CodigoLancamento |
31328 |
NumeroRegistro |
PRJ-166/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
RESGATANDO A CULTURA ALIMENTAR DE RIO PARANAÍBA MG: AÇÕES ED... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
VIRGINIA SOUZA SANTOS (Coordenador, 01/02/2013 a 20/12/2013), MURIELE PEREIRA MENDES CORNÉLIO (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2013 a 20/12/2013), LETICIA LANDIM RABELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 20/12/2013), MICHELLE RODRIGUES RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 20/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-20 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
Objetivo Geral: Resgatar a cultura alimentar do município de Rio Paranaíba-MG, Objetivos Específicos: - Conhecer receitas dos práticos típicos do município de Rio Paranaíba MG, - Promover ações educativas para a sociedade, valorizando a cultura alimentar regional e enfatizando as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos BPF, - Divulgação das receitas e dos pratos típicos do município. |
PalavrasChave |
Resgate da cultura alimentar, Alimentação regional, Zona rural |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Metodologia: 1.Da capacitação dos alunos Antes da execução do projeto será realizado um minicurso com o título: "Valorização da cultura alimentar e Boas Práticas de Fabricação de Alimentos", ministrado pela professora coordenadora do projeto, com duração de duas horas. Após o início do projeto, os alunos participarão de reuniões quinzenais, nas quais serão abordados conhecimentos relativos à cultura alimentar, tradições e pratos típicos da região. Serão disponibilizados artigos científicos e capítulos de livros com assuntos correlatos como material de apoio para estes alunos. Nestas reuniões serão discutidas e organizadas as ações do projeto. Os alunos participantes deverão apresentar e discutir individualmente e sequencialmente para coordenadora e demais participantes do projeto e para os colegas, dois artigos científicos relacionados ao assunto do projeto. 2. Visita às comunidades rurais com a parceria da Secretaria de Cultura A divulgação do projeto se dará por divulgação de cartazes nas comunidades rurais e anúncios nos programas de rádio. Com o apoio da Secretaria de Cultura, serão realizadas visitas as comunidades rurais, em locais previamente agendados e divulgados, provavelmente nos centros comunitários, no qual as senhoras serão convidadas a participar do projeto, mediante apresentação dos objetivos e metodologia do mesmo e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, conforme Apêndice 1. Na oportunidade serão adquiridos os contatos das senhoras que concordarem em participar do projeto, para posterior agendamento das oficinas. Após a anuência de participação no projeto, elas responderão um questionário sobre a cultura alimentar, os pratos típicos que conhecem e que habituavam preparar e hoje não preparam mais, conforme questionário descrito no Apêndice 2. As comunidades selecionadas para participação no projeto foram: - Chaves, - Abaeté dos Mendes, - Guarda dos Ferreiros, - Arcos, - Pedreira, - Palmeiras. O convite para participação será divulgado para número indeterminado de senhoras, e, portanto o número de participantes será definido de acordo com o interesse destas. Almejamos a participação, de pelo menos, 50 senhoras. 3. Realização de oficinas educativas As senhoras selecionadas para participar do projeto serão convidadas a participar de dois encontros educativos. As oficinas acontecerão nas próprias comunidades rurais, provavelmente nos centros comunitários, conforme programação abaixo: - Primeira oficina: Serão abordados assuntos referentes aos hábitos alimentares, costumes e culinária predominante nos tempos antigos, pela apresentação dos resultados obtidos através dos questionários de avaliação da cultura alimentar. Neste encontro, será solicitada uma receita típica da região para cada participante, para ser entregue no próximo encontro. - Segunda oficina: Nesta segunda parte serão recolhidas as receitas e ocorrerão duas palestras, ministradas pelas alunas participantes do projeto, sob orientação da coordenadora. A primeira palestra a ser ministrada será intitulada "Boas práticas de fabricação de alimentos" e a segunda palestra desta oficina será sobre: "Valores nutricionais das receitas tradicionais: comparando alimentos naturais e industrializados". Durante este último encontro também será agendado a data de realização da Mostra de Pratos Típicos e repassadas as orientações gerais sobre o evento. Nas duas oficinas serão distribuídos cartilhas educativas a cerca do tema trabalhado. 4. Elaboração de livro de Receitas Típicas Após a aquisição das receitas será elaborado um livro com as receitas de todos os pratos preparados por estas senhoras, como forma de resgate e divulgação da cultura alimentar. 5. Mostra de Pratos Típicos Para finalização do projeto, será realizada uma Mostra de Pratos Típicos na UFV/CRP, com convite aberto a toda população para conhecimento e divulgação dos pratos elaborados por estas senhoras. Impacto Social Esperado: Divulgação das preparações culinárias tradicionais do município, ressaltando a importância de valorização destes pratos típicos, além de trazer a tona, receitas que estão demarcadas pelo esquecimento, com intuito de incentivar o conhecimento dos pratos e resgatar a cultura alimentar da região. Promoção da saúde e segurança alimentar, através da alimentação tradicional, potencializando a valorização da identidade territorial. Na abordagem do tema da segurança alimentar, o alimento será analisado desde a sua produção até o consumo, no qual a cultura alimentar será trabalhada como um patrimônio valioso que precisa ser reconhecido e preservado. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
28 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31328 |
CodigoLancamento |
31557 |
NumeroRegistro |
PRJ-170/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO RONDON |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
ANGÉLICA MARTINS DA SILVA (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), CAIO CÉSAR SILVA ALVARENGA CORREIA (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), PAULO CÉSAR GOMES AMORIN JUNIOR (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), PAULO HENRIQUE COTTA QUINTÃO (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), RODRIGO CAMPOS CARDOSO (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), PRISCILA RIBEIRO DORELLA (Coordenador, 19/05/2013 a 01/09/2013), MARIA DAS GRACAS SOARES FLORESTA (Orientador, 19/05/2013 a 01/09/2013), PRISCILA RIBEIRO DORELLA (Orientador, 19/05/2013 a 01/09/2013), EDUARDA OLIVEIRA REIS (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), JOSELICE DE SOUZA BARBOSA (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), FERNANDO FADEL (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), HANAH ARIDI MOURA (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013), PAMELA BRUSTOLINI OLIVEIRA RENA (Bolsista - Outros, 19/05/2013 a 01/09/2013) |
DataInicio |
2013-05-19 |
DataTermino |
2013-09-01 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
O Projeto Rondon tem por objetivos: . Contribuir para a formação do universitário como cidadão. . Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. . Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. . Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistid |
PalavrasChave |
Projeto Rondon, Ministério da Defesa/UFV, Garrafão do Norte/PA |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
CONJUNTO "B" COMUNICAÇÃO: - Capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias, e - Divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal. MEIO AMBIENTE: - Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água. TRABALHO: - Capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas, - Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável, - Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços, e - Capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos. TECNOLOGIA E PRODUÇÃO: - Disseminar soluções autossustentáveis - tecnologias sociais - que melhorem a qualidade de vida das comunidades. |
LocalidadeAtendida |
Garrafão do Norte - Pará |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31557 |
CodigoLancamento |
32168 |
NumeroRegistro |
PRJ-261/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
LABORATÓRIO DE ARTE: FIGURINO E MATERIAL CÊNICO. |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
PAULO CÉZAR DA SILVA (Coordenador, 05/12/2013 a 25/01/2014), MARCILEY RIBEIRO BARBOSA (Estagiário, 05/12/2013 a 20/01/2014), DANIELA APARECIDA MONTEIRO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/12/2013 a 20/01/2014), LUISA VIEIRA GALVÃO BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/12/2013 a 20/12/2013), ALESSANDRA LAMUNIER DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/12/2013 a 20/01/2014), SIRLANE MARIA DO CARMO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/05/2013 a 31/12/2013), WENDEL SUELIO COUTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/12/2013 a 31/12/2013), AMANDA REIS PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/12/2013 a 15/12/2013) |
DataInicio |
2013-05-12 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Atuar sobre e através dos elementos Artísticos (Figurino e Material Cênico), que compõe a construção e encenação de um espetáculo. O laboratório visa a manutenção e reestruturação do acervo de figurinos e material cênico do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa, alocado no DAH Departamento de Artes e Humanidade foram a motivação para constituição deste projeto em conformidade com os desejos de agregação de valor ao Curso, que vislumbram este setor como recurso em potencial para o desenvolvimento acadêmico e de extensão às comunidades: discente e viçosense no âmbito artístico cultural, complementando trabalhos acadêmicos e apoiando movimentos culturais na cidade e região através dos recursos dos diversos elementos que compõem o acervo do laboratório de figurino atualmente, bem como, a consolidação do termo "laboratório" na composição prática das atividades acadêmicas que integram as ementas curriculares de disciplinas do Curso de Dança e quaisquer outros que demandam atividades ligadas a este laboratório, por exemplo: Curso de Economia Doméstica na disciplina ECD 372 - Tópicos Especiais em Vestuário e ainda, maior funcionalidade e eficácia dos seus processos e fluxos na prestação de serviço às comunidades já citadas, promovendo a ampliação das áreas de conhecimento e pesquisa e a relação instituição de ensino e comunidade. |
PalavrasChave |
Laboratório, Figurinos, Material Cênico |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O laboratório abrangerá pesquisa, desenvolvimento, produção vestual e manutenção do cervo de figurinos e este processo gera conhecimento técnico acadêmico através de ações inclusivas, individuais e coletivas fortalecendo e ampliando a produção acadêmica e atividades extensionistas propostas pela UFV, já o produto final deste processo, os figurinos propriamente ditos, alimentarão o acervo que atenderá à comunidade acadêmica e da cidade, bem como, a demanda do Curso de Dança nos vários trabalhos práticos curriculares que são extremamente importantes para aproximar aos futuros profissionais da dança, vivência prática. |
