CodigoLancamento |
21408 |
NumeroRegistro |
PRJ-214/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SEGURANÇA ALIMENTAR: CONSUMO E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVE... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2010 a 01/11/2011), BRUNO GOMES CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2010 a 01/11/2011), VIVIANE SILVA (Bolsista - Outros, 01/04/2011 a 01/11/2011), RUI RIOS FERNANDES FILHO (Bolsista PROEXT, 01/11/2010 a 01/11/2011), JUNIA MARISE MATOS DE SOUSA (Coordenador, 01/11/2010 a 01/11/2011), MAYARA MIRELA BALBINO DE SOUZA (Bolsista - Outros, 01/11/2010 a 01/11/2011) |
DataInicio |
2010-11-01 |
DataTermino |
2011-11-01 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Desenvolver ações de segurança alimentar com famílias carentyes, de forma a sensibilizar, mobilizar e capacitar para o consumo e produção de alimentos saudáveis, com alternativas para o incremento nutricional da alimentação diária e possibilidade de geração de renda e melhoria da qualidade de vida destas famílias. |
PalavrasChave |
Segurança Alimentar, Qualidade de Visa, Geração de Renda |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Sensibilização e mobilização das famílias para discussão sobre segurança alimentar, Identificação das práticas usuais de higiene e manipulação dos alimentos, Discussão sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos, Trabalho de técnicas para a produção de alimentos, Incentivo aos hábitos alimentares culturais. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Carlos Dias - Viçosa/MG |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21408 |
CodigoLancamento |
21522 |
NumeroRegistro |
PRJ-008/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
HIGIENE GENITAL MASCULINA PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS: INTER... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
FERNANDA LÔBO TAVARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/12/2013), MARIANA ARAÚJO PENA BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/12/2013), ANA EDUARDA DE SOUZA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/12/2013), VANNER BOERE SOUZA (Coordenador, 02/01/2011 a 02/12/2013) |
DataInicio |
2011-01-02 |
DataTermino |
2013-12-02 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
O projeto visa uma proposta planejada, enriquecedora e reeducadora no decorrer de vários anos, instrumentalizando as mulheres (mães e/ou companheiras) como interlocutoras afetivas para a conscientização dos corretos hábitos de higiene em homens (filhos e/ou companheiros), em áreas urbanas de cidades da micro-região de Viçosa, MG. |
PalavrasChave |
Mulheres, DST, Pênis |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.Apresentar às mulheres as doenças que podem ser causadas no homem, pela má higienização da genitália masculina. 2.Evidenciar as doenças que podem ser transmitidas sexualmente, pela má higienização do mesmo. 3.Orientá-las sobre o correto hábito higiênico da região genital masculina. 4.Estimular a pratica correta de higiene intima. 5.Aderir aos hábitos de auto cuidado respeitando as limitações do corpo. Serão atendidas mulheres acima de 18 anos. Excepcionalmente poderão participar menores com o mínimo de 16 anos, desde que acompanhadas das mães. Dois tipos de atendimento serão realizados: por demanda e por proatividade. O atendimento por demanda envolve as palestras que forem requisitadas por grupos específicos de mulheres. Nesse caso, serão ministradas palestras para comunidades, associações, grupos, escolas e etc., que contatarem o orientador ou a extensionista, para fornecerem os ensinamentos. Por proatividade, a extensionista ministrará 40 palestras para grupos de mulheres, associações, comunidades, de áreas urbanas da micro-região de Viçosa, MG. As localidades atendidas ainda serão determinadas. Em um processo de seleção ainda em andamento, terão prioridades (mas não exclusividade) as populações pertencentes aos bairros mais vulneráveis (maiores índices de pobreza, baixa assistência à saúde e baixa escolaridade). As participantes serão em número máximo de 20 e mínimo de quatro, para que a comunicação da extensionista possa ter um efeito melhor. As palestras consistirão de exposição áudio-visual de aproximadamente 20 minutos, seguida de demonstração em um manequim (10 minutos). A seguir será permitida às mulheres ?treinarem? no manequim as manobras para a higiene genital, concomitantemente, as demandas por informações á respeito da sexualidade e saúde do homem, serão estimulados questionamentos e abertura para perguntas espontâneas, que será respondida pela extensionista. O procedimento ao todo durará entre 60 e 90 minutos. As palestras serão realizadas em datas e períodos do dia não coincidentes com a atividade regular de aulas de graduação da extensionista. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
800 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21522 |
CodigoLancamento |
26342 |
NumeroRegistro |
PRJ-065/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS PELA APROPRIAÇÃO E USO DOS RECURSO... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
MARCELO LOURES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 02/02/2013), ALINE GUIZARDI DELESPOSTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 02/02/2013), LUIZ PAULO GUIMARÃES DE SIQUEIRA (Bolsista PROEXT, 02/02/2012 a 02/02/2013), JUNIA MARISE MATOS DE SOUSA (Coordenador, 02/02/2012 a 02/02/2013), DOUGLAS MANSUR DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 02/02/2013) |
