CodigoLancamento |
27164 |
NumeroRegistro |
PRJ-032/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSINHO POPULAR PAULA CÂNDIDO MG |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Coordenador, a 12/12/2012), WADSON RIBAS DE ALMEIDA (Bolsista PIBEX, a 12/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-27 |
DataTermino |
2012-12-12 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Objetivo Geral Reforçar o trabalho do Cursinho Popular Paula Cândido (CPPC) existente na cidade de Paula Cândido MG, por meio da articulação entre a Universidade Federal de Viçosa, parceiros de Paula Cândido MG e o programa TEIA, Objetivos Específicos Basendo se nos três princípios fundamentais do CPPC (Educação Popular, Gestão Compartilhada e Interdisciplinaridade), algumas das propostas educacionais da coordenação pedagógica são: a) Através da valorização da cultura e do saber popular dar visibilidade à história, à identidade, às personalidades e manifestações culturais mais relevantes da cidade e região buscando um processo educativo que transcenda a sala de aula. Valorizar os saberes populares e trabalhar a auto-estima desses estudantes para que os educandos/as se reconheçam como sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. b)Orientar, acompanhar e informar os estudantes rurais e urbanos de Paula Cândido e entorno sobre os caminhos para o acesso e a permanência na universidade (inscrição, isenção, datas, valores, procedimentos, cursos, atividades, grupos e assistência estudantil). c) Educação inclusiva: A diversidade proporciona um conjunto de possibilidades e experiências culturais e sociais extremamente ricas no processo de ensino aprendizagem, e se trabalhada embasada em métodos pedagógicos ajuda na construção de atitudes menos discriminatórias, de mais cooperação, mais humanizada, com menos preconceito, sem distinção de raça, credo, condições econômicas, gênero e orientação sexual. Portanto, a inclusão é um movimento que torna possível a construção de uma sociedade mais justa para todos. d) Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena: no qual os educadores possam construir um trabalho pedagógico, buscando dar visibilidade à história de luta e resistência da comunidade negra e indígena no país, na busca da afirmação da identidade racial, para corrigir injustiças e desigualdades sociais a que os negros e os índios, ainda, são submetidos. e) Abordar temas ambientais tais como o tratamento transversal das questões que envolvem a integração sujeito e meio natural, qualidade de vida e responsabilidade sócio-ambiental, buscando mostrar a atuação humana, as relações sociais e suas conseqüências, preservação das fontes naturais de energia, outras formas de sustentabilidade como a agroecologia e a economia solidária, etc. f) Propiciar formas de interação, buscando experiências de expressão e educação corporal, no âmbito artístico, cultural, nas dimensões da ludicidade. g) Estimular em parceria com a disciplina Cultura e Cidadania, a criatividade, atividades coletivas e temáticas para ações interdisciplinares e interações com outros Cursinhos como o Tecendo Sonhos de Espera Feliz e o Cursinho Popular DCE/UFV. h) Participar da Construção do IX Fórum dos Cursinhos Populares, antes realizado em Ribeirão Preto e Campinas, que, em 2012, será realizado em Viçosa, em parceria com o Cursinho DCE/UFV e o Cursinho Tecendo Sonhos de Espera Feliz, assim como outros Cursinhos da cidade de Viçosa e região, para promover debates relevantes sobre educação popular, acesso ao ensino superior, interdisciplinalidade e outros. |
PalavrasChave |
Educação, Metodologia, cidadania |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As aulas do Cursinho popular Paula Cândido ocorrem aos sábados de 8:00 as 18:00 horas na Escola Municipal Coronel Antonio Faustino Duarte sendo ministradas seis disciplinas a cada final de semana. A prefeitura disponibiliza o transporte dos educadores/as. Esta forma de trabalho se desenvolveu durante o ano de 2009 à 2011.Dois professores por disciplina em sala de aula, sendo 11 disciplinas,entre elas a disciplina Cultura e Cidadania que tem como proposta articular a construção de eventos temáticos sobre a cultura local para a reflexão e a sistematização, com vistas a ser base para a construção do conhecimento acadêmico escolar a partir da realidade dos educandos. Pretende também trabalhar para a construção de evento de Articulação dos Cursinhos Populares e com isto acumular experiências de práticas educativas que se baseiem no cotidiano dos alunos para o aperfeiçoamento dos currículos escolares. O CPPC é organizado a partir de Grupo de Metas que facilitam a organização do Cursinho, estes grupos são os seguintes: Grupo de Articulação, Grupo de Comunicação, Grupo de Materiais. Grupo de Articulação responsável