CodigoLancamento |
27129 |
NumeroRegistro |
PRJ-150/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SISTEMAS AGROFLORESTAIS E AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA DE RE... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
LUCAS FARIA MACHADO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), RAPHAELA DA SILVA MENDES (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), ANA LUIZA MENDES MARTINS (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), RAHÍ RODRIGUES DINI (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), JÚLIA GAIO FURTADO DE MENDONÇA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), GUILHERME PIMENTA DINIZ (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), NINA CELLI RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LEONARDO ABUD DANTAS DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/09/2012 a 31/12/2012), OLIVIA BEATRIZ MORAES DIAS DE AGUIAR (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), TAINAH RIBEIRO REIS GODOY (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS (Coordenador, 01/09/2012 a 31/12/2012), IRENE MARIA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), NILO AMERICO RODRIGUES LIMA DE ALMEIDA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/08/2012), PEDRO MONTESANO DE SOUZA CAMPOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/08/2012), MIRZA LAGO BEZERRA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), GUILHERME STUTZ ERTHAL (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Promover a reintegração social dos jovens presentes na Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer através de práticas agroecológicas, do trabalho com a terra e de atividades de recreação e educação ambiental. |
PalavrasChave |
Agroecologia, Educação Ambiental, Reintegração social de jovens |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Revitalização do pomar da Casa de Acolhimento, Desenvolver e problematizar a produção e destinação do lixo, Trabalho com valores e vínculos sociais nas atividades do cotidiano da Casa de Acolhimento. |
LocalidadeAtendida |
Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer e comunidade no entorno. |
PessoasAtendidas |
135 |
PessoasAtendidasPorMes |
135 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27129 |
CodigoLancamento |
27138 |
NumeroRegistro |
PRJ-157/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDA... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
CARLOS EDUARDO MAGALHAES DOS SANTOS (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), ARILENE CASSIANA DE SOUZA (Estagiário, 02/02/2012 a 31/12/2012), HELOISA ANDRADE GARCIA (Estagiário, 01/03/2012 a 31/12/2012), CARLOS EDUARDO MAGALHAES DOS SANTOS (Orientador, 01/02/2012 a 31/12/2012), RAFAEL PEREIRA BORGES (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), BRUNO MONTEIRO DA SILVA (Estagiário, 02/02/2012 a 30/06/2012), EMILIO CESAR MARTINS PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), GIANCARLO MAGALHÃES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), JOÃO RODRIGUES NETO (Estagiário, 01/03/2012 a 31/12/2012), REMON RIBEIRO DA SILVA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Este projeto tem como objetivo instruir e conscientizar produtores de leite sobre a importância da melhoria da qualidade do leite produzido em suas propriedades, localizadas na mesorregião do Alto Paranaíba. Para tal, será implantado um programa de boas práticas de higiene nos processos de produção do leite, com adoção de práticas simples e acessíveis economicamente, possíveis serem incorporadas por produtor, independente do nível tecnológico de produção. |
PalavrasChave |
Leite, Boas práticas, Alto Paranaíba |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Busca-se: a) Conscientizar os produtores de leite da importância da produção de uma matéria prima de qualidade, b) Avaliar os principais pontos que comprometem a qualidade do leite, c) Garantir a segurança alimentar do leite e seus derivados, d) Agregação de valor aos produtos lácteos, buscando aumentar competitividade e novos mercados, e) Aplicar o conhecimento adquirido pelos discentes em Agronomia para fins produtivos e educacionais, f) Avaliação da higiene de ordenha compreendida pelos procedimentos de pré-dipping e pós-dipping, g) Promover integração de alunos e produtores, através do desenvolvimento de atividades em conjunto e troca de experiências, h) Aferição e controle periódico dos níveis de CSS e CBT do leite produzido, avaliando a eficiência gradual do programa adotado, i) Realização de exame clínico e testes CMT para detecção de casos de mastite clínica e subclínica, j) Adequação do leite produzido as normas exigidas pela IN 51 quanto aos níveis de CSS e CBT. |
LocalidadeAtendida |
Municípios circunvizinhos de Rio Paranaíba/MG |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27138 |
CodigoLancamento |
27164 |
NumeroRegistro |
PRJ-032/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSINHO POPULAR PAULA CÂNDIDO MG |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Coordenador, a 12/12/2012), WADSON RIBAS DE ALMEIDA (Bolsista PIBEX, a 12/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-27 |
DataTermino |
2012-12-12 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Objetivo Geral Reforçar o trabalho do Cursinho Popular Paula Cândido (CPPC) existente na cidade de Paula Cândido MG, por meio da articulação entre a Universidade Federal de Viçosa, parceiros de Paula Cândido MG e o programa TEIA, Objetivos Específicos Basendo se nos três princípios fundamentais do CPPC (Educação Popular, Gestão Compartilhada e Interdisciplinaridade), algumas das propostas educacionais da coordenação pedagógica são: a) Através da valorização da cultura e do saber popular dar visibilidade à história, à identidade, às personalidades e manifestações culturais mais relevantes da cidade e região buscando um processo educativo que transcenda a sala de aula. Valorizar os saberes populares e trabalhar a auto-estima desses estudantes para que os educandos/as se reconheçam como sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. b)Orientar, acompanhar e informar os estudantes rurais e urbanos de Paula Cândido e entorno sobre os caminhos para o acesso e a permanência na universidade (inscrição, isenção, datas, valores, procedimentos, cursos, atividades, grupos e assistência estudantil). c) Educação inclusiva: A diversidade proporciona um conjunto de possibilidades e experiências culturais e sociais extremamente ricas no processo de ensino aprendizagem, e se trabalhada embasada em métodos pedagógicos ajuda na construção de atitudes menos discriminatórias, de mais cooperação, mais humanizada, com menos preconceito, sem distinção de raça, credo, condições econômicas, gênero e orientação sexual. Portanto, a inclusão é um movimento que torna possível a construção de uma sociedade mais justa para todos. d) Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena: no qual os educadores possam construir um trabalho pedagógico, buscando dar visibilidade à história de luta e resistência da comunidade negra e indígena no país, na busca da afirmação da identidade racial, para corrigir injustiças e desigualdades sociais a que os negros e os índios, ainda, são submetidos. e) Abordar temas ambientais tais como o tratamento transversal das questões que envolvem a integração sujeito e meio natural, qualidade de vida e responsabilidade sócio-ambiental, buscando mostrar a atuação humana, as relações sociais e suas conseqüências, preservação das fontes naturais de energia, outras formas de sustentabilidade como a agroecologia e a economia solidária, etc. f) Propiciar formas de interação, buscando experiências de expressão e educação corporal, no âmbito artístico, cultural, nas dimensões da ludicidade. g) Estimular em parceria com a disciplina Cultura e Cidadania, a criatividade, atividades coletivas e temáticas para ações interdisciplinares e interações com outros Cursinhos como o Tecendo Sonhos de Espera Feliz e o Cursinho Popular DCE/UFV. h) Participar da Construção do IX Fórum dos Cursinhos Populares, antes realizado em Ribeirão Preto e Campinas, que, em 2012, será realizado em Viçosa, em parceria com o Cursinho DCE/UFV e o Cursinho Tecendo Sonhos de Espera Feliz, assim como outros Cursinhos da cidade de Viçosa e região, para promover debates relevantes sobre educação popular, acesso ao ensino superior, interdisciplinalidade e outros. |
PalavrasChave |
Educação, Metodologia, cidadania |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As aulas do Cursinho popular Paula Cândido ocorrem aos sábados de 8:00 as 18:00 horas na Escola Municipal Coronel Antonio Faustino Duarte sendo ministradas seis disciplinas a cada final de semana. A prefeitura disponibiliza o transporte dos educadores/as. Esta forma de trabalho se desenvolveu durante o ano de 2009 à 2011.Dois professores por disciplina em sala de aula, sendo 11 disciplinas,entre elas a disciplina Cultura e Cidadania que tem como proposta articular a construção de eventos temáticos sobre a cultura local para a reflexão e a sistematização, com vistas a ser base para a construção do conhecimento acadêmico escolar a partir da realidade dos educandos. Pretende também trabalhar para a construção de evento de Articulação dos Cursinhos Populares e com isto acumular experiências de práticas educativas que se baseiem no cotidiano dos alunos para o aperfeiçoamento dos currículos escolares. O CPPC é organizado a partir de Grupo de Metas que facilitam a organização do Cursinho, estes grupos são os seguintes: Grupo de Articulação, Grupo de Comunicação, Grupo de Materiais. Grupo de Articulação responsável pelo fortalecimento do elo entre o CPPC, a comunidade, a UFV e os parceiros, Grupo de Comunicação, responsável pela união e interação interna do Cursinho, Grupo de Materiais que é responsável pela elaboração de simulados, materiais didáticos próprios do cursinho, biblioteca e os materiais necessários para o funcionamento das aulas. Além dos Grupos de Metas, também há o Suporte Pedagógico (grupo formado, atualmente, por três coordenadores pedagógicos) com a função de orientar os educadores e educandos e de planejar reuniões e seminários pedagógicos com o objetivo de formar e planejar o CPPC como um todo. O CPPC trabalha na lógica de reuniões e seminários. As reuniões se darão quinzenalmente, sendo seqüencialmente em Viçosa e Paula Cândido com o objetivo de natureza ora administrativa que deverão ser organizados pelos grupos, com o intuito de serem dados informes, repasses e tomadas de decisões relativas às atividades do CPPC, ora de caráter formativo que ficarão a cargo dos educador@s do Cultura e Cidadania e do Suporte Pedagógico, objetivando a construção de espaços de discussão e aprofundamento acerca de práticas educacionais e da sociedade. Dando a possibilidade de serem trabalhados formas lúdicas, artísticas e coletivas, através de metodologias participativas e dinâmicas, buscando a interdisciplinaridade com temas transversais. As primeiras reuniões terão a finalidade de aprimorar e criar apoiadores e/ou parceiros. As reuniões posteriores terão caráter político pedagógicas administrativas, para tomadas de decisões relativas à atividades do CPPC, como a formação de educadores. Os seminários serão três: O primeiro seminário do ano terá a duração de dois dias, durante os quais será planejado o corrente ano letivo, decidindo-se, por exemplo, sobre calendário e planejamento de aulas, cumprindo a carga horária de 15 horas, O segundo seminário do ano ocorrerá em dois dias, quando será avaliado o primeiro semestre letivo e revisto o planejamento feito para o segundo, cumprindo carga horária de 15 horas e o terceiro seminário do ano terá por objetivo principal a formação político-educacional d@s agentes do CPPC, bem como a avaliação dos trabalhos executados ao longo de todo o ano, perfazendo um total de 25 horas distribuídas pelos três dias de duração. Já está em andamento, reuniões quinzenais de planejamento e mapeamento de outros Cursinhos da cidade de Viçosa, assim como de outras localidades, para a construção do IX Fórum dos Cursinhos Populares, antes realizado em Ribeirão Preto e Campinas, que, em 2012, será realizado em Viçosa, em parceria com o Cursinho DCE/UFV e o Cursinho Tecendo Sonhos de Espera Feliz, assim como outros Cursinhos da cidade de Viçosa e região. O CPPC, juntamente com o CPDCE/UFV faz parte de um grupo de estudo sobre educação popular e interdisciplinaridade buscando aperfeiçoamento com relação a estas temáticas para melhoramento constante nas práticas cotidianas. A coordenação pedagógica e a disciplina Cultura e Cidadania coordenarão a elaboração de um projeto político pedagógico do CPPC, documento fundamental e norteador para estabelecer os princípios teórico-metodológicos a serem desenvolvidos, assim como a estrutura curricular e os processos de avaliação, apontando o seu fazer educativo, tendo como base a sua própria realidade. |
LocalidadeAtendida |
Jovens e adultos egressos do ensino médio da cidade de Paula Cândido e municípios vizinhos |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27164 |
CodigoLancamento |
30026 |
NumeroRegistro |
PRJ-015/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPI... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
TIAGO RICARDO MOREIRA (Coordenador, 02/01/2013 a 30/12/2016), FELIPE LEONARDO RIGO (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2014), BRUNO DAVID HENRIQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2016), PRISCILA JORDAIM SCHWAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), MARIANA LOUZADA PRATES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 30/12/2013), REBECA ROLIM MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), THAIS NAYARA TAVARES DE FARIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2015), DANIELE DO CARMO ELETO HAMADÉ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), KATIUSSE REZENDE ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 30/12/2014), MATHEUS LAURENTE ALVARENGA (Bolsista PROEXT, 02/01/2016 a 30/12/2016), EVELYN SOARES MEDINA GONÇALVES (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 30/12/2016), MAIANE DA SILVA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2016 a 30/12/2016), JÉSSICA LUIZA RIPANI RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2016 a 30/12/2016), ALINE DE CAMPOS LEMOS (Bolsista PROEXT, 02/01/2016 a 04/12/2016), MIRNA PECANHA BRITO (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/02/2015 a 30/12/2016), RAFAEL PENHA FERRAZ (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/06/2015), INGRID MARQUES DIAS (Bolsista PROEXT, 02/01/2014 a 30/12/2015), FERNANDA LÔBO TAVARES (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2015) |
