CodigoLancamento |
27447 |
NumeroRegistro |
PRJ-186/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
GAO: TRABALHANDO A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORM... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
MARCELO LOURES DOS SANTOS (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012), AMANA REDIVO FARES (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), PEDRO RODRIGUEZ SUAREZ GOMES (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), ISABELA LADEIRA (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 31/12/2012), RODRIGO ALMEIDA SANTOS (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), ANA TERRA BRAVIM DOS SANTOS (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), MARILIA LEITÃO HERDY (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), KIM SÁ DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), FÁBIO DE OLIVEIRA MOREIRA (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), RAQUEL SANTANA MILAGRES (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), LUISA CALDAS DE MORAES (Estagiário, 01/01/2012 a 31/12/2012), MAIARA LIS DE BARROS GODINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), IRENE MARIA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), PEDRO HENRIQUE DE MOURA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Trabalhar as técnicas e experimentações citadas na metodologia tanto na área do MATAGAO quanto nas propriedades rurais atendendo as demandas locais, através de uma construção participativa e horizontal, divulgando cada vez mais os preceitos da Agroecologia a fim de aumentar o número de pessoas sensibilizadas por esta corrente de transformação social |
PalavrasChave |
Agroecologia, Formaçao diferenciada dos estudantes, autogestao |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Visitas à área do MataGAO: Na ocasião das visitas escolares na área MataGao, serão demonstradas e explicadas as técnicas e trabalhos desenvolvidos pelo grupo na área, tal como plantio orgânico de alimentos, plantas medicinais, sistema agroflorestal e hortaliças. Também será demonstradas técnicas menos impactantes que visam o reaproveitamento de resíduos na agricultura e economia de energia, tal como o banheiro seco e minhocário. O professor e os estudantes da turma iram receber sementes e/ou mudas de arbóreas nativas, acompanhado de uma orientação e sugestões de plantio e uso para fomentar a prática de preservação ambiental. com posterior acompanhamento técnico-pedagógico da equipe visando inclusive avaliar os resultados obtidos nesta meta. Quinta-Agroecológica: Trata-se de um espaço, do qual são levados temas ambientais, políticos e socais que permeiam a temática da agroecologia com o propósito de discussão e debate. O espaço é enriquecido com textos e vídeos, além de seminários e convidados especiais. É construído pelo Mutirão Ciranda que é a articulação conjunta dos três grupos de agroecologia que atuam na UFV hoje, além do GAO, o SAUÍPE e o Apêti. Este evento é mensal e envolve além de agricultores locais, estudantes e professores de outras instituições. Oficina de Compostagem: A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos estáveis e utilizáveis na agricultura. A partir dessa transformação se obtém um material de cor escura, rico em nutrientes que pode ser utilizado na adubação de plantas. O composto é um excelente material para adubação de culturas e reciclagem de materiais. Esta oficina terá o enfoque sobre a reciclagem do lixo, o uso de compostos orgânicos nos quintais de suas casas e nas escolas além da capacitação dos envolvidos. Oficina de Percepção Ambiental Ela tem por objetivo demonstrar os diferentes ambientes presentes na cidade, universidade, floresta e pastagens. No inicio de cada período será realizada uma caminha ecológica, com roteiro pré-definido e abordagens das sensações e observações vividas no cotidiano e vislumbradas na caminhada. Canteiro instantâneo No canteiro instantâneo é feito a Compostagem de resíduos vegetais provenientes da própria área, com objetivo de suprir periodicamente a adubação necessária para manter a fertilidade do solo. Essa técnica é de fácil implementação e será demonstrada para fomentar a pratica ecológica de agricultura urbana, principalmente para pessoas mais carentes. Oficina de Reciclagem O GAO tem experiência na implementação de sistema de irrigação