pelo fortalecimento do elo entre o CPPC, a comunidade, a UFV e os parceiros, Grupo de Comunicação, responsável pela união e interação interna do Cursinho, Grupo de Materiais que é responsável pela elaboração de simulados, materiais didáticos próprios do cursinho, biblioteca e os materiais necessários para o funcionamento das aulas. Além dos Grupos de Metas, também há o Suporte Pedagógico (grupo formado, atualmente, por três coordenadores pedagógicos) com a função de orientar os educadores e educandos e de planejar reuniões e seminários pedagógicos com o objetivo de formar e planejar o CPPC como um todo. O CPPC trabalha na lógica de reuniões e seminários. As reuniões se darão quinzenalmente, sendo seqüencialmente em Viçosa e Paula Cândido com o objetivo de natureza ora administrativa que deverão ser organizados pelos grupos, com o intuito de serem dados informes, repasses e tomadas de decisões relativas às atividades do CPPC, ora de caráter formativo que ficarão a cargo dos educador@s do Cultura e Cidadania e do Suporte Pedagógico, objetivando a construção de espaços de discussão e aprofundamento acerca de práticas educacionais e da sociedade. Dando a possibilidade de serem trabalhados formas lúdicas, artísticas e coletivas, através de metodologias participativas e dinâmicas, buscando a interdisciplinaridade com temas transversais. As primeiras reuniões terão a finalidade de aprimorar e criar apoiadores e/ou parceiros. As reuniões posteriores terão caráter político pedagógicas administrativas, para tomadas de decisões relativas à atividades do CPPC, como a formação de educadores. Os seminários serão três: O primeiro seminário do ano terá a duração de dois dias, durante os quais será planejado o corrente ano letivo, decidindo-se, por exemplo, sobre calendário e planejamento de aulas, cumprindo a carga horária de 15 horas, O segundo seminário do ano ocorrerá em dois dias, quando será avaliado o primeiro semestre letivo e revisto o planejamento feito para o segundo, cumprindo carga horária de 15 horas e o terceiro seminário do ano terá por objetivo principal a formação político-educacional d@s agentes do CPPC, bem como a avaliação dos trabalhos executados ao longo de todo o ano, perfazendo um total de 25 horas distribuídas pelos três dias de duração. Já está em andamento, reuniões quinzenais de planejamento e mapeamento de outros Cursinhos da cidade de Viçosa, assim como de outras localidades, para a construção do IX Fórum dos Cursinhos Populares, antes realizado em Ribeirão Preto e Campinas, que, em 2012, será realizado em Viçosa, em parceria com o Cursinho DCE/UFV e o Cursinho Tecendo Sonhos de Espera Feliz, assim como outros Cursinhos da cidade de Viçosa e região. O CPPC, juntamente com o CPDCE/UFV faz parte de um grupo de estudo sobre educação popular e interdisciplinaridade buscando aperfeiçoamento com relação a estas temáticas para melhoramento constante nas práticas cotidianas. A coordenação pedagógica e a disciplina Cultura e Cidadania coordenarão a elaboração de um projeto político pedagógico do CPPC, documento fundamental e norteador para estabelecer os princípios teórico-metodológicos a serem desenvolvidos, assim como a estrutura curricular e os processos de avaliação, apontando o seu fazer educativo, tendo como base a sua própria realidade. |
LocalidadeAtendida |
Jovens e adultos egressos do ensino médio da cidade de Paula Cândido e municípios vizinhos |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27164 |
CodigoLancamento |
30026 |
NumeroRegistro |
PRJ-015/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPI... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
TIAGO RICARDO MOREIRA (Coordenador, 02/01/2013 a 30/12/2016), FELIPE LEONARDO RIGO (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2014), BRUNO DAVID HENRIQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2016), PRISCILA JORDAIM SCHWAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), MARIANA LOUZADA PRATES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 30/12/2013), REBECA ROLIM MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), THAIS NAYARA TAVARES DE FARIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2015), DANIELE DO CARMO ELETO HAMADÉ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), KATIUSSE REZENDE ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 30/12/2014), MATHEUS LAURENTE ALVARENGA (Bolsista PROEXT, 02/01/2016 a 30/12/2016), EVELYN SOARES MEDINA GONÇALVES (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 30/12/2016), MAIANE DA SILVA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2016 a 30/12/2016), JÉSSICA LUIZA RIPANI RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2016 a 30/12/2016), ALINE DE CAMPOS LEMOS (Bolsista PROEXT, 02/01/2016 a 04/12/2016), MIRNA PECANHA BRITO (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/02/2015 a 30/12/2016), RAFAEL PENHA FERRAZ (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/06/2015), INGRID MARQUES DIAS (Bolsista PROEXT, 02/01/2014 a 30/12/2015), FERNANDA LÔBO TAVARES (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2015) |
