CodigoLancamento |
32804 |
NumeroRegistro |
PRJ-230/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EMPRESA VOILÁ BISTROT: CONSULTORIA EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
VIRGINIA SOUZA SANTOS (Coordenador, 30/05/2013 a 06/09/2013), MONISE VIANA ABRANCHES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), DANIELA ALVES SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), TATIANA COURA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), ARTHUR HENRIQUE SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), BIANCA FERNANDES RESENDE CANDIDO GALVÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), BRUNA VIEIRA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), CAROLINE ANDRADE VINHAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), DIANA ELEN DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), FRANCIELLE APARECIDA DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), GLEICIANE CRISTINA BATISTA BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), GRAZIELE CRISTINA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), JANYNE CLAUDIA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), JÉSSICA APARECIDA TAVARES SAVIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), KENIA COSTA DE SOUZA MORAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), LARA MARILDA CUNHA MATOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), LETICIA LANDIM RABELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MAÍSA MEIRE DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MICHELE CRISTINA FARIA GONTIJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MICHELLE RODRIGUES RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MIRIA REGIANNI DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), MURIELE PEREIRA MENDES CORNÉLIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), NATHALIA CRISTINA DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), ROBERTA ORNELLAS TAVARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), RUBIA DANIERY DOMICIANO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013), NISIA CRISTINA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2013 a 06/09/2013) |
DataInicio |
2013-05-30 |
DataTermino |
2013-09-06 |
LinhaExtensao |
Empreendedorismo |
Objetivo |
Criar uma empresa fictícia para organização de eventos gastronômicos, planejar e executar um evento tipo Coquetel, correspondendo a um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Gastronomia e Nutrição, Técnica Dietética II, Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição II e Higiene de Alimentos. |
PalavrasChave |
COQUETEL, ALIMENTOS, CONSULTORIA |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, ELABORAÇÃO DE CARDÁPIO, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CUSTOS, ELABORAÇÃO DE LISTA DE COMPRAS, CONTROLE DA HIGIENE NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS, ORGANIZAÇÃO, DECORAÇÃO E EXECUÇÃO DO EVENTO. |
LocalidadeAtendida |
ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE NUTRIÇÃO |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32804 |
CodigoLancamento |
33356 |
NumeroRegistro |
PRJ-260/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE CULTURA E A... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
PROSPERO BRUM PAOLI (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2014), TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), AMURÍ AMARAL RIBEIRO (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2013 a 31/12/2013), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), PEDRO HENRIQUE DA SILVA QUEIROZ (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2013 a 31/12/2014), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), CELESTE ARAÚJO DUARTE FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
GERAL: *Desenvolver atividades educativas, por meio da Capoeira, utilizando o lúdico como instrumento metodológico e promovendo a inclusão social e cultural das crianças de quatro a cinco anos e de cinco a seis anos de idade atendidas pelos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa, respectivamente. ESPECÍFICOS: *Divulgar a Capoeira, levando seus ensinamentos às crianças atendidas pelo projeto, juntamente com as raízes culturais brasileiras, *Ouvir as crianças atendidas pelo projeto quanto aos seus conhecimentos sobre a Capoeira, promovendo a troca de saberes, de forma a retroalimentar constantemente as metodologias para o desenvolvimento dessa atividade educativa/lúdica/cultural, *Proporcionar os benefícios físicos da Capoeira às crianças atendidas pelo projeto, de modo a estimular o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora grossa e fina e lateralidade dessas crianças, incentivando também a prática esportiva, *Utilizar a prática da Capoeira como instrumento didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem infantil, estimulando na criança o desenvolvimento da musicalidade e a noção de tempo-espaço, fazendo dessa atividade uma brincadeira dirigida e transdisciplinar, *Estimular a valorização da capoeira entre as crianças atendidas pelo projeto, estendendo para a toda a comunidade de Viçosa, por meio das professoras da Educação Infantil do LDI e LDH e das famílias das crianças. *Estimular, por meio da Capoeira, o desenvolvimento social das crianças atendidas pelo projeto, aliando princípios educativos, culturais e éticos da comunidade participante e do grupo de Capoeira Alternativa. |
PalavrasChave |
Capoeira, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto será desenvolvido por uma equipe de quatro pessoas, sendo elas a bolsista, uma estudante de graduação da UFV e dois estudantes de pós-graduação da UFV, sendo que os três últimos são coordenadores de um projeto parceiro intitulado: "Grupo Capoeira Alternativa: difundindo e re-significando a Capoeira como prática de integração social e valorização cultural." Além disso, as atividades do projeto contam com o apoio e a parceria da equipe coordenadora dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) e da Divisão de Esporte e Lazer da UFV. A metodologia inclui reuniões semanais entre os integrantes da equipe de trabalho do projeto para o planejamento das atividades semanais com as crianças, analisando seus objetivos e seus resultados. Existem períodos em que serão necessárias outras reuniões semanais para programar outras atividades de relação direta com o projeto, como por exemplo o batizado. São realizadas atividades uma vez por semana com as crianças de cada turma, com duração de uma hora. Nessas atividades busca-se utilizar elementos característicos da Capoeira que representem alternativas reais de intervenção pedagógica por meio do lúdico, tais como a musicalidade, o movimento e as relações inter e intrapessoais. A musicalidade objetiva também desencadear todo o processo ritualístico da roda, trazendo o ritmo e sua enorme contribuição no desenvolvimento da percepção sensorial, identidade rítmica, além de favorecer as relações com os outros colegas a partir do respeito às limitações do outro e de si mesmo. O canto entoado contribui tanto para o desenvolvimento da fala, como também para difundir a cultura brasileira expressa nas cantigas, que retratam fatos históricos, contos folclóricos e lições de vida relatadas pelo "cantador" (capoeirista que canta no momento da roda de capoeira). Já o movimento corporal, por meio dos jogos e brincadeiras, tem como um de seus objetivos ampliar a noção de tempo-espaço da criança, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora e lateralidade, além de propiciar experiências de convivência envolvendo disciplina e respeito. É importante lembrar que o ambiente da capoeira aborda uma relação de ensino-aprendizagem horizontal que só funciona a partir da participação igualitária de todos os envolvidos. Além disso, as crianças são colocadas em situações que incitam o autoconhecimento, não só do corpo e o respeito a suas limitações, como também das emoções, fortalecendo o conhecimento intrapessoal do indivíduo que acaba por voltar o olhar para si e refletir a respeito de suas sensações e de como lidar com elas. As atividades de capoeira com as crianças contam com a utilização de diversos materiais como os instrumentos típicos da Capoeira (berimbaus, pandeiro, atabaque), que enriquecem o ambiente educativo e são fornecidos pelo projeto parceiro citado anteriormente. Já o restante dos elementos, como cordas, bambolês, bolas, entre outros, são fornecidos pelo LDI/LDH. Além das atividades semanais, são realizadas, ao longo do ano, outras atividades como o Batizado Infantil de Capoeira, que constitui um evento em que as crianças recebem a graduação, ou seja, recebem a corda da capoeira, simbolizando o reconhecimento pelo esforço da criança dedicado à Capoeira. Tal evento conta com a participação de Mestres de Capoeira tradicionais e capoeiristas vindos de diferentes regiões, logo dá oportunidade às crianças de entrar em contato com capoeiristas de diferentes idades, auxiliando na troca de saberes entre o conhecimento popular tradicional e o acadêmico, estimulando-as a valorizar a Capoeira no contexto em que estão inseridas. O evento também conta com um público constituído pelas famílias das crianças, professoras e membros da comunidade de Viçosa, o que tem efeito positivo na auto-estima das mesmas. Vale ressaltar que o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tanto em recursos financeiros, quanto em estrutura para a realização do evento de Batizado Infantil. Outras das atividades realizadas são temáticas, que se relacionam com datas específicas, como o dia da consciência negra, o dia das crianças e a atividade de encerramento do período, que propiciam momentos de socialização e valorização tanto da cultura, quanto das atividades desenvolvidas pelas crianças ao longo do ano. Vale ressaltar que as famílias são convidados para assistir tais atividades, como forma de avaliação e reconhecimento dos benefícios gerados, tornando pais e mães novos difusores da Capoeira, não só como manifestação cultural brasileira, como também uma nova proposta pedagógica na Educação Infantil. Pretende-se, para o ano de 2013, incluir nas atividades do projeto o Maculelê e Puxada-de-Rede, que são manifestações culturais que dialogam com a mesma linha temática da Capoeira, constituindo também ferramentas pedagógicas em potencial na Educação Infantil. Outra pretensão é a realização de um amigo oculto entre as crianças, juntamente com uma festa de confraternização ao final do período letivo, como forma de suscitar a integração e harmonia do grupo. A festa de confraternização será ilustrada por uma exposição de fotos que reunirá todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, sendo útil não só para registrar e auxiliar na sistematização das atividades, como também servirá de instrumento de avaliação do projeto por parte do público e parceiros. Todo o trabalho desenvolvido pela equipe de trabalho do projeto é subsidiado pela orientação de Mestres de Capoeira com vasta experiência na utilização da Capoeira como metodologia pedagógica na Educação Infantil, auxiliando na capacitação e formação do grupo nesse âmbito de atuação. |
LocalidadeAtendida |
Crianças de 4 a 6 anos de idade atendidas pelos LDI e LDH |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33356 |
CodigoLancamento |
27166 |
NumeroRegistro |
PRJ-104/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPACITAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA E AGRONÔMICA DE ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
ANOR FIORINI DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), MARIANA MACEDO ROCHA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), JOSÉ NIVALDO RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LEANDRO PIRES CONDÉ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), DANIEL VEIGA DIAS (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), JANAINA MARQUES DE MIRANDA LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Dar continuidade à capacitação dos agricultores das comunidades do Salazar, em Araponga e da Capivara, em São Miguel do Anta, na produção do café de alta qualidade com práticas agroecológicas e promover a inserção deste café em mercados locais. |
PalavrasChave |
comercialização, café, práticas agroecológicas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reuniões,oficinas participativas sobre:práticas de manejo agroecológico do café,preparo de caldas alternativas,pontos de torra do café,estudo de preço e análise de custo do café, viagens de intercâmbio,visitas de verificação e o acompanhamento de unidades de experimentação participativa nas propriedades dos agricultores participantes, e estudo de viabilidade econômica. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade de Salazar em Araponga e Capivara em São Miguel do Anta |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27166 |
CodigoLancamento |
27193 |
NumeroRegistro |
PRJ-101/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL: GUARDIÕES DA PAISAGEM, D... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
RAFAEL WEIDT BRUGIOLO SABIÃO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), AUGUSTO CEZAR LOURENZATO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), MARIA MARTA CAMISASSA (Coordenador, 01/02/2012 a 15/12/2012), JOSELIA GODOY PORTUGAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 15/12/2012), MÁRCIO FRANCISCO DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), RONILSE DA PAIXÃO OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 31/05/2012), MATHEUS ASSUNÇÃO SOUSA (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 31/05/2012), TAILANE DE OLIVEIRA DIAS (Bolsista PROEXT, 01/04/2012 a 31/05/2012), TAYRINE BARCELOS DE FREITAS GOMES (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), MARINA CECILIA CORDEIRO DE FARIA (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), LAÍS BARRA LEITAO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Como objetivo principal se propõe uma valorização da memória popular local, dos conhecimentos dos sujeitos envolvidos e da geração, através da continuidade dos processos educativos coletivos referentes às oficinas de educação patrimonial e de história e dos métodos da História Oral. |
PalavrasChave |
educação patrimonial e cidadania, cultura popular, movimentos sociais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
a) Dar continuidade ao levantamento do patrimônio material e imaterial da Fazenda Fortaleza de Sant´Anna e seu entorno, b) Valorizar o diálogo do saber acadêmico e o saber popular, da consciência histórica e de novos conhecimentos, c) Analisar os dados e informações existentes sobre o local, d) Organizar e divulgar o conjunto dos conhecimentos e metodologias desenvolvidas e geradas no âmbito do Projeto, e) Produzir material pedagógico sobre o patrimônio material e imaterial da região, f) Produzir material pedagógico sobre a história local, g) Compreender e refletir, através de Educação Patrimonial, a problemática agrária no Brasil, h) Construir a historia pela perspectiva dos sujeitos que ao longo do tempo foram excluídos socialmente, i) Promover espaços de formação referentes à história local, j) Potencializar o empoderamento no que se refere aos processos metodológicos e técnicos desenvolvidos, k) Sensibilizar e mobilizar os sujeitos envolvidos em um trabalho de preservação do patrimônio histórico e cultural e arqueológico local, l) Desenvolver atividades junto às escolas da rede municipal de municípios do entorno da fazenda, m) Realizar pesquisas sobre a história dos trabalhos arqueológicos realizados no local através de órgãos como museu, Universidades, IEPHA, IPHAN, etc. n) Mapear a historiografia dos achados arqueológicos da região, o) Contribuir para a formação cidadã dos estudantes universitários envolvidos, p) Potencializar e fortalecer as ações da Assessoria dos Movimentos Sociais da UFV no que se refere à elaboração, sistematização e promoção do conhecimento proveniente dos diálogos, reflexões, trocas e debates entre o saber acadêmico e o saber popular, q) Articular com o Programa de Extensão Universitária Teia/UFV e outros projetos que trabalhem na perspectiva patrimonial dentro da Universidade, r) Ampliar a articulação e interação entre a Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora. |
LocalidadeAtendida |
Acampamento Denis Gonçalves (mun. de Goianá), Goianá, Coronel Pacheco, Rio Novo, São João Nepomuceno |
PessoasAtendidas |
140 |
PessoasAtendidasPorMes |
140 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27193 |
CodigoLancamento |
27224 |
NumeroRegistro |
PRJ-167/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO NO PROCESSO ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JÚLIA MACIEL DE SOUZA ARAÚJO (Estagiário, 08/01/2012 a 07/12/2012), NEUZA MARIA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2012 a 07/12/2012), TAYNARA APARECIDA DA ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2012 a 31/07/2013), RAFAELA DA CONCEICAO CUSTÓDIO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2015), MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO (Coordenador, 08/01/2012 a 07/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-08 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
O objetivo geral consiste em disponibilizar aos consumidores de Viçosa/MG um sistema de informações sobre o comportamento dos preços de gêneros alimentícios praticados pelos principais supermercados e hortifrutigranjeiros locais, visando orientar o processo decisório dos consumidores. |
PalavrasChave |
Sistema de informação, Processo decisório, Consumo alimentar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%uF076 Desenvolver um programa para armazenamento e análise dos dados inerentes ao consumo alimentar e seu processo decisório, %uF076 Coletar mensalmente dados sobre os menores preços de itens alimentícios praticados pelos principais supermercados e hortifrutigranjeiros locais, %uF076 Tabular e analisar os dados sobre preços de cesta básica alimentar, %uF076 Verificar os fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores em cada um dos supermercados e hortifrutigranjeiros, %uF076 Estruturar e divulgar informações sobre comportamento dos preços da cesta básica alimentar, visando orientar o processo decisório do consumidor. |
LocalidadeAtendida |
Todos os consumidores da cidade de Viçosa MG |
PessoasAtendidas |
72240 |
PessoasAtendidasPorMes |
72240 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27224 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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