DataInicio |
2012-02-02 |
DataTermino |
2013-02-02 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Construir metodologia adequada ao estudo dos conflitos socioambientais e identificar, a partir da metodologia proposta, mapear e manter banco de dados sobre os conflitos existentes pela apropriação e uso dos recursos naturais na Zona da Mata Mineira. |
PalavrasChave |
Conflitos socioambientais, comunidades, Zona da Mata Mineira |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Compilar dados já existentes oriundos de produções científicas, %u2022Compilar dados já existentes oriundos dos movimentos sociais envolvidos, %u2022Organizar dados existentes para construção de banco de dados preliminar, %u2022Construir metodologia adequada para identificar as tipologias dos conflitos socioambientais pela apropriação e uso dos recursos naturais, bem como dos atores envolvidos na Zona da Mata Mineira, %u2022Aplicar a metodologia para levantar os conflitos socioambientais na Zona da Mata Mineira, %u2022Georreferenciar as áreas dos conflitos socioambientais para gerar Mapa específico da espacialização dos conflitos identificados, %u2022Construir acervo (Banco de dados) sobre os conflitos socioambientais na Zona da Mata Mineira. |
LocalidadeAtendida |
Zona da Mata Mineira |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26342 |
CodigoLancamento |
26394 |
NumeroRegistro |
PRJ-107/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO URBANA CONSTRUINDO CIDADANIA E SOCIABILIDADE EM ESC... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), IZABELA FARIAS OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 31/12/2012), FABIANA SILVA DIAS (Bolsista CNPq, 02/01/2012 a 31/12/2012), DÉBORA ELISA GOUVEIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), JULIANA TEIXEIRA DO VALE RAMOS (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), JANSEN LEMOS FARIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), THAÍSA NUNES NEVES (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), GELSNER DA SILVA PENHA (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA DE FREITAS DA SILVA (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), SINVALINA MARIA FONTES DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), JOSARLETE MAGALHAES SOARES (Coordenador, 02/01/2012 a 31/12/2012), CLARISSA FERREIRA ALBRECHT DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
Objetivo Geral: Despertar nos estudantes de séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Viçosa-MG o interesse pelas questões urbanas, preparando alunos-cidadãos para conhecerem e conviverem no espaço público, na condição de atores sociais coletivos, de forma que eles possam exercer plenamente sua cidadania. Objetivos Específicos: - Aplicar o programa didático desenvolvido no ano de 2012 nas turmas do 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Madre Santa Face, - Desenvolver as sessões semanais de 50 minutos com cada turma do 4° ano da E. E. Madre Santa Face com base em um sistema de exposição teórica seguida de dinâmica de fixação da aprendizagem, - Analisar a apreensão do conteúdo exposto pelos alunos e a motivação dos alunos diante dos temas abordados, - Propor adequações no programa didático a partir dos resultados obtidos em sala de aula e oficinas, - Elaborar um vídeo-documentário sobre Educação Urbana voltado para crianças do 4° ano do Ensino Fundamental, a partir da experiência vivenciada nas aulas ministradas nas escolas públicas. |
PalavrasChave |
Educação Urbana, cidadania, cidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Durante o ano de 2011, o trabalho relativo à preparação do programa didático das aulas foi executado por meio de pesquisa documental e bibliográfica sobre a temática da Educação Urbana, envolvendo temas relativos à arquitetura e urbanismo e à educação. Para o ano de 2012, esta pesquisa terá continuidade, com objetivo de aprimoramento dos conceitos e abordagens teóricas relacionadas à Educação Urbana. O programa didático deverá ser aplicado através de aulas semanais na E. E. Madre Santa Face. Para atuação na escola serão formadas duas equipes distintas, de dois estudantes universitários em cada uma, sendo cada equipe composta por um estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e outro do curso de Pedagogia. Um desses estudantes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, é o bolsista PIBEX e assumirá a responsabilidade pela organização das atividades das duas equipes. Cada equipe atenderá duas turmas do 4° ano do Ensino Fundamental dessa escola, permitindo que todos os alunos do 4º ano sejam igualmente atendidos. Em um primeiro momento, serão realizadas reuniões com a comunidade atingida com o objetivo de buscar o envolvimento de todos, inclusive com os profissionais da educação (professores e funcionários da escola). Nas sessões semanais com os alunos, que duram, aproximadamente, 50 minutos para cada turma, serão abordados vários temas sobre a cidade, destacando-se: noções de espaços públicos e privados, patrimônio cultural, meio ambiente, os papéis dos poderes públicos locais bem como dos demais agentes que constroem a cidade, democracia participativa, noções de cidadania, discussões sobre direitos e deveres dos cidadãos. As atividades previstas com as crianças visam, de forma lúdica e dinâmica, a construção do conhecimento dos estudantes sobre as questões urbanas de forma que educadores, urbanistas e educandos interajam para que o diálogo coletivo aconteça. O programa didático a ser desenvolvido adotará as seguintes formas de abordagem: - Nos primeiros contatos com a turma serão realizadas atividades visando questioná-los sobre o conceito de cidade, o papel dela e o comportamento de todos para com ela. - Ao longo do ano, serão oferecidas oficinas e dinâmicas interativas (desenhos, fotografias da cidade, colagens, maquetes, etc). Pretende-se com essas oficinas interativas um maior envolvimento e participação das crianças, instigando o interesse delas para com a cidade. Ao fim da atividade, a equipe de trabalho irá utilizar os produtos como ponto de partida para debater as questões urbanas com as crianças. As exposições destes produtos serão também de grande importância para o entendimento do projeto pelos pais e professores dos alunos. - Serão realizados passeios e percursos urbanos por Viçosa, com grupos de até 20 alunos. Serão propostos percursos pela cidade procurando identificar edifícios, conjuntos edificados, ruas, praças, vazios urbanos e espaços verdes, discutindo-se as questões mobilidade, de acessibilidade urbana, configuração especial, patrimônio cultural, patrimônio ambiental, exercitando a observação crítica e a memória das crianças. - Apresentação de teatros de fantoches que envolvam temas relacionados ao urbano. O teatro e os fantoches, assim como outras formas de expressão de arte, são métodos divertidos de disseminar ideias, podendo captar mais a atenção das crianças para o assunto em discussão. - Ao final do ano de 2012, será realizada uma visita dirigida à Câmaras Municipal e à Prefeitura para entrega de documento, previamente elaborado pelos alunos, aos vereadores e prefeito, respectivamente, contendo reivindicações e sugestões para melhoria da qualidade de vida da cidade. Todo o trabalho desenvolvido na E. E. Madre Santa Face passará por momentos de avaliação do seu rendimento para verificação dos resultados alcançados. Avaliação a ser feita sob o ponto de vista das professoras e diretora da escola, dos pais dos alunos, e dos próprios alunos. As ações deste projeto serão realizadas de forma independente, porém com intenso diálogo entre os estudantes, professores envolvidos e coordenação para troca de experiências durante as reuniões de planejamento. Desse modo, o diálogo com as crianças e a escola é fundamental para o desenvolvimento do projeto, possibilitando sua adequação à expectativa e à realidade do público envolvido. Com equipamento adquirido com recurso do Programa de Extensão Universitária PROEXT, ao longo de todo o ano de 2012 serão fotografadas e filmadas diversas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto. Também serão gravados depoimentos de professores, crianças e pais de alunos sobre o projeto e seus impactos no comportamento das crianças. Todo esse material será organizado e editado de modo a resultar num vídeo-documentário sobre Educação Urbana. |
LocalidadeAtendida |
crianças do 4º ano da Escola Estadual Madre Santa Face |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
120 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26394 |
CodigoLancamento |
31281 |
NumeroRegistro |
PRJ-140/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO DE EXTENSÃO "BALÉ CLÁSSICO E DANÇA CONTEMPORÂNEA" (I... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
PAULO CÉZAR DA SILVA (Coordenador, a 13/07/2013), MARIA EUGÊNIA GHIZELLINI (Bolsista - Outros, a 13/07/2013) |
DataInicio |
2013-05-13 |
DataTermino |
2013-07-13 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Oferecer aos estudantes do Curso de Graduação em Dança da UFV e demais graduandos da UFV (também a comunidade geral da cidade de Viçosa), aulas técnicas de Balé Clássico e de Dança Contemporânea, com intuito de suprir as demandas por procura destas modalidades em sua fase inicial de ensino-aprendizagem. Demandas que foi observada nos últimos períodos do Curso de Dança/UFV, considerando a entrada de novos alunos sem prévio conhecimento destas modalidades, que fazem parte do Currículo do Curso, alunos que têm apresentado dificuldades de aprendizagem das mesmas, que, por conseguinte tem solicitados o oferecimento das mesmas. |
PalavrasChave |
Balé Clássico, Dança Contemporânea, Extensão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Balé Clássico Metodologia/Escolas: Aulas que dialogam com referências das Escolas Russa e Cubana, somado aos conceitos de Anatomia e Cinesiologia. Serão utilizadas outras referencias do Balé Clássico e de autores que trabalham com Educação Somática . Dança Contemporânea: Serão utilizados os seguintes autores como referência teórica e prática: Klauss Vianna, Ivaldo Bertazzo, Feldenkrais e outras. Será desenvolvido um trabalho de base com diálogo específico na expressividade individual e no trabalho de consciência corporal e cinestésica. Local: Sede do Curso de Dança / Estúdio I Dias: Segundas, Terças e Quintas- feiras das 18 as 19h30h |
LocalidadeAtendida |
Estudantes do Curso de Graduação em Dança/UFV, graduandos da UFV e comunidade da cidade de Viçosa. |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31281 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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