CodigoLancamento |
30063 |
NumeroRegistro |
PRJ-016/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TEATRO EM MOVIMENTO |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ROSANA APARECIDA PIMENTA (Coordenador, 30/11/2012 a 30/11/2016), MARCELLA ALVES DA SILVA (Bolsista PIBEX, 30/11/2012 a 30/12/2013), GRACIELE RIBEIRO GALDINO (Bolsista PROCULTURA, 30/11/2012 a 30/12/2013), MARIANA ALVARENGA GOIS DE ASSIS (Bolsista - Outros, 30/11/2012 a 30/11/2016), LUCIMARA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/11/2012 a 27/04/2013), TIAGO CÂNDIDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/11/2012 a 30/11/2016), VERA MERCITA DAIAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/11/2012 a 30/11/2016), ROSANA APARECIDA PIMENTA (Orientador, 30/11/2012 a 30/11/2016), MARIA EMÍLIA ALVARENGA GOES DE ASSIS (Estagiário, 30/11/2012 a 30/11/2016), GABRIEL LUIS DE LAIA FARIA (Estagiário, 30/01/2013 a 27/04/2013), FERNANDO DE VASCONCELOS BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/11/2012 a 27/04/2013), NILTON DO NASCIMENTO SANTIAGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/01/2013 a 27/04/2013), GABRIELA SANTIAGO (Estagiário, 30/01/2013 a 27/04/2013), MARCILEY RIBEIRO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/11/2012 a 30/11/2016), BRENDA JÉSSICA FLORIANO VILLATORO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/11/2012 a 30/11/2016) |
DataInicio |
2012-11-30 |
DataTermino |
2016-11-30 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Formação de um Grupo de Estudos em Teatro que abarca três esferas de atuação: Teatro Educação, Estudos prático/teóricos teatrais e Difusão das Artes Cênicas no município de Viçosa. |
PalavrasChave |
TEATRO, CULTURA, EDUCAÇÃO |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Desenvolvimento de oficinas, encontros, encenações, seminários, visitas técnicas e cursos de extensão. Este grupo tem como base o projeto enviado ao PIBEX, sob o nome: Por trás das Cortinas: Desvendando o espaço cênico, pela professora Rosana Pimenta. |
LocalidadeAtendida |
Município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30063 |
CodigoLancamento |
30141 |
NumeroRegistro |
PRJ-010/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS INTERATIVOS NO MUSEU DE ZOOLOGIA ... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
RENATO NEVES FEIO (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013), LARISSA FERREIRA DE ARRUDA (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), DANIELLEN MARTINS VIEIRA PIRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), CARLA DA SILVA GUIMARÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), MARCO ANTÔNIO DE AMORIM PEIXOTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), GISLEINE CRUZ PORTUGAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), THIAGO FIORILLO MARIANI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), JOÃO PAULO GUSMÃO TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), PRISCILA KAREN RIBEIRO SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Levar aos visitantes do Museu de Zoologia João Moojen conhecimento quanto à fauna nacional, passando as informações da forma interativa e eficaz. Repassar tal conhecimento de maneira igualitária, de forma que todas as classes sociais tenham oportunidade de aprender durante a visita. Aprender com os visitantes, sendo tal aprendizado proporcionado por um maior diálogo entre universidade e comunidade. Envolver os estagiários de iniciação científica e outros pesquisadores do Museu de Zoologia nas atividades do projeto de extensão, além de tornar os monitores possíveis bons professores. Desenvolver outras ações relativas à extensão, além do monitoramento de visitas, como feiras municipais e atividades de educação ambiental fora dos domínios físicos do MZUFV. |
PalavrasChave |
Educação ambiental, Extensão, Fauna |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Recepção e monitoramento de visitas (principalmente de escolas de Viçosa e região), participação em eventos e feiras municipais, planejamento e realização de minicursos e eventos com temas relacionados a educação ambiental. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
1200 |
PessoasAtendidasPorMes |
150 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30141 |
CodigoLancamento |
30143 |
NumeroRegistro |
PRJ-026/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DEMOCRATIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NO TERRITÓRIO RURA... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
JOAO PAULO VIANA LEITE (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), LAÍS MUNIZ MEIRELES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), LETHÍCIA RIBEIRO HENRIQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), ISAAC FILIPE MOREIRA KONIG (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), RAQUEL CRISTINA VIEIRA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), BARBARA KARINA DE MENEZES DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), BRUNO PAES DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), ERIKA FONSECA DE AZEVEDO VIEIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013), PATRÍCIA PEREIRA FONTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Objetivo Geral -. Popularizar e democratizar o conhecimento científico no território rural Serra do Brigadeiro produzindo instrumento para as práticas de ensino de ciência nas escolas rurais, de educação ambiental, conscientização sobre a conservação ambiental e de empoderamento dos avanços científicos e tecnológicos. Objetivos Específicos - Disponibilizar informações sobre ciência, meio ambiente, educação ambiental e turismo sustentável pela atualização do conteúdo do Portal BioPESB, - Disponibilizar as recentes publicações de trabalhos que tenham o território Serra do Brigadeiro como campo de estudo, atualizando constantemente o banco de dados do Portal BioPESB, Produzir acervo de fotografias da Serra do Brigadeiro para disponibilizar em matérias informativas do Portal e do Boletim, - Divulgar o Portal como instrumento de educação e de consulta em comunidades do entorno do PESB, - Distribuir o material informativo sobre o Portal BioPESB para aquelas entidades que se credenciaram para o recebimento, - Interagir com o público pelo Portal BioPESB para recebimento de sugestões de matéria e divulgação de informação no Portal e Boletim - Dar visibilidade às pesquisas realizadas, principalmente por pesquisadores da UFV no território Serra do Brigadeiro, - Proporcionar aos professores e estudantes das escolas da região informações sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, - Produzir fascículo do material "Conversando sobre Ciência", destinado ao ensino médio de escolas públicas da região, contextualizando o conhecimento científico com aspectos regionais, - Popularizar o conhecimento científico sobre as pesquisas realizadas na Serra do Brigadeiro, através de notícias e textos com uma linguagem acessível a todos os grupos, - Avaliar junto às entidades credenciadas para recebimento do Boletim a percepção e uso do público desses materiais informativos. |
PalavrasChave |
Popularização da ciência, Jornalismo científico, Biodiversidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Produção de matérias de divulgação científica - Atualização do Portal O bolsista do projeto vai buscar conteúdos- notícias, textos e artigos científicos, curiosidades, fotos - para publicar no portal, atualizando com periodicidade, tendo o cuidado de pensar em uma linguagem que seja entendida por acadêmicos e comunidade. Uma linguagem simples e acessível que proporcione um maior diálogo entre os pesquisadores do BioPESB, estudantes, comunidades do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e demais interessados em obter informações sobre a biodiversidade da Mata Atlântica. - Produção de material para divulgação Produção e diagramação de folders sobre o conteúdo do Portal e de pesquisas realizadas pelo grupo BioPESB, com orientação sobre a potencialidade do seu uso. Será utilizada linguagem direcionada a diferentes públicos, como pesquisadores e estudantes. - Atualização do banco de informações Levantamento das fontes de informação sobre o tema (dissertações, teses, periódicos, etc.), solicitando, se for o caso, artigos e resultados de pesquisas para a disponibilização do conteúdo. Também será realizado um rastreamento em sites para acompanhar o que de novo tem aparecido sobre o assunto. Ainda, o bolsista cuidará da atualização de todo o conteúdo do portal, não sendo o único a produzi-lo. Os parceiros contribuirão com o fornecimento de material para a publicação. - Produção do Informativo O bolsista ficará responsável pela busca de informações e contatos com fontes, para produção de notícias, e pela diagramação do periódico, que será publicado bimestralmente. - Submissão do material produzido para avaliação pelas escolas rurais e outros institutos da região Elaboração de questionário para avaliação do boletim BioPESB e da Série Conversando sobre Ciência. Esta avaliação será realizada por professores e estudantes, sendo os resultados compilados e sistematizados, servindo como parâmetro para a continuidade do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Território Rural Serra do Brigadeiro |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30143 |
CodigoLancamento |
32804 |
NumeroRegistro |
PRJ-230/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EMPRESA VOILÁ BISTROT: CONSULTORIA EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
VIRGINIA SOUZA SANTOS (Coordenador, 30/05/2013 a 06/09/2013), MONISE VIANA ABRANCHES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), DANIELA ALVES SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), TATIANA COURA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), ARTHUR HENRIQUE SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), BIANCA FERNANDES RESENDE CANDIDO GALVÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), BRUNA VIEIRA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), CAROLINE ANDRADE VINHAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), DIANA ELEN DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), FRANCIELLE APARECIDA DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), GLEICIANE CRISTINA BATISTA BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), GRAZIELE CRISTINA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), JANYNE CLAUDIA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), JÉSSICA APARECIDA TAVARES SAVIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), KENIA COSTA DE SOUZA MORAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), LARA MARILDA CUNHA MATOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), LETICIA LANDIM RABELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MAÍSA MEIRE DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MICHELE CRISTINA FARIA GONTIJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MICHELLE RODRIGUES RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MIRIA REGIANNI DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MURIELE PEREIRA MENDES CORNÉLIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), NATHALIA CRISTINA DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), ROBERTA ORNELLAS TAVARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), RUBIA DANIERY DOMICIANO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), NISIA CRISTINA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013) |
DataInicio |
2013-05-30 |
DataTermino |
2013-09-06 |
LinhaExtensao |
Empreendedorismo |
Objetivo |
Criar uma empresa fictícia para organização de eventos gastronômicos, planejar e executar um evento tipo Coquetel, correspondendo a um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Gastronomia e Nutrição, Técnica Dietética II, Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição II e Higiene de Alimentos. |
PalavrasChave |
COQUETEL, ALIMENTOS, CONSULTORIA |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, ELABORAÇÃO DE CARDÁPIO, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CUSTOS, ELABORAÇÃO DE LISTA DE COMPRAS, CONTROLE DA HIGIENE NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS, ORGANIZAÇÃO, DECORAÇÃO E EXECUÇÃO DO EVENTO. |
LocalidadeAtendida |
ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE NUTRIÇÃO |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32804 |
CodigoLancamento |
33356 |
NumeroRegistro |
PRJ-260/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE CULTURA E A... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
PROSPERO BRUM PAOLI (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2014), TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), AMURÍ AMARAL RIBEIRO (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2013 a 31/12/2013), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), PEDRO HENRIQUE DA SILVA QUEIROZ (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2013 a 31/12/2014), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), CELESTE ARAÚJO DUARTE FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
GERAL: *Desenvolver atividades educativas, por meio da Capoeira, utilizando o lúdico como instrumento metodológico e promovendo a inclusão social e cultural das crianças de quatro a cinco anos e de cinco a seis anos de idade atendidas pelos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa, respectivamente. ESPECÍFICOS: *Divulgar a Capoeira, levando seus ensinamentos às crianças atendidas pelo projeto, juntamente com as raízes culturais brasileiras, *Ouvir as crianças atendidas pelo projeto quanto aos seus conhecimentos sobre a Capoeira, promovendo a troca de saberes, de forma a retroalimentar constantemente as metodologias para o desenvolvimento dessa atividade educativa/lúdica/cultural, *Proporcionar os benefícios físicos da Capoeira às crianças atendidas pelo projeto, de modo a estimular o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora grossa e fina e lateralidade dessas crianças, incentivando também a prática esportiva, *Utilizar a prática da Capoeira como instrumento didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem infantil, estimulando na criança o desenvolvimento da musicalidade e a noção de tempo-espaço, fazendo dessa atividade uma brincadeira dirigida e transdisciplinar, *Estimular a valorização da capoeira entre as crianças atendidas pelo projeto, estendendo para a toda a comunidade de Viçosa, por meio das professoras da Educação Infantil do LDI e LDH e das famílias das crianças. *Estimular, por meio da Capoeira, o desenvolvimento social das crianças atendidas pelo projeto, aliando princípios educativos, culturais e éticos da comunidade participante e do grupo de Capoeira Alternativa. |
PalavrasChave |
Capoeira, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto será desenvolvido por uma equipe de quatro pessoas, sendo elas a bolsista, uma estudante de graduação da UFV e dois estudantes de pós-graduação da UFV, sendo que os três últimos são coordenadores de um projeto parceiro intitulado: "Grupo Capoeira Alternativa: difundindo e re-significando a Capoeira como prática de integração social e valorização cultural." Além disso, as atividades do projeto contam com o apoio e a parceria da equipe coordenadora dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) e da Divisão de Esporte e Lazer da UFV. A metodologia inclui reuniões semanais entre os integrantes da equipe de trabalho do projeto para o planejamento das atividades semanais com as crianças, analisando seus objetivos e seus resultados. Existem períodos em que serão necessárias outras reuniões semanais para programar outras atividades de relação direta com o projeto, como por exemplo o batizado. São realizadas atividades uma vez por semana com as crianças de cada turma, com duração de uma hora. Nessas atividades busca-se utilizar elementos característicos da Capoeira que representem alternativas reais de intervenção pedagógica por meio do lúdico, tais como a musicalidade, o movimento e as relações inter e intrapessoais. A musicalidade objetiva também desencadear todo o processo ritualístico da roda, trazendo o ritmo e sua enorme contribuição no desenvolvimento da percepção sensorial, identidade rítmica, além de favorecer as relações com os outros colegas a partir do respeito às limitações do outro e de si mesmo. O canto entoado contribui tanto para o desenvolvimento da fala, como também para difundir a cultura brasileira expressa nas cantigas, que retratam fatos históricos, contos folclóricos e lições de vida relatadas pelo "cantador" (capoeirista que canta no momento da roda de capoeira). Já o movimento corporal, por meio dos jogos e brincadeiras, tem como um de seus objetivos ampliar a noção de tempo-espaço da criança, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora e lateralidade, além de propiciar experiências de convivência envolvendo disciplina e respeito. É importante lembrar que o ambiente da capoeira aborda uma relação de ensino-aprendizagem horizontal que só funciona a partir da participação igualitária de todos os envolvidos. Além disso, as crianças são colocadas em situações que incitam o autoconhecimento, não só do corpo e o respeito a suas limitações, como também das emoções, fortalecendo o conhecimento intrapessoal do indivíduo que acaba por voltar o olhar para si e refletir a respeito de suas sensações e de como lidar com elas. As atividades de capoeira com as crianças contam com a utilização de diversos materiais como os instrumentos típicos da Capoeira (berimbaus, pandeiro, atabaque), que enriquecem o ambiente educativo e são fornecidos pelo projeto parceiro citado anteriormente. Já o restante dos elementos, como cordas, bambolês, bolas, entre outros, são fornecidos pelo LDI/LDH. Além das atividades semanais, são realizadas, ao longo do ano, outras atividades como o Batizado Infantil de Capoeira, que constitui um evento em que as crianças recebem a graduação, ou seja, recebem a corda da capoeira, simbolizando o reconhecimento pelo esforço da criança dedicado à Capoeira. Tal evento conta com a participação de Mestres de Capoeira tradicionais e capoeiristas vindos de diferentes regiões, logo dá oportunidade às crianças de entrar em contato com capoeiristas de diferentes idades, auxiliando na troca de saberes entre o conhecimento popular tradicional e o acadêmico, estimulando-as a valorizar a Capoeira no contexto em que estão inseridas. O evento também conta com um público constituído pelas famílias das crianças, professoras e membros da comunidade de Viçosa, o que tem efeito positivo na auto-estima das mesmas. Vale ressaltar que o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tanto em recursos financeiros, quanto em estrutura para a realização do evento de Batizado Infantil. Outras das atividades realizadas são temáticas, que se relacionam com datas específicas, como o dia da consciência negra, o dia das crianças e a atividade de encerramento do período, que propiciam momentos de socialização e valorização tanto da cultura, quanto das atividades desenvolvidas pelas crianças ao longo do ano. Vale ressaltar que as famílias são convidados para assistir tais atividades, como forma de avaliação e reconhecimento dos benefícios gerados, tornando pais e mães novos difusores da Capoeira, não só como manifestação cultural brasileira, como também uma nova proposta pedagógica na Educação Infantil. Pretende-se, para o ano de 2013, incluir nas atividades do projeto o Maculelê e Puxada-de-Rede, que são manifestações culturais que dialogam com a mesma linha temática da Capoeira, constituindo também ferramentas pedagógicas em potencial na Educação Infantil. Outra pretensão é a realização de um amigo oculto entre as crianças, juntamente com uma festa de confraternização ao final do período letivo, como forma de suscitar a integração e harmonia do grupo. A festa de confraternização será ilustrada por uma exposição de fotos que reunirá todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, sendo útil não só para registrar e auxiliar na sistematização das atividades, como também servirá de instrumento de avaliação do projeto por parte do público e parceiros. Todo o trabalho desenvolvido pela equipe de trabalho do projeto é subsidiado pela orientação de Mestres de Capoeira com vasta experiência na utilização da Capoeira como metodologia pedagógica na Educação Infantil, auxiliando na capacitação e formação do grupo nesse âmbito de atuação. |
LocalidadeAtendida |
Crianças de 4 a 6 anos de idade atendidas pelos LDI e LDH |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33356 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |