CodigoLancamento |
27162 |
NumeroRegistro |
PRJ-171/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SIMULAÇÃO INTERESCOLAR DE VIÇOSA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNID... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
SÉRGIO HENRIQUE ALVES NORFINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2012 a 12/12/2012), JOÃO VITOR DE FREITAS MOREIRA (Bolsista PIBEX JR, 02/06/2012 a 12/12/2012), GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Coordenador, 02/06/2012 a 12/12/2012), RENATA RENA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2012 a 12/12/2012), SILVANA MARCHESANI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2012 a 12/12/2012), LEOMAR TIRADENTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2012 a 12/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-06 |
DataTermino |
2012-12-12 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Objetivo Geral: %u2022Promover a relação intercolegial do CAp-COLUNI com outras escolas de Viçosa em torno da Simulação local dos Comitês das Nações Unidas com o intuito de aprimorar a capacidade de aprendizado por problemas e da vivência interdisciplinar Objetivos específicos: %u2022Efetivar um espaço de articulação das demandas do mundo contemporâneo. %u2022Estimular o interesse dos alunos pelas questões mundiais e locais com o intuito de promover o aprofundamento da cidadania. %u2022Proporcionar uma articulação interdisciplinar que tenha em vista as relações sistêmicas da atualidade. %u2022Conferir aos alunos a possibilidade de participarem de um processo de aprendizagem por problemas aumentando sistematicamente seus níveis de informatividade. %u2022Estimular e desenvolver estratégias argumentativas a partir de situações problema na contemporaneidade. %u2022Favorecer um olhar crítico sobre os processos decisórios do ambiente internacional e local. |
PalavrasChave |
Interdisciplinaridade, Educação, Atualidades |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Na medida em que a MINIONU, experimentada pelos alunos do CAp/COLUNI, se constitui em um espaço de simulação considerando situações ligadas aos grandes temas mundiais e ao processo institucional de solução e debate dessas demandas, as Simulações internas e interescolares das Nações Unidas representarão um momento ímpar de instrumentalização do conhecimento. As simulações visam reproduzir no ambiente interno dos colégios a forma utilizada nas comissões, comitês e escritórios das Nações Unidas, no intuito de permitir que o estudante experimente o modo institucional de vivenciar o fio das tensões. O trabalho de preparação será desenvolvido pelos professores do CAp/COLUNI e das escolas envolvidas, alunos bolsistas e voluntários do CAP/COLUNI, em especial por aqueles que já passaram pelo processo em anos anteriores. A princípio será feito um convite à direção das escolas, com a apresentação do projeto, e a solicitação de escolha de um professore para ser o interlocutor do projeto junto à referida comunidade escolar. Havendo a adesão da escola o professor interlocutor ficará responsável pela construção da lista de alunos interessados. Em seguida os alunos bolsistas e voluntários do projeto farão, juntamente com os professores, uma apresentação do projeto para os alunos, e marcarão com eles uma data para uma apresentação da estrutura das Nações Unidas. A equipe interdisciplinar do projeto elaborará os manuais de apoio dos comitês, ficando esta primeira experiência limitada a um máximo de três comitês das Nações Unidas, e a definição dos comitês para o momento em que o perfil dos envolvidos for definitivamente descrito. Os alunos e os professores entregarão as regras das simulações e as divulgarão na página da Simulação interescolares das Nações Unidas. Organização de uma Simulação Interna nos Colégios, com a participação dos alunos e professores do CAp/COLUNI Definição com os participantes do número de simulações internas. Realização da simulação Local das Nações Unidas, envolvendo todas as escolas que fizeram a adesão ao projeto. Durante as realizações das simulações internas será estabelecida uma equipe interdisciplinar na escola para acompanhar e avaliar com os alunos o desenvolvimento das dinâmicas. A equipe interdisciplinar é quem irá articular com os outros professores a necessidade do seu envolvimento, considerando a demanda do tema. Durante as preparações para as simulações internas e para a simulação Local das Nações Unidas, será importante que os alunos se apropriem da cultura e das questões lidada à delegação diplomática que eles representarão. Montagem de oficina de elaboração de Documento de Posição Oficial, para o qual será requerida a ajuda dos professores de língua portuguesa e dos alunos que já possuem experiência na elaboração desses documentos. Todo o processo direta ou indiretamente envolverá todas as disciplinas que compõem o currículo básico do Ensino Médio Nacional. |
LocalidadeAtendida |
Escolas Públicas de Viçosa |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27162 |
CodigoLancamento |
28667 |
NumeroRegistro |
PRJ-250/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PESQUISA DE MERCADO PARA ANÁLISE DE POSICIONAMENTO DO INSTIT... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ANA CLARA DE PAIVA FERREIRA (Estagiário, a 25/06/2012), BERNARDO SILVA ALBUQUERQUE (Estagiário, a 25/06/2012), AFONSO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS DE CARVALHO LIMA (Orientador, a 25/06/2012), ISABELA RESENDE BITTENCOURT (Estagiário, a 25/06/2012), LUÍSA ROCHA DE CARVALHO MIRANDA (Estagiário, a 25/06/2012), PAULO ROBERTO ROSADO CHEQUER (Estagiário, a 25/06/2012), ALAN FERREIRA DE FREITAS (Coordenador, 23/04/2012 a 25/06/2012) |
DataInicio |
2012-04-23 |
DataTermino |
2012-06-25 |
LinhaExtensao |
Comunicação estratégica |
Objetivo |
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa de mercado na cidade de Viçosa para coletar dados e transformá-los em informações úteis ao empresário sobre os clientes do empreendimento e sobre os concorrentes que ele enfrentará na cidade. |
PalavrasChave |
Pesquisa de Mercado, Análise de consumidor, Concorrentes |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Para alcançar o objetivo proposto pelo projeto serão realizadas as seguintes etapas: 1.Análise do Mercado Consumidor Esta etapa será desenvolvida por meio da realização das duas seguintes sub-etapas: - Teste de Viabilidade Nesta parte os estudantes, por meio de pesquisa de campo, trabalharão para determinar a existência ou não existência de demanda pelos serviços no município de Viçosa Minas Gerais. - Análise do comportamento de compra do consumidor Feitas as pesquisas de campo, os membros do projeto começarão a analisar como os consumidores alvo se comportam, identificando, por exemplo, aspectos o quais eles mais valorizam, sua disponibilidade de pagamento, entre outros aspectos ligados à relação empresa/consumidor, adaptando o serviço prestado as necessidades dos futuros consumidores. |
LocalidadeAtendida |
Microrregião de Viçosa |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28667 |
CodigoLancamento |
28742 |
NumeroRegistro |
PRJ-242/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PEPS-SE PROJETO ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE (PEPS): TELEMEDICI... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO (Coordenador, a 23/05/2014), MIRENE PELOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), a 23/05/2014), RODRIGO GOMES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 23/05/2014), LUIZ ALBERTO SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 23/05/2014), WANDERLÚCIO RODRIGUES ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), a 23/05/2014), LUCIANA PIMENTA DE PAULA (Bolsista CNPq, a 23/05/2014), LILIAN MARA NUNES MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 23/05/2014), SARAH FUMIAN MILWARD DE AZEVEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/05/2012 a 28/06/2013), JOSÉ REINALDO DE OLIVEIRA JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/05/2012 a 28/06/2013), GUILHERME HENRIQUE NAVES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/05/2012 a 28/06/2013), CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO (Coordenador, a 23/05/2014), BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS (Coordenador, a 23/05/2014), LILIAN MARA NUNES MAIA (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 01/01/2014), VIRGINIA VINHA ZANUNCIO (Coordenador, a 23/05/2014), CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO (Orientador, a 23/05/2014) |
DataInicio |
2012-05-23 |
DataTermino |
2014-05-23 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Operacionalizar o PEPS-SE como uma das estratégias do Programa Medicina Consciente (MedCons) para potencializar o intercâmbio de informações em saúde com a comunidade de Viçosa e região, usando terminais de telemedicina de baixo custo (TTBCs), úteis à prática da telemedicina, no sentido de prover educação em saúde para uma população que se encontra especialmente necessitada dessas informações, por estar aguardando atendimento médico em salas de espera. |
PalavrasChave |
informação em saúde, telemedicina, comunidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1)Reunir um Grupo Extensionista de Pesquisa, de caráter interdisciplinar e sintonizado com o Programa MedCons, envolvendo alunos dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, comunicação social e ciências da computação. 2)Produzir as FICS iniciais a serem transmitidas nos TTBCs. 3)Planejar a compra e a instalação dos televisores LCD e/ou LED. 4)Estabelecer parceria com empresários de Viçosa e região interessados em apoiar o Projeto. 5)Instalar os TTBCs. 6)Iniciar a transmissão de informações em saúde para a população presente nas salas de espera, usando os TTBCs. 7)Alimentar os terminais com informações em saúde atualizadas e sintonizadas com a realidade regional, as doenças sazonais de grande prevalência na região e outras doenças epidemiologicamente relevantes. 8)Avaliar as atividades desenvolvidas no projeto. 9)Apresentar os resultados do Projeto em eventos e/ou publicações científicas. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
