, segundo o contexto climático de Viçosa. - Levantamento dos materiais, propondo para ASBEN a doação das embalagens ?longa-vida? recolhidas. - Junto à coordenação da REBUSCA: esquematização das oficinas de capacitação para a confecção da manta térmica a serem realizadas pelo grupo de mulheres de Posses, planejando os métodos e o uso da infra-estrutura da creche. - Elaboração do produto e experimentação/teste, juntando as embalagens, retirando as extremidades, lavando com água e detergente, desinfetando com água e dióxido de cloro e costurando as caixas, na forma de mantas feitas com as caixinhas abertas e coladas lado a lado. - Avaliação do processo e do produto, levantando dados que serão analisados e estudados, considerando variáveis climáticas e condições de instalação, com estabelecimento de gráficos comparativos para fim avaliativo. - Divulgação do resultado da avaliação do projeto e da técnica junto à comunidade, publicando os resultados do projeto. - Montagem da equipe para continuidade do projeto - Elaboração do relatório final |
LocalidadeAtendida |
Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1280 |
CodigoLancamento |
1154 |
NumeroRegistro |
PRJ-101/2009 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO ?SUPERAÇÃO JÚNIOR III? REDE DE COOPERAÇÃO E DE APOIO... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
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AreaTematica2 |
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Envolvidos |
ALICE RODRIGUES BORGES LAZARONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2010 a 30/12/2010), AGUIDA GARRETH FERRAZ ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 01/03/2012), ODEMIR VIEIRA BAETA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 01/03/2012), WENDER FRAGA MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 01/03/2012), KAROLINE MOREIRA DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2012), FELIPE GUEDES PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 01/03/2012), MAGNUM HERLY BARREIROS DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 01/03/2012), ÉTTORE ARAUJO BUZZO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 01/03/2012), PATRICIA SANTOS ABRAHÃO (Bolsista - Outros, 01/03/2010 a 01/03/2012), OSMAILDA DA FONSECA GOMES (Bolsista PIBEX, 01/07/2010 a 31/12/2010), MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER (Coordenador, 01/03/2010 a 01/03/2012), MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2012), ALICE RODRIGUES BORGES LAZARONI (Bolsista PIBEX, 01/03/2010 a 30/06/2010), OSMAILDA DA FONSECA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/06/2010), BRUNO RIBEIRO TARTAGLIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/04/2010), KAROLINE MORAIS D?ASSUNÇÃO (Bolsista PIBEX, 01/03/2014 a 31/12/2014), KAROLINE MORAIS D?ASSUNÇÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 28/02/2014), OSMAILDA DA FONSECA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/03/2012), HENRIQUE DE MELO SILVA (Bolsista PIBEX, 01/03/2010 a 01/03/2014), CARLA DE SOUZA CRUZATO (Estagiário, 01/04/2013 a 01/03/2014), BRENDOW DE OLIVEIRA FRAGA (Estagiário, 01/04/2013 a 01/03/2014) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2015-03-01 |
LinhaExtensao |
Empreendedorismo |
Objetivo |
Desenvolver uma rede de cooperação e intercâmbio entre os agentes (alunos empresários juniores, professores coordenadores das EJ´s e a comunidade viçosense) ligados ao movimento júnior na UFV. Contribuir com a formação e aperfeiçoamento dos membros das empresas juniores da UFV por meio de tecnologias articuladas com os eixos temáticos de trabalho deste projeto, que visam em última instância, melhorar o atendimento e a oferta de serviços (gratuitos ou não) aos seus respectivos públicos-alvo na sociedade Viçosense e região. |
PalavrasChave |
Empresa júnior, Formação Empreendedora, Movimento Júnior |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
%u2022Realizar uma reunião de apresentação desta quinta edição (revista e ampliada) do projeto na CEMP e CEMPRE/UFV para representantes das empresas juniores na segunda quinzena de março de 2010, %u2022Realizar seis oficinas com os membros das empresas juniores sobre três eixos temáticos: comunicação, processo sucessório e efetividade das empresas juniores, %u2022Requisitar seis relatos de experiência por escrito e verbal por empresa júnior participante sobre os eixos temáticos tratados nas oficinas, %u2022Ampliar e manter o banco de dados, criado em 2007, sobre a descrição dos fatores críticos manifestadas pelas empresas juniores, bem como das suas ações construídas a partir deste projeto de extensão, %u2022Promover a participação das empresas juniores ativas (em funcionamento normal) em 2009, preferencialmente no mínimo 70% delas, durante todas as ações deste projeto, %u2022Participar das reuniões de discussão da CEMP/ CEEMPRE durante cada semestre. %u2022Acompanhar as atividades das empresas júnior a fim de avaliar o desenvolvimento dos eixos temáticos nas EJ´s. %u2022Divulgar o projeto junto a outras EJ´s em Instituições de Ensino Superior e a organizações da sociedade civil organizada (Câmara dos Vereadores, Casa do Empresário etc.) da região de Viçosa. |
LocalidadeAtendida |
Microregião de Viçosa |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1154 |
CodigoLancamento |
1181 |
NumeroRegistro |
PRJ-025/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONFECÇÃO E USO DO LAMINÁRIO DIDÁTICO DE ANATOMIA VEGETAL NA... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
LUCIANO BUENO DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), JAQUELINE DIAS PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), SINARA VIEIRA AMARAL (Bolsista PIBEX, 03/01/2010 a 31/12/2010), CLEUNICE MARIA DE CASTRO CAETANO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), JAQUELINE DIAS PEREIRA (Coordenador, 03/01/2010 a 31/12/2010), FERNANDO FERNANDES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010), ANANDA RESENDE RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Confeccionar um laminário didático de Anatomia Vegetal para as aulas de Biologia da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, Rio Paranaíba, MG, bem como instruir os professores para sua utilização e ministrar uma aula demonstrativa com os alunos desta escola. Propiciar um aprendizado mais contextualizado e prazeroso dos nomes e conceitos da Botânica, em especial da Anatomia Vegetal. |
PalavrasChave |
anatomia vegetal, botânica, laminário histológico |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Confeccionar o laminário didático de Anatomia Vegetal, Reconhecer as células, tecidos e órgãos das amostras vegetais do laminário de Anatomia Vegetal, Realizar aulas dinâmicas para a confecção de algumas lâminas durante as aulas, de acordo com o conteúdo, Capacitar professores e alunos na utilização de microscópios para a visualização das lâminas produzidas. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
238 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1181 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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