DataInicio |
2013-01-02 |
DataTermino |
2016-12-30 |
LinhaExtensao |
Gestão pública |
Objetivo |
Organizar o processo de gestão do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) do Município de Viçosa-MG |
PalavrasChave |
Controle da Tuberculose, Gestão, Educação Profissional |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.Realizar um diagnóstico da situação epidemiológica da tuberculose no município de Viçosa no período de 2001 a 2011. 2.Identificar as necessidades de intervenção com foco no planejamento, monitoramento e Avaliação do PMCT de Viçosa. 3.Planejar e orientar estratégias sistemáticas de intervenção para melhoria dos indicadores do PMCT de Viçosa. 4.Implantar um programa de educação continuada para funcionários do PMCT de Viçosa e para funcionários das Estratégias de Saúde da Família do município. 5.Criar um sistema de monitoramento sistemático das ações realizadas pelo PMCT de Viçosa. 6.Avaliar a eficácia das atividades implementadas a partir da realização de um novo levantamento epidemiológico e em relação as mudança nos indicadores de qualidade dos serviços de controle da tuberculose municipal um ano após o inicio do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
160 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30026 |
CodigoLancamento |
30087 |
NumeroRegistro |
PRJ-017/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRÁTICA DA CULINÁRIA SABOROSA E SAUDÁVEL NO TRATAMENTO NUTRI... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF (Coordenador, 01/02/2013 a 31/01/2015), ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/01/2015), VANESSA FIALHO LOPES (Bolsista FUNARBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), HATANNE CARLA FIALHO MORAES E LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/01/2015), CAMILA HORTA GAUDERETO RODRIGUES (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013), HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF (Orientador, 01/02/2013 a 31/12/2013), LUÍZA CAROLINA FAGUNDES SILVA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/12/2013), LÍLIAN MENDONÇA FERREIRA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/12/2013), LAURA LUÍZA MENEZES SANTOS (Estagiário, 01/02/2013 a 20/04/2013), VANESSA SILVA DAVINI (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013), HELLEN ABREU DA SILVA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013), DALILA PINTO DE SOUZA FERNANDES (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013), ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/01/2015), ALINNE PAULA DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/07/2014), CAMILA NEVES RODRIGUES (Estagiário, 01/07/2013 a 31/07/2013), ALESSANDRA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2014), FERNANDA FONSECA ROCHA (Estagiário, 01/06/2013 a 31/07/2013), DANIELA MAYUMI USUDA PRADO ROCHA (Estagiário, 01/02/2013 a 31/07/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2015-01-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Criar um receituário, simples e atrativo, e aplicá-lo em oficinas dietéticas para os pacientes portadores ou com risco cardiovascular do PROCARDIO-UFV, de modo a estimular uma maior adesão ao tratamento nutricional, ampliar o conhecimento sobre os alimentos e influenciar positivamente no processo de educação nutricional. |
PalavrasChave |
Doenças Cardiovasculares, Educação Nutricional, Dietética |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Treinamento e capacitação do bolsista PIBEX e outros alunos, Avaliação das dificuldades culinárias, preferências e, ou, aversões alimentares dos pacientes, Criação e análises de novas preparações Oficinas dietéticas, Elaboração de um caderno de receitas, Reuniões da equipe PROCARDIO, Análise de dados e resultados das atividades de educação nutricional e do uso do receituário |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Acadêmica da UFV |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
12 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30087 |
CodigoLancamento |
30155 |
NumeroRegistro |
PRJ-045/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
SELMA DE FÁTIMA SINGULANO ALVES (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 31/12/2013), ELIMAR GOMES CIPRIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), JULIA DE OLIVEIRA FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), RAISSA ROSA QUADRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), DIOGO TOURINO DE SOUSA (Orientador, 01/01/2013 a 31/12/2013), KIM SÁ DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), MARCO TULIO DO CARMO MARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), GISELE GAVAZZA LAMBERTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), ISABELA LADEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), CAROLINE MARIA FONSECA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), LARA OLIVEIRA ALENCAR SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), LETÍCIA FERREIRA XAVIER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 01/01/2014), MARIA IZABEL VIEIRA BOTELHO (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2014), PRISCILA APARECIDA DA ROCHA HONORATO (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 01/01/2014), HENRIQUE ANTONIO ROCHA DUTRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), ANA LUÍSA SILVA FIGUEIREDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013), GÉSSICA APARECIDA BARBOSA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-01-01 |
DataTermino |
2014-01-01 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
Possibilitar ao estudante universitário ampliar a compreensão e análise da realidade sócio-econômica e cultural de comunidades de pequenos agricultores e de outros grupos organizados da/na Zona da Mata Mineira, servindo assim como instrumento mediador de uma formação profissional comprometida, técnica e socialmente com as questões da realidade brasileira. Dar continuidade à implementação da proposta do Estágio Interdisciplinar de Vivência no âmbito da UFV. |
PalavrasChave |
Interdisciplinaridade, Horizontalidade do conhecimento, Educação e Cultura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reuniões ordinárias Encontros para estudos e discussões temáticas Reuniões da coordenadoria Organização e execução de seminários concentrados Sistematização de relatórios Promoção de encontros e eventos Elaboração, organização e execução de oficinas preparatórias Promoção de seminários e encontros com os parceiros- preparação de famílias Concentração supervisionada com os/as estudantes Promoção da vivência Organização e execução do seminário de avaliação interna Desenvolvimento e apresentação do relatório final Reuniões de avaliação geral Encontros para avaliação pelas famílias |
LocalidadeAtendida |
Municípios da Zona da Mata e Norte de Minas Gerais |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30155 |
CodigoLancamento |
30260 |
NumeroRegistro |
PRJ-103/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APLICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM PEQUENOS ESTABEL... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
BRENNO LOPES REZENDE (Bolsista PIBEX JR, 01/02/2013 a 31/12/2013), BRUNO DE SOUSA CORRADI (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Capacitação de comerciantes e produtores na área de processamento de alimentos no Campus UFV-Florestal, utilizando as ferramentas de qualidade e boas práticas de fabricação, de modo a oferecer uma melhoria e segurança dos alimentos produzidos na cidade, como lanches, salgados, sanduíches em pequenos comércios: lanchonetes, bares e feiras. |
PalavrasChave |
boas práticas de fabricação, segurança alimentar, capacitação de comerciantes |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O ponto de partida do projeto será a visita e cadastramento de comerciantes interessados em participar da capacitação na área de controle de qualidade e boas práticas de fabricação. Serão realizados palestras, treinamentos e capacitações com ênfase nas ferramentas de qualidade, treinamentos sobre as Boas Práticas de Fabricação, considerando as recomendações da Vigilância Sanitária Municipal e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), treinamento e capacitação para a manipulação de alimentos, utilizando os recursos disponíveis na UFV/Florestal. O treinamento sobre o processamento envolverá palestras sobre a importância da aplicação das boas práticas e os perigos gerados pela ausência das mesmas. Serão levantados os problemas higiênico-sanitários existentes nas instalações de processamento e nos produtos elaborados pelos comerciantes através de análises microbiológicas como a contagem de coliformes fecais e totais. O treinamento contará com a participação dos estudantes, docentes e técnicos da UFV/Florestal. Por fim, será realizada capacitação sobre a apresentação e comercialização dos produtos processados. Ao longo do projeto serão realizadas entrevistas formais (com a elaboração de questionários) e informais para avaliar o andamento do projeto e a importância do mesmo para os comerciantes. |
LocalidadeAtendida |
Comerciantes do Município de Florestal-MG |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
5 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30260 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |