CodigoLancamento |
30209 |
NumeroRegistro |
PRJ-072/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA CÉLULA |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
GABRIELA DE SOUZA SANTIAGO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), SIMONE APARECIDA OLIVEIRA EUSTÁQUIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), ISRAEL WILLER FRAGA SANTOS (Estagiário, 01/02/2013 a 31/12/2013), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Orientador, 01/02/2013 a 31/12/2013), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), DULCE JANE LOPES BARROS (Bolsista PIBEX, 01/07/2014 a 31/12/2014), NEWTON MORENO SANCHES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), POLLYANNA AMARAL VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), IZABEL REGINA DOS SANTOS COSTA MALDONADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), MARLA MENDES DE AQUINO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 30/06/2014) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Objetivo Geral: Produzir material didático voltado para a divulgação da Biologia Celular na rede de Ensino Público/Estadual da região de Florestal, visando a capacitação e instrumentalização de futuros (licenciandos) e atuais educadores (formação continuada), além de promover melhorias no processo ensino-aprendizagem. Objetivos Específicos: Estabelecer parcerias com Escolas da rede de ensino público/Estadual do município de Florestal e Região, produzir materiais didáticos voltados para o ensino da Biologia Celular no ensino médio, produzir lâminas histológicas didáticas para auxiliar em aulas práticas do ensino médio, criar, divulgar e discutir o uso de modelos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de conceitos fundamentais da Biologia Celular dentro do contexto energético, aplicar novas tecnologias, de forma interdisciplinar ao processo ensino-aprendizagem, fornecer subsídios para o professor de Biologia do ensino médio, que auxilie no seu planejamento didático-pedagógico, contribuir para a formação da bolsista, capacitando-a para o exercício da docência, capacitar os licenciandos e professores da rede pública de ensino a utilizarem novas tecnologias e softwares para o preparo de materiais didáticos. |
PalavrasChave |
Biologia Celular, Material Didático, Ensino Médio |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Inicialmente serão selecionadas e contatadas 5 Escolas Estaduais lotadas nos municípios de Florestal, Pará de Minas e Juatuba, por meio de levantamento prévio junto à Superintendência Regional de Ensino (SRE) obedecendo aos seguintes critérios: disponibilidade de professores de Biologia a participar da apresentação e aplicação dos modelos didáticos, presença de estrutura laboratorial e de multimídia para apresentação dos materiais, Número mínimo de 60 alunos matriculados no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. A estudante bolsista será treinada na fase inicial para a coleta de material biológico e confecção de lâminas histológicas, objetivando a geração de material multimídia educativo-demonstrativo que poderá ser distribuído nas escolas. Inicialmente, a coleta do material biológico a ser processado será realizada seguindo procedimentos adequados, assistido por equipe qualificada, coordenada pela professora Izabel Regina dos Santos C. Maldonado, do departamento de Biologia Geral do Campus UFV-Viçosa. Posteriormente todo o material coletado será processado para a produção de laminário especial para uso em atividades práticas. Para tanto, será utilizado o espaço de laboratório presente no prédio do CT-INFRA1-Zootecnia, do Campus UFV-Florestal, equipado com micrótomo, modelo Zeiss-Hyrax M40, e materiais auxiliares para a execução dos protocolos. O laminário escolhido está relacionado com o planejamento prático do tema interdisciplinar a ser desenvolvido junto ao LIFE: abordagem das organelas celulares envolvidas com a produção de energia dentro da célula, bem como nas características estruturais da célula, relacionadas com alto gasto energético, tomando como exemplo, a atividade secretora. Todos os procedimentos serão documentados em vídeos e fotos com a finalidade de gerar material multimídia educativo. As seguintes preparações histológicas previstas para compor o material didático, encontram-se listadas abaixo: %u2022Preparado afresco com pimentão e folhas de Elodea. %u2022Fígado de rato Polak %u2022Fígado de rato Naquim %u2022Pâncreas de rato (H.E.) %u2022Intestino delgado e intestino grosso P.A.S., Alcian Blue. %u2022Mesentério de rato Mastócitos (Fucsina-Resorcina) %u2022Epidídimo Aoyama (impregnação pela prata), contra-coloração verde-luz (corante ácido) Para a confecção de material didático/multimídia serão utilizados equipamentos próprios para produção de vídeos digitais, contemplados no projeto LIFE, juntamente com o uso de softwares específicos para edição de vídeos/som. O uso de um microscópio trinocular acoplado a sistema de captura de imagem, também contemplado no projeto LIFE, será útil para preparo de material fotográfico demonstrativo, digitalizado, que poderá ser utilizado no planejamento didático-pedagógico do ensino de Biologia nas escolas. Todo o material didático produzido neste projeto será acompanhado por uma orientação composta por tópicos sugeridos, juntamente com a disponibilização de recursos, através do uso dos objetos de aprendizagem, sugerido pelo Ministério da Educação (MEC, 2010). Desta forma, pretende-se sugerir a criação de uma estrutura didática no planejamento das aulas, seguindo o seguinte modelo: aula introdutória, uso de recursos disponíveis, tanto a partir do produto desse projeto quanto recursos provenientes dos objetos de aprendizagem (MEC), aplicação do conhecimento em aula prática laboratorial (uso de microscópio, softwares, jogos, dinâmicas). No período final do projeto, será elaborado um questionário avaliativo para aplicação junto ao público alvo total, constituído pelos professores e estudantes do ensino médio das Escolas Estaduais envolvidas. Desta forma, será possível determinar, por meio de dados quantificados, se as metas foram cumpridas, além de permitir adequações a projetos futuros que possam divergir deste. |
LocalidadeAtendida |
5 Escolas Públicas provenientes dos municípios de Florestal e região. |
PessoasAtendidas |
310 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30209 |
CodigoLancamento |
30273 |
NumeroRegistro |
PRG-003/2013 |
Tipo |
Programa |
Titulo |
PROCARDIO: PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE CARDIOVASCULAR |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
NÍNIVE DE ALMEIDA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2015 a 31/12/2017), ALINNE PAULA DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2015 a 31/12/2015), HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF (Coordenador, 01/03/2013 a 01/03/2022), ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 01/03/2018), HATANNE CARLA FIALHO MORAES E LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 01/03/2018), ARIETA CARLA GUALANDI LEAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2018 a 05/12/2018), LEIDJAIRA JUVANHOL LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2018 a 31/12/2022), CRISTHINA MARTINS LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2020), GILMARA ALVES ZANIRATE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2020), LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2022) |
DataInicio |
2013-03-01 |
DataTermino |
2023-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Promover a saúde e a redução de risco cardiovascular entres estudantes, servidores e depedentes da UFV |
PalavrasChave |
Risco cardiovascular, Educação Nutricional, Estilo de vida |
ProjetosVinculados |
PRJ-221/2011, PRJ-017/2013, PRJ-272/2014, PRJ-061/2016, PRJ-008/2017 |
AtividadesProjeto |
|
LocalidadeAtendida |
|
PessoasAtendidas |
|
PessoasAtendidasPorMes |
|
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=30273 |
CodigoLancamento |
30338 |
NumeroRegistro |
PRJ-064/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
LUIZ CARLOS MAIA LADEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), NÍRCIA ISABELLA ANDRADE PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), MONIQUE DO VAL DE SOUZA (Estagiário, 01/03/2013 a 30/12/2013), LUISA PEREIRA AMERICANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), LUCIANA MARTINS CANOSSA DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), HELEN BELARMINO ALVES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), GABRIELA GUILHERMINO DE LUCCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), DIONE DE MARCHI (Coordenador, 01/03/2013 a 30/12/2013), NAYARA NANTES GUERRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), IOLANDA DE FÁTIMA CESAR DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), MATHEUS BRUM FELICIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), VICTÓRIA ESTHER TEIXEIRA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), LARA GOMES SUHETT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), TAMIRES LANA RUFINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013), EDILENE DO NASCIMENTO NUNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 30/12/2013) |
DataInicio |
2013-03-01 |
DataTermino |
2013-12-30 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Oferecer uma complementação acadêmica para os alunos de Nutrição - UFV através de experiência prática que abordem a ciências da nutrição e a gastronomia, elaborando cardápios e preparações saudáveis e atrativas |
PalavrasChave |
Educação Nutricional, Gastronomia, Saúde Coletiva |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Oferecimentos de oficinas culinárias abertas ao público. Elaboração de material de educação nutricional. Elaboração de cardápios. Oferecimento de treinamento de equipes. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade acadêmica e população Viçosense |
PessoasAtendidas |
450 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30338 |
CodigoLancamento |
30345 |
NumeroRegistro |
PRJ-142/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
DANIELA ALVES SILVA (Coordenador, 20/02/2013 a 19/04/2013), NILCEMAR RODRIGUES CARVALHO CRUZ (Orientador, 20/02/2013 a 19/04/2013), CAROLINE ANDRADE VINHAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2013 a 19/04/2013), CECÍLIA BARBOSA NUNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2013 a 19/04/2013), KENIA COSTA DE SOUZA MORAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2013 a 19/04/2013), MARÍLIA ABADIA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2013 a 19/04/2013), JÉSSICA APARECIDA TAVARES SAVIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2013 a 19/04/2013), MICHELE CRISTINA FARIA GONTIJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2013 a 19/04/2013), NISIA CRISTINA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/02/2013 a 19/04/2013) |
DataInicio |
2013-02-20 |
DataTermino |
2013-04-19 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Promover atividades de educação nutricional com mulheres de Rio Paranaíba-MG para melhora do hábito alimentar e condição nutricionaL |
PalavrasChave |
educação nutricional, mulheres, estado nutricional |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades constarão de avaliação antropométrica, por meio medidas de peso, estatura e circunferência da cintura. Será feita a dinâmica do espelho para maior familiarização das participantes com os membros do projeto. Posteriormente será conduzida uma dinâmica sobre mitos e verdades. As participantes responderão um questionário do Ministério da Saúde para avaliação da alimentação das mesmas. Será realizada palestra educativa sobre pirâmide alimentar com posterior dinâmica de montagem da mesma pelas participantes. Serão conduzidas palestras com temas relacionados as doenças relacionadas à alimentação não saudável como a obesidade, diabetes, colesterol elevado e hipertensão, destacando conceitos, principais causas e como a alimentação saudável pode atuar na prevenção e tratamento destas. A apresentação será através de data show com esquemas didáticos e imagens. No final as participantes terão o desafio de levar para o próximo encontro preparações de receitas saudáveis feitas por elas. Haverá premiação para as perguntas respondidas corretamente. Os membros do projeto farão um encerramento, onde posteriormente se sorteará uma cesta contendo alimentos saudáveis, como frutas, produtos integrais, light e diet, finalizando com uma confraternização com as preparações das receitas saudáveis feitas por elas. |
LocalidadeAtendida |
Sociedade Auxiliadora Feminina, Igreja Presbiteriana |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30345 |
CodigoLancamento |
26551 |
NumeroRegistro |
PRJ-138/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PARQUE INTERATIVO DE BOTÂNICA - PIB |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
DIEGO CAMPOS VASCONCELOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), LUIZ ANTONIO BASILIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2010 a 30/12/2015), MAIKY LOPES PAULO (Estagiário, 10/02/2015 a 20/12/2015), VITOR ALVES DA SILVEIRA (Bolsista PIBEX, 07/10/2014 a 20/12/2015), CLAUDIO COELHO DE PAULA (Coordenador, 01/09/2010 a 30/12/2015) |
DataInicio |
2010-09-01 |
DataTermino |
2015-12-30 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Objetivo Geral: Estimular o estudo de Botânica para os estudantes de ensino fundamental e médio, correlacionando a ciência e a biodiversidade com a conservação da natureza a partir do acervo botânico e estrutura interativa presente no Parque Interativo de Botânica (PIB). Objetivos Específicos: 1. Promover entre as escolas públicas de ensino fundamental e médio a visita regular ao espaço-ciência PIB, como parte da programação didática semestral, 2. Divulgar para os estudantes os projetos de pesquisa da UFV na área de Botânica e sua relação com a conservação da biodiversidade, 3. Desenvolver o ensino prático de Botânica nas escolas de ensino fundamental e médio, 4. Ampliar e sistematizar a visitação dos alunos de ensino fundamental e médio, em especial das escolas públicas, no PIB visando à maximização das atividades de extensão dessa unidade do DBV, 5. Contribuir efetivamente para o DBV alcançar o índice de extensão previsto no PDI. |
PalavrasChave |
Educação, Meio Ambiente, Espaço Ciência |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Seleção das escolas: Para o desenvolvimento das atividades previstas do Parque Interativo de Botânica, serão convidadas escolas públicas de ensino fundamental e médio da microrregião de Viçosa. Os convites serão encaminhados às Secretarias de Educação dos municípios dessa microrregião, que indicarão as escolas a serem atendidas. A meta desse projeto é atender 20 escolas de ensino fundamental e médio. Entretanto esse número poderá ser ampliado em função da disponibilidade da equipe e demanda. Agendamento da visitação: O agendamento da visitação ao PIB será realizado em função do número de alunos de cada turma e do horário do estudante bolsista. Escolas não selecionadas poderão solicitar a visitação monitorada desde que haja disponibilidade na agenda da equipe do Parque Interativo de Botânica. Protocolo de visitação no PIB: 1. Abordagem da turma, 2. Apresentação do monitor/equipe e exposição do propósito da visita, 3. Apresentação do PIB: missão, setores, pesquisas e atividades gerais, 4. Apresentação oral e expositiva sobre questões ambientais e a importância da conservação do meio ambiente, 5. Visita orientada ao Jardim Temático dos biomas e ecossistemas Brasileiros, 6. Visita orientada ao Espaço Interativo, demonstrando a morfologia, fisiologia e evolução das plantas , 7. Visita orientada a coleção botânica: desenvolvimento dos conceitos taxonômicos (família, subfamília, gêneros e espécies). Oficinas: Herborizar e catalogar: é só começar (desenvolvimento de técnicas básicas de herborização e armazenamento de plantas secas e identificadas). Reunião de família (apresentação de conceitos taxonômicos de família, gênero e espécie). Oficina para o professor: O critério de cada escola poderá ser realizado oficinas especiais para os professores da área antes da visita dos alunos ao PIB. |
LocalidadeAtendida |
Região de Viçosa |
PessoasAtendidas |
12800 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26551 |
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