localizada por microaspersão usando hastes de cotonete na estufa de cultivos olerícolas. Além do sistema de irrigação utilizando hastes de cotonete, foram utilizadas garrafas PET para a irrigação da área de cultivos anuais e o viveiro de mudas florestais, além da construção de sofás, pufs, e diversos outros materiais úteis para o dia a dia, na área do MATAGAO, portanto o grupo se prontifica a compartilhar tais experiências com a comunidade local e universitária. Oficina de Bioconstrução O grupo faz um trabalho de resgate de diversas práticas tradicionais que tendem a se perder em meio ao processo de modernização, e as construções com barro e bambu principalmente ganham cada vez mais espaço dentro do grupo. Hoje o grupo se encontra apto a oferecer práticas de bioconstrução na construção de bancos de hiper/supera dobe, fogão e forno de barro, oca modelo indígena de bambu, barro e cimento, paredes de pau-a-pique, adobe e taipa de pilão. Oficina de Sabonetes Naturais Os sabonetes ecológicos por serem produzidos a partir de elementos naturais como plantas, flores, sementes e glicerina vegetal causam muito menos impacto ao ambiente e a saúde humana, tem baixo custo, e além de gerar uma autonomia em relação ao consumo pode ser também um meio enriquecedor à renda da família a partir da comercialização. Com esta oficina o grupo tem como alvo principal as mulheres da comunidade, como forma de incentivo a maior independência desta no meio, a autonomia financeira da família e incentivo a criação de cooperativas local. Terças de Trocas Este espaço também é uma realização da Articulação Ciranda dos Grupos de Agroecologia da UFV, que acontece mensalmente na Casa 18 da Vila Janeth envolvendo proconsumidores de uma variedade imensa de produtos, desde agrícolas à artesanais, onde o público basicamente é constituído pela comunidade universitária e viçosence. Cestas de Produtos Agroecológicos Talvez esta seja a atividade de maior impacto à comunidade que o grupo esta envolvido. A Articulação Ciranda, juntamente com a ITCP e o CTA iniciou no 2º semestre de 2011 a Distribuição de Cestas de Produtos Agroecológicos que envolve produtores do Assentamento do MST - Olga Benário -, produtores agroecológicos de Coimbra, Viçosa, Araponga e Divino. A lista de produtos ofertados da semana chega virtualmente aos consumidores cadastrados, principalmente professores e alunos da UFV, no início da semana e na sexta-feira os mesmos retiram seu pedido na Casa 18, ponto de distribuição e apoio à atividade. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27447 |
CodigoLancamento |
21396 |
NumeroRegistro |
PRJ-010/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EMPREENDER PARA DESENVOLVER: TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DOS P... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
AUREA LUCIA SILVA ANDRADE (Coordenador, 11/08/2011 a 12/09/2011), GILBERTO VENANCIO LUIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2010 a 10/09/2011), FERNANDA MACHADO FREITAS (Coordenador, 10/08/2010 a 10/08/2011), RAQUEL SANTOS SOARES MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/11/2010 a 10/09/2011), PEDRO HENRIQUE SOARES FARIA ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2010 a 10/09/2011), PEDRO LUÍS MUZEKA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2010 a 10/09/2011), ANA CRISTINA MIRANDA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/10/2010 a 10/09/2011), BRUNO BARBOSA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2010 a 10/09/2011), ALICE BARBOSA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2010 a 10/09/2011), ALINE DE OLIVEIRA MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2010 a 10/09/2011), JUNIA GONCALVES OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2010 a 10/09/2011), MARCUS VINÍCIUS SOARES FARIA ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2010 a 10/09/2011), PAULO NOGUEIRA ANDRADE GODOI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2010 a 10/09/2011) |
DataInicio |
2010-08-10 |
DataTermino |
2011-09-12 |
LinhaExtensao |
Emprego e renda |
Objetivo |