LocalidadeAtendida |
comunidade Acadêmica, Viçosa - Viçosa e região. |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32168 |
CodigoLancamento |
27601 |
NumeroRegistro |
PRJ-159/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DE VIÇO... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ADRIANE BARROSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2013), FERNANDO MACHADO VILHENA DIAS (Coordenador, 01/02/2012 a 31/01/2013), BRUNO IVANOVINSKY COSTA DE SOUSA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/07/2012), PEDRO BRACCINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/01/2013), FABIO HENRIQUE VIEIRA ATAIDE (Bolsista PROEXT, 01/08/2012 a 31/01/2013), BRUNO IVANOVINSKY COSTA DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2012 a 31/01/2013) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2013-01-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Objetivo Geral: Capacitar os profissionais de saúde de Viçosa e Ouro Preto no atendimento de pessoas com transtorno mental, focando nos conceitos de estigma e ética. Objetivos Específicos: 1) Ampliar a capacidade de atendimento em saúde mental das equipes de saúde dos municípios de Viçosa e Ouro Preto. 2) Melhoria no atendimento da população com sofrimento mental. 3) Avaliação do cinema como ferramenta pedagógica na transferência do conhecimento produzido em saúde mental para a prática de trabalho das equipes de saúde do Sistema Único de Saúde. |
PalavrasChave |
Saúde Mental, Ética e Estigma, Capacitação de Profissionais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realizar seminários de capacitação, dois, um no município de Viçosa e outro em Ouro Preto, nos quais acontecerá exibição de filmes, discussões e palestras sobre os temas: ética e estigma. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e Ouro Preto |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
8 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27601 |
CodigoLancamento |
27895 |
NumeroRegistro |
PRJ-244/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AMBULATÓRIO DE PREMATUROS EGRESSOS DO HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
HELENA LOUREIRO RAMOS (Estagiário, 11/09/2012 a 31/12/2012), ISABELA XAVIER SAMARTINI DE QUEIROZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/09/2012 a 07/10/2014), FREDERICO MILAGRES DE OLIVEIRA (Estagiário, 11/09/2012 a 31/12/2013), BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS (Coordenador, 11/09/2012 a 07/10/2014), DENISE CRISTINA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/09/2012 a 31/12/2016), LILYANE DAMASCENO MANELLA (Estagiário, 11/09/2012 a 31/12/2012), CAROLINA COSTA E SILVA (Estagiário, 11/09/2012 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2012-09-11 |
DataTermino |
2014-10-07 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
O Ambulatório de Prematuros Egressos (APE) do Hospital São Sebastião (HSS) objetiva prestar assistência multiprofissional às crianças nascidas prematuras, após sua alta hospitalar da Unidade de Terapia Intensiva (UTIN) do HSS, situado em Viçosa, Minas Gerais. São inseridos no Serviço todos os prematuros idade gestacional <37), que estiveram internados na referida unidade, que serão acompanhados até os cinco anos de vida completos. |
PalavrasChave |
Prematuro, Crescimento e desenvolvimento, Assistência integral à saúde da criança |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O Ambulatório de prematuros egressos do Hospital São Sebastião irá acompanhar o crescimento ponderoestatural, o desenvolvimento neuropsicomotor e avaliar de forma sistemática a visão e audição das crianças, com acesso facilitado para trabalho integrado com especialistas. As consultas serão realizadas sempre com agendamento prévio. Calendário de acompanhamento: %u20221ª consulta: 1 a 2 semanas após a alta, %u2022Primeiro ano: 1 consulta mensal, %u2022Segundo ano: 1 consulta trimestral (15, 18, 24 meses), %u2022A partir do terceiro ano: 1 consulta semestral. Este calendário de consultas deverá ser modificado sempre que necessário, de acordo com a evolução da criança. Equipe formada por médico pediatra, enfermeiro, nutricionista, auxiliar de enfermagem e assistente social, Acesso organizado ao ambulatório de especialidades, com os seguintes especialistas: neurologista, oftalmologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e serviço de psicologia, Contato permanente, através de um sistema de referência e contra referência organizado, com as equipes das UBS em cuja área de abrangência moram as crianças acompanhadas. Equipe da UBS para realizar a busca ativa do bebê que não comparece ao retorno previsto. Em cada consulta será importante: %u2022avaliar a atitude dos cuidadores com a criança, a adaptação familiar, %u2022verificar a impressão dos cuidadores sobre a evolução motora, desenvolvimento psíquico, comportamento, linguagem e novas aquisições, %u2022investigar cuidadosamente a alimentação, %u2022conferir a vacinação, %u2022verificar medicações em uso ou administradas, %u2022avaliar intercorrências clínicas, %u2022observar cuidadosamente a criança durante a consulta, %u2022fazer exame físico completo, especificando peso, altura e perímetro cefálico, %u2022valorizar globalmente a criança: evolução motora, desenvolvimento psíquico e sensorial, %u2022fazer as intervenções que se propõem e os traçar novos diagnósticos. |
LocalidadeAtendida |
Prematuros admitidos na unidade de terapia intensiva neonatal do Hospital São Sebastião-Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
180 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27895 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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