DataInicio |
2013-01-02 |
DataTermino |
2016-12-30 |
LinhaExtensao |
Gestão pública |
Objetivo |
Organizar o processo de gestão do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) do Município de Viçosa-MG |
PalavrasChave |
Controle da Tuberculose, Gestão, Educação Profissional |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.Realizar um diagnóstico da situação epidemiológica da tuberculose no município de Viçosa no período de 2001 a 2011. 2.Identificar as necessidades de intervenção com foco no planejamento, monitoramento e Avaliação do PMCT de Viçosa. 3.Planejar e orientar estratégias sistemáticas de intervenção para melhoria dos indicadores do PMCT de Viçosa. 4.Implantar um programa de educação continuada para funcionários do PMCT de Viçosa e para funcionários das Estratégias de Saúde da Família do município. 5.Criar um sistema de monitoramento sistemático das ações realizadas pelo PMCT de Viçosa. 6.Avaliar a eficácia das atividades implementadas a partir da realização de um novo levantamento epidemiológico e em relação as mudança nos indicadores de qualidade dos serviços de controle da tuberculose municipal um ano após o inicio do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
160 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30026 |
CodigoLancamento |
30087 |
NumeroRegistro |
PRJ-017/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRÁTICA DA CULINÁRIA SABOROSA E SAUDÁVEL NO TRATAMENTO NUTRI... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF (Coordenador, 01/02/2013 a 31/01/2015), ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/01/2015), VANESSA FIALHO LOPES (Bolsista FUNARBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), HATANNE CARLA FIALHO MORAES E LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/01/2015), CAMILA HORTA GAUDERETO RODRIGUES (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013), HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF (Orientador, 01/02/2013 a 31/12/2013), LUÍZA CAROLINA FAGUNDES SILVA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/12/2013), LÍLIAN MENDONÇA FERREIRA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/12/2013), LAURA LUÍZA MENEZES SANTOS (Estagiário, 01/02/2013 a 20/04/2013), VANESSA SILVA DAVINI (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013), HELLEN ABREU DA SILVA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013), DALILA PINTO DE SOUZA FERNANDES (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013), ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/01/2015), ALINNE PAULA DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/07/2014), CAMILA NEVES RODRIGUES (Estagiário, 01/07/2013 a 31/07/2013), ALESSANDRA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2014), FERNANDA FONSECA ROCHA (Estagiário, 01/06/2013 a 31/07/2013), DANIELA MAYUMI USUDA PRADO ROCHA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2015-01-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Criar um receituário, simples e atrativo, e aplicá-lo em oficinas dietéticas para os pacientes portadores ou com risco cardiovascular do PROCARDIO-UFV, de modo a estimular uma maior adesão ao tratamento nutricional, ampliar o conhecimento sobre os alimentos e influenciar positivamente no processo de educação nutricional. |
PalavrasChave |
Doenças Cardiovasculares, Educação Nutricional, Dietética |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Treinamento e capacitação do bolsista PIBEX e outros alunos, Avaliação das dificuldades culinárias, preferências e, ou, aversões alimentares dos pacientes, Criação e análises de novas preparações Oficinas dietéticas, Elaboração de um caderno de receitas, Reuniões da equipe PROCARDIO, Análise de dados e resultados das atividades de educação nutricional e do uso do receituário |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Acadêmica da UFV |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
12 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30087 |
|
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