Objetivo Geral Capacitação e qualificação dos produtores e trabalhadores envolvidos nas atividades das Feira dos Produtores de Rio Paranaíba, através do fortalecimento da capacidade organizacional e produtiva. Objetivos Específicos - Implementar uma rede cooperação através da formação da visão associativista, fortalecendo as estruturas já existentes e buscar formas de melhoramento de produção, comercialização, abordagem de clientes, entre outras formas. Metas: Melhorias na organização estrutural da feira, capacitação na área de produção com qualidade, gestão de custos, abordagem do cliente para vendas, investimentos de lucratividade, abertura de uma cooperativa de produtores. |
PalavrasChave |
Desenvolvimento Regional, Empreendedorismo, Autogestão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-aplicação de questionários para os produtores a respeito dos produtos oferecidos e estruturação de produção. 2-aplicação de questionários para os consumidores para conhecer o perfil de compras, qualidade dos produtos oferecidos, quantidade de gastos e preferências. 3-reuniões de planejamento e treinamento dos produtores a cerca de gestão da produção, análise de custos, abordagem do cliente e gestão de lucros. 4- cursos específicos para cada gênero de produtores, de pragas e doenças. 5- treinamento acerca de cooperativismo e associativismo, 6- reuniões para viabilizar a estruturação de uma cooperativa de produtores. Metas 1 Implantar modelos de gestão da qualidade do atendimento, 2.- Ter adesão de 75% dos feirantes como participantes dos eventos (cursos e outros), 3 - Fomentar a criação de uma organização autogestionária (cooperativa) dos trabalhadores da feira que são produtores. 4 Criar um ambiente agradável e esteticamente atrativo para a realização da feira. 5 Elaborar um manual com orientações para organização de feiras de produtores visando disseminar essa tecnologia social. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
11000 |
PessoasAtendidasPorMes |
2000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21396 |
CodigoLancamento |
21627 |
NumeroRegistro |
PRJ-216/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CENTRO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (CELIB |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ANA LUISA BORBA GEDIEL (Coordenador, 06/01/2011 a 06/12/2011) |
DataInicio |
2011-01-06 |
DataTermino |
2011-12-06 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
1. Oferecer cursos regulares (permanentes e/ou eventuais) de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS em níveis básico, intermediário e avançado e cursos eventuais para fins específicos, 2. Oferecer campo de estágio aos alunos do curso de graduação Letras do DLA que tenham realizado a disciplina LET 290, 3. Proporcionar a troca de experiências e conhecimentos com professores-pesquisadores e discentes de outras universidades através do planejamento de eventos relacionados à área, 4. Servir de campo de aplicação de experimentos em LIBRAS, 5. Viabilizar o acesso à aprendizagem de LIBRAS aos alunos com baixo poder aquisitivo, 6. Servir de campo de pesquisa para os professores do DLA, para os alunos dos cursos de graduação em projetos de iniciação científica e para os próprios bolsistas do projeto. |
PalavrasChave |
ensino-aprendizagem, LIBRAS, Cultura Surda |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Seleção de bolsistas de extensão e estagiários Curso de treinamento para novos bolsistas (professores, 2. Realização de reuniões com o grupo de bolsistas, 3. Orientação individual aos bolsistas, 4. Planejamento para os cursos (bolsistas/professores, coordenadores, 5. Preparação de aulas (bolsistas/professores, 6. Seleção de bolsistas de extensão e estagiários Curso de treinamento para novos bolsistas (professores, 7. Realização de processo de matrícula dos cursos (secretários/ estagiários,) 8. Realização de Jornadas Pedagógicas, 9. Realização de reuniões com o grupo de bolsistas, 10. Orientação individual aos bolsistas, 11. Elaboração e aplicação do teste de nivelamento a ser aplicado pelos bolsistas de extensão, 12. Confecção de relatórios semestrais dos bolsistas de extensão, 13. Aplicação de questionários de avaliação aos alunos dos cursos. |
LocalidadeAtendida |
UFV/ Viçosa |
PessoasAtendidas |
54 |
PessoasAtendidasPorMes |
54 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21627 |
CodigoLancamento |
21837 |
NumeroRegistro |
PRJ-021/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JORNAL FOLHA BIOLÓGICA - FERRAMENTA PARA A DIFUSÃO DA CIÊNCI... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
MARIA EUGÊNIA SILVA E SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/04/2023 a 22/05/2025), LUIZ GUILHERME PEREIRA PIMENTEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 18/03/2022 a 22/05/2025), RAFAEL AUGUSTO SILVA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 18/03/2022 a 22/05/2025), GIOVANNA FERRERIA DA FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 18/03/2022 a 22/05/2025), SAMYRA STÉPHANE NEVES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 18/03/2022 a 22/05/2025), PRISCILA MARTINS DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 18/03/2022 a 22/05/2025), LORENNE KELLEN LEITE DE ABREU ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 18/03/2022 a 22/06/2022), VITOR AUGUSTO REZENDE SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/04/2020 a 31/03/2021), THAMARA DA SILVA RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 18/03/2022 a 22/04/2023), VITOR AUGUSTO REZENDE SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 18/03/2022 a 22/08/2022), ALEXANDRE DOS SANTOS MELLO (Bolsista PIBEX, 01/03/2018 a 01/07/2019), POLLYANA RODRIGUES MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/11/2010 a 31/12/2011), GUILHERME WINCE DE MOURA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2014 a 30/11/2015), ROSANA DE MESQUITA ALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 01/12/2015), KARINE FREHNER KAVALCO (Coordenador, 22/05/2010 a 22/05/2025), RUBENS PAZZA (Comissão Coordenadora, 22/05/2010 a 22/05/2025), FRANCISCO DE MENEZES CAVALCANTE SASSI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/12/2017), JULIENE DOS REIS MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/11/2010 a 31/01/2011), ERIC AZEVEDO CAZETTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/11/2010 a 31/01/2011), NATHAN PEREIRA LIMA AMORIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/11/2010 a 31/01/2011), ROSANA DE MESQUITA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2017 a 02/02/2019), MATHEUS LEWI CRUZ BONACCORSI DE CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2018 a 06/06/2018), SILVANA DA COSTA FERREIRA (Comissão Coordenadora, 20/07/2018 a 20/08/2019), VITOR AUGUSTO REZENDE SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2018 a 22/05/2019), ROBERTA SILVA CASTRO (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 15/12/2016), MATHEUS LEWI CRUZ BONACCORSI DE CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 12/02/2017) |
DataInicio |
2010-05-22 |
DataTermino |
2025-05-22 |
LinhaExtensao |
Mídias |
Objetivo |
Visando diminuir a distância entre o público e o meio acadêmico, inciamos, em maio de 2010, a primeira publicação seriada do campus de Rio Paranaíba da UFV. O jornal Folha Biológica (ISSN 2177-6725) tem como objetivo a popularização da Ciência, buscando ser uma ponte para a troca de experiência e informação do meio acadêmico com o público secundarista da região do Alto Paranaíba. |
PalavrasChave |
Difusão da Ciência, Divulgação Científica, Ciência e Tecnologia |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O jornal é editado trimestralmente e é distribuído gratuitamente a mais de 300 escolas da rede pública da região do Alto Paranaíba. Com matérias abrangendo todos os aspectos das Ciências Biológicas, o jornal procura aumentar o conhecimento regional não apenas acerca da Ciência em si, como também da pesquisa produzida no meio acadêmico brasileiro. |
LocalidadeAtendida |
Estado de Minas Gerais |
PessoasAtendidas |
10000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21837 |
CodigoLancamento |
22341 |
NumeroRegistro |
PRJ-015/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO EM... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
ANA CAROLINA SENA PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), CAROLINA NOGUEIRA MAFRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), EDUARDA OLIVEIRA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), JÉSSICA BANDEIRA DE MELO CARVALHO PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), LÍGIA DA SILVA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), MARCELA CRISTINA PRADO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), MATHEUS DE BRITO CORREA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), ANA AUGUSTA PASSOS REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/02/2011 a 30/12/2011), JOSE CARLOS BOHNENBERGER (Coordenador, 03/01/2011 a 30/12/2011), THAIS COVRE DELBONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), RENATA ROCHA TÔRRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), MOISÉS OLIVEIRA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), PAULA AFONSO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), PAULO ROBERTO SILVEIRA SILVA (Bolsista PIBEX, 03/01/2011 a 30/12/2011), ALICE DO CARMO PRECCI LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), ALANA DE OLIVEIRA PEREIRA VILETE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), ALINE SOUZA MAGALHÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), GABRIEL BORDA ATTIE VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), GABRIEL KOYRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), IARA SILVA JAQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), KIM VIEIRA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2011-12-30 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
O projeto ?Educação ambiental e mobilização social para o saneamento em escolas da rede pública de Viçosa - MG? é um projeto de inclusão social que tem como objetivo principal a popularização, de modo participativo, do Plano Municipal de Saneamento Básico de Viçosa (PMSBV) por meio de educação ambiental e mobilização social para o saneamento em escolas da rede pública do município de Viçosa para crianças e adolescentes do ensino fundamental. Os Objetivos específicos do projeto são: %u2022Capacitar à equipe de trabalho em conceitos e metodologias participativas de educação sanitária, %u2022Manter contato da equipe de trabalho com a equipe técnica do PMSBV realizando uma interlocução das diretrizes e ações propostas, %u2022 Desenvolver de forma participativa oficinas temáticas, baseando nas diretrizes do Plano Diretor de Viçosa e no PMSBV, %u2022 Construir de forma coletiva material didático de Educação Sanitária que será disponibilizado para crianças e adolescentes das redes pública e municipal de Viçosa |
PalavrasChave |
saneamento basico, plano municipal de saneamento, educação sanitaria |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As experiências em educação ambiental estarão relacionadas aos serviços de saneamento, como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o controle de vetores, o manejo de águas pluviais e o manejo de resíduos sólidos. Deverão, ainda, contribuir para a melhoria contínua do quadro sanitário do país, da saúde da população, da melhoria do meio ambiente e, conseqüentemente, da qualidade de vida da população (SNSA, 2006). O projeto será desenvolvido em etapas compreendendo a capacitação da equipe de trabalho e desenvolvimento de estratégicas de mobilização, a interlocução entre o PMSBV e o projeto, o desenvolvimento do processo de Educação Sanitária Participativa, a divulgação de material originado deste processo. Nessa seção serão explicitados de maneira sucinta os materiais e métodos usados para o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos. Capacitação da equipe de trabalho A capacitação da equipe de trabalho ocorrerá durante todo o período de vigência do projeto e compreenderá, além do bolsista e orientador, estudantes voluntários extensionistas, professores e servidores. Serão propostos temas para estudo e desenvolvimento de oficinas e seminários em grupo para que os integrantes da equipe se familiarizem com o tema Saneamento. Uma vez segmentado nas ações: a) abastecimento de água, b) esgotamento sanitário, c) controle de vetores, d) manejo de águas pluviais, e e) manejo de resíduos sólidos (SNSA, 2005). O Saneamento será trabalhado no intuito educacional, tendo a necessidade de modelar todo conhecimento técnico em metodologias educacionais adequadas para crianças e adolescentes. Assim, este trabalho compreenderá na construção e desenvolvimento de metodologias participativas de capacitação em Saneamento. Serão realizados seminários relacionados às ações de saneamento discriminadas acima. Sendo registradas observações e impressões pessoais fazendo a ligação do tema da apresentação com as diretrizes do PMSBV, objetivando na interlocução entre seminários e o plano municipal. Os seminários serão apresentados no auditório do DEC/UFV em dupla com duração máxima de 30 minutos, sendo aberta comunidade universitária. A capacitação da equipe de trabalho também contará com uma pedagoga para auxiliar nas maneiras de lidar com crianças, didática adequada para as aulas ministradas às crianças. Interlocução entre o PMSBV e o projeto Para manter o alinhamento do presente projeto com o PMSBV, a equipe de trabalho irá familiarizar-se com os documentos já elaborados pela equipe técnica do plano municipal, na preocupação de manter as diretrizes propostas. Assim como o PMSBV, a equipe de trabalho fará também interlocução com o Plano Diretor de Viçosa (VIÇOSA, 2008), sendo que este deverá ser obrigatoriamente citado na apresentação dos seminários propostos para capacitação. Será incentivada a participação dos integrantes da equipe de trabalho nas atividades da equipe técnica do plano municipal bem como a participação nas reuniões de aprovação do Plano. Educação Sanitária Participativa As oficinas de educação ambiental e mobilização social para o saneamento serão realizadas nas seguintes instituições de ensino: 1º) Escola Ministro Edmundo Lins, tendo duas turmas com oficinas semanais de 2 horas, 2º) Escola Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), tendo duas turmas com oficinas semanais de 1 hora, estas escolas foram escolhidas pelo fato de estarem já envolvidas no Projeto Viçosa Verde. O método a ser conduzido nas oficinas participativas terá como foco a discussão em grupo em temas envolvendo as ações do saneamento, bem como a percepção ambiental do ambiente em que a escola e aluno se inserem. Compreenderão oficinas de reconhecimento, apresentação, socialização e integração do grupo. As oficinas serão baseadas no desenvolvimento de atividades como visitas orientadas no entorno da escola, visitas técnicas a instalações, locais e equipamentos do Sistema de Saneamento no município, como cursos d´água que constituem mananciais de abastecimento, Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), unidades de triagem e da destinação final dos resíduos urbanos (Aterro Sanitário), coleta de lixo porta a porta, bem como outros locais com características sanitárias e ambientais importantes que possam ser ressaltadas, conforme sugeridas por Amaral (2007). Assim, pretende-se aproximar as experiências vivenciadas durante as oficinas com aquelas do dia a dia no bairro, em casa e na escola, permitindo que os conhecimentos construídos tornem os alunos autores participativos na gestão dos serviços de saneamento da cidade. Como atividade lúdica, conforme sugerido por Bernardes (2007) serão trabalhadas dinâmicas de apresentação de participantes, cartela de anotações, jogos interativos, rodas de ciranda com músicas de domínio público, paródias, construção de brinquedos e maquetes, discussão sobre as ações realizadas e apresentação de esquetes. Elaboração de material educativo em Educação Sanitária Durante o processo da educação sanitária, a produção de textos coletivos e ilustrativos, divulgando as impressões e sugestões sobre a situação atual e o PMSBV, será incentivada conduzindo a uma construção conjunta de um informativo educativo, em forma de cartilha ou outro formato. Este produto deverá, em seu conteúdo, abordar os assuntos desenvolvidos nas oficinas temáticas, destacando os resultados obtidos com a educação sanitária participativa dentro das escolas receptoras do projeto. Conceitos, exemplos, métodos de intervenção em saneamento básico, citações e esclarecimentos sobre o PMSBV e do Plano Diretor de Viçosa embasados também no Plano Nacional de Saneamento Básico PLANSAB (SNSA, 2008). O material deverá ser elaborado de forma didática, ao entendimento do público alvo do presente projeto, popularizando as diretrizes do plano municipal de saneamento. Este produto será desenvolvido durante a vigência do projeto, sendo publicado em formato digital e impresso, em abrangência municipal. Este material deverá ter sua aplicação nas demais escolas contando como atores multiplicadores aqueles alunos e interessados envolvidos inicialmente no Projeto. Obs.: Ao término do Projeto deverá ser feita avaliação com o intuito de saber se houve alguma mudança de hábito ou comportamento nas crianças com respeito aos temas abordados durante o projeto. O que poderá ocorrer através de observações relatos, questionários e outros métodos a serem estudados. |
LocalidadeAtendida |
municipio de Viçosa |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22341 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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