30000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1250 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28742 |
CodigoLancamento |
28841 |
NumeroRegistro |
PRJ-249/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MINIONU |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
NARA LUIZA BITAL CHIAPPARA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Coordenador, 05/03/2012 a 16/10/2012), RENATA RENA RODRIGUES (Orientador, 05/03/2012 a 16/10/2012), LEOMAR TIRADENTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), MARCIA CRISTINA FONTES ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), RENATA CRISTINA SANT´ANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), LEONARDO VAZ DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), JULIO CESAR DE PAULA E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), ROSANA APARECIDA DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), SEVERINA SARAH LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), SILVANA MARCHESANI (Orientador, 05/03/2012 a 16/10/2012), BARBARA ALBERTA LEHNER DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), LUIZA LUCIA E SILVA SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012), HELIO PAULO PEREIRA FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 16/10/2012) |
DataInicio |
2012-05-03 |
DataTermino |
2012-10-16 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
%u2022Efetivar um espaço de articulação das demandas do mundo contemporâneo. %u2022Proporcionar uma articulação interdisciplinar que tenha em vista as relações sistêmicas da atualidade. %u2022Promover a relação intercolegial do CAp/COLUNI com outras escolas do Estado de Minas Gerais. %u2022Conferir aos alunos a possibilidade de participarem de um processo de aprendizagem por problemas aumentando sistematicamente seus níveis de informatividade. %u2022Estimular o interesse dos alunos pelas questões mundiais e locais com o intuito de promover o aprofundamento da cidadania. %u2022Estimular e desenvolver estratégias argumentativas a partir de situações problema na contemporaneidade. |
PalavrasChave |
Educação, Interdisciplinaridade, Argumentação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
a)Convite feito pelos alunos da segunda série aos alunos da primeira série, b)Aberturas de inscrições de interessados, c)Realização da primeira SIC organizada pelos alunos da segunda série. d)Realização da segunda SIC e)Inscrição definitiva dos interessados f)Reunião para planejamento das atividades e dos custos g)Realização da terceira SIC h)Montagem de um grupo de estudos temáticos i)Estudo dos temas dos comitês j)Realização de quarta SIC k)Reunião para avaliação das dificuldades l)Realização da quinta SIC m)Viagem para o evento. |
LocalidadeAtendida |
Estudantes do Colégio de aplicação - COLUNI/UFV |
PessoasAtendidas |
25 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28841 |
CodigoLancamento |
29739 |
NumeroRegistro |
PRJ-009/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TRATAMENTO ACÚSTICO DE SALAS DE AULA EM ESCOLAS PÚBLICAS COM... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
GABRIELA RODRIGUES DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2012 a 31/08/2013), GISELE BRITO COSMI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2012 a 31/08/2013), ERNANI DE SOUZA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2012 a 31/08/2013), LUCAS ANDRE CORNACHIONE DE SYLOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2012 a 31/08/2013), PRISCILA SOARES DE RESENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2012 a 31/08/2013), CEZAR RICARDO DE TOLEDO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2012 a 31/08/2013), GEICE PAULA VILLIBOR (Coordenador, 01/09/2012 a 31/08/2013), PAULO CEZAR BUCHNER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2012 a 31/08/2013) |
DataInicio |
2012-09-01 |
DataTermino |
2013-08-31 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
Este projeto visa proporcionar a uma escola pública de Viçosa uma melhoria de seus ambientes com tratamento acústico adequado de suas salas de aula e suas dependências, fazendo com que essa escola se torne um exemplo para as outras. |
PalavrasChave |
controle de ruído, acústica, ambiente escolar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- aplicação de questionários específicos, - seleção da escola a ser trabalhada, - coleta de dados para medição dos níveis de ruídos, - análise dos dados coletados, - definição de estratégias para melhoria e tratamento do ambiente acusticamente, - elaboração de cartilhas explicativas. |
LocalidadeAtendida |
escolas públicas do município de Viçosa - MG |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29739 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |